• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual sua opinião a respeito do Natal?

Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Natal é a data para lembrarmos que Deus não existe e que estamos sozinhos no mundo. \o/


E principalmente comermos rabanada.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Miharu (e demais interessados na origem da data do Natal),

É bom duvidar sempre de informações tiradas a esmo da internet. Apesar de concordar em parte com a informação citada, o Yule, até onde sei, era uma festividade celta (não escandinava) no período do Equinócio de Primavera, mas devo conferir. Realmente, a data foi sobreposta à data comemorativa de Mithra, deus sol oriental, no Concílio de Nicéia, Constantino I era o imperador. Os católicos ortodoxos comemoram o Natal dia 06/01, data histórica mais provável (:tsc: ) do nascimento de Jesus.

Quanto à minha opinião: só gosto do Natal pela tradição cristã (apesar de ser agnóstico) de união e celebração. Dar presentes, Papai Noel e demais conceitos capitalistas me enojam.

Fora aqueles filmes deploráveis de fim de ano, as propagandas que não páram e a mídia perpetuando os interesses comerciais, tsc, tsc.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Kainof disse:
Apesar de concordar em parte com a informação citada, o Yule, até onde sei, era uma festividade celta (não escandinava) no período do Equinócio de Primavera, mas devo conferir.
Yule é uma festividade pagã que acontece no Solstício de Inverno.
A festividade do Equinócio de Primavera se chama Mabon.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Yule é uma festividade pagã que acontece no Solstício de Inverno.
A festividade do Equinócio de Primavera se chama Mabon.

Owww!:doh: :oops: Sabia que tinha ver com inverno, achei que fosse no final.
Mas celta era né?:tsc:
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Natal, é quando os Valar mandam um Istar vestido de Papai-Noel para presentear os Homens daqui.
Sério, eu gosto do Natal, pois é o único momento do ano onde toda a família está unida e feliz, só comemorando, e acho que os presentes e a comida é um fruto da comemoração com os amigos e família e não especificamente pelo Natal. Gostaria muito que as famílias pudessem comer bem sempre, e as casas e ruas fossem sempre enfeitadas, e a festa e uma certa paz pudesse ser distribuida sempre, mas infelizmente só no Natal é que vemos essa festa.
Se ao menos no Natal pode-se festejar e ouvir música até 3h da manhã, então deixe a festa, pelo menos um dia as pessoas tem que ficarem felizes.
Agora quanto a origem, não faço idéia se é celta ou romana, pode não se o nascimento de Cristo, mas um dia pelo menos para comemorar. Não preciso do Natal para me lembrar de Jesus, é só olha para fora da minha janela.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Saiu na Super Interessante desse mês uma matéria sobre a origem do natal... e na realidade é uma mistura de costumes.

No dia 25 de Dezembro era comemorado o nascimento do Deus Mithra, depois da oficialização do cristianismo por roma, a tradição da comemoração foi mantida, com Jesus como sendo o novo avatar da data comemorativa.

E quem diz que esse lance de trocar presente é coisa do capitalismo está falando besteira... essa tradição já remonta a mais de mil anos, quando os povos do norte faziam seus festejos comemorando o solstício de inverno (Ou coisa parecida), a tradição de reunir a família e trocar presentes vem daí.

Quem tiver alguma dúvida leia a Super que fala do descobrimento do Brasil na capa.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Saiu na Super Interessante desse mês uma matéria sobre a origem do natal... e na realidade é uma mistura de costumes.

No dia 25 de Dezembro era comemorado o nascimento do Deus Mithra, depois da oficialização do cristianismo por roma, a tradição da comemoração foi mantida, com Jesus como sendo o novo avatar da data comemorativa.

E quem diz que esse lance de trocar presente é coisa do capitalismo está falando besteira... essa tradição já remonta a mais de mil anos, quando os povos do norte faziam seus festejos comemorando o solstício de inverno (Ou coisa parecida), a tradição de reunir a família e trocar presentes vem daí.

Quem tiver alguma dúvida leia a Super que fala do descobrimento do Brasil na capa.
Eu desconfio de qualquer coisa que saia nessa revista.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

Eu desconfio de qualquer coisa que saia nessa revista.
Deveríamos desconfiar de qualquer coisa que sai em qualquer revista, hehe.

Eu sou assinante da Super, nunca vi essa matéria por lá (não estou lembrado). Mas de fato, a história é por aí. A festa de dezembro foi incorporada aos costumes cristãos com o pretexto de que seria a data do nascimento de Cristo (nada impede que seja).

Festa capitalista? E qual não é? Dia das maes, dias do pais .. tudo a mesma coisa nesse sentido.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

O que eu quis dizer é em relação à dados. Todas revistas são tendenciosas, mas dificilmente inventam dados (ao menos as principais, porque do contrário perderiam muito prestígio). Elas buscam mais ocultar os fatos que não apóiem seus pontos de vistas e exaltar aqueles que apóiem. Mas a Super tem um problema: ela busca ser uma revista ciêntífica sem usar sua metodologia.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

A Superinteressante é horrível.

Mas é malemá por aí... a origem do 'Natal' em si. O problema é que tem a imagem do Papai-noel embutida, que vai bem além do rolo com a Coca-cola, essas coisas.

A versão que eu mais gosto de 'papai-noel' é a cabra/o bode de Yule (solstício de inverno), que na Finlândia e acho que Noruega, outros países nórdicos, na data da comemoração do Yule entrava nas casas perguntando "onde estão as crianças boas e as crianças más dessa casa?" e distribuía comida e pequenos presentes. Eu gosto porque acho macabra a cena de alguém fantasiado de cabra ou bode entrando na sua casa gélida e perguntando pelos crianças más. Me dá uma sensação de que uma matança vai acontecer. :|
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

assim, o Natal conhecido hoje como cristão recebeu "algumas" influencias pagãs.
1º) Há indicios de que Cristo nasceu entre setembro e outubro.
A data 25 de dezembro era a data de comemoração do nascimento do deus sol na antiga roma, e depois que roma aceitou o cristianismo católico como religião oficial, os lideres religiosos mudaram de nascimento do deus sol pro de Jesus.

2º) A tradição de enfeitar árvores e por presentes embaixo delas vem da antiga Babilonia, como culto a um outro deus que não lembro, onde eles deixavam presentes embaixo de árvores pra esse deus, e, se não me engano, enfeitavam as árvores não com bolas, mas com cabeças humanas.

3º) E o "Papai Noel" é nada mais nada menos que um tal de São Nicoleu.
 
Re: Qual Sua Opinião A Respeito Do Natal!

O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério, no ano 354 d.c.. Segundos estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do Solstício de Inverno.
Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado.
Nos países predominamente cristãos, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para estabelecimentos comerciais e também é celebrado como feriado secundário em países onde cristãos são minoria. Hoje, o Natal está sendo uma forma de comercialização no período. Até mesmo em países não cristãos (islâmicos) o Natal serve como forma comercial.
A Arvore de natal
Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal.
Pai Natal
O personagem Papai Noel (no Brasil) ou Pai Natal (em Portugal) foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo até chegar ao Brasil.
Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper´s Weeklys, em 1886 em uma edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo em vez do gorrinho vermelho uma mitra episcopal.(Nada a ver com a coca-cola)

Eu como pagão nao costumo comemorar o natal ,mas sim o solsticio de verão.Apesar de viver em familia catolica. REunimos no natal, assim como reunimos no dia das maes, nos aniversarios de meus pais, e em outras epocas.entao pra mim dizer que natal é bom pra ter a familia reunida nao tem nada a ver, poius podemos reunir a familia sempre que estivermos bem.Mas para os cristao e uma bela data, pois é a crença deles e respeito isso. :)
Καλά Χριστούγεννα
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo