1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Preconceito entre orcs: "MACACO!"

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elrond, 19 Mai 2009.

  1. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    Pois é!
    Mas está lá escrito nas Duas Torres.

    No livro as Duas Torres existe um trecho onde Grishnákh xinga Uglúk de macaco.
    Veja:

    O que vocês pensam a respeito disso?

    Seria uma expressão do acaso ou algo a mais. Uma expressão que estivesse ligada ao preconceito, uma vez que esses uruk hai se não me engano era mais escuros que os orcs de Mordor? Uma espécie de preconceito racial entre os próprio orcs? Se for, de onde eles tiraram tal expressão jocosa?

    Podemos também considerar uma fauna com macacos espalhos por algumas regiões da Terra média?

    Bom fica aí minha observação!

    Abraços!
     
  2. Ondon Rincewind

    Ondon Rincewind Usuário

    Creio que não tem a ver muito com a cor da pele, mas sim com o fato dos Urûk-Hai serem de alguma forma, menos brilhantes que os orcs de Mordor. Além disso, quiseram compará-los a animais bípedes, e o macaco é geralmente o animal irracional e bípede que nos vem a cabeça.
     
  3. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    eu acho que só disseram isso com o intuito de chama-lo de irracional(mas não descarto a hipótese de preconceito)
     
  4. Frozzen

    Frozzen Amante do Gelo

    Também acho que não tenha a ver com cor de pele.. Mais sim do fato de eles serem de "tipos" diferentes, uma vez que os orcs são de mordor, e os urûk-hai de isengard, por mais que na hora estivessem do mesmo lado, qualquer coisa é motivo de desavença entre os orcs.

    Embora não tenha conseguido entender também porque o uso da palavra "macaco".
     
  5. Mairon

    Mairon Alquimista Andarilho

    Macaco talvez seja racismo mais acho dificil provavelmente era só mais um chingamento que os orcs usavam em demasia e quanto a macacos na Terra Media é possivel uma vez que tinhamos Olifantes que acabaram virando os elefantes com o tempo
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Ponto principal: Como é essa passagem em inglês, na versão original?

    Toda a discussão depende disso.
     
  7. Herr Bauer

    Herr Bauer Filho de Aulë

    Eu acredito que esse xingamento se deve ao fato dos Uruk-hai se considerarem superiores aos orcs comuns de Mordor, praticamente com inteligência humana, ou algo assim. Nesse caso, xingou de macaco por ser o animal mais parecido com a forma humanóide mas que não tem a capacidade de racionalização (ou tem, mas muito reduzida).
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Alguém tem esse trecho em inglês? É como Aldamar disse. Dependendo do que estiver na versão original, "macaco" foi só uma forma encontrada para equivaler ao que foi dito em inglês. Se em inglês for "macaco" mesmo, então eu diria que tem a ver com irracionalidade. Mas prefiro ver antes.

    Edit: encontrei:

    De toda a citação, "ape" - /eip/ - é a única palavra que se encaixaria como ofensivo. E "ape" significa "macaco". Então, é, Grishnákh chamou Uglúk de macaco mesmo.
     
    Última edição: 19 Mai 2009
  9. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    É! pode ser a questão da tradução mesmo :think:

    Também isso tem a ver com a irracionalidade também.

    Mesmo assim eu questiono: Será que não havia nenhum tipo de preconceito entre os orcs?
     
  10. Tuor

    Tuor Usuário

    Havia, e pelo que li do Senhor dos Anéis, se referia a alguma região da Terra-Média. O próprio Grishnákh e Uglúk eram de regiões diferentes e um ofendia o outro. Enquanto Sam ouvia os orcs levarem Frodo para a Torre de Cirith Ungol, se via esse tipo de preconceito, que no caso era entre os de Mordor e os de Minas Morgul.
     
  11. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Mas Tuor, no caso de Uglúk é evidente, o preconceito racial, mas com o pessoal de Cirith Ungol, não era mera disputa? Qual grupo faria o trabalho melhor, qual grupo agradaria mais os superiores, qual grupo era melhor?
    E no final tudo ser uma zoação? De tirarem sarro de quem é pior enquanto tomam uma cerveja ou seja lá como se distraem na folga.

    Os capitães mesmo de cada grupo combinam de quando tudo acabar irem para umas montanhas bem longe, se não me engano. (Disso não tenho 100% certeza.) Enfim, eu acredito que não existia preconceito entre o pessoal de Mordor e o de Morgul. Arrisco dizer ter uma certa simpatia por orcs nessa parte, mostra que eles tem "sonhos" e objetivos. Foram mais "humanizados". :lol:
     
  12. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    não acho que seja preconceito racial, mas sim um desentendimento entre dois individuos de regiões diferentes..

    meio como nossa desavença com os "hermanos" argentinos..

    a palavra macaco só foi usada como um modo de insinuar que o outro seria irracional, animalesco demais..
     
  13. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Concerteza existe preconceito entre os orcs por muitos os casos já citados aqui.
    Acho que do mesmo jeito que algumas pessoas xingam outras de "burro", "anta", ou quando fazem alguma coisa errada falam: " olha que serviço de Índio ", os Orcs tinham esse preconceito e esses tipos de xingamento.

    Creio que os Orcs de Mordor se considerem superiores aos Uruk pelo fato de serem de uma região mais nobre, para os orcs é claro, que é Mordor, eles estão ao lado do Senhor do Escuro, mais próximos á ele. Já os Uruk são de Isengard, criações de um servo de Sauron, mais longes da "capital" sombria. Isso se remete muito de como alguns paulistanos, ou habitantes de qualquer outra capital, tem um certo preconceito pelos interioranos, os "caipiras".

    Mas enfim, o preconceito existe, em qualquer comunidade, racional ou irracional ( e esse irracional já é um certo preconceito também ), o "macaco" dito Grishnákh á Ugluk foi um jeito de rebaixa-lo quando à questão de região. Acho que é isso.

    Abraços
     
  14. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Pessoal, de minha parte não vejo isso como uma forma de preconceito! Acho que pelos habitos do animal mesmo é que usavam isso para xingar ao outro.
    Macaco é um animal arteiro, sem propósito e que muitos pensavam à época de Tolkien, ter pouca inteligência. Se comparar a um orc, muitos pensam neles assim, como meros escravos do Mal e servos imbecís de serventia apenas na guerra...

    Na verdade esquecendo que eles vinham dos elfos...
     
  15. Yakumo Tsukamoto

    Yakumo Tsukamoto Usuário

    Hum...(O__O)...macaco
    ...seria mais adequado chamar um Uruk de gorila...(O___O)
    /parey/
     
  16. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Havia uma certa rivalidade entre os orcs de Mordor com Isengard, o que provocava muitas brigas e ofensas entre eles.
     
  17. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Por que razão o termo "macaco" seria indício de preconceito racial? Será que nós não estamos sendo preconceituosos ao interpretar isso no texto do Professor? Para alguns de nós, o termo macaco é pejorativo e ofensivo especialmente para os negros, mas seria assim também com os Orcs (ou mesmo na mente de Tolkien)?

    Devemos nos lembrar também que, nesse trecho, os Orcs de Isengard e de Mordor passam o tempo todo discutindo e brigando sobre que destino dar aos Hobbits. Entretanto o termo mais comum de xingamento nesse trecho não é macaco, mas sim "suíno":

    E por que o termo "suíno" não chamou tanto a atenção a ponto de alguém criar um tópico? Será que os Orcs são preconceituosos ou nós é que somos?
     
  18. Melian_ a maia

    Melian_ a maia Eu não sou um

    Os orc´s são parecidos com a gente!!
    rivalidade regional!!!
    pessoas que nascem no rio geande do norte não gostam de baianos, pessoas que nascem no Rio não gostam de paulistas, todos os estados chamam gauchos de gays, faz parte!!! kkkkkkkkkkkkkkk

    Eu não acho que na epoca queo livro foi escrito e no pais qual vivia Tolkien macaco querer dizer o memso que significa p/ gente, até pq se fosse referente a cor, os dois tinham o mesmo tom de pele não??
    Tbm acho que foi prejorativo sim, mas em questão de inteligência, um querendo parecer menos burro que o outro.


    Concordo plenamente, eles viviam se xingando, creio que para eles era assim como nós, compara-los a animais era uma forma de ofensa... Se eles achassem os humanos uns manés com certeza eles diriam "seu humano" ...
     
    Última edição: 2 Jun 2009
  19. leon85

    leon85 H, N, O, C, Ca, P, K, S, Na, C

    Acho que nosso escritor inglês-católico inseriu um termo contemporâneo como chamar um negro de macaco, em um texto aonde o mais certo seria chamar um Orc de javali, visto que, Orc é uma palavra do idioma gaélico que significa "javali".:think:
     
  20. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Bom, do ponto de vista de um orc, ser chamado de macaco não é tão grave como ser chamado de donzela élfica. Não creio que Tolkien tenha usado a palavra como adjetivo pejorativo para cor de pele, afinal, Tolkien era criacionista e, com certeza, não faria nenhuma analogia com o parentesco do símio com homem. Acredito que seja fruto de observações do comportamento dos macacos e do jeito desengonçado de caminhar (Grishnákh anda como um) que Tolkien tenha utilizado a comparação.
     

Compartilhar