Como sempre, quando o assunto é GURPS, a coisa descamba para massacres apaixonados, e a razão fica de lado. Mesmo assim, vou continuar utilizando-me da
razão - no intuito de ajudar nosso caro colega autor do tópico, que procura um jogo
realista, a formar uma opinião também
realista:
Mas com certeza é forçar a barra falar em "pesquisa acadêmica". Nunca usaria GURPS Império Romano nas Referências Bibliográficas de um trabalho da faculdade
Tenho um amigo (que aliás é graduado mestre na área de história), que diz o seguinte: quer ter resumos abrangentes sobre diversos aspectos de diversas sociedades antigas? Leia os suplementos de GURPS. Gurps Grécia, GURPS Middle Ages, GURPS Egito, GURPS China, GURPS Napoleão, GURPS Low-Tech, GURPS Segunda Guerra Mundial, etc.
Aliás, isso já é sabido por todo mundo lá fora (Estados Unidos e Europa) - só aqui no Brasil, principalmente
neste fórum, é que existe um
bias anti-GURPS. Dica para o colega Red: Expanda seus horizontes, procure fórums mais abrangentes e imparciais, e menos "bitolados" - entre no fórum da RedeRpg, ou no fórum mais neutro/diversificado/eclético do mundo, o RPGnet (
http://forum.RPG.net). Pergunte por lá.
(aliás, via de regra: não pergunte sobre um pagode para um grupo de roqueiros; nem pergunte sobre um reggae para amantes de ópera.)
Acho que o que o Red quis dizer não foi em relação ao sistema, mas em relação à proposta de jogo de um RPG sem fadas, magos e
Sim, sim, mas não só na questão sistema, os cenários e aspectos históricos cobertos pelos sumplementos de GURPS são muito detalhistas e acurados, retratando com fidelidade ímpar a época em questão.
Livros como Supers, Illuminati e Cthulhu Punk são dignos de riso, enquanto Space e Cyberpunk são dignos de sono...
Riso e Sono ?
GURPS Illuminati ganhou o prêmio Origins de 1994 como o
melhor suplemento do ano de toda a indústria RPGistica. É o único livro de RPG que já li até hoje que se dispõe a abordar (e com sucesso) o funcionamento das
teias de influência, que é elemento central ao conceito de "teoria da conspiração". É uma pesquisa tão boa sobre o assunto, que chegou a ser apreendido pelo FBI para averiguações. E fez tanto sucesso que deu origem a um jogo de estratégia de tabuleiro muito bom chamado "Illuminati Deluxe".
Quanto ao Space, só posso dizer que leva em considerações cálculos e ciências astronômicas reais, e pode-se calcular de tudo - sistemas, planestas, órbitas, espaçonaves, etc.
Mais realismo do que isso, você não vai achar na indústria de RPG.
Mas é engraçado uma coisa: vira e volta, quando alguém cita Gurps, a Santa Inquisição da Igreja D20 ataca procurando crucificar e converter os infiéis, começando a assim a luta os "Protestantes".
Pois é, Arcanjo. Falou tudo.
Acho que é interessante tentar ajudar o colega falando a verdade, para que el possa formar sua opinião. Pra isso é interessante deixar paixões de lado, e se ater aos fatos. Por isso tento ser o mais realista possivel nos meus posts. Não faço parte de nenhuma "igreja" , mas tem muita gente aqui que parece fazer. Eu tento ser o mais racional possível, e nesse sentido, não existe sistema/jogo ruim, existem jogos com características diferentes, que podem se mostrar melhor para algumas coisas, e ruim para outras.