• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sem milagres: aparelho que "reduz conta de luz" pode causar problemas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
weletric-aparelho-que-promete-economizar-energia-eletrica-1523460199347_v2_900x506.jpg


Que tal investir R$ 168 em uma aparelho que, quando conectado à tomada, permite uma economia de até 30% no consumo de qualquer eletroeletrônico que estiver plugado nele? Parece uma boa, certo?

Essa é a premissa do Weletric, um aparelhinho que você provavelmente já viu em algum anúncio nas redes sociais.

Na vida real, o seu uso pode causar mais dores de cabeça do que benefícios. Em sua descrição, há a informação de que o segredo do aparelho é que ele "fornece apenas a energia necessária para que seu equipamento funcione sem haver desperdício".

Já testamos o aparelho há algum tempo e descobrimos que na verdade, ele não fazia milagre nenhum, e sim entregava menor potência à carga. Isso significa que uma lâmpada de 100W conectada ao aparelho passaria a funcionar com capacidade de 80W.

pc

Isso, de fato, gera uma economia que você provavelmente perceberá quando receber a sua conta de luz. Mas essa economia vem com um preço.

Equipamentos podem pifar

Em geral prestamos mais atenção à tensão da energia elétrica que chega nas nossas casas —no Brasil, ela pode ser de 127 ou de 220 volts. Há, contudo, uma outra característica, que é a frequência, uma vez que o sistema elétrico utiliza a chamada corrente alternada. Esse tipo de corrente funciona em ciclos, que podem ser representados de maneira gráfica por ondas senoidais.

A frequência, em questão, se refere justamente a essas ondas. O sistema elétrico brasileiro usa a de 60 Hz, mas ao redor do mundo há países que usam 50 Hz. O que o Weletric faz é se valer de pequenas deformações dessas ondas para limitar o consumo de energia.

O problema é que, ao fazer isso, ele contribui para a criação de correntes harmônicas na rede elétrica. Essa é uma corrente com seu número de frequência sendo múltiplo da frequência original da rede, mas com amplitude de onda diferente.

Esse tipo de corrente, normalmente, é gerada por equipamentos que têm carga não-linear, como computadores. Esses aparelhos geralmente apresentam uma relação variável entre a potência e a corrente consumida, o que faz com que eles criem deformidades no formato da onda elétrica.

O problema é que essas correntes harmônicas acabam se somando à corrente original, causando perda de potência na rede e aumentos nos valores de tensão e corrente, o que tende a encurtar a vida útil de aparelhos mais sensíveis a tais variações.

"Pela característica do equipamento, ele deve trabalhar com ajustes de fator de potência. Este procedimento, quando utilizado sem os devidos cálculos, pode danificar os equipamentos eletroeletrônicos conectados a ele ou até mesmo aumenta o custo da conta", explica o professor João Carlos Lopes Fernandes, do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.

Da mesma forma, ao entregar menor potência à carga, o Weletric também pode fazer com que equipamentos mais exigentes, como geladeiras e ar-condicionados, não funcionem corretamente ou, até mesmo, venham a queimar.

Mudança de hábitos

Se a ideia é reduzir o valor da conta de energia elétrica, a melhor opção ainda continua sendo mudar seus hábitos, e não buscar fórmulas "mágicas".

"Diminuir o tempo do banho, não deixar luzes acesas sem necessidade, usar lâmpadas de LED ao invés de incandescentes e otimizar o uso de equipamentos como máquina de lavar e ferro de passar roupa são alguns exemplos de coisas que podem ajudar na redução", diz Fernandes.

Outra opção também é diminuir a potência de alguns equipamentos, como as lâmpadas. De qualquer forma, apostar na fórmula mais "tradicional" da redução de consumo de energia elétrica tende a ajudar o seu bolso na hora de pagar as contas e ainda evita possíveis danos aos aparelhos que você tem em casa.

https://www.uol.com.br/tilt/noticia...-reduz-conta-de-luz-pode-causar-problemas.htm
-----------------------------------------------------------------------------

Famoso pega-trouxa!
 
Eu sempre recomendo pra ninguém se iludir por aparelhos de luz, água ou gás que prometem economias praticamente milagrosas.
Economia de verdade estão nos nossos hábitos de consumo, ou seja, parte sempre da ação humana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo