• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que a frase: A Elbereth! Gilthoniel!

  • Criador do tópico Criador do tópico Rosalinda
  • Data de Criação Data de Criação

Rosalinda

Usuário
Eu gostaria de saber pq em determinados momentos o Frodo ou o Sam dizem:

A Elbereth, Gilthoniel!

Alguém poderia me esclarecer? É q eu nunca li o Silmarillion nem Contos Inacabados então não faço idéia!!! :D :mrgreen:
 
Na Dúvendor tem um bom texto para se ler sobre este hino. Veja aqui.
Vou colocar um pedacinho como introdução, espero que ajude. :wink:
Anderson Frossad disse:
Este hino é o maior texto em sindarin contido na trilogia do Senhor dos Anéis. Ele é ouvido quando os hobbits estão na casa de Elrond e entram no salão do fogo: "No momento em que saíam da sala, uma única voz limpida se levantou cantando. Frodo parou ainda encantado enquanto as sílabas doces da canção élfica caíam como jóias cristalinas numa fusão de palavra e melodia. - É uma canção para Elbereth - disse Bilbo - Cantarão esta e muitas outras canções do Reino Abençoado muitas vezes esta noite."
 
Se você perceber, também verá que em alguns momentos do livro aparecerá "A Elbereth Gilthoniel" e ás vezes "A Gilthoniel Elbereth", que na verdade não deveriam ser assim, o correto é "A Elbereth...", pois a segunda frase foi um erro que passou por despercebido do Tolkien. E isso é dito pelo próprio Tolkien em uma carta.
 
É para o louvor de Varda, lembra dela? Falam nela no SdA.

Enfim, leia o texto que lá deve explicar bem quem é Varda :grinlove: .
 
Sr. Cachopardo disse:
Se você perceber, também verá que em alguns momentos do livro aparecerá "A Elbereth Gilthoniel" e ás vezes "A Gilthoniel Elbereth", que na verdade não deveriam ser assim, o correto é "A Elbereth...", pois a segunda frase foi um erro que passou por despercebido do Tolkien. E isso é dito pelo próprio Tolkien em uma carta.
Não sei disso não, Cacho. Sei sim que na primeira edição do livro veio um erro, onde em um lugar aparecia A Elbereth Gilthoniel e em outro trecho tínhamos O Elbereth Gilthoniel, de forma que quando Tolkien percebeu ele disse que o correto era 'A', e não 'O'. Quanto à ordem da expressão, eu não manjo de Quenya ou Sindarin, e não sei dizer se há um erro aí nesse caso.
 
Tem sim num poema do livro A Sociedade do Anel, tenho até copiado em meu pc, pena que estou desligando e só volto quarta, mas se não citarem até lá eu mostro.
 
Desculpe a demora, agora então eu mostro o poema no qual aparece a troca das palavras:

Cap. Três não é demais:

Branca – de – Neve! Clara Senhora!
Reinas além dos Mares Poentes!
És nossa Luz aqui nesta hora
No mundo das árvores onipresentes!

Ó Gilthoniel! ó Elbereth!
De hálito puro e claro olhar!
Branca – de – Neve, a ti nossa voz
Em longes terras, além do Mar.

Estrelas que, no Ano sem Sol,
Pela sua mão fostes semeadas,
Em campos de vento, em claro arrebol,
Agora sois flores prateadas.

Ó Elbereth, ó Gilthoniel!
Inda lembramos, nós que moramos
Nesta lonjura, em matas silentes,
A luz dos astros nos Mares Poentes.
 
Não é troca de palavras ao meu ver. Elbereth e Gilthoniel se não me engano são dois nomes, sendo o segundo sobrenome do primeiro. Creio que Tolkien não errou ao escrever "Ó Gilthoniel! Ó Elbereth!". Talvez seria um erro se fosse "Ó Gilthoniel Elbereth", mas no caso ali temos uma exclamação separando os nomes.
É o que eu vejo, mas posso estar errado.
 
O erro, apontado pelo próprio Tolkien na carta 211, não é a ordem dos nomes, e sim o uso de O (que é inglês) ao invés de A, que é o equivalente sindarin para a partícula vocativa O (= "Ó", em português). O erro está no Livro IV, no As Duas Torres, e não no Sociedade do Anel.

Tolkien diz que, como a exclamação é puramente élfica, sendo uma inspiração que sobreveio a Sam, a partícula vocativa deveria ter sido élfica também.
 

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back
Topo