• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria um dos efeitos do anel...

Só pra voltar à discussão...

O Senhor do Escuro disse:
. Se o Anel deixa alguém esquizofrênico, você tem que me provar que os outros Portadores do Anel também eram esquizofrênicos.

Mas isso não é um efeito imediato de se usar ou carregar o Um Anel.
Frodo, por exemplo, começou a sentir o peso do Anel depois de um tempinho com ele.

Mas pra chegar ao nível que Gollum chegou, acho que leva tempo.
 
Mais do que o tempo, na minha opinião, os efeitos do anel estavam diretamente ligados ao 'nível' e às ambições do portador. Tanto que Isildur foi corrompido quase que instantâneamente, Gandalf e Galadriel se recusaram se quer a tocar no anel, já Bilbo e Frodo foram sendo corrompidos bem lentamente.

Eu defendo que estes dois fatores influenciam na forma e na velocidade que o anel corrompe o portador, pois por exemplo nosso amigo Bombadil nem se quer foi balançado pelo anel. Portanto não é só o 'nível' da pessoa que influi, mas também as suas ambições (principalmente elas).

Bombadil não foi afetado pelo anel pois além de ser de nível superior ele possuia tudo o que necessitava, ele não ambicionava nada além do que ele já tinha e era completamente feliz. Os Hobbits foram corrompidos mais lentamente pois eram sujeitos simples e de ambições simples, já Gandalf, Galadriel, Isildur e porque não Denethor e boromir, tinham grandes ambições ainda não realizadas , ainda que bem intencionadas.

Essa era a maior arma de Sauron, usar a ambição e a cobiça do indivíduo contra o próprio.
 
Fox disse:
Mas isso não é um efeito imediato de se usar ou carregar o Um Anel.
Frodo, por exemplo, começou a sentir o peso do Anel depois de um tempinho com ele.
Mas pra chegar ao nível que Gollum chegou, acho que leva tempo.

Eu tb acho que não é um efetio imediato. Como eu disse desde o meu primeiro post, existe uma semelhança nas mudanças de personalidade de todos aqueles que portam o Um Anel. Isso pois o Anel é nada mais do que uma personalidade por si só. Então é possível, embora não comprovável, que o Um Anel deixe, eventualmente, todos aqueles que o possuem com traços de esquizofrenia, como ficou o Gollum.
 
É a personalidade de Sauron, que é muito mais forte que a de qualquer um dos portadores, ela toma o lugar da mente da pessoa aos poucos, e no Gollum, estava tomando a sua mente, mas conseguiu tomar somente metade, deixando a outra incompleta.

Ou talvez seja como se o Anel sugasse todos os desejos e maldades da pessoa e escondesse as coisas boas, mas também aos poucos. Como se ele fizesse a maldade e os desejos ficarem mais fortes do que tudo, que encobrissem todo o resto e fosse impossível recuperar o que estivesse coberto pelo mal dentro da pessoa. Isso é bem provável, por isso que quanto mais desejos e mais maldade existem, mais fácil seria do Anel encobrir a mente da pessoa com esses maus pensamentos.
 
Pra mim o Gollum pode ateh ter fikado esquizofrenico, mas esse naum era um efeito normal do anel. Ateh pq os portadores do anel naum tinham alucinaçoes o tempo inteiro, mas sim qdo era do interesse do anel.

O anel faria com q todos os seus portadors (ou qse) o chamassem de "precioso" porque de fato ele se tornava precioso para aquele q o carregava, e este se tornava objeto de uma infinita cobiça. Pois eh isso q, para mim, o anel representa: a cobiça, a ganância.

Por fim, a queda de Frodo diante do anel, q se deu de forma realmente mto rapida, foi pq o anel estava desperto, se tornando um fardo cada vez maior, mais poderoso, a medida q frodo se aproximava de Mordor. Assim como Bilbo soh pode realmente sentir o poder do anel quando estava muito perto de abandona-lo, pois o anel acabara de despertar quando percebeu q seu senhor acordava, sua malicia soh atuou de verdade a partir dakele momento.

ps: (desculpem se falei alguma bobagem, mas foi isso q eu apreendi dessa historia, da ultima vez q eu li -e jah faz um tempim :mrgreen:)
 
Arandelis disse:
Pra mim o Gollum pode ateh ter fikado esquizofrenico, mas esse naum era um efeito normal do anel. Ateh pq os portadores do anel naum tinham alucinaçoes o tempo inteiro, mas sim qdo era do interesse do anel.

O anel faria com q todos os seus portadors (ou qse) o chamassem de "precioso" porque de fato ele se tornava precioso para aquele q o carregava, e este se tornava objeto de uma infinita cobiça. Pois eh isso q, para mim, o anel representa: a cobiça, a ganância.

Por fim, a queda de Frodo diante do anel, q se deu de forma realmente mto rapida, foi pq o anel estava desperto, se tornando um fardo cada vez maior, mais poderoso, a medida q frodo se aproximava de Mordor. Assim como Bilbo soh pode realmente sentir o poder do anel quando estava muito perto de abandona-lo, pois o anel acabara de despertar quando percebeu q seu senhor acordava, sua malicia soh atuou de verdade a partir dakele momento.

ps: (desculpem se falei alguma bobagem, mas foi isso q eu apreendi dessa historia, da ultima vez q eu li -e jah faz um tempim :mrgreen:)

Exatamente, finalmente alguém que pensa como eu, mas cada um pensa do seu jeito, é claro, por isso minha idéia é um pouco diferente, mas a base é a mesma.
 
A Dupla Personalidade de Sméagol

(Por Maglor: Era originalmente um tópico, que foi unido ao mais antigo de asusnto semelhante :wink:)

Eu reli a parte em que Gandalf explica a Frodo a história do Anel e eu percebi que Sméagol já tinha dupla personalidade antes mesmo de usar o Anel. Pode se perceber isso em neste trecho:

Tolkien disse:
'"Give us that, Deal, my love," said Sméagol, over his friend's shoulder.
'"Why?" said Deal.
' "Because it's my birthday, my love, and I wants it," said Sméagol.

Conclue-se então que o Gollum já existia dentro de Sméagol antes de ele começar a usar o Anel, pois ele diz "Give us that", ou seja "Nos dê isso".

Eu sempre achei que o Gollum só apareceu depois do Anel ser usado. O que vocês acham disso?
 
Eu tb achava que Gollum apareceu pelo fato de Smeagol usar o anel sempre, e por tornar-se escravo do UM. Mas tipo não faz sentido entaum naum de boa!

uahuhuah! mo estranho!
 
Excelente observação!!!
Acho que o filme exagerou brutalmente nesse sentido e que a maioria das pessoas dá valor excessivo ao aspecto psicológico da personagem Gollum.
Há um outro tópico aqui no Forum em que essa questão foi discutida até os extremos mais absurdos pelo ponto de vista científico.
Não podemos nunca perder de vista que Tolkien não era psicólogo, nem físico, nem geneticista, nem nada além de um filólogo e um escritor excepcionalmente bom.
Segundo penso, o cacoete de Sméagol de falar "nós" ao invés de "eu" surgiu no Hobbit, e se não me falha a memória, ele falava com o anel e não consigo mesmo.
Essa coisa de desdobramento de personalidade talvez tenha sido explorada ou insinuada um pouquinho por Tolkien, mas é exatamente um dos tipos de mitos que criam mais vida fora da obra do que dentro dela.
Eu acho realmente uma pena que você Melkor, Lord of Darkness não tenha nos chamado a atenção para esse detalhe da obra quando aquele tópico foi se embrenhando pelos campos enfadonhos da psicologia teórica e se caminhava cada vez mais longe da obra de Tolkien.

A próxima vez que alguém levantar o dedo para falar com pose de sabido que o Anel provocava "esquisofrenia" (ou o que o valha) em seus portadores eu vou citar esse trecho do livro.

Adorei! :lol:
 
tipo! pode c q o smeagol jah era meiu lóki! hehehe tipo! vai sabê q ele jah tinha um distúrbio d dupla personalidade q tolkien naum citow em lugar nenhum (talvez pq naum tenha dado tpo! ele morreu ué! ehhehe)
achu q eu tow falanu moh merda!
jah q todo mundo sabe q a dupla personalidade dele veiu por causa do anel!
 
antes de ser "destruido" pelo anel gollum já era meio :osigh: 8O :?
depois ele ficou mais como diz aqui:
Tolkien, em o Senhor dos Anéis, capítulo 'A Sombra do Passado' escreveu:
'"Give us that, Deal, my love," said Sméagol, over his friend's shoulder.
'"Why?" said Deal.
' "Because it's my birthday, my love, and I wants it," said Sméagol.
 
Isso tb pode explicar o fato dele pedir o anel
pois o Deagol tinha dado 1 presente ( provavelmente para o sameagol ) e depois o Gollum deve ter pedido um outro !!!
 
O que eu acho estranho é o seguinte...

O Smeagol pode ter dupla personalidade, mas o que temos que interpretar é quando ele fala com a segunda personalidade e quando ele fala com o anel.
por exemplo: Quando ele fala: "I told you master was tricksy!" é o gollum falando pro Smeagol, mas quando ele fala: "He tricksed us my precioussss, he lied to us!" ele se refere a Smeagol e o Anel, o precioso dele... entaum, seriam três sujeitos envolvido e não só dois!
Smeagol, Gollum, o Um Anel.

A questão de o Smeagol apresentar dupla personalidade transcende a area de atuação do tolkien, como foi dito pelo Olwë, ele eh um filólogo. Se formos nos aprofundar no assunto passa pra psicanálize e mais fundo...

por exemplo.. se o anel realmente fosse o causador de dupla personalidade Bilbo e frodo poderiam ser afetados...
ou será o fato de ter dupla personalidade um fator genótipo e nao uma patogenia adquirida?

Agora, isto realmente me soa surpreendente.. tb achava que o gollum fosse causado pelo anel....

Em questão ao filme, acho o seguinte: O peter jackson deixou claro que queria fazer-nos sentir pena do coitado do Smeagol, e acho que eh daí que provém a intensa enfase no caracter SMEAGOL/GOLLUM

mais:
acho que vcs tão confundindo paranóia com esquizofrenia.. eh um pouco diferente... o anel causa no portador um desejo intenso de superprotegê-lo... ou seja o portador sempre acha que alguém está atrás do seu precioso assim como um paranóico sempre acha que o governo tem cameras pra too lado.. (e tem..mais ou menos 60 em cada ponto central das grandes cidades)
O anel nao causou esquizo no Bilbo nem no Frodo mas é irrefutável o fato de que todos eles se tornam paranóicos e tem sentimento de superproteção... O frodo fica sem dormir nao porque quer ficar admirando seu precioso, mas por que teme que ele seja usurpado.
Quem tem esquizo é o cara do filme eXistenZ

Também é importante não subestimar a capacidade do tolkien como subjetivista, por mais que ele nao seja um psiquiatra, ele com certeza tem habilidade de estar nos passando uma mensagem (não subliminar!!!) interpretativa... assim como shakespear, ele era famoso pq falava de coisas mundanas, como o dia-a-dia, ou plebeus, ou guerras, mas era Grande por que nisso estava implícito todo um conceito de moral e comportamento e normalidade....


mas eu só acho, nao sou ninguém pra estar, bem, sabe... :tsc:
:tsc: :tsc: :| :|
 
Ai ai... Tentando, com palavras parcas responder o tópico: Sim seria. Assim como muitos outros. Não podemos nos esquecer que o anel reaje de maneira diferente com diferentes pessoas. Talvez isto se deva a sua vontade própria. Em Smeágol o Anel gerou uma espécie de outra personalidade. A questão é que o anel parece valer-se de diferentes reações para o seu propósito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo