1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que a frase: A Elbereth! Gilthoniel!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rosalinda, 1 Nov 2004.

1. Rosalinda

Rosalinda Usuário

Eu gostaria de saber pq em determinados momentos o Frodo ou o Sam dizem:

A Elbereth, Gilthoniel!

Alguém poderia me esclarecer? É q eu nunca li o Silmarillion nem Contos Inacabados então não faço idéia!!! :D :mrgreen:

2. Mith

Mith This server is too busy!

Na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tem um bom texto para se ler sobre este hino. Veja
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Vou colocar um pedacinho como introdução, espero que ajude. :wink:

3. Rosalinda

Rosalinda Usuário

Valeu, obrigada...vou lê-lo :obiggraz:

4. Smaug

Smaug Cacho

Se você perceber, também verá que em alguns momentos do livro aparecerá "A Elbereth Gilthoniel" e ás vezes "A Gilthoniel Elbereth", que na verdade não deveriam ser assim, o correto é "A Elbereth...", pois a segunda frase foi um erro que passou por despercebido do Tolkien. E isso é dito pelo próprio Tolkien em uma carta.

5. Itarillë

Itarillë Usuário

É para o louvor de Varda, lembra dela? Falam nela no SdA.

Enfim, leia o texto que lá deve explicar bem quem é Varda :grinlove: .

6. Pandatur

Pandatur Usuário

Não sei disso não, Cacho. Sei sim que na primeira edição do livro veio um erro, onde em um lugar aparecia A Elbereth Gilthoniel e em outro trecho tínhamos O Elbereth Gilthoniel, de forma que quando Tolkien percebeu ele disse que o correto era 'A', e não 'O'. Quanto à ordem da expressão, eu não manjo de Quenya ou Sindarin, e não sei dizer se há um erro aí nesse caso.

7. Smaug

Smaug Cacho

Tem sim num poema do livro A Sociedade do Anel, tenho até copiado em meu pc, pena que estou desligando e só volto quarta, mas se não citarem até lá eu mostro.

8. Smaug

Smaug Cacho

Desculpe a demora, agora então eu mostro o poema no qual aparece a troca das palavras:

Cap. Três não é demais:

Branca – de – Neve! Clara Senhora!
    Reinas além dos Mares Poentes!
    És nossa Luz aqui nesta hora
    No mundo das árvores onipresentes!

Ó Gilthoniel! ó Elbereth!
    De hálito puro e claro olhar!
    Branca – de – Neve, a ti nossa voz
    Em longes terras, além do Mar.

Estrelas que, no Ano sem Sol,
    Pela sua mão fostes semeadas,
    Em campos de vento, em claro arrebol,
    Agora sois flores prateadas.

Ó Elbereth, ó Gilthoniel!
    Inda lembramos, nós que moramos
    Nesta lonjura, em matas silentes,
    A luz dos astros nos Mares Poentes.

9. Pandatur

Pandatur Usuário

Não é troca de palavras ao meu ver. Elbereth e Gilthoniel se não me engano são dois nomes, sendo o segundo sobrenome do primeiro. Creio que Tolkien não errou ao escrever "Ó Gilthoniel! Ó Elbereth!". Talvez seria um erro se fosse "Ó Gilthoniel Elbereth", mas no caso ali temos uma exclamação separando os nomes.
    É o que eu vejo, mas posso estar errado.

10. Tilion

Tilion Administrador

O erro, apontado pelo próprio Tolkien na carta 211, não é a ordem dos nomes, e sim o uso de O (que é inglês) ao invés de A, que é o equivalente sindarin para a partícula vocativa O (= "Ó", em português). O erro está no Livro IV, no As Duas Torres, e não no Sociedade do Anel.

Tolkien diz que, como a exclamação é puramente élfica, sendo uma inspiração que sobreveio a Sam, a partícula vocativa deveria ter sido élfica também.

11. Ettelen

Ettelen eu sou mesmo um

Agora calma..o que eh Gilthoniel?! Mais um nome para Varda??

Compartilhar