• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Professor se recusa a ter aluno de medicina acusado de pedofilia na BA

Ele pode exercer e muito bem a função dele desde que ele saiba separar o lado profissional dos impulsos da doença.

fio, se ele conseguisse controlar "os impulsos da doença" como você diz, ele não teria cometido o crime que fez ele ir pro xilindró, né?
 
Eu não sei se teria como impedir o cara de exercer a profissão de médico, mas sei lá se eu soubesse de um pediatra pedófilo eu faria uma denúncia no CRM para eles avaliarem se o cara é apto ou não. Acho que no mínimo o CRM teria como atuar na especialidade dele.
 
E aquela medida que alguns juízes impõem contra pessoas que ameaçaram ou consumaram agressões contra outras de se manterem afastadas? Não pode ser feito algo parecido com esse cara com relação às crianças?


Se bem que a emasculação seria a solução perfeita para esse cara. Eu acho que quem faz mal para crianças não merece nenhuma consideração, seja doente ou não.
 
Não sei se existe esse tipo de pena ( catastração química) no Brasil. E nesse caso específico, o cara já cumpriu a pena dele. Talvez a sua sugestão de tipo uma ordem de restrição seja melhor.
 
Eu estava pensando na castração cirúrgica, mas vá lá, o mundo não é perfeito e eu me contentaria com ele recebendo uma química mesmo.
Mas a cirúrgica não acabaria com a vontade sexual que o pedófilo sente, não é? Eu imagino que uma pessoa assim poderia ficar frustrada e partir pra agressão...

No tópico que foi discutido castração química no final não chegaram à conclusão que esse método era ineficiente? Não consigo lembrar nem achar o tópico.
 
Não não, ela funciona mesmo. Já é utilizada em alguns países. Eu lembro que tinha levantado a seguinte questão: até que ponto a castração química permite o indivíduo a retomar a sua vida social? O objetivo dessa ação é resgatar o indivíduo, e portanto não segue a escola absolutista. Ok, ele é colocado em convívio social, mas e?

Não cheguei a pesquisar o Código de Ética como você fez. Por acaso, esse artigo que você citou é o único que percebeu que o caso se enquadre?
existem outros mais subjetivos, mas aquele é o que melhor se enquadra para o caso. tem um outro que diz que se vc cometeu alguma falha grave prevista no CFM, você pode ser impossibilitado de exercer a função, pra sempre. Mas né, o cara ainda não era médico quando abusou das crianças. Qualquer advogado de esquina se aproveitaria dessa brecha.
 
Última edição:
Então, mas vão proibir o cara de exercer a função baseados em quê? Dei o ótimo no post da notícia pois é um excelente tema para discussão.

juridicamente falando, o cara cumpriu a pena (que né, extremamente mal aplicada...3 anos em um hospital por arruinar a vida de algumas crianças...ela obviamente não teve enfoque em retribuição, mas sim restauração do indivíduo social). ele respondeu criminalmente, e tem o direto garantido por toda a estrutura jurídica brasileira de reintegrar a sociedade como um cidadão comum, livre de restrições especiais.

nós não vivemos em uma sociedade que utiliza a tecnocracia como critério jurídico; ou seja: a definição técnica psiquiátrica não dita como será este caso. mesmo que, cientificamente, se comprove que ele mantém as características que o fizeram praticar o ato, dentro do nosso sistema, ninguém pode ser "pré-culpado" por um crime antes que ele seja consumado (é importante lembrar que esse fundamento é extremamente importante e coerente, base para todo o nosso paradigma de liberdade). portanto, a iniciativa dos professores não tem nem pé nem cabeça, no contexto brasileiro vigente.

eu acho bastante válido os professores abrirem a discussão, mas é importante saber que eles estão pré-destinados a perder, se alguns dos pilares do nosso código penal mantiverem a vigência. claro. supondo um processo "justo". porém, só pelo fato de estar na mídia, tem uma boa chance de ser injusto com o cidadão.

da questão do CFM, temos aqui um trecho interessante:

Fonte

o único problema é que, apurar através de perícia médica que o cara realmente é incapacitado, deve dar até um doutorado :lol:

e eticamente? por um lado temos a definição técnica determinística que diz que o cara fatalmente abusará de outras crianças, sustentado pelo fato de que, como médico, terá posição vantajosa neste cenário, combinado com o fato dele ter essa pré-disposição "biológica". por outro lado, temos a idéia de que ele pode conscientemente/racionalmente controlar a sua condição e não repetir o ato. na minha opinião ele deve sim ser tratado como um crimonoso potencial, e punido (ou seja: deve ser impossibilitado de se tornar médico). mas é importante que quem pensa assim saiba que estamos violentamente sacrificando um dos princípios da liberdade civil.

Perfeito!!! :clap:
Conseguiu dizer td que eu penso.

O máximo que pode fazer dentro da lei é impor ordem de restrição, o problema é isso valer já que ele já foi julgado. E punido.
 
debate interessante. tb sou dos q acreditam q ele vai ganhar na justiça o direito a concluir o seu curso, pelos argumentos jurídicos q o amon tão bem alistou.

aliás, a questão lembrou mto o filme o lenhador (2005), em q o kevin bacon interpreta 1 pedófilo q sai da cadeia e tenta se reintegrar na sociedade. ele, o pedófilo, é o protagonista do filme, e consegue passar bem aos telespectadores a dificuldade q ele enfrenta p ñ 'cair + em tentação'. alguns sentiram nojo do papel, outros conseguiram compreender o problema, mas o + interessante do filme foi justamente o debate dessa mesma questão levantada no tópico: pedófilo q já cumpriu pena e pagou por seus crimes ainda continua a ser perigoso p a sociedade? q medidas d proteção a sociedade pode tomar contra ele q ñ sejam barradas pelo ordenamento legal por serem ilegais? acredito q nossas leis estão atrasadas p responderem satisfatoriamente a estas perguntas. seria um bom debate no supremo ou nas casas legislativas. algo d vanguarda.
 
Raphael, pedofilia não é doença ou escolha, ela simplesmente é!, é constituinte da pessoa. Pelo amor de Deus, quanta abobrinha.

Numerosas técnicas voltadas para o tratamento da pedofilia tem sido desenvolvidas. Muitos vêm a pedofilia como altamente resistente contra interferência psicológica, e acreditam que tratamentos e estratégias reparativas são ineficientes. Outros, tais como o Dr. Fred Berlin, acreditam que a pedofilia poderia ser claramente mais bem tratada com êxito se a comunidade médica desse mais atenção ao tema. Porém, a taxa de casos muito bem-sucedidos de tratamento é muito baixa.
Técnicas utilizadas para o tratamento da pedofilia incluem um "sistema de suporte de doze passos", paralelo à terapia de vícios, embora tal sistema é visto por muitos como o meio menos eficiente de tratamento. Medicações antiandrogênicas, tais como o Depo Provera, podem ser utilizadas para diminuírem níveis de testosterona, e são constantemente utilizados, em conjunto com outras medidas.
A terapia cognitivo-comportamental possui mais suporte em geral, onde o pedófilo aprende a associar o "comportamento pedofílico" com diversos atos considerados não-desejáveis. Geralmente, isto é feito dizendo para o pedófilo "fantasiar atividade sexual desviante", e então, uma vez excitado, os pedófilos são ditos para imaginarem as consequências legais e sociais de tais fantasias. Outros programas induzem o pedófilo a associarem comportamento ilegal com dor, através da controversa terapia de aversão, onde choques elétricos são induzidos ao pedófilo enquanto este está fantasiando. Estes últimos métodos são raramente utilizados em pedófilos que não cometeram ainda crimes baseados na pedofilia.
Terapias de controle
Apesar de algumas terapias medicinais para o controle do desejo sexual serem alvo muitas críticas médicas, a castração química[42] judicial é um método de controle que tem mostrado alguns resultados. A parte dos tratamentos impostos por condenação judicial, esses métodos também podem ser voluntariamente utilizados por pessoas que queiram diminuir a sua libido, evitando-se abusos sexuais antes que eles aconteçam. Para o sexo masculino, alguns medicamentos amplamente disponíveis para o câncer de Próstata, além de hormônios femininos, têm eficácia na diminuição da libido masculino. Há de considerar, contudo, que esses métodos induzem a uma feminilização do corpo masculino, podendo ocasionar o crescimento de glândulas mamárias naturais.
Fonte Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia

É preciso tentar reparar o problema não apenas ignorá-lo.

By Raphael S
The Moonwalker
 
O cara realmente não deve nada à sociedade. Ele cometeu um crime e pagou por isso. Ponto. Ele pode cometer de novo? Pode, mas a gente não pode julgá-lo antes que ele o faça.
Então não julguemos. Mas, por via das dúvidas, é melhor manter as crianças longe do... ahhhh... cavalheiro.
 
Acreditar que ele não irá cometer o mesmo crime quando estiver a sós com a criança durante um exame de rotina é o mesmo que entregar a um viciado um depósito de morfinas para ele tomar conta.

Se ele tivesse escolhido outra carreira, até aceitaria a tal recuperação. Mas pediatria? E no Brasil? Onde até homicida tem sua pena abrandada por N recursos até a última instância? Tá bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo