• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reforma Eleitoral

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Câmara barra voto preferencial e fim do segundo turno na reforma eleitoral


12.ago.2021 - Plenário da Câmara em sessão deliberativa - Cleia Viana/Câmara dos Deputados

12.ago.2021 - Plenário da Câmara em sessão deliberativaImagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Como já acordado na noite de ontem, deputados aprovaram hoje um destaque à PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma eleitoral para barrar a adoção do modelo do voto preferencial que acaba com o segundo turno. Foram 388 votos para barrar a mudança e 36 favoráveis.

No modelo de voto preferencial, o eleitor escolhe até cinco candidatos a presidente, governador ou prefeito, em ordem decrescente de preferência.

O texto da relatora Renata Abreu (Podemos-SP) previa a adoção dessa estratégia a partir de 2024. Essa proposta acabaria com a possibilidade de segundo turno nas eleições para os cargos majoritários.

Pelo texto, seria considerado eleito presidente o candidato que obtivesse a maioria absoluta das primeiras escolhas do eleitor, não computados os votos em branco e os nulos.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo