• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ritmo de Leitura

Meu ritmo de leitura é inversamente proporcional ao meu ritmo de vida. Se eu estou sem tempo para nada, como nos últimos tempos, por causa do mestrado, não consigo me concentrar em leitura nenhuma, e uma tartaruga dando a volta ao redor do mundo seria mais rápida do que eu para ler. Mas quando a minha vida está mais calma, eu leio em uma velocidade inacreditável. Leio muito rápido, mesmo.
 
Acho que depende. Vou me restringir a literatura porque texto técnico eu sou lenta, mesmo porque muitas vezes eu fico tirando notas dele. Mas texto literário eu tenho um problema se eu gosto muito, eu costumo perder a noção de tempo, quando isso acontece eu só paro de ler quando o livro acaba. E sim, já virei madrugada em função disso.
 
Eduardo costuma achar que eu leio só a primeira frase de cada parágrafo quando estou empolgada com um livro, de tão rápido que leio *rs* mas de vez em quando desanimo, não necessariamente com o que estou lendo (posso desanimar sem estar lendo nada) e acontece de passar um mes inteiro sem ler nada.
 
Para ler livros mais simples tenho demorado em média uma tarde ou um dia e meio, dependendo do número de páginas. Já se é uma leitura técnica ou um clássico, demoro entre uma semana ou um mês. Tenho um ritmo de leitura muito bom, mas houve épocas em que eu lia mais. Como trabalho em uma livraria e de cidade pequena, às vezes passo o dia inteiro lendo...:D
Prefiro ler um livro por vez, mas em alguns períodos, quando tenho alguma leitura muito cansativa para fazer para a faculdade, alterno entre o livro mais denso e alguma coisa mais leve.
 
Geralmente leio rápido, mas depende do meu tempo disponível e se tenho ou não que ler livros técnicos do meu curso, o que no caso me impede de ler meus livros "normais".

Gosto de intercalar livros clássicos com livros atuais e nunca leio uma série/coleção de uma vez, sempre intercalo com outros autores e temas.
 
Eu costumo ler vários livros de uma vez só. Tem o livro de cabeceira pra ler antes de dormir, que quase nunca leio; um pra ler em filas, viagens e entre provas da faculdade à distância, também leio muito pouco; os audiobooks ouvidos durante o trabalho no mp3 player, estes vão numa velocidade incrível; e os ebooks no pc, vários pela metade com marcadores, a velocidade de leitura destes varia de acordo com o livro.

Fora os audiobooks que ouço no trabalho, costumo ler pouco em casa. Geralmente eu devoro o que pego, que já é selecionado, mas vou por épocas, algumas semanas leio muito, outras não leio nada e fico só jogando e vendo filmes ou navegando na internet etc.

Como o Paganus, os livros que eu mais gosto eu costumo ir devagar, saboreando cada parágrafo, imaginando, refletindo, de vez em quando até paro e vou olhar olhar um artigo relacionado ao tema em questão na wikipédia. Isto tudo para assimilar bem o que eu estou lendo, e aproveitar na minha vida depois.

Livros simples e de puro entretenimento eu costumo ler bem rápido, mas livros com mais conteúdo, histórias mais complexas ou de filosofia mesmo, demoro demais. Com algumas exceções. Livros gigantes e com mais conteúdo que me divertem muito eu já consegui terminar bem "rápido", pelo tamanho do livro. Por exemplo, a primeira leitura de O Senhor dos Anéis, quando eu tinha 13 anos, me tomou um mês. Guerra e Paz do Tolstoy, ano passado, também. Minha releitura do Senhor dos Anéis, mais Silmarillion, mais O Hobbit, esse ano, só gastou duas semanas para tudo. Em compensação, um livrozinho minúsculo do Ludwig Wittgenstein, Investigações Filosóficas, eu já peguei quatro vezes na biblioteca municipal, duas semanas por vez, e não passei do primeiro terço. Minha leitura deste está parada já faz um ano, mas eu marquei onde parei xD. Um dia ainda terminarei este livro!
 
Olha, eu nunca cheguei a medir :P, mas dizem que leio rapido...
Como leio de formas e em tempos aleatorios(no onibus, fim-desemana, hor ado almoço que sobra), fica dificil dizer...

mas, por exemplo, numa epoca que fique sem fazer nada no trabalho e tinha as 8 horas pra ler, li do 1º ao 4º livro do harry potter em 5 dias, mais ou menos...

Algumas pessoas falaram pra eu le rmais devagar, pra apreciar mais a historia e eu tentei fazer isso... mas não conseguia focar na leitura, minha mente começava a divagar e eu perdia a concentração. Creio que leio nessa velocidade pois minha mente precisa absorver a historia nesse ritmo, senão procura outras coisas pra se ocupar e a leitura vai pro espaço :P

Quando tenho varios livros da mesma saga pra ler, costumo emendar a leitura como se fosse uma só. Mas quando vou mudar de saga, dou um tempinho pra minha mente "sair" do universo ficcional anterior e as emoções despertadas pela leitura dissiparem...
 
Depende muito do tempo e do gosto pelo livro.
Quando era mais novo, e não trabalhava, só escola e tal, eu devorava livros, lia-os muito rápido e já pulava para o próximo, mas sempre de um em um.
Agora, com trabalho, e estudos tenho que equilibrar os livros que preciso ler do curso, e os que gosto, então leio dois ou três livros, porém demoro bem mais para termina-los. Aprendi a equilibrar a leitura, de modo que não passo mais o dia inteiro lendo. Agora por exemplo, estou lendo dois livros e uma Hq, leio o livro do curso no ônibus a caminho, leio o outro livro do meu gosto na volta, e leio a Hq em casa.
 
Algumas pessoas falaram pra eu le rmais devagar, pra apreciar mais a historia e eu tentei fazer isso... mas não conseguia focar na leitura, minha mente começava a divagar e eu perdia a concentração. Creio que leio nessa velocidade pois minha mente precisa absorver a historia nesse ritmo, senão procura outras coisas pra se ocupar e a leitura vai pro espaço :P

Nunca tinha pensado nisso, mas acho que comigo é o mesmo, não consigo ler devagar, se leio devagar fica mais fácil divagar :batera:, mas mesmo assim às vezes me pego divagando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo