• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Já tem alguns dias que isso aqui foi divulgado, mas não dava pra deixar passar batido. A ONG Human Rights Watch publicou um documento intitulado Punished for Protesting, revelando situações de violações graves dos direitos humanos, como torturas, utilização de milícias pró-governo para atacar civis desarmados e a complacência de juízes diante de tais abusos.

E, entre outros apontamentos, a ONG deixa uma mensagem:

Latin American governments belonging to regional bodies to which Venezuela is a party – such as the Union of South American Nations (UNASUR), MERCOSUR, and the Organization of American States – should uphold their commitments to protect and promote basic rights and respect democratic institutions, by engaging the Venezuelan government and insisting that these serious human rights problems be addressed, Human Rights Watch said.

“The international community – and particularly the members of UNASUR who engage regularly with the Venezuelan government – should forcefully condemn the appalling abuses Human Rights Watch documented,” Vivanco said. “They should insist that the Maduro government halt these violations, release the people wrongly detained, and bring to justice the state security personnel and the armed gangs responsible for attacks on unarmed protesters.”

Mas infelizmente nosso governo - e dos demais vizinhos - se calam diante dessas atrocidades.
 
Primeiro Argentina, depois Venezuela e o Brasil caminhando... quem sabe hein?
 
Mas pera! A Venezuela não era uma ditadura bolivariana sanguinária? Como houve uma eleição democrática? A oposição venceu? A situação aceitou a derrota? Agora os resultados são democráticos e refletem a vontade do povo?
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Belle Vox
extremismo de esquerda levou a venezuela(e outros países da america) pro buraco,vocês acreditam realmente que extremismo de direita vá levar a américa do sul para um futuro brilhante?não foi assim com a esquerda no passado?não seria melhor menos extremismos na política latina?
 
O uso do termo "democracia" é tão manipulado, tão pervertido que tem hora que temos é que abrir mão dele. Conferir tintura moral de virtude a um vocábulo que a princípio deveria ser descritivo e depois brigar pela posse dele é uma excelente forma de enlouquecer e se pegar tempos depois discutindo o sexo dos anjos.

Não sei se o estado venezuelano é democrático ou se não é, no sentido de "forma de governo onde o poder emana do povo". Talvez o seja até demais. O que importa é que é ruim, gera tirania e arbitrariedade, e eu prefiro n coisas ao chavismo, incluso o conjunto completo de todas as democracias modernas dos países desenvolvidos, e, no Brasil, a ditadura Vargas, o período populista, a nossa repúblca atual, o Brasil Império. O governo do Maduro deve empatar com o dos milicos aqui em termo de desejabilidade, e ganha apenas de regimes mais profundamente autoritários, como teocracia xiita iraniana, absolutismo monárquico sunita saudita, comunismo, fascismo, nazismo, etc.

Em suma, não se trata de "defender a democracia", mas de arranjar alguma forma de partilha do poder que não leve à tirania, ao emudecimento da liberdade de expressão, por um lado, e que possibilite a construção de uma sociedade próspera, livre e com limites práticos para a desigualdade, por outro. E claro, que tal tenha estabilidade. Acredito que o melhor que tenhamos hoje nesse sentido são certas formas de democracia representativa, com separação de poderes, eleições periódicas, mecanismos de consulta e etc. Entretanto, não dá para sacralizar um mero termo técnico da ciência política.
 
Não sei se o estado venezuelano é democrático ou se não é, no sentido de "forma de governo onde o poder emana do povo". Talvez o seja até demais. O que importa é que é ruim, gera tirania e arbitrariedade

Um sujeito lá na Grécia, há mais de 2 mil anos, já tinha falado algumas coisas sobre como a democracia pode descambar para a tirania dos demagogos.
 
Tão covarde que nem pra falar diretamente. Fico feliz em não sser esquecido por você, nunca. E não sei porque vestiu a carapuça, não tava falando pra você, Grimnir, mas fico feliz que vocês não me esqueçam.
 
Ora, seus colegas é que estavam elogiando a nova Venezuela. agora, sem os bolivarianos vermelhos comunistas, tinha se tornado o baluarte da democracia.

Sim, e você continua me amando, nunca me esquece. Me acha tão idiota que ainda não me bloqueou. Ainda vou descobrir a razão para isso, Espumante Francês.
 
Eu não tinha nenhum medo de o Brasil na época de Lula se transformar numa Venezuela chavista, como muitos proclamavam. Agora, eu tenho. O problema para mim não é a ideologia que está em jogo, é a legitimidade da assunção ao poder. Como tudo começou? Impeachment do Carlos Andrés Pérez com fundamento bastante questionável. Desde então a democracia nunca mais foi plenamente respeitada. Frisando: nada errado com o impeachment, mas o seu cabimento tem que ser preenchido com rigor. Essa instabilidade com troca de governo no curso do mandato devido a insatisfações ou mudanças no cenário político não serve a ninguém. Hoje eu ando realmente preocupado.
 
Imagem de Chávez some dos corredores do Parlamento venezuelano

ao-legislativo-o-parlamento-venezuelano-agora-e-dominado-por-opositores-do-1452131403424_615x300.jpg

  • Funcionário da Assembleia Nacional da Venezuela retira fotos do ex-presidente Hugo Chávez do prédio que abriga o órgão legislativo
Um homem carrega nas costas um painel com a imagem do ex-presidente Hugo Chávez. A foto foi retirada do Parlamento venezuelano nesta quarta-feira (6), junto com qualquer vestígio gráfico dos 17 anos de hegemonia chavista no Legislativo.

Tão logo tomou posse como nova maioria na Assembleia Nacional, ontem, a oposição ordenou a remoção de cartazes e quadros que retratavam Chávez em momentos como seu último ato multitudinário debaixo de chuva, ou na tribuna das Nações Unidas, onde, referindo-se ao então presidente americano, George W. Bush, afirmou: "cheira a enxofre!".

"Olha o que estão fazendo com a gente. Nunca vão acabar com a revolução!", grita um homem, quando vê a retirada das imagens nos arredores do Palácio Legislativo.

O prédio amanheceu cercado de militares e de policiais para impedir a circulação de pessoas pela entrada da Assembleia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa recente eleição legislativa venezuelana foi uma grande resposta a altura. O chavismo aos poucos está sendo literalmente varrido do mapa. O velho ditado "aqui se faz, aqui se paga" nunca foi tão verdadeiro. Logo logo chegará a vez do Maduro.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Uma pessoa

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em: