• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião! Quando ela ajuda ou prejudica?

Duruby, você não pode chamar a crença dos outros de perda de tempo e ridiculariza-la, isso é totalmente ofensivo... Acho que nem é ofensivo, é desrespeitoso... Se alguém chegar pra você e dizer que ser Ateu é coisa pra pessoas ignorantes e que é uma perda de tempo você ficaria feliz? Então pensa melhor antes de falar essas coisas sobre a religião dos outros, ok? ^^

E Kilson Viegas, acho que a religião não é exatamente uma forma de proteção, e sim uma resposta que os homens criaram para se darem por satisfeitos crentes de que entenderam tudo, para enfim poderem aquietar-se... Não é somente isto, mas acho que é mais para explicar o mundo onde vivemos do que para nos sentirmos protegidos que a fé surgiu... Como já disse, pode também ser uma esperança, algo que mantenha alguém vivo, uma crença de que será salvo, e isso pode ser tudo para alguém...

Como eu nunca precisei de respostas para o mundo porque sempre achei que as tinha e como eu nunca sofri o suficiente para precisar de esperança, nunca "precisei" acreditar em Deus. Melhor dizendo, eu nunca tive fé porque não precisei nem tive a oportunidade de crescer em um ambiente cristão... Se estou errado, só vou descobrir quando morrer... =)
 
Eu nao estou ofendendo a religiao dos outros....
eu simplesmente dei a minha opiniao ... e acho tb q a religiao serve como um escudo para as pessoas
 
Talvez vc seja contra as instituições que estão por tras da religião, tipo até um tempo atras eu era catolico, mas comecei a perceber com a igreja era...
se eu tivesse uma religião seria alguma parecida com a dos celtas, talvez eu fosse um druida...

A religião é uma necessidade do ser humano de acreditar em alguma coisa melhor, ou mesmo explicar o q ele não entende, é um escudo q tdos temos, até vc, eu arriscaria dizer q o fato de vc ser ateu e anti-cristo é o mesmo escudo q vc diz q os religiosos tem, é uma crença tb.
 
Às vezes (não estou dizendo que é o seu caso!), a pessoa adota a posição de ateu ou anti-Cristo para ser diferente dos outros, para se destacar... Um escudo, também...
 
Não sei o que é pior, crente ou ateu.
Ambos pensam que conheceram a verdade absoluta e estão entre os mais plenos, realizados e cultos seres. Ambos se odeiam mutuamente e, ironicamente, são absurdamente iguais.
 
Muot-Hart disse:
Na minha sincera opinião, o cristianismo por exemplo é uma religião incrível. Mas a instituição por trás (Igreja Católica) está obsoleta, faliu a séculos e hoje é absolutamente inútil, quando não é danosa. Nós temos por exemplo, no Dalai Lama, um exemplo de líder religioso interessante, valioso, querido, útil. Ele escreve livros de auto-ajuda (que estão entre os melhores dos séculos XX e XXI), arrecada dinheiro para causas nobres no Tibete e na Índia... E o Papa, que faz da vida? Desfila pra lá e pra cá de pijama, dizendo não ao aborto, não à homossexualidade, não aos métodos anti-concepcionais, não à clonagem... Mas quando o assunto é pedofilia na Igreja e Guerra no Iraque, parece que ele some.

O que o Dalai Lama tem a ver com isso se o que você está defendendo é a religião do cristianismo?

E a Igreja Católica é parte da religião, então se você é cristão, não pode simplismente ignorar qualquer mancada ou babaquice que a Igreja faz e dizer que não é problema seu. Tanto a instituição QUANTO a religião estão tendo o seus nomes sujos.
 
Muot-Hart disse:
Não sei o que é pior, crente ou ateu.
Ambos pensam que conheceram a verdade absoluta e estão entre os mais plenos, realizados e cultos seres. Ambos se odeiam mutuamente e, ironicamente, são absurdamente iguais.

Ninguém é pior que ninguém, Muot! Você está mechendo com a crença das pessoas, não pode elevar nem abaixar ninguém, nesse assunto todos devem ser considerados igualmente ou uma hora ou outra um dos lados perderá a cabeça.

É difícil a pessoa não achar que encontrou a verdade, pois então sua fé não é completa nem pode se dizer cristão ou muçulmano, por exemplo. A fé é acreditar no que não se vê, se você não tem nem certeza de que vê não é fé, não concorda?

Folco, concordo contigo... Se você é cristão praticante deve seguir a Biblia e o que o papa diz, pelo menos é o que a lógica diz... Ok, você pode até acreditar em Deus e Cristo e não ser contra o homossexualismo, mas a sua religião pôe o papa como representante de Deus, então você sendo a favor do homossexualismo está indo contra a instituição de Deus...
 
Muot-Hart disse:
Lê direito o que eu escrevi que aí a gente conversa.

:roll:


Você começa defendendo o Cristianismo mas depois ferra a Igreja. Depois menciona como o Dalai Lama está ajudando o mundo (algo que não tem nada a ver com o Cristianismo ou Igreja) e depois volta a falar das babaquices da Igreja.

O que eu ACHO que você quis dizer é que um bom seguidor de certa religião pode trazer bem enquanto a corrupção de outras pode trazer o mal.

Mas isso é uma contradição, já que a Igreja e o Cristianismo são partes de um conjunto só, e os problemas de um não devem ser ignorados pelo o outro.

E eu repito o que eu já disse:

E a Igreja Católica é parte da religião, então se você é cristão, não pode simplismente ignorar qualquer mancada ou babaquice que a Igreja faz e dizer que não é problema seu. Tanto a instituição QUANTO a religião estão tendo o seus nomes sujos.

... completando, dizendo que a maioria dos cristãos segue e concorda com a Igreja.
 
Melkor vc falou que as pessoas inventaram a religião para explicar as coisas em sua volta, bem muitas religiões existem por ai e ate concordo porem vc tem que comprender que o foco que faz as pessoas procurarem as religiões hoje em dia e a sensação de segurança que elas sentem de estar comungando com Deus.
Quanto ao fato de Ateus e Crentes serem iguais um não tem nada ver com o outro
os Ateus que eu conheço respeitam mas as outras religiões do que qualquer Crente que eu já vi.. :twisted:
 
Melkor disse:
Ninguém é pior que ninguém, Muot! Você está mechendo com a crença das pessoas, não pode elevar nem abaixar ninguém, nesse assunto todos devem ser considerados igualmente ou uma hora ou outra um dos lados perderá a cabeça.
Minha intenção foi criticar ações extremistas, só isso. Longe de mim desmerecer as crenças ou fé alheias. Só acho que, tendo em vista o tamanho do mundo, a magnitude do universo e a amplitude da verdade universal, achar que a própria crença consiste em um suposta única e unilateral verdade, é coisa de bacana.
Folco Gamgee disse:
:roll:


Você começa defendendo o Cristianismo mas depois ferra a Igreja. Depois menciona como o Dalai Lama está ajudando o mundo (algo que não tem nada a ver com o Cristianismo ou Igreja) e depois volta a falar das babaquices da Igreja.

O que eu ACHO que você quis dizer é que um bom seguidor de certa religião pode trazer bem enquanto a corrupção de outras pode trazer o mal.

Mas isso é uma contradição, já que a Igreja e o Cristianismo são partes de um conjunto só, e os problemas de um não devem ser ignorados pelo o outro.

E eu repito o que eu já disse:

E a Igreja Católica é parte da religião, então se você é cristão, não pode simplismente ignorar qualquer mancada ou babaquice que a Igreja faz e dizer que não é problema seu. Tanto a instituição QUANTO a religião estão tendo o seus nomes sujos.

... completando, dizendo que a maioria dos cristãos segue e concorda com a Igreja.
Não vire os olhos para mim, mocinho! =P
Você teceu uma interpretação ABSOLUTAMENTE equivocada do que eu disse. Primeiro porque sim, o Dalai Lama não tem trolha nenhuma a ver com cristianismo. O citei para exemplificar o que é um bom líder político, coisa que eu achei imprescindível de se fazer antes de meter ferro no Papa.
E não, eu não sou cristão. Se você tá pensando isso, vai tirando o cavalo da chuva heheh. Só acredito, e estou afirmando com convicção, que Igreja e Fé são duas coisas distintas, você não precisa reconhecer o Papa como a autoridade máxima do mundo em cristianismo, logo, não se pode dizer que "a Igreja Católica é parte da religião", porque não é, muito embora a religião seja (ou deveria ser) parte da Igreja Católica. A Igreja Católica, inclusive, é algo que sucedeu, em séculos, a criação da religião católica. Não há um Jesus Cristo, ou um Deus, em nenhum número de telefone pra você consultar e perguntar qual a posição dele em relação ao trabalho da Igreja. Ela nunca foi aprovada pelo que seria a autoridade realmente máxima no assunto, logo, aceitar ou não aceitar o que ela determina é opção pessoal de cada um. Por isso eu "ferrei" a Igreja e defendi a religião, não há contradição nenhuma aqui. Os fundamentos do cristianismo, senão impecáveis, estão nuito próximos disso. Já o ser humano não chega perto de ser impecável, ele erra, peca, sente cobiça, muda os princípios, ignora fatos, interpreta erroneamente textos (que nem alguém aí :roll: ), etc. Você fez bagunça, daí a necessidade de uma boa, calma e pausada leitura do que eu escrevi antes de se empolgar com quotes.
 
Eu particularmente sempre fui criado como católico e principalmente meu pai considera isto um ponto muito importante. Minha mãe também é católica, no entanto tem uma grande influência do espiritísmo...

Folco Gamgee disse:
E a Igreja Católica é parte da religião, então se você é cristão, não pode simplismente ignorar qualquer mancada ou babaquice que a Igreja faz e dizer que não é problema seu. Tanto a instituição QUANTO a religião estão tendo o seus nomes sujos.

... completando, dizendo que a maioria dos cristãos segue e concorda com a Igreja.
Neste ponto tenho que discordar um pouco de ti, em se tratando de mundo até pode ser que a maioria concorda com a instituição vinculada a sua religião, neste caso a Igreja Católica, mas se trantando de Brasil fica meio complicado, uma vez que quase todos os brasileiros sofrem influências diretas de várias religiões.

No Brasil é muito comum o cara se dizer cristão, mas frequentar sessões espíritas, participar do Candomblé e visitar mestres ou templos budistas, por exemplo.

Outro ponto que gostaria de enfocar foi no que o Muot falou:
Na minha sincera opinião, o cristianismo por exemplo é uma religião incrível. Mas a instituição por trás (Igreja Católica) está obsoleta, faliu a séculos e hoje é absolutamente inútil, quando não é danosa. Nós temos por exemplo, no Dalai Lama, um exemplo de líder religioso interessante, valioso, querido, útil. Ele escreve livros de auto-ajuda (que estão entre os melhores dos séculos XX e XXI), arrecada dinheiro para causas nobres no Tibete e na Índia... E o Papa, que faz da vida? Desfila pra lá e pra cá de pijama, dizendo não ao aborto, não à homossexualidade, não aos métodos anti-concepcionais, não à clonagem... Mas quando o assunto é pedofilia na Igreja e Guerra no Iraque, parece que ele some.
Concordo contigo Muot e neste ponto o grande problema é que "os grandões" da Igreja Católica são demasiados conservadores e se utilizam de muitos trechos bíblicos contraditórios para argumentar sobre assuntos polêmicos.

O fato de o Dalai Lama ter a mente mais aberta tem muito a ver com a posição do budismo diante do mundo...

Já na Igreja Católica o que aparenta para mim é que se ela começar a mudar vai começar a perder um pouco de "crédito" diante dos seus seguidores...

Mais uma coisa, acho muito interessante o fato de as pessoas usarem a palavra de Jesus para justificar muitas coisas, sendo que estudando vi que Jesus nunca quis fundar uma igreja, mesmo porque ele sempre foi e acabou morrendo Judeu... O que temos hoje é uma Igreja fundamentalizada nas idéias do apóstolos e não diretamente nas idéias de Cristo, tanto que o que temos como igreja dominante no país é a "Igreja Católica Apostólica Romana", que por estar obsoleta está perdendo muito espaço, principalmente para os Evangélicos...
 
Muot-Hart disse:
Não sei o que é pior, crente ou ateu.
Ambos pensam que conheceram a verdade absoluta e estão entre os mais plenos, realizados e cultos seres. Ambos se odeiam mutuamente e, ironicamente, são absurdamente iguais.

Eu nao me sinto pleno e realizado ... muito menos me acho o cara mais culto e sabio do mundo
Simplesmente adotei uma tatica d vida q me faz sentir bem ou seja ...
Para nao ter q me preocupar com religiao... com seus pontos falhos ou seus podres (nao dizendo q tdas tem podres mas a maioria tem) simplesmente resolvi virar ateu depois d passar por algumas religioes e estudar um pouco ... e acho q esta foi a desisao mais sensata da minha vida
E eu nao odeio os crentes nem os catolicos ... cada um na sua
 
Eu tenho religião e também creio em Deus, tendo total fé nele. Assim, me sinto tranqüilo, iluminado por Deus e feliz...
 
Durub-bùrz disse:
Muot-Hart disse:
Não sei o que é pior, crente ou ateu.
Ambos pensam que conheceram a verdade absoluta e estão entre os mais plenos, realizados e cultos seres. Ambos se odeiam mutuamente e, ironicamente, são absurdamente iguais.

Eu nao me sinto pleno e realizado ... muito menos me acho o cara mais culto e sabio do mundo
Simplesmente adotei uma tatica d vida q me faz sentir bem ou seja ...
Para nao ter q me preocupar com religiao... com seus pontos falhos ou seus podres (nao dizendo q tdas tem podres mas a maioria tem) simplesmente resolvi virar ateu depois d passar por algumas religioes e estudar um pouco ... e acho q esta foi a desisao mais sensata da minha vida
E eu nao odeio os crentes nem os catolicos ... cada um na sua
Eu fiz uma generalização. Tecnicamente, eu também sou ateu (eu acho, er...). Por ateu, entenda-se como implícito nesse post que vc comentou os ateus mais radicais e imprudentes (a maioria).
 
Na minha opinião , religião é uma questão de consciência, pois de nada adianta vc ir a igreja como um hipócrita se fingir de religioso e fazer o mal em nome de Deus , atualmente estou lendo "O nome da Rosa", fala muito sobre a idade média , assim , pode se ver como a Igreja era totalmente hipócrita e sem escrúpulos , a santa inquisição era uma grande farça que condenava as pessoas que tinham própria identidade e idéias revolucionárias, na minha opinião , a ética religiosa é falha, acho que não se pode considerar religioso aquele que faz mal ao se próximo , acho que mais vale um ateu que faz o bem do que um religioso hipócrita e inescrupuloso .
Alguns preceitos religiosos delimitam a liberdade dos indivíduos e lhes impõe barreiras para que a visão torne todas as outras idéias difusas , qualquer crença quando percebe que suas verdades cruzamcom as de outras religiões, profana a palavra alheia e distorce a verdadeira idéia , a bem verdade é que nenhum indivíduo gosta de comparações , mas todas as crenças não querem perder fiéis, assim, fecham lhes os olhos para nada de bom de outras crenças seja visto , só as falhas.
Prefiro não ter religião e ver o que há de bom em todas do que me fechar a um mundo onde a graça se transforma em treva e obscurecimento, gosto de ver o mundo sem me achar melhor do que os outros, em tudo o que se acredita e tem fé há virtude. A virtude está na fé e na bondade, todas as crenças pregam isto, mesmo que com palavras diferentes ou com restrições diversas, pois isto também faz parte da religião de cada um ...
 
Muot-Hart disse:
Mas nem sempre as Instituições que estão por trás das religiões são ruins. Há instituições que exercem certo "controle" sobre o budismo ou judaísmo que são interessantes. Há ainda as igrejas espíritas.

Muot-Hart, sou judeu, e não há uma instituição com nenhum controle sobre o Judaísmo oficial. Não como o Vaticano para a Igreja Católica.

Claro, dependendo do que você chama de "controle".
 
Religiões sérias, acredito que todas são válidas... Todas têm suas virtudes e seus defeitos. Toda pessoa precisa de algo que a norteie, algo em que ela acredite e se agarre nos momentos em que ache que for preciso.

Só não aceito é pilantragem e enganação, gente que ludibria o povo, como é o caso (ao meu ver) de certas "seitas", tais como a Igreja Universal do Reino de Deus... :wink:
 
Pulga Prenha disse:
Toda pessoa precisa de algo que a norteie, algo em que ela acredite e se agarre nos momentos em que ache que for preciso.

Não. Uma pessoa que precisa de ajuda pode conseguir ajuda e suporte com ela mesma, com familiares, amigos, psicólogos, etc; não precisa recorrer a Igreja e virar Cristão do dia pra noite.
 
Cavaleiro de Rohan disse:
Muot-Hart, sou judeu, e não há uma instituição com nenhum controle sobre o Judaísmo oficial. Não como o Vaticano para a Igreja Católica.

Claro, dependendo do que você chama de "controle".
Muito obrigado pelo esclarecimento, eu ignorava completamente esse fato.
Folco Gamgee disse:
Não. Uma pessoa que precisa de ajuda pode conseguir ajuda e suporte com ela mesma, com familiares, amigos, psicólogos, etc; não precisa recorrer a Igreja e virar Cristão do dia pra noite.
Não discordo de você. Mas o tipo de suporte que uma religião proporciona é muito diferente de todo o resto. Por mais que você seja amado por zilhões de pessoas, tenha toneladas de amigos, os melhores terapeutas à sua disposição, todas as riquezas, toda a saúde possível, você eventualmente irá envelhecer e morrer. A religião é uma forma de comprar imortalidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo