1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Saliva de 'dragão' mata em uma semana

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por RSS, 5 Jun 2007.

1. RSS

RSS Usuário

Megalagarto da Indonésia usa baba cheia de bactérias para enfraquecer caça.
    Coquetel de sangue da gengiva e carniça ajudam a 'criar' micróbios.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Quando eu li o título pensei "Ih, vou ter que avisar o Cisne que o dragão de komodo também produz uma certa quantidade de veneno", mas no meio da matéria ele fez o comentário. :g:

3. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Sim. Se bem q parte da periculosidade ou "peçonha" contida na saliva dos Dragões de Komodo é constituída por bactérias provindas do intenso consumo de carne morta. (necrose).

4. Pandatur

Pandatur Usuário

Na verdade as bactérias da boca dele são uma coisa, e a peçonha é outra. A peçonha (veneno) é o que vai agir instantaneamente na vítima, causando paralisia e queda na pressão sangüínea (não lembro agora se tem outros efeitos). As bactérias agem a "longo prazo", como é salientado na reportagem.

Eu tenho o artigo (pequeno, uams 3 páginas) que fala da presença de veneno em outras espécies de lagartos além dos Helodermas. Se quiser, me passa seu email que eu envio.

5. Luki_nha

Luki_nha Usuário

Eca:blah:

8-O Impressionante!
    Nessas horas eu vejo como sou ignorante....

6. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Lembro de já ter lido isso, mas era um estudo com relação a outros bichinhos, os dinossauros.

7. Hamfast

Hamfast Melodia e distorção

Isso passou faz um tempão no Globo Repórter.

8. Cad

Cad The punishment is loneliness.

Hmm. Já sabia da saliva, mas desconhecia a existência de partenogênese nas dragoas de komodo. Cool

9. Pandatur

Pandatur Usuário

Partenogênese é uma coisa bizarra mesmo, mas que chega a ser menos incomum do que poderíamos imaginar. Há espécies de lagartos e uma de serpente que são estritamente partenogeneticas. Em outras (caso do dragão de komodo) a partenogênese pode ocorrer, mas é mais raro. Daí vez ou outra aparece um cientista dizendo "caralho, uma fêmea da espécie X deu cria por partenogênese!", hehehe.

Mas provavelmente não devem ter comentado da presença de veneno, apenas de bactérias, não?

Ignorante não, desinformada. Ignorante é a pessoa que ignora os fatos (ao menos é assim que eu penso). Você apenas desconhece, assim como muitos de nós desconhecemos muita coisa de diferentes áreas. Eu mesmo desconhecia a presença de veneno em outros lagartos que não os Helodermas até descobrir sem querer o artigo que citei no post anterior.

10. elfah

elfah Usuário

O que são os Helodermas?

11. Katrina

Katrina Usuário

O Heloderma é uma espécie de lagarto venenoso que ocorre no sudoeste do Estados Unidos. Assim, como o Pandatur, também acreditava que só o Helodermas apresentava veneno (é vivendo e aprendendo). Se não me engano é conhecido popularmente como dragão perolado ou monstro-de-gila, o Pandatur deve saber te informar melhor, já que estuda os répteis, eu conheço mais sobre os anfíbios ^^

12. elfah

elfah Usuário

Eu gosto de reptéis, mas me limitei à zoologia de pré vestibulanda e programas de Tv de todas as espécies. E matérias. Ah.
    Hum, tem um dragão desses aquático! Eu vi no globo reporter.

13. Pandatur

Pandatur Usuário

Na verdade são 2 espécies,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (monstro de Gila) EUA e México e
    (beaded lizard) do México e Guatemala.

Arquivos Anexados:

14. Pandatur

Pandatur Usuário

Dragão?
    Bem, lagarto um tanto quanto aquático que eu conheço é a Iguana-marinha (
    ), de Galápagos. Mas não duvido nada de haver outro lagarto (meu conhecimento sobre lagartos é parco).

Arquivos Anexados:

15. Hamfast

Isso faz muito tempo, mas eu acho que foi isso mesmo, pelo menos eu só me lenbrava das bactérias.

16. Omykron

Omykron far above

e corrija se eu falar besteira panda, mas veneno são enzimas corretas?
    logo, dizer que bactérias que vivem na saliva do animal são a peçonha está errado...
    eu lembro de ter visto algo no discovery numa crise de falta duquifa, e os caras falavam que o maior perigo de ser atacado por um crocodilo e sobreviver ao ataque, é sobreviver sem tratamento médico a infecção que se segue, pelo mesmo motivo (mas menos intenso) que do dragão de komodo.

alias, este animal ele apenas morde a presa uma vez, depois a segue por dias até que ela caia incapacitada pela infecção.

17. Pandatur

Pandatur Usuário

Sim, sim, é isso mesmo. A peçonha é constituída de enzimas especiais. E de que quebra o bicho ainda tem uma "boca podre" cheia de bactérias. E o risco de infecção por microrganismos decorrente da mordida de um animal ocorre não só com o dragão de komodo (embora nesse a situação seja mais grave), mas com jacarés e crocodilos, como você bem lembrou, e até outros répteis e até mamíferos silvestres.
    Sobre o ataque, depois que descobriram a presença de toxinas na saliva dele, além das bactérias, os cientistas perceberam que inicialmente é o veneno que vai agir na vítima, causando paralisia e queda nos batimentos cardíacos. Com o passar do tempo é que vem o efeito da "boca suja".

18. Hamfast

E no caso da raiva, como ela é transmitida através da mordida?

19. Pandatur

Pandatur Usuário

A raiva é transmitida por um vírus. O animal infectado transmite esse vírus através da mordida, por exemplo. Se não me engano acomete apenas mamíferos.

Compartilhar