1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Saliva de 'dragão' mata em uma semana

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por RSS, 5 Jun 2007.

  1. RSS

    RSS Usuário

    Megalagarto da Indonésia usa baba cheia de bactérias para enfraquecer caça.
    Coquetel de sangue da gengiva e carniça ajudam a 'criar' micróbios.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Quando eu li o título pensei "Ih, vou ter que avisar o Cisne que o dragão de komodo também produz uma certa quantidade de veneno", mas no meio da matéria ele fez o comentário. :g:
     
  3. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Sim. Se bem q parte da periculosidade ou "peçonha" contida na saliva dos Dragões de Komodo é constituída por bactérias provindas do intenso consumo de carne morta. (necrose).
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Na verdade as bactérias da boca dele são uma coisa, e a peçonha é outra. A peçonha (veneno) é o que vai agir instantaneamente na vítima, causando paralisia e queda na pressão sangüínea (não lembro agora se tem outros efeitos). As bactérias agem a "longo prazo", como é salientado na reportagem.

    Eu tenho o artigo (pequeno, uams 3 páginas) que fala da presença de veneno em outras espécies de lagartos além dos Helodermas. Se quiser, me passa seu email que eu envio.
     
  5. Luki_nha

    Luki_nha Usuário

    Eca:blah:

    8-O Impressionante!
    Nessas horas eu vejo como sou ignorante....
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Lembro de já ter lido isso, mas era um estudo com relação a outros bichinhos, os dinossauros.
     
  7. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Isso passou faz um tempão no Globo Repórter.
     
  8. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Hmm. Já sabia da saliva, mas desconhecia a existência de partenogênese nas dragoas de komodo. Cool
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Partenogênese é uma coisa bizarra mesmo, mas que chega a ser menos incomum do que poderíamos imaginar. Há espécies de lagartos e uma de serpente que são estritamente partenogeneticas. Em outras (caso do dragão de komodo) a partenogênese pode ocorrer, mas é mais raro. Daí vez ou outra aparece um cientista dizendo "caralho, uma fêmea da espécie X deu cria por partenogênese!", hehehe.

    Mas provavelmente não devem ter comentado da presença de veneno, apenas de bactérias, não?

    Ignorante não, desinformada. Ignorante é a pessoa que ignora os fatos (ao menos é assim que eu penso). Você apenas desconhece, assim como muitos de nós desconhecemos muita coisa de diferentes áreas. Eu mesmo desconhecia a presença de veneno em outros lagartos que não os Helodermas até descobrir sem querer o artigo que citei no post anterior.
     
  10. elfah

    elfah Usuário

    O que são os Helodermas?
     
  11. Katrina

    Katrina Usuário

    O Heloderma é uma espécie de lagarto venenoso que ocorre no sudoeste do Estados Unidos. Assim, como o Pandatur, também acreditava que só o Helodermas apresentava veneno (é vivendo e aprendendo). Se não me engano é conhecido popularmente como dragão perolado ou monstro-de-gila, o Pandatur deve saber te informar melhor, já que estuda os répteis, eu conheço mais sobre os anfíbios ^^
     
  12. elfah

    elfah Usuário

    Eu gosto de reptéis, mas me limitei à zoologia de pré vestibulanda e programas de Tv de todas as espécies. E matérias. Ah.
    Hum, tem um dragão desses aquático! Eu vi no globo reporter.
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Na verdade são 2 espécies,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (monstro de Gila) EUA e México e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (beaded lizard) do México e Guatemala.
     

    Arquivos Anexados:

  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Dragão?
    Bem, lagarto um tanto quanto aquático que eu conheço é a Iguana-marinha (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), de Galápagos. Mas não duvido nada de haver outro lagarto (meu conhecimento sobre lagartos é parco).
     

    Arquivos Anexados:

  15. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Isso faz muito tempo, mas eu acho que foi isso mesmo, pelo menos eu só me lenbrava das bactérias.
     
  16. Omykron

    Omykron far above

    e corrija se eu falar besteira panda, mas veneno são enzimas corretas?
    logo, dizer que bactérias que vivem na saliva do animal são a peçonha está errado...
    eu lembro de ter visto algo no discovery numa crise de falta duquifa, e os caras falavam que o maior perigo de ser atacado por um crocodilo e sobreviver ao ataque, é sobreviver sem tratamento médico a infecção que se segue, pelo mesmo motivo (mas menos intenso) que do dragão de komodo.

    alias, este animal ele apenas morde a presa uma vez, depois a segue por dias até que ela caia incapacitada pela infecção.
     
  17. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sim, sim, é isso mesmo. A peçonha é constituída de enzimas especiais. E de que quebra o bicho ainda tem uma "boca podre" cheia de bactérias. E o risco de infecção por microrganismos decorrente da mordida de um animal ocorre não só com o dragão de komodo (embora nesse a situação seja mais grave), mas com jacarés e crocodilos, como você bem lembrou, e até outros répteis e até mamíferos silvestres.
    Sobre o ataque, depois que descobriram a presença de toxinas na saliva dele, além das bactérias, os cientistas perceberam que inicialmente é o veneno que vai agir na vítima, causando paralisia e queda nos batimentos cardíacos. Com o passar do tempo é que vem o efeito da "boca suja".
     
  18. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    E no caso da raiva, como ela é transmitida através da mordida?
     
  19. Pandatur

    Pandatur Usuário

    A raiva é transmitida por um vírus. O animal infectado transmite esse vírus através da mordida, por exemplo. Se não me engano acomete apenas mamíferos.
     

Compartilhar