O que eu acho estranho é o seguinte...
O Smeagol pode ter dupla personalidade, mas o que temos que interpretar é quando ele fala com a segunda personalidade e quando ele fala com o anel.
por exemplo: Quando ele fala: "I told you master was tricksy!" é o gollum falando pro Smeagol, mas quando ele fala: "He tricksed us my precioussss, he lied to us!" ele se refere a Smeagol e o Anel, o precioso dele... entaum, seriam três sujeitos envolvido e não só dois!
Smeagol, Gollum, o Um Anel.
A questão de o Smeagol apresentar dupla personalidade transcende a area de atuação do tolkien, como foi dito pelo Olwë, ele eh um filólogo. Se formos nos aprofundar no assunto passa pra psicanálize e mais fundo...
por exemplo.. se o anel realmente fosse o causador de dupla personalidade Bilbo e frodo poderiam ser afetados...
ou será o fato de ter dupla personalidade um fator genótipo e nao uma patogenia adquirida?
Agora, isto realmente me soa surpreendente.. tb achava que o gollum fosse causado pelo anel....
Em questão ao filme, acho o seguinte: O peter jackson deixou claro que queria fazer-nos sentir pena do coitado do Smeagol, e acho que eh daí que provém a intensa enfase no caracter SMEAGOL/GOLLUM
mais:
acho que vcs tão confundindo paranóia com esquizofrenia.. eh um pouco diferente... o anel causa no portador um desejo intenso de superprotegê-lo... ou seja o portador sempre acha que alguém está atrás do seu precioso assim como um paranóico sempre acha que o governo tem cameras pra too lado.. (e tem..mais ou menos 60 em cada ponto central das grandes cidades)
O anel nao causou esquizo no Bilbo nem no Frodo mas é irrefutável o fato de que todos eles se tornam paranóicos e tem sentimento de superproteção... O frodo fica sem dormir nao porque quer ficar admirando seu precioso, mas por que teme que ele seja usurpado.
Quem tem esquizo é o cara do filme
eXistenZ
Também é importante não subestimar a capacidade do tolkien como subjetivista, por mais que ele nao seja um psiquiatra, ele com certeza tem habilidade de estar nos passando uma mensagem (não subliminar!!!) interpretativa... assim como shakespear, ele era famoso pq falava de coisas mundanas, como o dia-a-dia, ou plebeus, ou guerras, mas era Grande por que nisso estava implícito todo um conceito de moral e comportamento e normalidade....
mas eu só acho, nao sou ninguém pra estar, bem, sabe...