• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião! Quando ela ajuda ou prejudica?

Muot-Hart disse:
Visões cínicas e pretensiosas do assunto, eu diria que são um tanto quanto dispensáveis.

É o que está escrito nos livros sagrados.


Para cada uma dessas citações há interpretações e interpretações que se pode dar.

Pois é... livros supostamente inspirados no ser mais poderoso de tudo ainda têm tantos problemas. Esperaria mais de tais livros sagrados.


E de qualquer jeito, os tempos são outros, em tese, as pessoas não deveriam ser burras de empregar, em tempos de arsenal nuclear, a mesma mentalidade de eras de espadas e lanças.

Outro problema. Os seguidores destes livros sagrados acham que estão do lado de deus, do lado do criador de tudo... e quem pode estar mais certo do que o criador de tudo?

Pois então... deixemos os livros ´sagrados´ de lado. Pois o ´sagrado´ não tem como estar errado, e o que não tem como estar errado não tem chance de mudar, e o que não tem chance de mudar não tem como ser adaptado as novas necessidades.

Até
 
Eu acho que a religião pode ter muitas coisas boas a trazer, para pessoas que estao "perdidas" ou necessitadas, ou também para as outras... Mas o principal para ser feliz naum eh a religião na minha opinião... A fé eh muito mais importante. Acreditar em um Deus. Sou católico, e gosto da minha religião, mas naum frequento missas e coisas do genero, somente as vezes. Mas tenho muita fé.
 
Alumínio disse:
Muot-Hart disse:
Visões cínicas e pretensiosas do assunto, eu diria que são um tanto quanto dispensáveis.

É o que está escrito nos livros sagrados.


Para cada uma dessas citações há interpretações e interpretações que se pode dar.

Pois é... livros supostamente inspirados no ser mais poderoso de tudo ainda têm tantos problemas. Esperaria mais de tais livros sagrados.


E de qualquer jeito, os tempos são outros, em tese, as pessoas não deveriam ser burras de empregar, em tempos de arsenal nuclear, a mesma mentalidade de eras de espadas e lanças.

Outro problema. Os seguidores destes livros sagrados acham que estão do lado de deus, do lado do criador de tudo... e quem pode estar mais certo do que o criador de tudo?

Pois então... deixemos os livros ´sagrados´ de lado. Pois o ´sagrado´ não tem como estar errado, e o que não tem como estar errado não tem chance de mudar, e o que não tem chance de mudar não tem como ser adaptado as novas necessidades.

Até
Com todo o devido respeito, sua visão da coisa toda está mostrando ser tão sagaz quanto a de qualquer fanático do islã.
Religião é uma coisa neutra, ela depende de quem a emprega para se tornar algo benéfico ou maléfico. Isso se dá justamente por serem obras de significados muito universais. Poderiam ser menos universais, mas aí responderiam menos questões e sumiriam na história mais depressa.
Você só diz essas coisas por falta de contato, falta de conhecimento. Não é através da análise superficial e pretensiosa de citações selecionadas por você especificamente para criticar que se pode conhecer o assunto genuinamente.
O fato irrefutável é que funciona para muitas pessoas, não necessariamente pela "mentira do paraíso, ser superior, etc", mas por orientações que as muitas religiões fornecem, como o budismo por exemplo.
 
Muot-Hart disse:
Com todo o devido respeito, sua visão da coisa toda está mostrando ser tão sagaz quanto a de qualquer fanático do islã.

:wink: Obrigado pelo aviso.


Religião é uma coisa neutra, ela depende de quem a emprega para se tornar algo benéfico ou maléfico.

Sei.. assim como a faca.

Assim como torcer para time de futebol invisível.

Isso se dá justamente por serem obras de significados muito universais. Poderiam ser menos universais, mas aí responderiam menos questões e sumiriam na história mais depressa.

Não por algo estar permeado em toda história que deva receber glórias.

Você só diz essas coisas por falta de contato, falta de conhecimento. Não é através da análise superficial e pretensiosa de citações selecionadas por você especificamente para criticar que se pode conhecer o assunto genuinamente.

Demonstre o seu conhecimento.


O fato irrefutável é que funciona para muitas pessoas, não necessariamente pela "mentira do paraíso, ser superior, etc", mas por orientações que as muitas religiões fornecem, como o budismo por exemplo.

O fato de eu acreditar que sou protegido pelos gnomos e me sentir melhor não dá valor especial aos gnomos.

Até
 
Riquismo

Talvez uma analogia pelo absurdo ajude...

Riquismo

Eu sou um Riquista, imagino que tenho 1 milhão de reais da minha conta bancária. Sinto-me tão bem assim! Tenho mais esperanças no futuro, ajudo o próximo, tenho menos preocupações, resumindo, sou uma pessoa muito feliz com meu milhão! Imagine você também! Seja um Riquista!

:)

Até
 
Alumínio disse:
Religião é uma coisa neutra, ela depende de quem a emprega para se tornar algo benéfico ou maléfico.

Sei.. assim como a faca.

Assim como torcer para time de futebol invisível.
Se torcer pra time de futebol invisível te leva ao Nirvana, vá fundo.

Alumínio disse:
Isso se dá justamente por serem obras de significados muito universais. Poderiam ser menos universais, mas aí responderiam menos questões e sumiriam na história mais depressa.

Não por algo estar permeado em toda história que deva receber glórias.
Não, é por sua utilidade, beleza e profundidade que deve receber glórias.

Alumínio disse:
Você só diz essas coisas por falta de contato, falta de conhecimento. Não é através da análise superficial e pretensiosa de citações selecionadas por você especificamente para criticar que se pode conhecer o assunto genuinamente.

Demonstre o seu conhecimento.
Assim que você articular para mim a sensação fornecida pelo ato sexual. Ou por um banho quente.
Não é tão simples assim
Muito conveniente fazer tal desafio, aliás.


Alumínio disse:
O fato irrefutável é que funciona para muitas pessoas, não necessariamente pela "mentira do paraíso, ser superior, etc", mas por orientações que as muitas religiões fornecem, como o budismo por exemplo.

O fato de eu acreditar que sou protegido pelos gnomos e me sentir melhor não dá valor especial aos gnomos.
Essa é uma comparação muito obtusa. Um sujeito que se dá ao trabalho de ler textos sagrados não é nada senão um intelectual da mais alta estirpe. São leis que, apesar de imperfeitas, possuem séculos de idade, e levaram séculos para ficarem prontas. Tratam de muitas questões diferentes, um cem número de problemas inerentes ao ser humano, um número quase incomputável. Acreditar em gnomos é ser simplesmente bobo.

E esta não foi uma analogia pelo absurdo, foi apenas uma analogia absurda. Vou tentar não te tratar como uma samambaia e simplesmente ignorar esse último post tosco.
 
Muot-Hart disse:
Essa é uma comparação muito obtusa. Um sujeito que se dá ao trabalho de ler textos sagrados não é nada senão um intelectual da mais alta estirpe. São leis que, apesar de imperfeitas, possuem séculos de idade, e levaram séculos para ficarem prontas.

Apelo para o que é antigo ( link )

As leis continuam absurdas e intolerantes.

Muot-Hart disse:
Tratam de muitas questões diferentes, um cem número de problemas inerentes ao ser humano, um número quase incomputável. Acreditar em gnomos é ser simplesmente bobo.

Perdão, mas o que você tem contra quem acredita em gnomos protetores? Qual a diferença de um séquito de gnomos com superpoderes e Deus?
 
Stein disse:
Apelo para o que é antigo ( link )

As leis continuam absurdas e intolerantes.
Sim sim, todas as leis são absurdas e intolerantes, assim como todo pm carioca fuma camarão e todo gay sai de batom e salto alto na rua.
Stein disse:
Perdão, mas o que você tem contra quem acredita em gnomos protetores? Qual a diferença de um séquito de gnomos com superpoderes e Deus?
A diferença, é que uma coisa é uma porcaria de uma moda, enquanto a outra é um conceito apoiado por instituições sólidas, textos sagrados de quilos e quilos de massa, mentalidades, teses, teorias, eventos, rituais, tradição, etc.
 
Muot-Hart disse:
E de qualquer jeito, os tempos são outros, em tese, as pessoas não deveriam ser burras de empregar, em tempos de arsenal nuclear, a mesma mentalidade de eras de espadas e lanças.

E é por isso que está datado.
 
Galera, tem uns caras se matando há uns 3000 anos lá no famigerado Oriente médio! Tudo por causa da religião! E se você pensa que os católicos não tem nada a ver com isso, lembre-se das últimas cruzadas, compostas em parte por CRIANÇAS!
Não seria hora de seguir uma crença mais saudável?
 
Realmente,algumas crenças ou religiões usam de forma incorreta aquilo que lêem na bíblia,alcorão,evangelho...enfim...nos seus livros sagrados,passando para muitos uma imagem errada de Deus...Na minha opinião nós temos uma visão muito humana de Deus ,em acreditarmos que ele é um Ser que castiga ,incompreensível,que pune quando contrariado ou desobedecido...assim como nós seres humanos imperfeitos agimos...Ele é muito superior a nós ,em especial no amor :lily:
 
Bill_Samambaia disse:
Galera, tem uns caras se matando há uns 3000 anos lá no famigerado Oriente médio! Tudo por causa da religião! E se você pensa que os católicos não tem nada a ver com isso, lembre-se das últimas cruzadas, compostas em parte por CRIANÇAS!
Não seria hora de seguir uma crença mais saudável?
Durr
No que coisas que uns sujeitos fizeram a mil anos atrás impede o islamismo ou cristianismo de serem saudáveis? Depende de cada um. Vai ver as maravilhas que o cristianismo faz nos Alcólicos e Narcóticos Anônimos. Se isso não é saudável, nada o é.
 
No que coisas que uns sujeitos fizeram a mil anos atrás impede o islamismo ou cristianismo de serem saudáveis?

No caso em questão, é difícil que judeus e palestinos simplesmente dêem as mãos e façam as pazes porque o ódio já se incorporou à cultura local. Ótimo que hajam trabalhos como esses que você mencionou acontecendo, é muito importante! Mas eles podem muito bem ser dissociados da dogmática religiosa.
Eu não estou dizendo que as religiões são totalmente ruins, estou dizendo que não se precisa de uma para praticar o bem.
 
Bill_Samambaia disse:
No caso em questão, é difícil que judeus e palestinos simplesmente dêem as mãos e façam as pazes porque o ódio já se incorporou à cultura local. Ótimo que hajam trabalhos como esses que você mencionou acontecendo, é muito importante! Mas eles podem muito bem ser dissociados da dogmática religiosa.
Eu não estou dizendo que as religiões são totalmente ruins, estou dizendo que não se precisa de uma para praticar o bem.
Mas isso vai muito além de uma problemática meramente religiosa. É um problema de naturezas étnicas, éticas, políticas, territoriais e históricas. Atribuir os problemas entre palestinos e judeus às suas respectivas religiões é tolice, inclusive porque há indícios de que o ódio pelos palestinos não é uma unanimidade entre os judeus e vice-versa. Qualquer trabalho jornalístico investigativo sério sobre o tema mostra isso ainda que de relance.
Além do mais, qualquer judeu esclarecido percebe como é injusto o modo como tratam os palestinos, assim como qualquer palestino com juízo percebe que explodir a inocentes e a si próprio não tem nada a ver com a justiça divina de Alá. Assim como nem todo brasiliense queima índio, nem todo carioca trafica, assim como nem todo padre é pedófilo... São minorias que chamam atenção através de gestos dramáticos. Não há coerência nenhuma em julgar a ignorância como característica inerente à religião.
 
Muot-Hart disse:
Bill_Samambaia disse:
No caso em questão, é difícil que judeus e palestinos simplesmente dêem as mãos e façam as pazes porque o ódio já se incorporou à cultura local. Ótimo que hajam trabalhos como esses que você mencionou acontecendo, é muito importante! Mas eles podem muito bem ser dissociados da dogmática religiosa.
Eu não estou dizendo que as religiões são totalmente ruins, estou dizendo que não se precisa de uma para praticar o bem.
Mas isso vai muito além de uma problemática meramente religiosa. É um problema de naturezas étnicas, éticas, políticas, territoriais e históricas. Atribuir os problemas entre palestinos e judeus às suas respectivas religiões é tolice, inclusive porque há indícios de que o ódio pelos palestinos não é uma unanimidade entre os judeus e vice-versa. Qualquer trabalho jornalístico investigativo sério sobre o tema mostra isso ainda que de relance.
Além do mais, qualquer judeu esclarecido percebe como é injusto o modo como tratam os palestinos, assim como qualquer palestino com juízo percebe que explodir a inocentes e a si próprio não tem nada a ver com a justiça divina de Alá. Assim como nem todo brasiliense queima índio, nem todo carioca trafica, assim como nem todo padre é pedófilo... São minorias que chamam atenção através de gestos dramáticos. Não há coerência nenhuma em julgar a ignorância como característica inerente à religião.
Essencialmente o problema é religioso, porque muito antes de surgirem as atuais questões territoriais e políticas (pós Guerra), tais povos já cultivavam uma inimizade. Hoje realmente o problema desenvolveu-se muito e outros fatores somaram-se, mas reitero, a causa mais fundamental foi a religião, afinal não se chama Terra Santa por acaso.
Evidentemente generalizações são errôneas, mas estou aqui humildemente tentando esclarecer o papel que a religião teve, não estou dizendo que todo muçulmano não faz barba, e nem que judeu é mão de vaca!
 
Bill_Samambaia disse:
Essencialmente o problema é religioso, porque muito antes de surgirem as atuais questões territoriais e políticas (pós Guerra), tais povos já cultivavam uma inimizade. Hoje realmente o problema desenvolveu-se muito e outros fatores somaram-se, mas reitero, a causa mais fundamental foi a religião, afinal não se chama Terra Santa por acaso.
Evidentemente generalizações são errôneas, mas estou aqui humildemente tentando esclarecer o papel que a religião teve, não estou dizendo que todo muçulmano não faz barba, e nem que judeu é mão de vaca!
Insisto em dizer que você está equivocado. Não existe richa religiosa que sustente um problemão desses sozinha. Ela é só parte do discurso de uns e outros líderes fanáticos, que manipulam as massas por outros motivos, massas essas que se movem berrando o nome de Alá, mas matam por causa do cunhado que foi morto pelo outro lado, pelas terras que eram da família dele e agora são território israelense, pela porcaria do chuveiro que não funciona desde o ano passado, etc.

É a mesma coisa que afirmar que a base da Segunda Guerra Mundial foi anti-semitismo meu amigo.
 
Concordo, mas eu não disse isso! A religião foi fundamental no enraizamento do conflito, porém hoje existem outros desdobramentos, citados por você!
Nos entendemos?
 
Não.

Eu compreendo a visão que você tá dando pra essa questão, mas o fato é que se você retirasse o fator "religião", nada iria mudar.

Israelenses e paletinos brigam porque os Israelenses foram folgados, roubaram a terra deles e os sacanearam por 40 anos, religião nada tem a ver com isso, é só um detalhe ilustrativo, um enfeite, um adereço. É tipo um piercing bem pequenininho que vc põe no umbigo, não faz peso e ninguém nota se vc tirar.
 
Eu compreendo a visão que você tá dando pra essa questão, mas o fato é que se você retirasse o fator "religião", nada iria mudar.
Aí é que está. A questão é: retirar o fator religião em que época?
Se for nos tempos atuais, talvez não mudasse nada, mas poderia amenizar o conflito.
Mas se for há 3 mil anos atrás, aí sim! Eles estariam vivendo em perfeita harmonia!
Concorda ou sem corda?
 
Sem corda, totalmente, putz. Se fossem os aborígenes australianos que tivessem fundado Israel, a coisa ainda ia ser a mesma. Como é que você encara numa boa um bando de sujeitos que você nunca viu mais gordo chegando e falando, "escutaqui, essa terra é sagrada pra nós, Deus prometeu ela pra gente e a gente vai chutar vocês dela, podem arredar pra lá".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo