Re: silent hill
Mas é claro Dakon!
Atenção : Possíveis Spoilers:
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Silent Hill 2 tem o enredo mais maduro e inteligente de todos Drakon. Não é sobre cultinhos ao demônio (como os outros da série) - é sobre pessoas comuns e seus conflitos interiores, pessoas como eu e você, e seus tormentos, seus sentimentos de culpa, seus pecados, e sobre como essas mesmas pessoas lidam com isso (por isso os 4 finais - cada final representa uma forma direrente com que você lidou com esse sentimento interior, o que pode ir do suicídio, à superação total desses problemas.). É tudo altamente psicológico! Bem diferente do clichê "Culto ao demônio(Samael) e blá-blá-blá" dos outros da série.
A amaldiçoada cidade de Silent Hill, no episódio 2, atua como um espécie de purgatório, atraindo pessoas que possuem uma grande culpa interior, e as obrigam a lidar com isso - ou superam esses problemas, ou são condenadas a viver repetindo seus atos culposos pelo resto de suas vidas. A cidade
se alimenta de culpa.
O protagonista não é nenhum super-policial, nenhum descendente de demônios com poderes especiais, nada. É um joão ninguém que recebe uma carta da namorada pedindo para encontrá-la na cidadezinha que eles passaram férias anos atrás (Silent Hill). O problema é que, a namorada está falecida já há algum tempo!!! então como poderia ter mandado uma carta? Daí ele parte pra procurá-la. O que o jogo não revela de início (e que você só vai suspeitar a longo prazo, isso se estiver prestando atençao nas pistas que o jogo dá) é que, o que o impulsiona, o que o motiva, a achar a falecida namorada não é amor ou saudade, é
culpa, culpa por um fato tão trágico que sua mente gerou um bloqueio à essa lembrança (e que a cidade de Silent Hill vai fazer questão de relembrá-lo, da pior forma possível ). Quando o player/jogador descobre a verdade, no final, é de ficar boquiaberto !
TUDO está ligado do ponto de vista psicológico! Inclusive todas as criaturas que você vê no 2, não aparecem para mais ninguém! Isso por que todas elas têm um significado tirado do seu subconsciente (as enfermeiras carniceiras são dessa forma por que foram tiradas do seu subconsciente, da época que você visitava sua namorada no hospital, já em estado terminal, e odiava aquele ambiente; a monstruosidade final do jogo é um mulher grotesca grudada numa cama de hospital, adivinha quem é?). A medida que você interage com outras pessoas que também estão perdidas em Silent Hill, você repara que elas não vêem as criaturas! Ou, quando vêem, enxergam de maneiras diferentes, manifestações de seus próprios subconscientes (como a criatura grotesca que você aniquila para salvar auela mulher (cujo nome não lembro), mas que, ao matar a criatura, a mulher diz que era o pai dela, que a molestava quando criança e estava tantando molestar de novo. Mas você tem certeza que enxergava uma aberração, enquanto ela enxergava o próprio pai. Bizarro hã?)
Enfim, o enredo de Silent Hill 2 deixa não só todos os outro da série no chinelo, como também todos os outros enredos de horror que já vi até hoje para games (faz Residente Evil parece coisa de criança) em matéria de maturidade (nada de matar demônios, protagonistas são seres humanos genuínos, com sentimentos e motivações comuns, o jogo não gira em torno de "matar hordas de monstros"), inteligencia (está tudo ligado, e tudo faz sentido, de um ponto de vista psicológico, e você pode chegar ao final e superar tudo, ou cair em desgraça, tudo depende de suas atitudes no decorrer do jogo - você é julgado desde o primeiro instante em que pisa em SIlent Hill, mesmo que não saiba disso. [só vai saber disso no final]
).
Pra quem curte um run-and-gun , ou seja, correr e fuzilar ao estilo "Resident Evil", não vai ver graça aqui. Mas pra quem curte enredos bem bolados e maduros, não há nada igual na industria eletrônica.
Obra prima. Psicodrama eletrônico at its best.
PS: O artigo da Wikipedia americana (a única confiável, diga-se de passagem), explica exatamente esse psychological twist que o jogo possui, na parte
Influences and Design do artigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Silent_Hill_2http://en.wikipedia.org/wiki/Silent_Hill_2