Cësárin disse:
Tenho de discordar de você! Dizer "os balrogs de Angband" não implica de maneira nenhuma TODOS os balrogs de Angband. Não seria a primeira vez em que eu leria algo assim sem que significasse totalidade...Se eu dissesse, por exemplo, que "Lula foi criticado pelos moradores de Queimados", isso quer dizer, no máximo, que muitos moradores dessa cidade o criticaram, mas não que os 180.000 habitantes da cidade o fizeram...
Significa sim, pela língua, nessa frase sobre o Lula você está dizendo que todos os moradores criticaram Lula, não está parcelando, dividindo nem nada; é justamente por isso que "os" é um artigo
definido, porque ele define sem erro alguma coisa. Se disse "os balrogs de Angband", são "os balrogs de Angband", todos eles, não importa que sejam 3 ou 50 mil.
No caso do exemplo da cidade, você pode pensar que é óbvio que não são todos pela sua carga ideológica, mas a língua por si só, a maneira como foi posto em palavras, como foi escrito, implica, explicitamente, que todos fizeram a crítica, e não alguns, a minoria ou a maioria, e sim todos.
E nesse caso em que você diz:
"isso quer dizer, no máximo, que muitos moradores dessa cidade o criticaram, mas não que os 180.000 habitantes da cidade o fizeram..." essa é uma suposição sua, porque a frase diz que foram todos, não muitos ou poucos, pois essa formação lingüística se refere à totalidade.
Simples questão de língua portuguesa.
Cësárin disse:
O que Tolkien pode ter querido dizer foi:
-que os Balrogs que naquele momento estavam em Angband saíram para atacá-lo;
-pode ter apenas caracterizado os balrogs que atacaram Fëanor como sendo de Angband.
Independemente dele ter querido dizer outra coisa, não foi o que ele disse. Da maneira como formulou a frase, ele deixou claro que foram todos. Todo e qualquer balrog a serviço de Melkor na Primeira Era era de Angband, logo, dizer "Balrog de Angband" só por caracterizar, é redundância. Os balrogs estavam em Angband, todos eles, quando Fëanor avançou, Melkor mandou todos os seus balrogs para interceptá-lo. E pronto, foi isso que aconteceu, o texto deixa isso claro.
Ninguém disse que Fëanor derrotou os balrogs, agora, se vocês acham pouca coisa ele resistir durante um bom tempo (como diz no livro), envolto em chamas e ferimentos, lutando contra vários balrogs, bom, então eu acho que está faltando um pouco de noção de dificuldade em batalha para vocês...