• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Semana da Saudade] Ai que vazio no peito...

Eu estou acabando o Silma, e já estou ficando triste!!! Nossa..... qts mortes.... e qt final triste!! E isso pq ainda naum cheguei no final FINAL!!!
Mas é maravilhoso...
 
Eu sei que esse tópico num é respondido faz tempo, mas eu tinha que postar o que senti ao acabar de ler SdA, e num queria abrir tópico novo, então...
Nossa gente, eu chorei até!! Mto triste acabar um livro que te acompanhou por 5 meses!!!
Mto msm!!!
SdA mudou msm minha vida, eu nunk vou esquecê-lo!! Sempre irei amar essa obra, do fundo do meu coração!!!!!
 
Fiquei mt trsite qd acabei ded ler SdA. MAs aí li o Silma, CI, li SdA de novo, hobbit de nnovo, SdA de novo, a e agora to nos HoME.... :wink:
 
Eu só li SdA, mas já me fez me ligar tanto a Tolkien que eu quero ler o resto das obras o mais rápido possíííííívelll!!!
Quero ver se escrevo um texto falando da minha experiência com a obra de Tolkien e o qto ela mudou minha vida em 5 meses e 10 dias, o q eu era qdo estava na 1a página de SdA e o que era na última, a grande mudança que aconteceu, enfim, tdo isso, e vou postar aki!
Centésimo post, aleluia!!
 
A tristeza que sentimos ao terminar o SdA, ñ é igual a que sentimos ao terminar o Hobbit, Silma etc, pois o final é triste. A minha angústia de ter terminado o SdA durou uma semana, logo após ter lido a última página, o nó na garganta é muito forte, a gente tenta falar, mas ñ consegue, é uma coisa inesplicável. Aqueles "amigos" seus que acompanharam vc por um bom tempo indo embora, aquela saga acabando, dá uma saudade!! :cry:
 
Semana da Saudade, e quem não se lembra da época em que toda a Terra-Média era um grande mistério? Daquela sensação emocionante que era ir descobrindo o passado dos Reis élficos, dos homens e dos anões em Bolsão e no Conselho de Elrond? Ou o terror de não saber quem eram aqueles cavaleiros que apareciam e sumiam do nada? E Moria? Como aqueles portões brilhantes eram misteriosos! Não dá saudade lembrar do tempo em que era tudo algo novo a se descobrir?

E as Primeiras Eras também lembram bons sentimentos. A surpresa que foi ver o Mundo sendo Criado por Música, uma aranha misteriosa se unir ao Inimigo para trazer a Escuridão, e elfos assassinando seus irmãos, atravessando meio mundo para lutar pela Luz!
E o primeiro raio de Sol que trouxe os Homens? E o Rei que morreu sob pés do Inimigo? O Guerreiro Infeliz cujo pai escarneou de Melkor olho-a-olho?

O Amor que deu ao Mundo a felicidade de ver sempre a Luz navegando nos céus?

Todas essas histórias, e muitas outras, emocionaram de uma forma especial quando as conhecemos. E a saudade que fica da época em que tudo era surpresa?
 
Também achei mó exagero quando li no prefácio que o livro era curto demais.
Quando terminei de ler pela 1ª achei um ótimo livro mas ainda não tinha concordado com frase( talvez por ter lido o livro em uma semana, ai não deu para entrar no clima).
Mas quando li pela segunda vez, nossa que vazio. eu olhei pro livro e pensei "Como assim, acabou?" eu queria mais, surgiram milhões de perguntas, eu achei o livro simplesmente maravilhoso( chamem de efeito retardado :obiggraz: ). A única maneira de suprir o meu vazio foi comprar o Silma e o Contos, as HoME estão bem longe do meu alcance.
 
Aaaaaahhhhh que saudade de qdo eu li SdA pela 1a vez!!!
Agora que estou relendo num é a mesma coisa...
Vc já sabe tdo q vai acontecer...não há mistério...
Mas vc encara a história de uma maneira melhor! :mrgreen:
Bem...como explicar isso?
 
Eu me lembro direitinho do dia em que terminei SDA... Também senti o vazio no peito... Aquele livro era como um amigo para mim, quando terminei, parecia que esse amigo tinha ido embora... Passe tanto tempo lendo, e uma hora... acaba... :(
Mas eu não demorei muito para comprar o Silma e lê-lo rapidinho... Se bem que no Silma a sensação de vazio não foi tanta, porque eu sabia que ainda tinha Contos pela frente... :mrgreen:
 
eu lembro qdo eu acabei o SdA pela primeira vez.... é meio triste.... vc sente q perdeu um sentido na sua vida....... antes, vc vivia pra depois chegar em casa e ler o livro.... ele é meio hipnotizante, naum dá pra parar de pensar nele.... e aí ele acaba..........

ah, q saudade........... :roll: :roll:
 
Sem contar que se vc pegar muitos livros daqui pra frente, eles não vão te dar a mesma riqueza de detalhes do Sda. Fui ler Paulo Coelho e logo reclamei, pô!, não explica na direito! Mas na verdade, é a obra de Tolkien que cativa...

Eu li o SdA uma vez, e dois dias depois compre o Silma, de tanta ansia de ler mais....mas quando acabei, meus sentidos mudaram pacas...

Minha vida de trabalho, escola, casa ficou muito sem graça....passei a buscar "razão" pras coisas, passar sebo nas canelas e buscar aventuras por mim mesmo,por incrível que pareça, me deu até vontade de virar andarilho! hehehe

Aquela ansia de se aventurar que Bilbo sempre buscava quando saia do aconchego do seu lar.

Passei a aproveitar mais tempo o curto dempo que nós homems temos....Sem zoar, foi por causa do SdA que eu comprei uma moto de trilha véia pacas :D , e saio cortando os vales aqui de Minas em cima dela, como se estivesse na Comitiva do Anel...

Não tem nada melhor...
 
Olha...é triste realmente chegar ao fim do SDA, mas me alegra e é muito bom saber que ele está sempre dentro da minha mochila.
 
Bom, tambem é legal pegar o livro, abrir em uma pagina qualquer e começar a ler. Já fiz isso um monte de vez. E as vezes vc lê coisas que nem lembrava. Sim, pq SDA tem tantos detalhes q a gente não assimila na primeira vez que lê. E lendo novamente, reparamos em alguns detalhes não tinha reparado antes.
Mas o dificil mesmo é pegar outro livro, q não seja do Tolkien, pra ler. Aí a coisa complica. Não é a mesma coisa meeeesmo.
 
Que tópico maravilhoso... !!

Como pode? Estamos juntos num mesmo sentimento, cada um a seu tempo, fico contente quando sei que alguém ainda está lendo e penso... " O que ele pensará quando chegar em tal parte??"

O meu vazio foi tão grande que estou com medo de terminar o Contos... estou lendo sem a mesma ansiedade que li SDA e sem a mesma assiduidade que li o SIlma.... e depois?? Falam do HOME... mas esse está fora do meu alcance... mas quem sabe com o advento filme tenhamos daqui pra frente um livro por ano dos 12 HOME lançados por aqui?? Pelos calculos básicos, serão mais 12 anos lendo Tolkien... acho que dá pra falar que valeu a pena esse vida!!

O vazio maior foi por causa dos Hobbits, comecei pelo O Hobbit pois me disseram que seria mais legal lê-lo antes de SDA e então foi legal terminar ele, pois ainda encontrei Bilbo em SDA... foi muito legal mesmo!! Depois conheci Frodo... e cara.. Frodo é meu amigo!! E então ele foi embora e levou Bilbo e mais nenhum Hobbit apareceu depois disso....!! Demorei pra pegar o Silmarilion... mas quando o fiz me apaixonei... e ainda tinha o Contos.. então o sofrimento não foi tão grande!! Mas é inegável a sensação de vazio quando acaba SDA...(Li duas vezes... mas a segunda nem se compara com a primeira... enfim... foi-se...!!

O único alento que tive foi ler uma mini-estórinha daquela revista "O Maravilhoso Mundo de Tolkien" que narra um trecho sobre o Miro-Mateiro, um hobbit que junto de alguns anões e alguns homens enfrentam orcs e outros homens numa parte afastada do Condado!! Muito legal pois o autor "copiou" muito a narrativa de Tolkien e mesmo eu sabendo que não era, foi legal ler!! Depois disso... morro de saudade dos Hobbits do Condado...!!
 
Nem me fale! Quando terminei OSDA fiquei meio sem ação, aquele final q me mata, aquela tristeza... comecei a ler de novo logo em seguida. E de vez em quando leio uma parte quando tô com saudade. O hobbit foi divertido, mas não sinto falta dele, Silmarilion já tô com vontade de ler de novo, mas tô deixando o tempo passar pra sentir mais falta, e ler com mais vontade, ô livrinho difícil!
Mas OSDA não tem comparação pra mim! A tensão, a ansiedade sobre o q ia acontecer a cada pagina, eu não consegui ler na sequencia, , assim, os livros li na sequencia, mas onde pararam Frodo e Sam no SDA, em ADT fui direto pra parte deles, e quando terminei ADT, em RDR fui direto pra eles tb. mas quem se segura com o final de ADT? mas por incrivel q pareça, depoi q vi o q aconteceu com Frodo e me assegurar q laracna não tinha matado ele, voltei pro inicio de RDR e segui a sequencia, pra não tirar a graça do fim. 8O Alguém entendeu?
 
Haha. E eu que devorei o livro cinco do RdR em um dia só?

E do Silma, lembro que quando eu cheguei naquela parte que fala sobre os últimos Noldor deixando a TM (última pg do livro), eu fiquei um tempão parada ali, sem ler o resto do final. Não dava pra acreditar que a história deles terminava daquele jeito. (Eu li o Silma antes do SdA.)
 
Putz!

Faz uns dez anos, eu li num livro de rpg (GURPS fantasy) que tinha um tal de Tolkien que havia escrito um livro chamado O Senhor dos Anéis. Passei anos sem procurar por aquilo, apesar de guardar na cabeça aquela nota mental: "ler, um dia, esse tal de Tolquiem".

Quando, há uns dois anos e pouco, eu finalmente botei as mãos naquela edição da Martins Fontes que tem um desenho do Gandalf na capa... Nossa.

Dá mesmo um vazio no peito lembrar.

Às vezes eu paro e penso: Existem milhões de livros incríveis que eu nunca vou ler (isso lembra uma música do Raul Seixas). :roll:

Mas me sinto privilegiado por já conhecer alguns de que nunca vou me esquecer... 8-)
 
nenhuma lida é como a primeira.....

vc até entende melhor a história qdo lê pela segunda vez, mas naum tem a mesma emoção, o mesmo sentimento de desconhecer tudo.......

e o final do SdA é muito triste..... é nessa hora q vc percebe a amizade q sam sentia com o frodo..... chuif......
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo