• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião! Quando ela ajuda ou prejudica?

Bom eu criei esse topico pq eu fico pensando em como e a mente das pessas que tem uma religião e a seguem. Os atos nobres que elas fazem e os atos absurdos (ao menos para mim) tambem!
Eu conhesso casos de pessoas que ñ tinham nada, mas depois de suguir uma religião elas tiveram sucesso :obiggraz: , o pastor lhes cobravam dinheiro em nome de Deus :|
Eu tbm sei de um caso em que a religão de um casal (ex-visinhos meus) ñ os permitião fazer sexo se ñ fosse com fins de reprodução :roll: e com isso eles tiveram 7 filhos 8O e agora a mulher corre risco de vida se engravidar novamente :|

Eu queria saber a opinião de vcs :mrgreen:
 
Ah, religião é uma coisa muito boa.
O problema é quem está por trás.

Na minha sincera opinião, o cristianismo por exemplo é uma religião incrível. Mas a instituição por trás (Igreja Católica) está obsoleta, faliu a séculos e hoje é absolutamente inútil, quando não é danosa. Nós temos por exemplo, no Dalai Lama, um exemplo de líder religioso interessante, valioso, querido, útil. Ele escreve livros de auto-ajuda (que estão entre os melhores dos séculos XX e XXI), arrecada dinheiro para causas nobres no Tibete e na Índia... E o Papa, que faz da vida? Desfila pra lá e pra cá de pijama, dizendo não ao aborto, não à homossexualidade, não aos métodos anti-concepcionais, não à clonagem... Mas quando o assunto é pedofilia na Igreja e Guerra no Iraque, parece que ele some.

Mas nem sempre as Instituições que estão por trás das religiões são ruins. Há instituições que exercem certo "controle" sobre o budismo ou judaísmo que são interessantes. Há ainda as igrejas espíritas.
 
Eu particulamente estou decepcionado com todo tipo de religião.
Se você tem fé siga ela e não a religião.
 
Bem eu tbm acho que oq muda e salva as pessoas é a fé ñ a religião, mas tem mulheres que ñ cortão os pelos de debaixo do braço nem uzam champoo pq a igreja delas diz que é pecado, é isso que eu ñ me conformo :|
 
Religião é bom, ter fé é bom, dá auto-confiança e talz, mas acreditar no q vc quer acreditar, qndo começam a lhe impor coisas q vc não aceitaria e vc qndo quiser fazer coisas q não faz pq a religião não permite e hora de abandona-la, a religião deve dar liberdade, e não prender alguem, como ela infelizmente faz :|
 
Bom vc tem q ter religião pra ter fé... eu creio em Deus e tenho fé nele, isso me deixa mais seguro e tranqüilo, sabendo q alguém está sempre olhando e se importando por mim...
 
eu acho muito chato quando alguém vem com uns papos de insitir mesmo você falando não para levar numa aula religiosa.

se muitos discordam do Padre Anchieta por querer induzir os índios a serem católicos, por que então fazem isso com outras pessoas?

isso influi no relacionamento sim, porque se a pessoa insiste e aquilo te incomoda, aquela amizade vai se esvaindo e você vai começar a evitar a pessoa. :tsc:
 
Religião é bom qdo não se ultrapassa limites de respeito... Quando não parte para o lado do Fanatismo... As pessoas deviam compreender que cada um tem suas próprias crenças....
:roll:
Todos os caminhos levam a uma estrada só e todos os Deuses são um só Deus...
DIFÌCIL È COLOCAR ISSO NA KBEÇA DA HUMANIDADE... :tsc: :tsc: :tsc:
 
no passado a igreja catolica atrasou o mundo em no minimo 500 anos... quem se lembra da invenção da maquina fotografica... q eles diziam q roubava a alma da pessoa... e tmb na idade media... q chovia por q Deus quer... faz sol pq Deus quer... ele naum buscavam uma resposta logica pros problemas, se num me engano essa era a igreja anglicana, mas naum tenho certeza se era a anglicana naum... :roll:
 
As mitologias, histórias, lições morais e ensinamentos que certas religiões trazem são importantes para qualquer sociedade. Mas realmente acreditar em tudo que está escrito como história real e não fábula é um dos grandes problemas/atrasos da humanidade.
 
Slash disse:
Na minha opinião religião eh algo inutil .. !!!

Não, Slash... Nem um pouco inútil... Eu sou Ateu, mas tento constantemente me converter porque a religião é uma coisa muito bonita... Ela dá uma noção de bondade muito legal para as pessoas sem a qual o mundo certamente seria pior (quantas pessoas que não matam por amor a Deus não estariam matando alguém hoje sem a fé que eles têm?)...

Além disto, é uma forma de lutar para sobreviver, estava falando com uma mulher sobre isto hoje na festa do meu primo. Passei a festa de 18 anos inteira conversando com uma senhora de idade chamada Cida que é cega e tem uma história muito triste. Confesso, apesar do que alguém pode pensar ao ver eu trocar os meus primos adolescentes pela "velhinha cega que todo mundo evita porque dá aflição", que adorei o papo... Ela tava me contando que só consegue sobreviver porque tem uma fé e acredita em algo, que meu ateísmo só vai me levar ao caos... Acho que você acreditar em alguém que te ajuda constantemente é fundamental para vencer alguns obstaculos, inclusive é comprovado que ajuda na cura de doenças...

As igrejas são nojentas (não cada igreja em si, eu digo as instituições), realmente, e as religiões pregam coisas que eu repudio, eu acho que se é pra acreditar em algo nós devemos ter fé e só fé, como o Sapiens disse, sem seguir nenhum livro, já que eles foram escritos por homens, não deuses, e seguem um comportamento humano, não divino.

A fé, para alguns, é a única esperança... Pense nisso, Slash... Eu posso até não acreditar e achar que leva, para quem não apenas acredita e só isto, à atos horríveis e idiotas, mas tem muita importância e utilidade... ^^

Respondendo à pergunta do tópico, ela ajuda nos casos que citei, para formar um indivíduo com uma base moral boa e para ajudar alguém a sobreviver... Prejudica? Hm, em qualquer ocasião em que seja levada de modo fanático, como já foi dito aqui... =)
 
Melkor disse:
Além disto, é uma forma de lutar para sobreviver, estava falando com uma mulher sobre isto hoje na festa do meu primo. Passei a festa de 18 anos inteira conversando com uma senhora de idade chamada Cida que é cega e tem uma história muito triste. Confesso, apesar do que alguém pode pensar ao ver eu trocar os meus primos adolescentes pela "velhinha cega que todo mundo evita porque dá aflição", que adorei o papo... Ela tava me contando que só consegue sobreviver porque tem uma fé e acredita em algo, que meu ateísmo só vai me levar ao caos... Acho que você acreditar em alguém que te ajuda constantemente é fundamental para vencer alguns obstaculos, inclusive é comprovado que ajuda na cura de doenças...

(...)

A fé, para alguns, é a única esperança... Pense nisso, Slash... Eu posso até não acreditar e achar que leva, para quem não apenas acredita e só isto, à atos horríveis e idiotas, mas tem muita importância e utilidade... ^^

Eu acho que não é preciso ter religião pra ter essa motivação e fé. Eu acredito em Deus, mas não O vejo como apoio ou esperança pra minha vida. Pra isso serve uma ideologia, ou uma vida com um objetivo. Pra mim esse deve ser o principal sustentáculo de uma pessoa.
 
A religião tem um ar de obrigação, de "faça isso se não você está ralado"...
A crença, a fé, o temor a Deus devem vir de cada um de nós, e não se basear em uma conduta ou em regras ditadas por algumas pessoas (com coisas ridículas e absurdas) e por religiões.
E muitas vezes, acho que a religião prega um Deus "inexistente", ou seja, vingativo, punitivo, cruel demais. Não mostrando, não abrindo os olhos para verdades mais claras e um um Deus que pode "não interferir" em coisas tão erradas, mas que sabe, muito bem, o que e por que faz.
Os "responsáveis" pelas religiões deveriam se preocupar em mostrar coisas melhores e tentar ensinar, passar algo de bom de verdade.
Afinal, como dizem, de que adianta rezar pela manhã e agir como bárbaros durante todo o dia? *E nem precisa ir tão longe, colocando os pés na porta da Igreja, ninguém mais é "irmão", todos voltam à ser o pilantra, a vagabunda, o morto-de-fome, aquele que se veste assim...*

:wink:
 
A religião para mim pessoalmente é algo inutil as pessoas tem que acreditar em si mesmas, não esquecendo de respeitar os seus semelhantes.
A religião tambem criou o pecado só para as pessoas pagarem dizimos por se sentirem culpadas. Mas mesmo assim eu respeito todas as religiões desde que não estrapolem o bom senso. :x
 
Se você ler cada um e entender que cada pessoa até agora passou uma informação nova não é um saco, Muot-Hart. Eu pelo menos to achando a discussão no mínimo interessante, talvez você devesse ver que mesmo em uma discussão onde todo mundo defende o mesmo ponto de vista (até agora, não se esqueça disto) existem argumentos diferentes e informações diferentes.
 
A religião definitivamente não é inútil.

Eu conhcço vários casos de pessoas que estavam perdidas na vida, alcólatras, drogados, bandidos, que depois que se engajaram em uma religião deixaram de beber, de se drogar, de roubar e se tornaram pessoas honestas, seguindo os ensinamentos da religião. Pelo menos nesse tipo de caso, a religião é muito boa e ajuda bastante a pessoa.
 
Ao fato de ter pessoas que encontram na religião uma escapatoria para seus problemas pessoais só tenho que dizer o seguinte cada macaco no seu galho.
Eu só queria saber o porque dessas pessoas terem se perdido no mundo, talvez falta de crença em si mesmos.
Uma vez li numa SuperInteressante uma teoria de um cientista americano sobre o comportamento humano. Ele falava o seguinte todos os primatas que vivem em sociedade tem um "Chefe" no seu bando e a ele somente cabe a responsabidade sobre o bando, o ser humano não seria diferente nosso "Chefe" é Deus, um fato é que pessoas religiosas tem a sensação de proteção como se suas vidas estivessem sendo protegidas por uma força superior.

Muot-Hart cuidado no saco que vc colaca a mão hahahahaha :lol:
 
Bom so ateu ... entao para mim religiao e perda d tempo e muito dinheiro ....
sou mais eu fazer as minhas proprias regras d como viver bem dq seguir 7 mandamentos ou 11 regras ...
E acho q ja estudei d+ para acreditar q o mundo foi criado em 7 dias fala serio
So faso aquilo q eu acho serto e mais ninguem .... e estou muito bem e feliz assim
So para lembrar sou Anti- Cristo tb
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo