• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Projeto Inclusão Digital

De acordo com a Wikipédia Inclusão Digital é a é a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Para esta acontecer de forma efetiva são necessários três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia apenas 3 mil municípios brasileiros desenvolvem ações para democratizar o acesso à internet.

Para reverter estes tímidos resultados a ONG (Cômite para Democratização da Internet) está realizando na grande São Paulo um projeto de Inclusão Digital. Um caminhão intinerante irá percorrer até o final do ano as cidades de Diadema, São Bernardo, Santo André, Mauá e Guarulhos oferecendo cursos e palestras gratuitas da área de informática, para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

E para quem deseja saber mais do projeto e divulgar esta iniciativa, segue o caminhaoitinerante.com.br :obiggraz:
 
Os recursos destinados à Educação são escassos - cerca de 3 à 4% do total de verbas disponível pela União. Enquanto que países desenvolvidos investem cerca de 10%.

O problema é que o governo federal e consequentemente os estaduais e municipais, não podem continuar a fazer vista grossa à qualidade crítica da Educação básica e média das escolas públicas, que são as responsáveis por ensinarem uma maioria inquestionável de alunos do Brasil.

A inclusão digital pode acabar ofuscando uma atenção necessária e fundamental à educação tradicional. Deixar de investir mais em Educação básica para criar a tal da inclusão digital, é uma atitude equivocada. Existe uma grande fatia no mercado dos chamados "analfabetos funcionais"; e, acreditem, muitos deles sabem mexer na internet. até aprendem a digitar em internetês, mas quando se trata de entender um simples texto formal e didático, não conseguem interpretar a informação. Ficam à parte dos assuntos políticos e do cotidiano, já que para tais pessoas não há a facilidade do entendimento - que deveria ser proporcionado por uma Educação bem estruturada e amparada pelo governo.

A inclusão digital pode ser uma necessidade, mas mais orientada para o mercado de trabalho. Só questiono o desprezo com que o governo trata os professores da Rede Pública, o que significa comprometer o futuro do Brasil, pois os clichês que são as "crianças, futuros do nosso país", crescerão sem cultura, sem envolvimento e consciência como cidadãos.

Não sei como é possível promover inclusão digital sem comprometer ainda mais a sequelada e "ultrapassada" escola pública. Oras, sendo a inclusão digital voltada para os menos favorecidos, como não rir do fato que nenhuma grande modificação metodológica, estrutural e salarial faz jus a um mínimo de incentivo necessário para mudar de forma aceitável a qualidade do conteúdo passado através das escolas públicas? E querem queimar uma etapa essencial, fundamental, que serve para formar o caráter da pessoa, passando valores e senso de cidadania, para promover uma inclusão digital que, na verdade, não serve para remediar um problema crítico que é falta do próprio senso-crítico que se ensina nas escolas.


Como se a internet fizesse uma pessoa adquirir conhecimento construtivo. A verba destinada à inclusão digital vem dos mesmos recursos destinados à Educação. Nenhuma iniciativa privada irá resolver o problema, não em níveis aceitáveis. Como sempre, os esforços servem para quebrar o galho...tipo de mentalidade pequena histórica que ainda está longe de mudar para algo mais dinâmico.

Sem a ajuda do governo, essa mentalidade do "se eles não ajudam, nós ajudaremos a nós mesmos" só serve para manter o mesmo estado de letargia da sociedade. Porque não dá para ignorar o fato de que os cidadãos devem acompanhar a política, fazendo cobranças que atendam às necessidades básicas. Sonhar com essa idéia de um esforço coletivo sem a participação do governo é utopia.
 
Última edição:
Não sei como está hoje. Na minha época quando foi criada a primeira sala de informática na escola nós tinhamos um período de aula lá, mas o pessoal ficava só desenhando no paint ou instalando jogos (eu, Doom). Havia uma pessoa pra tomar conta, mas era professora de outra área, ela não nos explicava nada além do paint e quando era a professora de matemática ela usava um programa bem feinho que fazia parábolas.

Não vou entrar no mérito de como é hoje em dia, pois não sei, só estou dizendo como foi o começo. Hoje eu espero que eles tenham escolhido professores que realmente passem o conteúdo de inclusão digital, mesmo o básico sobre o Word, excell, internet e derivados e o mercado de trabalho.

Aqui na cidade onde moro, as escolas estão se dando bem com a inclusão digital, trabalho como técnico de informática em duas e aluno é que não falta.

Eu pessoalmente fico feliz que mais pessoas aprendam a usar um computador, o que eu acho triste é que a maioria é só para o msn para ficar de paquera.

By Raphael Silvério
Historical Romancel
 
A inclusao digital é complicada. Como disseram acima, ninguem usa pra fins interessantes. Nem eu uso.. vivo no msn e essas coisas. E nos rendem fotos tristes no orkut alheio. Outra coisa que msn e orkut estao degradando o pouco do portugues que as pessoas sabem. A linguagem da internet é pessima.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo