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Discussão Quem é o melhor: Forza 3, GT 5 ou NFS: Shift?

Brunno Zenni

Usuário
Os jogos foram colocados lado a lado em 10 quesitos. Confira a tabela e os comparativos:

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Gráficos

Apesar de Forza 3 ter feito um excelente trabalho nos gráficos, Gran Turismo 5 se destacou pela qualidade visual de seus carros e cenários, principalmente se levarmos em conta o número de modelos presentes no game (mais de mil) e a quantidade de pistas (mais de 50). NFS: Shift está longe de ser um game "mal desenhado", mas ainda assim eles não conseguem obter efeitos de sombras e reflexos com a perfeição exibida por seus concorrentes; além de contar com cenários bonitos, mas simples.
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Talvez seja o quesito mais acirrado entre todos. Mais uma vez o Gran Turismo 5 leva vantagem, apenas pelo fato de possuir um maior número de carros - e diante disso, o trabalho minucioso para que cada modelo teve para receber o seu ronco de motor característico. Outros efeitos sonoros, como barulho de freadas mais intensas, também merecem destaque no game. Forza 3 e NFS: Shift também são eficientes neste quesito, mas o game da EA leva desvantagem na hora das colisões, que são reproduzidas com um barulho “seco” independentemente da intensidade da pancada.


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Jogabilidade
Mais um ponto para Gran Turismo 5. Talvez este seja o grande ponto alto do game, pois o jogo de corrida da Sony consegue executar com precisão os ajustes feitos nos carros, e diferenciar modelos que possuem tração nas quatro rodas daqueles mais “travados”, que exigem que você praticamente pare o carro para fazer uma curva.
Neste quesito, NFS: Shift ganha de Forza 3 pelo controle do carro em alta velocidade. Em uma reta muito extensa, os carros de Shift começam a sacolejar de um modo extremamente real, fazendo com que você mantenha a direção fixa, pois um pequeno deslize pode fazer com que você perca totalmente o controle. Já em Forza 3, o efeito não consegue reproduzir a mesma eficiência e, em alguns casos, entrar em uma curva em alta velocidade é mais fácil do que deveria ser.
Desempenho
Antes de tudo, vale explicar que este quesito compara o desempenho do jogo durante sua execução, ou seja, a velocidade em que ele roda e se o game possui pequenas ou grandes quedas de quadros por segundo. Nesse ponto, Gran Turismo 5 fica devendo, pois em determinados momentos é visível uma leve queda de frames, principalmente na hora em que os carros se aglomeram em cenários bem detalhados, como nos circuitos de rua.
Neste caso, a situação piora ainda mais com NFS: Shift, pois o game não consegue rodar a 60 quadros por segundo, como seus rivais. O grande campeão neste quesito é o Forza 3, que conseguiu atingir uma performance consistente, independentemente das circunstâncias da corrida ou do cenário em que você está jogando.


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Multiplayer
Mais um ponto para Gran Turismo 5; não apenas pela excelente qualidade do jogo, quando executado online, mas pelas inúmeras opções para se criar salas de jogo e procurar adversários de acordo com o seu respectivo nível. NFS: Shift faz o básico, mas mostra-se muito competente por permitir uma boa quantidade de adversários no mesmo jogo. Já em Forza 3, o multiplayer é extremamente simples, limitando-se às corridas online, com poucas opções de configurações e interação entre os adversários ao redor do planeta.
Colisões
Com Forza 3, as colisões existem e realmente danificam drasticamente seu carro, dependendo do impacto, mas nada se compara às colisões NFS: Shift. O game conseguiu inovar utilizando um sistema no qual o jogador perde os sentidos por alguns momentos, dependendo do impacto. Além disso, pedaços do seu carro ficam espalhados pela pista durante toda a prova, e os ajustes iniciais são perdidos, fazendo com que seu carro fique completamente desregulado.
No Gran Turismo 5, esta é e sempre foi a grande decepção do game, popularmente conhecido por possuir "carros indestrutíveis". A Sony até prometeu que melhoraria este quesito, mas ficou só na promessa, e mais uma vez o GT decepcionou.


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Câmeras
Outro ponto alto de NFS: Shift. A sua visão interna do cockpit é uma das mais bem trabalhadas da história dos games de corrida. Nos consoles Xbox 360 e PS3, ao mexer com o analógico direito enquanto se utiliza esta visão, é possível controlar o olhar do piloto dentro do carro - ou seja: para olhar no retrovisor oposto, é necessário “virar o pescoço”.


Forza 3 também possui visão interna de dentro do cockpit, mas ao movimentar o analógico para os lados, a câmera “sai do veículo” e mostra a lateral externa do carro. Já em Gran Turismo 5, além de câmeras limitadas, não é possível visualizar a parte lateral do seu veículo, pois o analógico direito é responsável por acelerar e reduzir a velocidade do carro. E como se já não fosse o bastante, GT 5 não tem visão interna de todos os seus carros.
Dificuldade
Nesse quesito, Forza 3 leva uma pequena vantagem sobre NFS: Shift. A inteligência artificial dos adversários em Forza 3 é mais diversificada (sabe aquela corrida em que você não consegue completar e fica horas e horas repetindo?). A cada nova jogada, seus adversários tomam atitudes diferentes e traçados variados, tornando o jogo extremamente atraente para quem preza pela realidade dos competidores.
Em NFS: Shift acontece a mesma coisa, mas seus adversários insistem em errar traçados e sair da pista justamente quando estão a uma boa vantagem na sua frente, facilitando sua aproximação e ultrapassagem. Em GT 5 a coisa piora, pois além de movimentos repetitivos de seus adversários, na grande maioria dos circuitos eles acabam andando muito próximos e diante disso, basta se aproximar do último adversário para conseguir ultrapassar os outros, em seguida.


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Modos de Jogo
Gran Turismo 5 volta a ser destaque graças à boa variedade de modos de jogo presente no game. Além das corridas tradicionais, o game ainda tem vários eventos diversificados, que vão desde as corridas de kart às de kombis, além de provas com horas e horas de duração. O game ainda aproveitou a onda do Drift e acrescentou a modalidade no seu currículo. Em NFS: Shift, você também encontra uma boa variedade de provas, mas a grande maioria limita-se a corridas e Drift. Já Forza 3 decepciona muito. Além de menus simples demais, o jogo possui apenas as opções de disputar temporadas ou eventos simples, destacados em um enorme mosaico sem a mínima graça. Algo para se lamentar em um game tão bem trabalhado.
Variedade de carros
É uma covardia tentar competir com Gran Turismo 5 neste quesito. O game possui mais de mil carros, o que é um recorde do gênero. Forza 3 possui uma boa variedade de modelos e fabricantes, mas as centenas de carros do jogo são uma quantia extremamente pequena, comparadas ao GT5. NFS: Shift fica de lado desta “batalha”, com uma quantidade bem limitada de veículos diferentes.


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1° lugar: Gran Turismo 5
Ele demorou anos para ser desenvolvido, mas quando chegou ao PS3, provou que a espera valeu a pena. Apesar de um fraco sistema de colisões e câmeras limitadas, o jogo é imbatível pela variedade de carros e pelos modos de jogo, além dos gráficos de primeira.


2° lugar: Forza 3
Com um ótimo desempenho durante as corridas e uma dificuldade bem balanceada, o game de corrida exclusivo do Xbox 360 faz a alegria daqueles que possuem o console da Microsoft. Porém, a jogabilidade um pouco dura e as limitações em seus modos de jogos e multiplayer pesam com o tempo


3° lugar: NFS: Shift
Embora tenha ficado na ultima colocação desta comparação, NFS: Shift mostrou que, em futuras versões, pode peitar de frente qualquer um de seus concorrentes. Com um show visual e um sistema de colisões que faz você se sentir dentro de um carro de corrida, o jogo peca em quesitos fundamentais, como o desempenho e seus gráficos.
 

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