• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman e Aragorn se conheciam ?

Josuë

Usuário
Nos livros de Tolkien, Aragorn nunca se encontrou com Saruman, teoricamente os dois não se conhecem pessoalmente (se estiver errado, desconsidere o resto). Será que Saruman sabia que Aragorn era o herdeiro de Isildur ? Se sabia, porque nunca fez nada contra Aragorn, pois Aragorn era um inimigo declarado de Sauron e durante algum tempo Saruman serviu a Sauron. Fico imaginando se Gandalf "escondeu" a existência de Aragorn de Saruman. Se Saruman soubesse quem era Aragorn, ele poderia ter contado para Sauron e ele poderia ter mandado matar Aragorn, mudando toda a trajetoria da história...e então, os dois se conheciam ???
 
Mas Aragorn era "apenas um guardião" até a época da Comitiva. Não sei se Saruman tinha conhecimento, mas acredito que ignorava, se sabia, justamente por esse motivo. Não é possível o "herdeiro de Isildur" existir e ninguém saber da existência dele. Se Gandalf sabia, Saruman também poderia saber.
 
Ele não vai se encontrar com Saruman com Theoden e sua companhia, Legolas, Gimli e Gandalf, quando este ultimo quebra seu cajado? Quer dizer, teoricamente conhecia, mais não acho que ele sabia que Aragorn era herdeiro de Isildur.
 
Acho que a verdadeira identidade de Aragorn era um segredo, pelo menos até a hora em que ele resolvesse reivindicar seus direitos. Imagino que o Saruman não devia saber de nada, ou poderia ter tentado algo.
 
Não creio que Saruman teria o conhecimento específico de que Aragorn era o descendente direto de Isildur. Primeiro, por tratar-se de um segredo. Aragorn foi criado em Valfenda sem conhecer suas origens para sua proteção. Sauron e seus servos estavam à sua busca por vingança e pelo Anel. Somente quando atingiu idade adulta é que foi revelado a Aragorn sua origem e este fato deve ter permanecido em sigilo exceto para seu círculo interno de amizades, o que envolvia Galdalf, claro. Nesta época, Galdalf já suspeitava de Saruman, como dá-se a entender pelo ocorrido no Conselho de 2.851 da TE (bem antes de Aragorn nascer).
Acho que com tudo isto, podemos afirmar que Saruman só conhecia Aragorn de nome, já que este era um dos chefes dos Guardiões do Norte, mas desconhecia sua herança especial.
 
Acho que ele devia saber sim, ele era muito sabio até mais sabio que o proprio Gandalf so que ele resolveu usar toda sua sabedoria para o mal. Mais tambem devemos considerar a hipotese de que apartir do momento que ele começou a usar sua sabedoria para o mal ele ficou tipo "bloqueado" ou algo do tipo e nao descobriu que Aragorn era quem era. Acho que se ele soubesse tambem teria alertado Sauron....eu realmente naum sei :o?:

Acho que o melhor local pra isso é no de fã pra fã
 
acho que saruman naum sabia que Aragorn era quem era, porque acho que ele teria feito algo contra ele antes......
 
Acho que ele devia saber sim, ele era muito sabio até mais sabio que o proprio Gandalf
Saruman não era mais sabio q Gandalf. Gandalf era o mais sabio dos maiar, é só olhar no silma.

Provavelmente Saruman não sabia da descendencia de Aragorn, pois ela era mantida em segredo e poucos a conheciam além de Elrond, GAndalf e alguns da Comitiva do Anel.
Se fosse do Conhecimento de Saruman quem era Aragorn, certamente ele alertaria Denethor, para q assim a comitiva não recebesse ajuda de Gondor, e ele pudesse colocar as mãos no anel mais facilmente.
 
Fico em dúvida (até porque faz tempo que li SDA
Acho que Saruman sabia no máximo que ele era líder dos guardiões do norte
Mas se ele soubesse quem realmente Aragorn era, acho que não se importaria em destruí-lo (não enquanto não representasse uma ameaça direta ao mago). Isso porque Saruman já havia vivido + ou - uns 2000 anos na Tera-média, e se nenhum dos herdeiros de Isildur o tinha realmente incomodado, por que ele acharia Aragorn uma ameaça ? E se não achasse que Aragorn era uma ameãça, por que intentaria destruí-lo? Tinha outros assuntos mais importantes de seus interesses para ocupar sua mente.
 
Descarto a possibilidade de ambos se conhecerem pessoalmente. No máximo, Saruman sabia sobre Aragorn e sua existência, e ficou sabendo cada vez mais. Quando Saruman ficou sabendo quem era realmente Aragorn, já deveria ser tarde demais . Aragorn também sabia quem era Saruman, que ele era um Istari como Gandalf, só que líder do Conselho -e,mais pra frente, ficou sabendo que ele era um traidor.
 
RottEN GeNeRAtiON disse:
Acho que ele devia saber sim, ele era muito sabio até mais sabio que o proprio Gandalf
Saruman não era mais sabio q Gandalf. Gandalf era o mais sabio dos maiar, é só olhar no silma.
Eu me expressei mal, ou talvez nao me lembrei mesmo sei la mais eu nao questiono a sabedoria superior de Gandalf, tanto que ele nao foi corrompido e nao se deixava enganar, isso pra mim é a verdadeira sabedoria, ja Saruman nao deixava nada a desejar sendo que ele era até mesmo lider dos magos e taus, ele era o branco, pelo menos -antes- de ser corrompido nao creio que gandalf seja superior em sabedoria, nao que seja inferior mais superior naum sei naum, posso estar errada, se vc tiver o trecho do silmarillion facil ai me manda?
 
Eu me expressei mal, ou talvez nao me lembrei mesmo sei la mais eu nao questiono a sabedoria superior de Gandalf, tanto que ele nao foi corrompido e nao se deixava enganar, isso pra mim é a verdadeira sabedoria, ja Saruman nao deixava nada a desejar sendo que ele era até mesmo lider dos magos e taus, ele era o branco, pelo menos -antes- de ser corrompido nao creio que gandalf seja superior em sabedoria, nao que seja inferior mais superior naum sei naum, posso estar errada, se vc tiver o trecho do silmarillion facil ai me manda?

soh eh pegar lah no inicio quando eh falado sobre os maiar... deixa claro que olorin eh o mais sabio dos maiar... lembra poder nao eh saber, podem ser interpretados como coisas distintas... :wink:

Quanto a Saruman conhecer Aragorn, acredito q ele saiba quem ele eh, e nao conheça-o pessoalmente... pelo menos nao me recordo de passagem alguma sobre isso...
 
pois aragorn era apenas um guardiao!!!!! por isso saruman nao deveria ligar para ele

nao eh bem assim... Saruman devia saber que os guardioes podiam ser descendentes dos Dunedain... ele sabia que corria o risco de se confrontar com um herdeiro perdido de Isildur, mesmo preferindo acreditar que ninguem voltaria a Brandir Narsil e usar o anel de Barahir... Nao subestimemeos a capacidade do Engenhoso fruta-cor... o Fazedor de aneis hehehehe... :wink:
 
Josuë disse:
Será que Saruman sabia que Aragorn era o herdeiro de Isildur ?


Se Saruman soubesse quem era Aragorn, ele poderia ter contado para Sauron e ele poderia ter mandado matar Aragorn, mudando toda a trajetoria da história...e então, os dois se conheciam ???

provavelmente...
e pq contaria pra sauron? sauron jah sabia...e se fosse taum facil matar aragorn, sauron naum precisaria de saruman pra faze-lo....

além disso, saruman naum tinha motivos para ajudar sauron...Saruman queria ser o Senhor Dos Aneis....
 
soh eh pegar lah no inicio quando eh falado sobre os maiar... deixa claro que olorin eh o mais sabio dos maiar... lembra poder nao eh saber, podem ser interpretados como coisas distintas...
Valeu ... então é isso , realmente poder e saber nao sao a mesma coisa, Gandalf era o mais sabio e Saruman o mais poderoso certo? Como eu já disse nao duvido que Gandalf seja mais sabio que sarumam, afinal nao foi gandalf que ficou do lado do mal na guerra do anel e se deu mal no expurgo do condado né? Com certeza mais sabio ele era, isso é indiscutivel, vc disse o que eu tava pensando como dizer, saruman era mais poderoso, pelo menos até gandalf se tornar o branco... exclareceu td agora :wink:
 
Valeu ... então é isso , realmente poder e saber nao sao a mesma coisa, Gandalf era o mais sabio e Saruman o mais poderoso certo? Como eu já disse nao duvido que Gandalf seja mais sabio que sarumam, afinal nao foi gandalf que ficou do lado do mal na guerra do anel e se deu mal no expurgo do condado né? Com certeza mais sabio ele era, isso é indiscutivel, vc disse o que eu tava pensando como dizer, saruman era mais poderoso, pelo menos até gandalf se tornar o branco... exclareceu td agora

isso Guinevere... soh + uma coisa... Saruman era o mais poderoso dos Istari antes de Gandalf virar branco... e Gandalf o mais sabio de todos os maiar :wink:
 
lordpas disse:
isso Guinevere... soh + uma coisa... Saruman era o mais poderoso dos Istari antes de Gandalf virar branco... e Gandalf o mais sabio de todos os maiar :wink:

Epa... não generalize. Gandalf era o mais sabio sim, só que dos Istari. :wink:

Eu acredito que aragorn ja conhecia Saruman de longa data, mas Saruman não sabia quem ele era.
É dito nos apendices que aragorn quando possuia aproximadamente 30 anos foi um grande comandante de Gondor, ele era conhecido como Thorongil, A Aguia Estrela; nesse tempo ele advertia o regente contra saruman que havia se instalado em Orthanc.
Se vc reparar, nessa epoca Gandalf ainda respeitava e "confiava" em Saruman. Portanto acho dificil que Gandalf tenha dito a Thorongil (Aragorn) para advertir os outros.
Eu acho que a desconfiança de Aragorn se baseava em "convivencia" (Mesmo que por um momento) com saruman.
 
Epa... não generalize. Gandalf era o mais sabio sim, só que dos Istari.


isso vai totalmente contra o que diz o silma... tah escrito lah..."O mais sabio dos maiar era Olorin" Aquele que morava em Lorien que aprendeu com Nienna a compaixao e a paciencia... Sabendo que Gandalf ou Mithandir era como Olorin era chamado na TM, temos essa conclusao de que ele era sim o mais sabio dos maiar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo