1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Poder dos Valar é finito?!?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por imported_Smarzaro, 5 Jan 2002.

  1. Bom, esta questão surgiu a partir de respostas dadas em um outro tópico ( Valar x Maiar x Elfos ).

    Seguinte, está claro em o Silmarillion que Melkor perdeu grande parte de seus poderes enquanto disseminava o mal pela terra-média. Daí então vem as perguntas:

    1 - O poder que Melkor possuía era finito, ou seja, de tanto usar uma hora acaba?!?

    2 - Melkor era um Vala, então se o poder de Melkor vai diminuíndo a medida em que é muito exigido, então os poderes dos Valar tb diminue?!?

    quote:"...E os Valar não puderam então derrotá-lo, já que a maior parte de sua força era necessária para controlar as turbulências da Terra e salvar da destruição tudo o que pudesse ser salvo de sua obra..." - Silmarillion, ed.2001, Martins Fontes, pág 30.
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    1. O poder é finito, mas não se acaba com o uso. O que Melkor foi foi DISSEMINAR seu poder, quase como Sauron fez com o Um Anel na Terceira Era. O Poder de Melkor ainda existia, mas não estava mais nele, mais sim espalhado pela Terra-média.

    2. Não exatamente, só no caso acima
     
  3. Valeu Deriel... Já deu p/ começar a esclarecer as idéias!!!


    ----------------------------------------------------------------------
    |"Numa toca no chão vivia um Hobbit." - e depois disto tudo mudou!!!|
    ----------------------------------------------------------------------
    [Clube da Insônia]
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    É a teoria do anel de Morgoth, né? Aquela história de que, assim como Sauron botou sua maldade e seu poder no Anel, Morgoth disseminou a sua parte sobre a Terra Média, certo?

    No! I ll never turn to the Dark Side!
    I m a Jedi, like my father before me!
     
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Mas o poder de um vala poderia ser neutralizado por Eru ou demais valar caso fosse usado unicamente para o mal?

    Ou podemos entender de que se perde o poder unicamente por "descarregá-lo" em alguma coisa?
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Penso que o Único, no sentido de possuir força o bastante para conseguir anular e corrigir o comando de um Vala se assim desejasse sempre tinha superioridade em autoridade e capacidade para fazê-lo. Os casos da mudança do mundo na segunda Era e das almas dos anões de Aulë são grandes demonstrações da força monumental de Ilúvatar.

    Porém os Valar não possuíam o mesmo poder absoluto e as grandes obras únicas não podiam ser repetidas nem os Poderes podem impedir totalmente o desgaste do mundo iniciado pela obra de Melkor. O poder deles era relativo em relação a Eru e se consomia dentro das regras da relatividade desse mundo sendo duráveis pelo tempo que o mundo existisse. Todavia vale lembrar que a forma pela qual Eru lidava com a maldade nunca foi por meio da quebra da vontade das criaturas livres. A perda de poder por ainur rebeldes não advinha da punição de Eru mas advinha da obrigatoriedade de estarem contidos todos eles pelos círculos do mundo e suas leis.

    Em situações extremamente complexas Manwë, que detinha ao mesmo tempo os status de Vala, de Aratar e de Sagrado entre os irmãos podia pedir diretamente a Eru por meio de abdicação de autoridade como fizera no caso de Númenor, então Eru poderia restaurar algum problema.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar