• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ritmo de Leitura

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
Qual o seu ritmo de leitura? Você é daqueles que devora livros? Lê rapidinho, aí emenda um atrás do outro ou lê rapidinho e dá um tempo até pegar outro? É uma lesma leitora? Sempre tem um livro à mão, mas demooooora até terminar... por vezes lê vários ao mesmo tempo, demorando pra terminar todos eles?

Eu leio bem devagar. Sempre tenho um livro, mas sempre demoro pra terminar. Gosto de passar mais tempo escolhendo um bom livro para não ter erro e assim ter uma leitura agradável do que ler o que me cai na mão, ler rápido e não aproveitar a leitura. Gosto de mastigar e digerir lentamente o que leio. Para mim os melhores livros são aqueles que me fazem parar no meio da leitura por longos minutos refletindo sobre algum trecho. E isso atrasa bastante a leitura!
 
Tem semanas que devoro livros como se realmente me alimentasse deles. Leio antes de dormir, me acalma ou me da o que fantasiar e pensar pra esquecer o dia que me irrita. Ai tem determinadas semanas que eu simplesmente não consigo parar de ler. Não sei exatamente o critério... mas leio compulsivamente.

Tenhoi mania de engatar um no outro sim, as vezes mais de um por vês, como agora. Quando o livro é facinho, leve não tenho problemas com isso... leio um pouco de cada por dia e assim vou indo. Tenho um sempre comigo... esperar ou andar de ônibus, filas intermináveis, caminho do fórum.. sempre lendo.

Entretanto tem uns e oturos que pego sozinho e demoro demais pra ler. Ou me envolvo ou tento abstrair cada linha. Minha mãe costuma dizer que to tentando decorar as linhas quando faço isso.

Raramente pego algo muito "pesado" pra ler... algo que realmente vá me fazer parar durante a leitura, como tu disse... Leio códigos e constituições demais e tenho sempre que interpretar demais cada artigo pra usá-lo como convém... então pra distrair a mente sempre busco algo leve.

Heresia com as grandes obras admito, mas ainda sou da teoria do "tudo que é demais cansa" e do "penso, logo desisto". Então deixo as grandes obras pensantes pra quando to em férias e não terei que encarar nenhuma lei ou semelhante pra me perturbar a mente.
 
depende do livro. se estou gostando muito eu tenho que me segurar para não ler tão rápido, pq eu fico chateada qdo acaba e reler nunca é a mesma coisa. mas se eu não estou curtindo eu começo a me enrolar, aí leva mais de uma semana para terminar.
 
Eu leio devagar, mas por um longo tempo. Por vezes leio 6 ou 7 horas seguidas, quando estou muito disposto. Mas não deixo, em geral, de ler um único dia que seja. E costumo ler pelo menos 2 livros por vez; ou até mais, se não forem livros de estudo. Num bom mês, então, consigo ler uns 5 livros.
 
Acho que tudo depende da época. Tem momentos que estamos mais animados, ávidos por novas aventuras literárias, e tem momentos que estamos mais cansadões e acabamos lendo menos.

No atual momento, estou lendo 1 livro só. Leio ele três vezes por dia, mas pouquinho cada uma das vezes, só algumas páginas para dar coragem. Leio quando acordo enquanto tomo meu café e como minhas bolachinhas, isso da força para enfrentar o dia. Depois leio depois do almoço para tirar um cochilo gostoso. E leio a noite antes de dormir mais um pouquinho, para inspirar meus sonhos, rs.
 
Eu sou uma lesma leitora.
Mesmo quando estou gostando do livro, demoro um bucado pra terminar. Sempre tenho um livro na bolsa, ou mais de um, e acabo revezando entre eles (conforme o meu interesse em casa história), o que só atrasa mais o termino de cada livro. Fora as pausas pra reflexão, voltar algumas páginas pra relembrar alguma coisa etc etc.
Costumo ler um livro, de + ou - 300 páginas, em 1 mês... 1 mês e meio, SE a história for bacana.
 
Comigo também varia, se estou gostando da estória do livro leio vários capítulos por dia. Mas se não estou curtindo muito leio só um. E só leio um livro de cada vez, não consigo ler mais do que isso, infelizmente.
 
Depende da ocasião. Às vezes começo a ler um livro compulsivamente em um dia e no outro já não tenho tanta vontade de ler e aí vai passando o tempo. Quando lembro que tenho que terminar de ler já quase esqueci a história.
Mas também tem vezes que eu leio em um dia só (claro, dependendo do número de páginas) e já engato outro.
Não consigo ler mais que um livro por vez, acabo me atrapalhando toda.
 
Depende da ocasião, do livro e do tempo disponível. Livros fáceis como Crepúsculo e semelhantes leio em 2,3 dias no máximo. Livros mais complexos demoro cerca de uma semana quando to em férias e leio todo dia ou, como agora, cerca de um mês, não lendo todo dia. Sempre tenho um livro à mão, não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, sempre me dedico mais a um, comecei ler "A missão de Senar" junto com "As Duas torres" e abandonei o primeiro. Eu costumo dar uma pausa de uma semana entre um livro e outro, mas se for uma série eu engato tudo.
Enfim, eu já li mais rápido há uns anos atrás, talvez porque eu fosse mais atoa e tivesse mais tempo pra isso. Depois da experiencia de vestibular e agora faculdade, se eu conseguir ler dois por mês já ta de bom tamanho.
 
Varia de acordo com ânimo, disponibilidade de tempo e gosto pelo livro.

Atualmente os dois primeiros itens estão escassos para mim, então tenho lido em ritmo de lesma mesmo.
 
Ah, antigamente eu lia mais rápido e por muitas horas. Hoje em dia, não tenho muito tempo para ler o que eu quero e minha leitura dinâmica anda meio enferrujada. A quantidade de livros diminuiu muito, infelizmente.
 
Sempre fui lento mesmo o livro sendo eletrizante e muito bom.

Prefriro uma leitura lenta e muito bem assimilada do que uma rápida que necessite ser relida duas ou três vezes depois.
 
Sempre li apenas uma vez cada livro, mas demoro pra ler livros no geral.

Estou fazendo até um curso para aumentar a velocidade de leitura, mais para ler livros técnicos e/ou não-ficção, mas provavelmente pra ficção lerei no ritmo normal (ou seja, bem lento hehe)
 
Eu leio na velocidade que o livro me impõe.

Se ele é de leitura difícil, atravancada, e com vocabulário de dicionário, aí demoro mesmo, sem remorso. Meu começo dO Lobo da Estepe foi assim, demorei quase duas semanas pra ler as primeiras 55 páginas porque elas eram densas, pesadas e inovadoras. Tinha tanta ideia boa e nova que a cada pepita que o livro oferecia eu parava pra analisar, degustar, e depois guardava no bolso, para só assim prosseguir.

Demoro horrores também naqueles que são muito chatos. Mancho cada página com uma gota de sangue, mas não desisto dele. Só desisti de dois livros até hoje, que eu me lembre, e um deles era do Machado. Ao contrário, se o livro é mais bobinho, mais descritivo que pensativo, leio rapidíssimo. Acabei A Hora da Estrela, da Clarice, em uma madrugada insone.

Eu costumo alternar um livro reflexivo com uma historinha mais leve ou que não me faça pensar tanto (não necessariamente bobinho, só não ser denso ou tenso tá valendo). Ultimamente tenho lido uma sequência de livros-que-não-precisam-pensar porque as obras psicológicas e filosóficas estavam me deixando com muitas dúvidas, depressiva e anti-social demais. Só volto a lê-las quando estiver 100% bem comigo mesma.
 
Sou do tipo que sempre está lendo, preciso do livro como quem precisa da sua carteira de identidade.
Geralmente inicio até 3, no máximo 4 livros, vou lendo de acordo com o tempo disponível, antigamente seguia um ritmo muito melhor, com 2 ou 3 livros por semana, mas a vida de atoa passa, e vestibulando começa, então virou passado e agora é adaptação.
Em geral, dois livros são fixos, um livro de ônibus, pequeno e leve, sem grandes reflexões, porque é barulho e solavancos e eu leio no ônibus para dispersar antes das aulas...
E um livro das noites insones, pesado, reflexivo, totalmente filosofia ou algo mais profundo, de matéria existencial. E estes, estes sim, eu mastigo. Remói de cá e remói de lá, tirar todo o sulco possível, não me importo se demorarei um ou dois meses para ler, mas eu simplesmente leio cada parágrafo contando palavras, assimilando letras. Afinal, diz-se que os Atlantis liam por anos um mesmo livro, pois as palavras falam muito mais do que o próprio autor quis dizer.

Costumo alternar entre um livro mais histórico, realista ou de matéria crítica a sociedade, e depois engendrar uma fantasia, ficção, medieval, e etc.
Não sou maníaca, do tipo que lê como quem morre de sede, mas tenho esses momentos, como devoradora, como se não ler fosse inconcebível e fosse o único meio de desanuviar a mente do dia cheio. Mas em dias comuns, leio como quem ama, mas amor sem paixão, não me mordo em parar de ler faltando apenas 5 páginas pro final, não. Fico remoendo tudo o que se passou e meu passa-tempo é tentar saber o fim antes de lê-lo, sim, amo fazer isso.
E acima de tudo, se o livro está bom, se é uma leitura que prende e tem aquele ritmo alucinado, impossível de parar, eu paro, dou uma relaxada, deixo umas horas ou mesmo um dia, tudo para não sofrer depois, pensando que corri, perdi algo ou não entendi por ter a pressa de saber o final.


E por fim, prefiro emendar, sem cessar, se termino uma leitura já estou com o próximo livro, ou mesmo já iniciei o outro, mas parei para terminar o outro. E o legal é a surpresa, ir na biblioteca querendo uma ficção doida, e sair com um clássico de Machado, é bom, gostoso, essa ideia de aventura inesperada. ^^
 
Eu percebi que estou lendo menos, já chegou a passar mais de dias sem eu ler nada, e para meu espanto, eu sobrevivi, antes eu era mais ávido por leitura (tem gente que acha que aquele paginômetro no Skoob está errado), eu li aquilo tudo, de 2005 até 2008 eu lia feito um desesperado, mas com o tempo o tempo foi sumindo, mas se puder eu leio muito, o que falta ás vezes é tempo, mas a vontade eu tenho, e espero, sempre vou ter.
 
Para mim depende do livro, quando eu gosto muito do eu leio muito rápido, quero terminar, saber o final o quanto antes porém tenho evitado fazer isso para aproveitar mais a leitura, mas quando não gosto muito eu geralmente demoro bastante pois faço várias pausas bem longas e por vezes preciso re-ler alguns capítulos pois acabo esquecendo. Não tenho o costume de ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas tenho feito isso para compensar os livros que não me agradam muito, então tem sido comum eu estar lendo um livro que me agrada muito e também algum livro( ruim ) que estou tentando terminar a um bom tempo já. Atualmente estou em fase de conclusão de uma pós-graduação, ai não tem jeito, o ritmo diminuiu bastante, mas o que não quero deixar acontecer é parar de ler.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo