• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG realista

pow to afim de jogar um RPG mais real
qual seria o melhor sistema?

Depende meu caro, realista em quê sentido?

Por exemplo, o sistema mais realista, no geral, é GURPS mesmo. Ele tem um dos modelos comportamentais mais próximos da vida real já criados por um RPG. E isso é FATO, independe de opiniões. Ponto. Além disso, ele é modular - pode ser tão simples, ou tão complexo quanto o grupo desejar. O ponto fraco? (aqui sim é minha opinião) tem umas regras (principalmente o combate ) muito... mecânicas (por falta de um termo melhor), o que requer uma boa proficiência do grupo todo para fluir rápidamente (pelo menos essa foi minha experiência - joguei GURPS por uns 6 anos).

Baixe o Gurps Light como o Taverneiro indicou e veja se é tua praia.

- - -

Já o combate medieval considerado atualmente o mais realista que existe é The Riddle of Steel. O único a ganhar a aprovação da A.R.M.A - Associação de Artes Marciais Renascentistas.

- - -

e ainda uso seus suplementos como referencia, seja lá qual for o jogo

Realmente, os suplementos de GURPS são MUITO BONS. São verdadeiras pesquisas acadêmicas nas áreas que se dispôem a abordar. Eu tenho vários e também já usei em outros sistemas. Aliás Taverneiro, você conhece Transhuman Space ? Se curte Sci-fi... HARD SCI-FI...não pode perder - nunca vi nada igual. 8-O

PS: Ah e ... Taverneiro... o pessoal desse tópico gosta de zombetar de GURPS. Esse parece ser o passatempo preferido deles aliás. É só ignorar.
 
Última edição:
Acho que o que o Red quis dizer não foi em relação ao sistema, mas em relação à proposta de jogo de um RPG sem fadas, magos e etc.

E Armitage, verdadeiras pesquisas acadêmicas é forçado, huh? Livros como Supers, Illuminati e Cthulhu Punk são dignos de riso, enquanto Space e Cyberpunk são dignos de sono...
 
E Armitage, verdadeiras pesquisas acadêmicas é forçado, huh? Livros como Supers, Illuminati e Cthulhu Punk são dignos de riso, enquanto Space e Cyberpunk são dignos de sono...

GURPS Império Romano achei bem legalzinho. Na medida do possível, foi bem pesquisado e adaptado pro RPG. Mas não joguei por dois motivos: medo do sistema e não achei nenhum outro louco que topasse jogar essa coisa.

Mas com certeza é forçar a barra falar em "pesquisa acadêmica". Nunca usaria GURPS Império Romano nas Referências Bibliográficas de um trabalho da faculdade...
 
Illuminatti é digno de riso, pq nunca se propos a ser algo sério. Mestrei uma aventura desse tipo e foi muito engraçado, aquelas teorias de conspiração levadas ao extremo, como tudo exagerado, perde a credibilidade e é justamente essa a interpretação do Illuminatti.

Os suplementos de GURPS ganharam vários premios Origins, especialmente os da terceira edição, o conteúdo sempre foi impecável nos suplementos GURPS. Uma forma, talvez, de compensar a arte horrorosa daquele tempo.
 
Apesar das opiniões de alguns, acho que o Gurps tb bons suplementos sim. Mas a arte daquela época era meio porkinha, bem fraca. Acredito que isso tenha mudado no 4ª edição, ao menos nas capas.

Agora sistema realista, talvez dependa da proposta. Não conheço mto o Gurps Horror, mas no geral, eu não iria gostar mto de um jogo de horror "realista" em gurps, isso seria para Storyteller.

Mas é engraçado uma coisa: vira e volta, quando alguém cita Gurps, a Santa Inquisição da Igreja D20 ataca procurando crucificar e converter os infiéis, começando a assim a luta os "Protestantes". Acho que no meio dessa guerras de "igrejas rpgistas" eu seria neutro, visito cada igreja de vez em quando, não tomando partiddo de nenhuma.

XD

Gente, acho que nossa história aqui no fórum daria uma boa paródia, comédia ou coisa assim (lembram de "O Senhor dos Sistemas"?)

XD

Abxraços galera!!!!!!!!!
FUUIII!!!!!!!!!!!!!
 
Como sempre, quando o assunto é GURPS, a coisa descamba para massacres apaixonados, e a razão fica de lado. Mesmo assim, vou continuar utilizando-me da razão - no intuito de ajudar nosso caro colega autor do tópico, que procura um jogo realista, a formar uma opinião também realista:


Mas com certeza é forçar a barra falar em "pesquisa acadêmica". Nunca usaria GURPS Império Romano nas Referências Bibliográficas de um trabalho da faculdade
Tenho um amigo (que aliás é graduado mestre na área de história), que diz o seguinte: quer ter resumos abrangentes sobre diversos aspectos de diversas sociedades antigas? Leia os suplementos de GURPS. Gurps Grécia, GURPS Middle Ages, GURPS Egito, GURPS China, GURPS Napoleão, GURPS Low-Tech, GURPS Segunda Guerra Mundial, etc.

Aliás, isso já é sabido por todo mundo lá fora (Estados Unidos e Europa) - só aqui no Brasil, principalmente neste fórum, é que existe um bias anti-GURPS. Dica para o colega Red: Expanda seus horizontes, procure fórums mais abrangentes e imparciais, e menos "bitolados" - entre no fórum da RedeRpg, ou no fórum mais neutro/diversificado/eclético do mundo, o RPGnet (http://forum.RPG.net). Pergunte por lá.

(aliás, via de regra: não pergunte sobre um pagode para um grupo de roqueiros; nem pergunte sobre um reggae para amantes de ópera.)

Acho que o que o Red quis dizer não foi em relação ao sistema, mas em relação à proposta de jogo de um RPG sem fadas, magos e
Sim, sim, mas não só na questão sistema, os cenários e aspectos históricos cobertos pelos sumplementos de GURPS são muito detalhistas e acurados, retratando com fidelidade ímpar a época em questão.

Livros como Supers, Illuminati e Cthulhu Punk são dignos de riso, enquanto Space e Cyberpunk são dignos de sono...
Riso e Sono ? :lol:

GURPS Illuminati ganhou o prêmio Origins de 1994 como o melhor suplemento do ano de toda a indústria RPGistica. É o único livro de RPG que já li até hoje que se dispõe a abordar (e com sucesso) o funcionamento das teias de influência, que é elemento central ao conceito de "teoria da conspiração". É uma pesquisa tão boa sobre o assunto, que chegou a ser apreendido pelo FBI para averiguações. E fez tanto sucesso que deu origem a um jogo de estratégia de tabuleiro muito bom chamado "Illuminati Deluxe".

Quanto ao Space, só posso dizer que leva em considerações cálculos e ciências astronômicas reais, e pode-se calcular de tudo - sistemas, planestas, órbitas, espaçonaves, etc.

Mais realismo do que isso, você não vai achar na indústria de RPG.

Mas é engraçado uma coisa: vira e volta, quando alguém cita Gurps, a Santa Inquisição da Igreja D20 ataca procurando crucificar e converter os infiéis, começando a assim a luta os "Protestantes".
Pois é, Arcanjo. Falou tudo.

Acho que é interessante tentar ajudar o colega falando a verdade, para que el possa formar sua opinião. Pra isso é interessante deixar paixões de lado, e se ater aos fatos. Por isso tento ser o mais realista possivel nos meus posts. Não faço parte de nenhuma "igreja" , mas tem muita gente aqui que parece fazer. Eu tento ser o mais racional possível, e nesse sentido, não existe sistema/jogo ruim, existem jogos com características diferentes, que podem se mostrar melhor para algumas coisas, e ruim para outras.
 
Última edição por um moderador:
Calma Armitage! Sossega a metralhadora.:flag:

Tenho um amigo (que aliás é graduado mestre na área de história), que diz o seguinte: quer ter resumos abrangentes sobre diversos aspectos de diversas sociedades antigas? Leia os suplementos de GURPS. Gurps Grécia, GURPS Middle Ages, GURPS Egito, GURPS China, GURPS Napoleão, GURPS Low-Tech, GURPS Segunda Guerra Mundial, etc.

Aliás, isso já é sabido por todo mundo lá fora (Estados Unidos e Europa) - só aqui no Brasil, principalmente neste fórum, é que existe um bias anti-GURPS.

Pra começar, não sou anti-GURPS. Na verdade, nem ligo pra sistemas. E até li o GURPS Lite.

Só li o Império Romano, que aliás achei na bilblioteca da universidade. Muito bom pra uma adaptação rpgística, com muitos dados referentes ao modo de vida romano. Mas não havia uma aplicação da História como método científico, foi isso o que eu quis dizer, não sendo portanto adequada a constar numa Referência Bilbliográfica de um trabalho acadêmico. A menos que se tratasse especificamente sobre RPG e GURPS o tal trabalho.
 
Última edição:
Foi mal Kainof ! rsrs

Você tem toda razão, não dá pra se fazer trabalho acadêmico com livros de GURPS, pelos motivos citados por ti.

Fui um tanto ..áspero... mas não foi contigo. É por causa da perseguição que esse pessoal tem com GURPS, que já vem de tempos aliás. Exatamente como o Arcanjo falou - é a santa inquisição da Igreja D20.


PS: Ah e, minha participação no tópico acaba aqui. Espero ter ajudado o autor. Abraços a todos !
 
Sim, sim, mas não só na questão sistema, os cenários e aspectos históricos cobertos pelos sumplementos de GURPS são muito detalhistas e acurados, retratando com fidelidade ímpar a época em questão.

É que tu citou o Riddle of Steel e isso de temática realista não tem nada, etc.

Riso e Sono ? :lol:

GURPS Illuminati ganhou o prêmio Origins de 1994 como o melhor suplemento do ano de toda a indústria RPGistica. É o único livro de RPG que já li até hoje que se dispõe a abordar (e com sucesso) o funcionamento das teias de influência, que é elemento central ao conceito de "teoria da conspiração". É uma pesquisa tão boa sobre o assunto, que chegou a ser apreendido pelo FBI para averiguações.

Olha, vai me desculpar. O Paranóia dá de 473242389742398 a 0 no GURPS Illuminati. Essa porcariazinha aí só fez sucesso por causa da polêmica, porque qualidade não tem nenhuma.

E fez tanto sucesso que deu origem a um jogo de estratégia de tabuleiro muito bom chamado "Illuminati Deluxe".

Se o GURPS Illuminati fosse 1/5 do que é esse card game ele seria muito bom, realmente. Pena que não é, porque o card game é muito bom.
 
ALELUIA!!!!!

O Sky está argumentando racionalmente galera!!!

Sky, tudo bem, Paranóia é foda. Mesmo. Mas o Illuminati tem umas coisas muito valiosas sobre a teoria da conspiração, coisas que, depois que você entende, dá pra se usar em qualquer outro jog - dá pra dar um toque de conspiração e paranóias a qualquer oitra jogo, e isso é o mais legal.

Tudo bem que o tom do livro é ... ou melhor, tente ser ... cômico (eu não gostei), e a arte seja uma bosta. Então, ele tem seus pontos fracos, mas seus pontos altos são valiosos.
 
Minha linha de argumento sempre foi a mesma. Acho que o que aconteceu é que finalmente tu tá conseguindo entender o que eu falo :wink:

O grande problema do Illuminati é o tom do livro. Eu cheguei a comprar ele, esperando um livro legal sobre conspirações. Mas o tom do livro é de puro deboche. E pior: deboche com o leitor. Eu sentia que, enquanto lia, alguém em algum lugar ria da minha cara.

Mesmo a parte da teoria da conspiração do Paranóia (que é bem fictícia e humorística) é bem melhor que a do Illuminati. Pra mim a única coisa que presta naquela porcaria é a capa. E o fnord, que virou mania mundial na época e se estende até hoje. De resto...
 
Quanto ao Space, só posso dizer que leva em considerações cálculos e ciências astronômicas reais, e pode-se calcular de tudo - sistemas, planestas, órbitas, espaçonaves, etc.

Mais realismo do que isso, você não vai achar na indústria de RPG.

Eu queria muito ver esses cálculos realistas do GURPS Space. Especialmente considerando que existem teorias científicas de verdade, dessas cuja a tese é muito maior que qualquer livro de RPG, que provam que é impossível faze-los, já que você cai num problema chamado problema dos três corpos.

E pelo visto eu estou certo em achar que em algum livro de GURPS existe a regra para calcular quanto tempo uma retro-escavadeira de porte médio leva para escavar em material de dureza 5.
 
Eu queria muito ver esses cálculos realistas do GURPS Space. Especialmente considerando que existem teorias científicas de verdade, dessas cuja a tese é muito maior que qualquer livro de RPG, que provam que é impossível faze-los, já que você cai num problema chamado problema dos três corpos.

E pelo visto eu estou certo em achar que em algum livro de GURPS existe a regra para calcular quanto tempo uma retro-escavadeira de porte médio leva para escavar em material de dureza 5.
A astronomia do Space é bem básica, o suficiente para determinar elementos do seu cenários que sejam cientificamente próximos do real. Ele ensina calcular tempo de gravitação, velocidade de escape, gravidade, duração do ano planetário, essas coisas que se um mestre quiser ele pode incorporar na sua campanha, para ficção cientifica "hard".

Aliás, isso é materia de colegial em algumas escolas, então nada de mais. É uma base simples que você pode calcular ou não... mas não pense que voce vai ser um astronomo depois de ler GURPS Space, da mesma forma que se eu ler 7th sea não vou virar um esgrimista.

Quanto as regras complexas do GURPS (claramente opcionais, conforme esclarecido no Basic Set, desde a primeira página, coisa que muita gente nem se dá ao trabalho de levar em conta) tem mais propósito que as expansões do tão amado d20. Mas essa é minha opinião. mas não adianta discutir, daqui uns topicos vão escrachar mesmo.. então que se exploda!
 
E eu lá jogo RPG por realismo? Realismo eu tenho no busão, no trabalho de todo dia. E realismo fede :g: Meu mais sincero dedo do meio pra quem fica exigindo realismo o tempo todo, do RPG :yep:
 
Mas tem umas coisas legais no realismo. O cenário "default" do D&D, por exemplo, dificulta muito algumas coisas que são ótimas na vida real, de ser transportado pro RPG. O sistema é ótimo ao que ele se propõe, "fantasia medieval", mas tem fatores que o sistema não abrange.
 
Última edição:
Eu falei trocentasx vezes, eu gosto de D&D, mas as vezes, num jogo de RPG, vc dá um tiro de Sniper na cabeça do cara e ele praticamente ignorar é f*da.

Mas convenhamos, as vezes realismo cansa tb. Vc tá naquela cena empolgante, com seu herói, aí vc tropeça numa pedra, cai de cabeça no meio fio e morre. Tá certo, pode acontecer, mas tipo... é broxante. Tudo tem q ser na dose certa.
 
Se tu der um tiro de sniper na cabeça do cara (a.k.a. called shot pra cabeça, com -10 na jogada), o cara tem que fazer jogada de fortitude DC 25 ou morrer (tá no Spycraft :wink:).
 
Se tu der um tiro de sniper na cabeça do cara (a.k.a. called shot pra cabeça, com -10 na jogada), o cara tem que fazer jogada de fortitude DC 25 ou morrer (tá no Spycraft ).
E precisa de talento pra isso?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo