• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião! Quando ela ajuda ou prejudica?

To chegando no tópico agora...

Para começar...Creio que nada em demasia é saudável, nem ao menos algo que você faz por se sentir bem como por exemplo religião.
Eu acredito que há muitas religiões que tenham crenças ridiculas, mas se a pessoa segue é porque quer, mesmo tendo muitas pessoas que seguem determinada religião por achar bonitinho, por modismo, porque não têem opção, para usar a religião como freio de sua piração, etc...Motivo para se seguir uma religião não falta, agora bom motivo para se ter uma religião agente vê pouco. Mas voltando ao assunto...O importante é a pessoa fazer isso porque quer, e não por outro motivo! Acredito que estamos nesse planeta para duas coisas ser feliz e aprender e não vai ser indo pelas cabeças de outras pessoas que vamos aprender a não ser que essas pessoas realmente tenham algo a nos mostrar...

Fuiz *esperando falarem um monte para mim* :roll:
 
ajuda qndo a pessoa tem a religiao como UMA de suas inspiracoes pra vida (apoio moral e tals), uma influencia positiva....

prejudica qndo ela mistura COmpLetaMenTE a religiao com a amizade qndo a outra pessoa naum gosta de misturar esse assunto, qndo a pessoa deixa nas maos de Deus algo pra ser resolvido e fica esperando de braços cruzados :eek: e quando a religiao compromete a saude da pessoa :?
 
prejudica qndo ela mistura COmpLetaMenTE a religiao com a amizade qndo a outra pessoa naum gosta de misturar esse assunto, qndo a pessoa deixa nas maos de Deus algo pra ser resolvido e fica esperando de braços cruzados e quando a religiao compromete a saude da pessoa
de fato, largar TUDO nas mãos de DEUS é se livrar de um monte de problema..... :( :( :( :roll: :wink:
 
Ecthelion disse:
prejudica qndo ela mistura COmpLetaMenTE a religiao com a amizade qndo a outra pessoa naum gosta de misturar esse assunto, qndo a pessoa deixa nas maos de Deus algo pra ser resolvido e fica esperando de braços cruzados e quando a religiao compromete a saude da pessoa
de fato, largar TUDO nas mãos de DEUS é se livrar de um monte de problema..... :( :( :( :roll: :wink:

A Mayumi disse que largar TUDO nas mãos de deus não é bom! Não disse que é bom...

Condordo com o que você disse Mayumi! A religião deve servir como apoio e não motivo da vida.
 
na minha opinião a religião é uma coisa que nos ajuda a superar as coisas mas naum deve ser exercida com fanatismo. pois vimos naum a mto tempo (atentados diversos) que o fanatismo é extremamente prejudicial.
 
Estou com preguiça para escrever sobre a importancia da mitologia para qualquer sociedade, alias, tive um papo excelente sobre isso ontem no finzinho do encontro aqui no Rio.

Mas uma coisa deve ficar bem clara. No mundo em que vivemos, cada um deve saber ate onde a religião é benéfica para si. Ela apenas é prejudicial quando extende seu poder a pessoas que não estão interessadas em partilhar de seus preceitos.
 
Não acredito em Deus, Igreja, Cristianismo etc....E acho que não é por isso q ñ vou me dar bem na vida...Acho que em alguns casos atrapalha pois fazem "LOUCURAS" pela religão...E acho que as vezes ajuda, mas a pessoa tem que acreditar mesmo....Pra mim nunca me ajudo e nem prejudico...Não sô
anti-cristo..Também acho que alguns pessoas dizem que acreditam, que a religião os ajudou, que a religião é tudo... quando na verdade nem rezam, nem tão aí...Têm medo de expressar sua opinião só porque acham que vão olhar estranho pra ela...
 
THE PASSOLARGO disse:
Não acredito em Deus, Igreja, Cristianismo etc....E acho que não é por isso q ñ vou me dar bem na vida...Acho que em alguns casos atrapalha pois fazem "LOUCURAS" pela religão...E acho que as vezes ajuda, mas a pessoa tem que acreditar mesmo....Pra mim nunca me ajudo e nem prejudico...Não sô
anti-cristo..Também acho que alguns pessoas dizem que acreditam, que a religião os ajudou, que a religião é tudo... quando na verdade nem rezam, nem tão aí...Têm medo de expressar sua opinião só porque acham que vão olhar estranho pra ela...

bom... acho q cada um acredita (ou naum) no que quiser, a religião naum é para os outros, mas para sí mesmo... então o mais importante é vc estar bem consigomesmo acreditando (ou naum) no que quiser. :roll:

churritos em um momento de filósofo :think:
 
Sou um cara que não tem que se meter, afinal o pouco que eu conheço da religião são com meus amigos, mas eu tenho uma pergunta para fazer e vou fazer para vocês:

Qual o motivo desse descontentamento que os católicos tem com a Igreja???

Sou judeu e não tenho esse descontetamento com minha religião...

Ser católico, ou cristão, é tão medonho assim???
 
RELIGIÃO.....

Religião pra mim não passa de simples estudo teosofico...
leio sem compromisso, como qualquer outro tipo de leitura comum

não fico me declarando como isso ou aquilo, não me classifico dentro de nenhuma religião....todas tem seu valor.....mas não me encaixo em nenhuma.

tenho mais fé em mim que em qualquer outra coisa!
quando se coloca fé nas coisas, se espera que algo aconteça ou que aquilo que se deposita a fé te ajude de alguma forma, vejo isso uma forma de acomodação.....
pois quando algo não dá certo, coloca-se a culpa na religião (ou em Deus).
Ex.: "Eu não passei no teste porque Deus não quis!" (não, vc não teve competencia para passar..é só isso)

ahahahahabraço
 
Cavaleiro de Rohan disse:
Qual o motivo desse descontentamento que os católicos tem com a Igreja???

Bem, eu não sou católico (apesar de ser criado como um), mas a instituição da Igreja me dá muitos motivos pra descontentamento.

Não estou entendendo de onde exatamente você tirou essa idéia que cristãos e católicos são descontentes com a Igreja. Não vejo muitas reclamações da parte deles. A maioria tem tanta fé que mal consegue enxergar a corrupção.
 
Cada um se encontra de uma maneira ...ou através da religião ou fora dela ...acredito que todas tem seus pontos positivos e negativos ...são válidas se tiverem o amor como base ...mas não vão deixar de ter suas falhas ,afinal são constituídas por seres humanos...Ateus ou crentes(no sentido de crer em Deus ,independente da religião)não possuem a verdade absoluta ....mas acho que não devemos nos achar tão auto-suficientes ou tão superiores ,a ponto de não acreditarmos num ser superior a nós ... :lily:
 
Na minha opinião a religião é algo importante para todos. A fé é algo fora do comum, que te ajuda a alcançar objetivos. O pensamento positivo, a fé em si mesmo e a fé em algo maior são coisas que te fazem crescer como ser humano.

A base de toda religião deveria ser o respeito. Respeito a si próprio, aos outros, às coisas, a tudo. Se isso acontecesse, uma religião não entraria em conflito com outra.
 
Não discordo de você. Mas o tipo de suporte que uma religião proporciona é muito diferente de todo o resto.

É claro que é diferente. É falso.

Todo mundo precisa se estruturar pra conseguir viver e toda estrutura precisa de uma base, um suporte. Cabe a cada indivíduo escolher o melhor suporte pra sua estrutura. Alguns procuram amigos, outros família, outros um pisicólogo, outros a profissão. Uma base, depois de instalada, para ser retirada, abalará toda a estrutura. Se vc põe uma base de madeira, achando que é uma base de concreto, quando descobrir, retirá-la será muito pior do que nunca a ter colocado, se vc não descobrir, não vai se preocupar com cupins, humidade, e etc e tal pq vai estar achando que a fundação é de concreto e toda a sua estrutura estará comprometida.

É extremamente arriscado contruir uma vida à base de ilusões. E é isso o que a religião proporciona. Mentiras idiotas de mais para serem verdade, mas enfeitadas e detalhadas demais pra passarem despercebidas.

A pessoa precisa desesperadamente de um alicerce, e se ela encontra esse apoio na religião e começa a se basear nela para as coisas, ela vai perdendo o senso crítico e vai sendo moldada. Perde a personalidade, a individualidade. Transforma mentiras em suas únicas verdades. Se confunde e se perde. Ficam cegas e perdem a razão. Se apoam em credos imaginários, o que deixa sua estrutura prestes a cair.

As religiões foram criadas para limitar as pessoas e as deixarem na linha. Não falo apenas sobre coisas como "não matar" e etc. Me refiro a coisas menos importantes como " não pecar contra a castidade" " se batizar para ir pro céu" e "não cortar o cabelo " etc... Elas não pensam e não analisam as coisas , simplesmente aceitam o que já lhes vêm pronto, sem pensar realmente se isso é bom ou ruim.

As religiões se perdem tanto em regras e proibições que esquecem que a base de tudo deveria ser o amor. Sem restrições, sem preconceito, sem barreiras. Mas eu digo sem barreiras NENHUMA. E barreiras é o que não faltam nas religiões... Uma religião hostilizando a outra, ostilizando homossexuais, desquitado, mães e pais solteiros.

Peguemos o exemplo do catolicismo, que é a religião em que eu fui criada. O Papa solta um manuscrito proibindo os métodos anti-concepcionais não naturais. Pq proibir a camisinha? Pq segundo a doutrina católica, sexo só se deve fazer depois do casamento e desse modo, doenças venéreas não seriam contraídas. Pq não usar camisinha para prevenir a gravidez? Pq a gravidez é uma benção de Deus e uma escolha de Deus. usando camisinha vc estará barrando um eventual desejo divino. Só que quais são os meios naturais? Tbelinha. Mas definitivamente a tabelinha não é um método seguro. Para mulheres com um ciclo irregular, é simplesmente improvável. Só por isso a mulher está condenada a ter 10 filhos pq foi assim que Deus quis? É uma conduta de comportamento sem nenhum fundamento. Se baseia em um mundo que não existe mais. Doenças venéreas se espalham com uma rapidez assustadora em um mundo onde sexo após o casamento é uma coisa cada vez mais rara. Condições financeiras e sociais pra se criar um filho cada vez piores, e vc vai seguir a doutrina e ter 10?
Outro exemplo básico é a velha história de que Deus proverá. As pessoas ficam achando que somente fé é suficiente para conseguir tudo na vida, que Deus vai prover, e deixam de fazer sua parte. Deixam de se exforçar. Acham que tudo que perdem é culpa do diabo e que com fé vão reconquistar tudo. Sem fazer nada pra isso. Ficam doentes e não se tratam pensando que Deus irá prover a cura.

A religião é e sempre foi um meio de dominação em massa e dominação não pode ser boa. Não há nada mais "Cale a boca, fique quieto e aceite" do que " Felizes os pobres porque deles é o reino dos céus". É o memso que dizer " Fique pobre, não faça esforço pra ser rico, me deixe aki, curtindo minha vida enquianto vc passa fome pra quando nós morrermos vc ir pro céu e eu não".

E assim, o ser não é mais ser, mas é um reflexo de regras embaralhadas e sem sentido.

Definitivamente, a religião faz mais mal que bem....

Pq elas enchem as cabeças de bobagens e os corações continuam com as mesmas fraquesas, mesmas inclinações, mesmo ódio e as atitudes são as mesmas fachadas e mentiras maqueadas ...
 
*Elenwë* disse:
É claro que é diferente. É falso.
Prove.

Eu acho que a visão de alguns ateus é perfeitamente válida em certos casos, mas em geral, eles falam daquilo que desconhecem, que não vivenciaram. Possuem uma visão muito restrita. Não se lembram de que há centenas de religiões distintas no mundo, ou de que há modos e modos de praticar cada uma delas.
"A religião tira o senso crítico, manipula, blablabla", isso é papo de poser revoltado pra mim, com a licença da franqueza. Pra cada sujeito que posa de intelectual derrubador dos "valores tradicionais e cristãos da sociedade", há uns cem intelectuais de verdade, que por um acaso praticam sua espiritualidade. Que não é necessariamente cristã para termos uma idéia da universalidade e volatilidade do assunto.
É ela (a espiritualidade) que diferencia um homem de uma formiga trabalhadora. Isto é, se é que somos mesmo melhores do que formigas.
 
Se alguém quer utilizar a religião em esfera pessoal. Faça o que bem enteder.

Só não queira que eu respeite ´argumentos de fé´.


Até
 
*Elenwë* você fez um manifesto contrário unicamente na sua visão de religião, o que para mim se mostrou muito limitado, uma vez que todo seu texto se baseia na sua experiência como "cristã", você ignorou totalmente religiões como o budismo, que pregam em algumas de suas vertentes, o desapego ao material. Desapego este caracterizado em quase todas as religiões.

O amor é a palavra fundamental de 99% das religiões, bem como o respeito ao próximo e as outras crenças. Se funciona assim ou não é única e exclusivamente culpa daquele que prega esta conduta, pois a base é a mesma, a essência é a mesma, mas os homens desvirtuam conforme seus interesses.

Acho que antes de fazer um manifesto com esta "magnitude" estude, muito, pelo menos a maioria das religiões antes de ser tão enfática diante de um assunto tão complexo e que atinge tanta gente. :wink:

Você está confundido as instituições (igrejas) com a religião. Você só meteu pau no que, neste caso, a instituiçãoigreja católica (e semelhantes) prega(m).

Como disse o Muot-Hart: Prove!
 
Nossa... pregam muito amor! Ucch

Levitico 20:

11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos os adúlteros certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.

12 Se um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente serão mortos; cometeram uma confusão; o seu sangue será sobre eles.

13 Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.

14 Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, é maldade; serão queimados no fogo, tanto ele quanto elas, para que não haja maldade no meio de vós.


Agora um pouco do amor no islamismo...

"Lembra que teu Senhor inspirou os anjos (com a mensagem): ‘estou contigo. Dai firmeza àqueles que crêem. Eu instilarei terror nos corações dos descrentes. Golpeai-os acima do pescoço e cortai as pontas dos seus dedos’." Surah 8:12

"Contra eles [os descrentes] disponha sua força ao máximo de suas capacidades, incluindo cavalos de guerra, para instilar terror aos (corações dos) inimigos." Surah 8:60

"Mas quando os meses proibidos se passarem, então lute e mate os pagãos onde quer que os encontre, e os capture e cerque, e fique a sua espera em todo tipo de estratagemas (de guerra)" Surah 9:5

"Lutai contra aqueles que não crêem em Alá ou no Último Dia... (mesmo se forem) Pessoas do Livro [judeus e cristãos], até que paguem a Jizya [imposto cobrado de não-muçulmanos] com voluntária submissão, e se sintam subjugados." Surah 9:29

"Perguntou-se ao Apóstolo de Alá ‘qual a melhor ação de todas?’, e ele respondeu ‘acreditar em Alá e seu Apóstolo [Maomé]’. O inquiridor então perguntou ‘e qual a segunda melhor?’, e ele respondeu ‘participar da Jihad em favor de Alá’". Bukhari 1:2:25

"O Apóstolo de Alá disse ‘recebi o mandamento de lutar com as pessoas até que digam ‘ninguém pode ser adorado senão Alá’." Bukhari 4:52:196

"Disse o Profeta: ‘Aquele que participa [em batalhas sagradas] em nome de Alá e nada o motiva a não ser a crença em Alá e seus Apóstolos será recompensado por Alá com uma recompensa, ou espólio (se ele sobreviver) ou entrará no Paraíso (se ele for morto em batalha como mártir). Se eu não achasse isso penoso para meus seguidores, então eu não ficaria para trás em nenhuma saryia [uma espécie de incursão militar] que acontecesse em razão de uma Jihad e teria adorado ser martirizado pela causa de Alá e entao revivido, e depois martirizado e revivido, e de novo martirizado em Seu nome’." Bukhari 1:2:
35


8O

:roll:

Até
 
Alumínio disse:
Nossa... pregam muito amor! Ucch

Levitico 20:

11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos os adúlteros certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.

12 Se um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente serão mortos; cometeram uma confusão; o seu sangue será sobre eles.

13 Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.

14 Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, é maldade; serão queimados no fogo, tanto ele quanto elas, para que não haja maldade no meio de vós.


Agora um pouco do amor no islamismo...

"Lembra que teu Senhor inspirou os anjos (com a mensagem): ‘estou contigo. Dai firmeza àqueles que crêem. Eu instilarei terror nos corações dos descrentes. Golpeai-os acima do pescoço e cortai as pontas dos seus dedos’." Surah 8:12

"Contra eles [os descrentes] disponha sua força ao máximo de suas capacidades, incluindo cavalos de guerra, para instilar terror aos (corações dos) inimigos." Surah 8:60

"Mas quando os meses proibidos se passarem, então lute e mate os pagãos onde quer que os encontre, e os capture e cerque, e fique a sua espera em todo tipo de estratagemas (de guerra)" Surah 9:5

"Lutai contra aqueles que não crêem em Alá ou no Último Dia... (mesmo se forem) Pessoas do Livro [judeus e cristãos], até que paguem a Jizya [imposto cobrado de não-muçulmanos] com voluntária submissão, e se sintam subjugados." Surah 9:29

"Perguntou-se ao Apóstolo de Alá ‘qual a melhor ação de todas?’, e ele respondeu ‘acreditar em Alá e seu Apóstolo [Maomé]’. O inquiridor então perguntou ‘e qual a segunda melhor?’, e ele respondeu ‘participar da Jihad em favor de Alá’". Bukhari 1:2:25

"O Apóstolo de Alá disse ‘recebi o mandamento de lutar com as pessoas até que digam ‘ninguém pode ser adorado senão Alá’." Bukhari 4:52:196

"Disse o Profeta: ‘Aquele que participa [em batalhas sagradas] em nome de Alá e nada o motiva a não ser a crença em Alá e seus Apóstolos será recompensado por Alá com uma recompensa, ou espólio (se ele sobreviver) ou entrará no Paraíso (se ele for morto em batalha como mártir). Se eu não achasse isso penoso para meus seguidores, então eu não ficaria para trás em nenhuma saryia [uma espécie de incursão militar] que acontecesse em razão de uma Jihad e teria adorado ser martirizado pela causa de Alá e entao revivido, e depois martirizado e revivido, e de novo martirizado em Seu nome’." Bukhari 1:2:
35


8O

:roll:

Até
Visões cínicas e pretensiosas do assunto, eu diria que são um tanto quanto dispensáveis.
Para cada uma dessas citações há interpretações e interpretações que se pode dar.
E de qualquer jeito, os tempos são outros, em tese, as pessoas não deveriam ser burras de empregar, em tempos de arsenal nuclear, a mesma mentalidade de eras de espadas e lanças.
 
Religião! Quando ela ajuda
nunca
ou prejudica?
nunca

pelo menos nao na minha vida

eu prefiro ignorar o termo religiao, pois eh na minha concepcao um dos maiores absurdos do mundo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo