Brunno Zenni
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Os jogos foram colocados lado a lado em 10 quesitos. Confira a tabela e os comparativos:
Gráficos
Apesar de Forza 3 ter feito um excelente trabalho nos gráficos, Gran Turismo 5 se destacou pela qualidade visual de seus carros e cenários, principalmente se levarmos em conta o número de modelos presentes no game (mais de mil) e a quantidade de pistas (mais de 50). NFS: Shift está longe de ser um game "mal desenhado", mas ainda assim eles não conseguem obter efeitos de sombras e reflexos com a perfeição exibida por seus concorrentes; além de contar com cenários bonitos, mas simples.
Som
Talvez seja o quesito mais acirrado entre todos. Mais uma vez o Gran Turismo 5 leva vantagem, apenas pelo fato de possuir um maior número de carros - e diante disso, o trabalho minucioso para que cada modelo teve para receber o seu ronco de motor característico. Outros efeitos sonoros, como barulho de freadas mais intensas, também merecem destaque no game. Forza 3 e NFS: Shift também são eficientes neste quesito, mas o game da EA leva desvantagem na hora das colisões, que são reproduzidas com um barulho “seco” independentemente da intensidade da pancada.
Jogabilidade
Mais um ponto para Gran Turismo 5. Talvez este seja o grande ponto alto do game, pois o jogo de corrida da Sony consegue executar com precisão os ajustes feitos nos carros, e diferenciar modelos que possuem tração nas quatro rodas daqueles mais “travados”, que exigem que você praticamente pare o carro para fazer uma curva.
Neste quesito, NFS: Shift ganha de Forza 3 pelo controle do carro em alta velocidade. Em uma reta muito extensa, os carros de Shift começam a sacolejar de um modo extremamente real, fazendo com que você mantenha a direção fixa, pois um pequeno deslize pode fazer com que você perca totalmente o controle. Já em Forza 3, o efeito não consegue reproduzir a mesma eficiência e, em alguns casos, entrar em uma curva em alta velocidade é mais fácil do que deveria ser.
Desempenho
Antes de tudo, vale explicar que este quesito compara o desempenho do jogo durante sua execução, ou seja, a velocidade em que ele roda e se o game possui pequenas ou grandes quedas de quadros por segundo. Nesse ponto, Gran Turismo 5 fica devendo, pois em determinados momentos é visível uma leve queda de frames, principalmente na hora em que os carros se aglomeram em cenários bem detalhados, como nos circuitos de rua.
Neste caso, a situação piora ainda mais com NFS: Shift, pois o game não consegue rodar a 60 quadros por segundo, como seus rivais. O grande campeão neste quesito é o Forza 3, que conseguiu atingir uma performance consistente, independentemente das circunstâncias da corrida ou do cenário em que você está jogando.
Multiplayer
Mais um ponto para Gran Turismo 5; não apenas pela excelente qualidade do jogo, quando executado online, mas pelas inúmeras opções para se criar salas de jogo e procurar adversários de acordo com o seu respectivo nível. NFS: Shift faz o básico, mas mostra-se muito competente por permitir uma boa quantidade de adversários no mesmo jogo. Já em Forza 3, o multiplayer é extremamente simples, limitando-se às corridas online, com poucas opções de configurações e interação entre os adversários ao redor do planeta.
Colisões
Com Forza 3, as colisões existem e realmente danificam drasticamente seu carro, dependendo do impacto, mas nada se compara às colisões NFS: Shift. O game conseguiu inovar utilizando um sistema no qual o jogador perde os sentidos por alguns momentos, dependendo do impacto. Além disso, pedaços do seu carro ficam espalhados pela pista durante toda a prova, e os ajustes iniciais são perdidos, fazendo com que seu carro fique completamente desregulado.
No Gran Turismo 5, esta é e sempre foi a grande decepção do game, popularmente conhecido por possuir "carros indestrutíveis". A Sony até prometeu que melhoraria este quesito, mas ficou só na promessa, e mais uma vez o GT decepcionou.
Câmeras
Outro ponto alto de NFS: Shift. A sua visão interna do cockpit é uma das mais bem trabalhadas da história dos games de corrida. Nos consoles Xbox 360 e PS3, ao mexer com o analógico direito enquanto se utiliza esta visão, é possível controlar o olhar do piloto dentro do carro - ou seja: para olhar no retrovisor oposto, é necessário “virar o pescoço”.
Forza 3 também possui visão interna de dentro do cockpit, mas ao movimentar o analógico para os lados, a câmera “sai do veículo” e mostra a lateral externa do carro. Já em Gran Turismo 5, além de câmeras limitadas, não é possível visualizar a parte lateral do seu veículo, pois o analógico direito é responsável por acelerar e reduzir a velocidade do carro. E como se já não fosse o bastante, GT 5 não tem visão interna de todos os seus carros.
Dificuldade
Nesse quesito, Forza 3 leva uma pequena vantagem sobre NFS: Shift. A inteligência artificial dos adversários em Forza 3 é mais diversificada (sabe aquela corrida em que você não consegue completar e fica horas e horas repetindo?). A cada nova jogada, seus adversários tomam atitudes diferentes e traçados variados, tornando o jogo extremamente atraente para quem preza pela realidade dos competidores.
Em NFS: Shift acontece a mesma coisa, mas seus adversários insistem em errar traçados e sair da pista justamente quando estão a uma boa vantagem na sua frente, facilitando sua aproximação e ultrapassagem. Em GT 5 a coisa piora, pois além de movimentos repetitivos de seus adversários, na grande maioria dos circuitos eles acabam andando muito próximos e diante disso, basta se aproximar do último adversário para conseguir ultrapassar os outros, em seguida.
Modos de Jogo
Gran Turismo 5 volta a ser destaque graças à boa variedade de modos de jogo presente no game. Além das corridas tradicionais, o game ainda tem vários eventos diversificados, que vão desde as corridas de kart às de kombis, além de provas com horas e horas de duração. O game ainda aproveitou a onda do Drift e acrescentou a modalidade no seu currículo. Em NFS: Shift, você também encontra uma boa variedade de provas, mas a grande maioria limita-se a corridas e Drift. Já Forza 3 decepciona muito. Além de menus simples demais, o jogo possui apenas as opções de disputar temporadas ou eventos simples, destacados em um enorme mosaico sem a mínima graça. Algo para se lamentar em um game tão bem trabalhado.
Variedade de carros
É uma covardia tentar competir com Gran Turismo 5 neste quesito. O game possui mais de mil carros, o que é um recorde do gênero. Forza 3 possui uma boa variedade de modelos e fabricantes, mas as centenas de carros do jogo são uma quantia extremamente pequena, comparadas ao GT5. NFS: Shift fica de lado desta “batalha”, com uma quantidade bem limitada de veículos diferentes.
1° lugar: Gran Turismo 5
Ele demorou anos para ser desenvolvido, mas quando chegou ao PS3, provou que a espera valeu a pena. Apesar de um fraco sistema de colisões e câmeras limitadas, o jogo é imbatível pela variedade de carros e pelos modos de jogo, além dos gráficos de primeira.
2° lugar: Forza 3
Com um ótimo desempenho durante as corridas e uma dificuldade bem balanceada, o game de corrida exclusivo do Xbox 360 faz a alegria daqueles que possuem o console da Microsoft. Porém, a jogabilidade um pouco dura e as limitações em seus modos de jogos e multiplayer pesam com o tempo
3° lugar: NFS: Shift
Embora tenha ficado na ultima colocação desta comparação, NFS: Shift mostrou que, em futuras versões, pode peitar de frente qualquer um de seus concorrentes. Com um show visual e um sistema de colisões que faz você se sentir dentro de um carro de corrida, o jogo peca em quesitos fundamentais, como o desempenho e seus gráficos.
Gráficos
Apesar de Forza 3 ter feito um excelente trabalho nos gráficos, Gran Turismo 5 se destacou pela qualidade visual de seus carros e cenários, principalmente se levarmos em conta o número de modelos presentes no game (mais de mil) e a quantidade de pistas (mais de 50). NFS: Shift está longe de ser um game "mal desenhado", mas ainda assim eles não conseguem obter efeitos de sombras e reflexos com a perfeição exibida por seus concorrentes; além de contar com cenários bonitos, mas simples.
Som
Talvez seja o quesito mais acirrado entre todos. Mais uma vez o Gran Turismo 5 leva vantagem, apenas pelo fato de possuir um maior número de carros - e diante disso, o trabalho minucioso para que cada modelo teve para receber o seu ronco de motor característico. Outros efeitos sonoros, como barulho de freadas mais intensas, também merecem destaque no game. Forza 3 e NFS: Shift também são eficientes neste quesito, mas o game da EA leva desvantagem na hora das colisões, que são reproduzidas com um barulho “seco” independentemente da intensidade da pancada.
Jogabilidade
Mais um ponto para Gran Turismo 5. Talvez este seja o grande ponto alto do game, pois o jogo de corrida da Sony consegue executar com precisão os ajustes feitos nos carros, e diferenciar modelos que possuem tração nas quatro rodas daqueles mais “travados”, que exigem que você praticamente pare o carro para fazer uma curva.
Neste quesito, NFS: Shift ganha de Forza 3 pelo controle do carro em alta velocidade. Em uma reta muito extensa, os carros de Shift começam a sacolejar de um modo extremamente real, fazendo com que você mantenha a direção fixa, pois um pequeno deslize pode fazer com que você perca totalmente o controle. Já em Forza 3, o efeito não consegue reproduzir a mesma eficiência e, em alguns casos, entrar em uma curva em alta velocidade é mais fácil do que deveria ser.
Desempenho
Antes de tudo, vale explicar que este quesito compara o desempenho do jogo durante sua execução, ou seja, a velocidade em que ele roda e se o game possui pequenas ou grandes quedas de quadros por segundo. Nesse ponto, Gran Turismo 5 fica devendo, pois em determinados momentos é visível uma leve queda de frames, principalmente na hora em que os carros se aglomeram em cenários bem detalhados, como nos circuitos de rua.
Neste caso, a situação piora ainda mais com NFS: Shift, pois o game não consegue rodar a 60 quadros por segundo, como seus rivais. O grande campeão neste quesito é o Forza 3, que conseguiu atingir uma performance consistente, independentemente das circunstâncias da corrida ou do cenário em que você está jogando.
Multiplayer
Mais um ponto para Gran Turismo 5; não apenas pela excelente qualidade do jogo, quando executado online, mas pelas inúmeras opções para se criar salas de jogo e procurar adversários de acordo com o seu respectivo nível. NFS: Shift faz o básico, mas mostra-se muito competente por permitir uma boa quantidade de adversários no mesmo jogo. Já em Forza 3, o multiplayer é extremamente simples, limitando-se às corridas online, com poucas opções de configurações e interação entre os adversários ao redor do planeta.
Colisões
Com Forza 3, as colisões existem e realmente danificam drasticamente seu carro, dependendo do impacto, mas nada se compara às colisões NFS: Shift. O game conseguiu inovar utilizando um sistema no qual o jogador perde os sentidos por alguns momentos, dependendo do impacto. Além disso, pedaços do seu carro ficam espalhados pela pista durante toda a prova, e os ajustes iniciais são perdidos, fazendo com que seu carro fique completamente desregulado.
No Gran Turismo 5, esta é e sempre foi a grande decepção do game, popularmente conhecido por possuir "carros indestrutíveis". A Sony até prometeu que melhoraria este quesito, mas ficou só na promessa, e mais uma vez o GT decepcionou.
Câmeras
Outro ponto alto de NFS: Shift. A sua visão interna do cockpit é uma das mais bem trabalhadas da história dos games de corrida. Nos consoles Xbox 360 e PS3, ao mexer com o analógico direito enquanto se utiliza esta visão, é possível controlar o olhar do piloto dentro do carro - ou seja: para olhar no retrovisor oposto, é necessário “virar o pescoço”.
Forza 3 também possui visão interna de dentro do cockpit, mas ao movimentar o analógico para os lados, a câmera “sai do veículo” e mostra a lateral externa do carro. Já em Gran Turismo 5, além de câmeras limitadas, não é possível visualizar a parte lateral do seu veículo, pois o analógico direito é responsável por acelerar e reduzir a velocidade do carro. E como se já não fosse o bastante, GT 5 não tem visão interna de todos os seus carros.
Dificuldade
Nesse quesito, Forza 3 leva uma pequena vantagem sobre NFS: Shift. A inteligência artificial dos adversários em Forza 3 é mais diversificada (sabe aquela corrida em que você não consegue completar e fica horas e horas repetindo?). A cada nova jogada, seus adversários tomam atitudes diferentes e traçados variados, tornando o jogo extremamente atraente para quem preza pela realidade dos competidores.
Em NFS: Shift acontece a mesma coisa, mas seus adversários insistem em errar traçados e sair da pista justamente quando estão a uma boa vantagem na sua frente, facilitando sua aproximação e ultrapassagem. Em GT 5 a coisa piora, pois além de movimentos repetitivos de seus adversários, na grande maioria dos circuitos eles acabam andando muito próximos e diante disso, basta se aproximar do último adversário para conseguir ultrapassar os outros, em seguida.
Modos de Jogo
Gran Turismo 5 volta a ser destaque graças à boa variedade de modos de jogo presente no game. Além das corridas tradicionais, o game ainda tem vários eventos diversificados, que vão desde as corridas de kart às de kombis, além de provas com horas e horas de duração. O game ainda aproveitou a onda do Drift e acrescentou a modalidade no seu currículo. Em NFS: Shift, você também encontra uma boa variedade de provas, mas a grande maioria limita-se a corridas e Drift. Já Forza 3 decepciona muito. Além de menus simples demais, o jogo possui apenas as opções de disputar temporadas ou eventos simples, destacados em um enorme mosaico sem a mínima graça. Algo para se lamentar em um game tão bem trabalhado.
Variedade de carros
É uma covardia tentar competir com Gran Turismo 5 neste quesito. O game possui mais de mil carros, o que é um recorde do gênero. Forza 3 possui uma boa variedade de modelos e fabricantes, mas as centenas de carros do jogo são uma quantia extremamente pequena, comparadas ao GT5. NFS: Shift fica de lado desta “batalha”, com uma quantidade bem limitada de veículos diferentes.
1° lugar: Gran Turismo 5
Ele demorou anos para ser desenvolvido, mas quando chegou ao PS3, provou que a espera valeu a pena. Apesar de um fraco sistema de colisões e câmeras limitadas, o jogo é imbatível pela variedade de carros e pelos modos de jogo, além dos gráficos de primeira.
2° lugar: Forza 3
Com um ótimo desempenho durante as corridas e uma dificuldade bem balanceada, o game de corrida exclusivo do Xbox 360 faz a alegria daqueles que possuem o console da Microsoft. Porém, a jogabilidade um pouco dura e as limitações em seus modos de jogos e multiplayer pesam com o tempo
3° lugar: NFS: Shift
Embora tenha ficado na ultima colocação desta comparação, NFS: Shift mostrou que, em futuras versões, pode peitar de frente qualquer um de seus concorrentes. Com um show visual e um sistema de colisões que faz você se sentir dentro de um carro de corrida, o jogo peca em quesitos fundamentais, como o desempenho e seus gráficos.