• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saliva de 'dragão' mata em uma semana

RSS

Usuário
Megalagarto da Indonésia usa baba cheia de bactérias para enfraquecer caça.
Coquetel de sangue da gengiva e carniça ajudam a 'criar' micróbios.

More...
 
Quando eu li o título pensei "Ih, vou ter que avisar o Cisne que o dragão de komodo também produz uma certa quantidade de veneno", mas no meio da matéria ele fez o comentário. :g:
 
Sim. Se bem q parte da periculosidade ou "peçonha" contida na saliva dos Dragões de Komodo é constituída por bactérias provindas do intenso consumo de carne morta. (necrose).
 
Na verdade as bactérias da boca dele são uma coisa, e a peçonha é outra. A peçonha (veneno) é o que vai agir instantaneamente na vítima, causando paralisia e queda na pressão sangüínea (não lembro agora se tem outros efeitos). As bactérias agem a "longo prazo", como é salientado na reportagem.

Eu tenho o artigo (pequeno, uams 3 páginas) que fala da presença de veneno em outras espécies de lagartos além dos Helodermas. Se quiser, me passa seu email que eu envio.
 
Sim. Se bem q parte da periculosidade ou "peçonha" contida na saliva dos Dragões de Komodo é constituída por bactérias provindas do intenso consumo de carne morta. (necrose).

Eca:blah:

Na verdade as bactérias da boca dele são uma coisa, e a peçonha é outra. A peçonha (veneno) é o que vai agir instantaneamente na vítima, causando paralisia e queda na pressão sangüínea (não lembro agora se tem outros efeitos). As bactérias agem a "longo prazo", como é salientado na reportagem.

Eu tenho o artigo (pequeno, uams 3 páginas) que fala da presença de veneno em outras espécies de lagartos além dos Helodermas. Se quiser, me passa seu email que eu envio.

8-O Impressionante!
Nessas horas eu vejo como sou ignorante....
 
Hmm. Já sabia da saliva, mas desconhecia a existência de partenogênese nas dragoas de komodo. Cool
 
Hmm. Já sabia da saliva, mas desconhecia a existência de partenogênese nas dragoas de komodo. Cool
Partenogênese é uma coisa bizarra mesmo, mas que chega a ser menos incomum do que poderíamos imaginar. Há espécies de lagartos e uma de serpente que são estritamente partenogeneticas. Em outras (caso do dragão de komodo) a partenogênese pode ocorrer, mas é mais raro. Daí vez ou outra aparece um cientista dizendo "caralho, uma fêmea da espécie X deu cria por partenogênese!", hehehe.

Isso passou faz um tempão no Globo Repórter.
Mas provavelmente não devem ter comentado da presença de veneno, apenas de bactérias, não?

8-O Impressionante!
Nessas horas eu vejo como sou ignorante....
Ignorante não, desinformada. Ignorante é a pessoa que ignora os fatos (ao menos é assim que eu penso). Você apenas desconhece, assim como muitos de nós desconhecemos muita coisa de diferentes áreas. Eu mesmo desconhecia a presença de veneno em outros lagartos que não os Helodermas até descobrir sem querer o artigo que citei no post anterior.
 
O Heloderma é uma espécie de lagarto venenoso que ocorre no sudoeste do Estados Unidos. Assim, como o Pandatur, também acreditava que só o Helodermas apresentava veneno (é vivendo e aprendendo). Se não me engano é conhecido popularmente como dragão perolado ou monstro-de-gila, o Pandatur deve saber te informar melhor, já que estuda os répteis, eu conheço mais sobre os anfíbios ^^
 
Eu gosto de reptéis, mas me limitei à zoologia de pré vestibulanda e programas de Tv de todas as espécies. E matérias. Ah.
Hum, tem um dragão desses aquático! Eu vi no globo reporter.
 
O Heloderma é uma espécie de lagarto venenoso que ocorre no sudoeste do Estados Unidos. Assim, como o Pandatur, também acreditava que só o Helodermas apresentava veneno (é vivendo e aprendendo). Se não me engano é conhecido popularmente como dragão perolado ou monstro-de-gila, o Pandatur deve saber te informar melhor, já que estuda os répteis, eu conheço mais sobre os anfíbios ^^
Na verdade são 2 espécies, Heloderma suspectum (monstro de Gila) EUA e México e Heloderma horridum (beaded lizard) do México e Guatemala.
 

Anexos

  • Heloderma-horridum_01.jpg
    Heloderma-horridum_01.jpg
    129,4 KB · Visualizações: 39
  • Heloderma-suspectum_01.jpg
    Heloderma-suspectum_01.jpg
    56,6 KB · Visualizações: 36
Eu gosto de reptéis, mas me limitei à zoologia de pré vestibulanda e programas de Tv de todas as espécies. E matérias. Ah.
Hum, tem um dragão desses aquático! Eu vi no globo reporter.
Dragão?
Bem, lagarto um tanto quanto aquático que eu conheço é a Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus), de Galápagos. Mas não duvido nada de haver outro lagarto (meu conhecimento sobre lagartos é parco).
 

Anexos

  • Amblyrhynchus-cristatus_01.jpg
    Amblyrhynchus-cristatus_01.jpg
    41 KB · Visualizações: 33
Na verdade as bactérias da boca dele são uma coisa, e a peçonha é outra. A peçonha (veneno) é o que vai agir instantaneamente na vítima, causando paralisia e queda na pressão sangüínea (não lembro agora se tem outros efeitos). As bactérias agem a "longo prazo", como é salientado na reportagem.
e corrija se eu falar besteira panda, mas veneno são enzimas corretas?
logo, dizer que bactérias que vivem na saliva do animal são a peçonha está errado...
eu lembro de ter visto algo no discovery numa crise de falta duquifa, e os caras falavam que o maior perigo de ser atacado por um crocodilo e sobreviver ao ataque, é sobreviver sem tratamento médico a infecção que se segue, pelo mesmo motivo (mas menos intenso) que do dragão de komodo.

alias, este animal ele apenas morde a presa uma vez, depois a segue por dias até que ela caia incapacitada pela infecção.
 
e corrija se eu falar besteira panda, mas veneno são enzimas corretas?
logo, dizer que bactérias que vivem na saliva do animal são a peçonha está errado...
eu lembro de ter visto algo no discovery numa crise de falta duquifa, e os caras falavam que o maior perigo de ser atacado por um crocodilo e sobreviver ao ataque, é sobreviver sem tratamento médico a infecção que se segue, pelo mesmo motivo (mas menos intenso) que do dragão de komodo.

alias, este animal ele apenas morde a presa uma vez, depois a segue por dias até que ela caia incapacitada pela infecção.
Sim, sim, é isso mesmo. A peçonha é constituída de enzimas especiais. E de que quebra o bicho ainda tem uma "boca podre" cheia de bactérias. E o risco de infecção por microrganismos decorrente da mordida de um animal ocorre não só com o dragão de komodo (embora nesse a situação seja mais grave), mas com jacarés e crocodilos, como você bem lembrou, e até outros répteis e até mamíferos silvestres.
Sobre o ataque, depois que descobriram a presença de toxinas na saliva dele, além das bactérias, os cientistas perceberam que inicialmente é o veneno que vai agir na vítima, causando paralisia e queda nos batimentos cardíacos. Com o passar do tempo é que vem o efeito da "boca suja".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo