• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poder de Fënor

Pode ser de dois até um número absurdo já q estava no plural .



De onde voces estão tirando estas informações sobre o numero de Balrogs?
E quanto tempo durou a luta?
 
O texto deixa explícito que eram todos os balrogs de Angband que Fëanor enfrentou, porque ele diz com todas as palavras "os balrogs de Angband". Isso explicita que não eram dois ou três, e sim todos.

Sobre a quantidade, tem um texto antigo do Tolkien em que, numa nota, o Christopher Tolkien diz que há uma anotação de Tolkien no canto da página acerca do número de balrogs a serviço de Melkor na Primeira Era, e que deviam ser cerca de sete.
 
então Fëanor poderia ter enfrentado uma média de 5, 6... porque desses 7 um seria Gothmog, e ele só chegou depois...
 
Aldamar disse:
então Fëanor poderia ter enfrentado uma média de 5, 6... porque desses 7 um seria Gothmog, e ele só chegou depois...

Só 6 balrogs, é pouca coisa, realmente... :roll:

São BALROGS, não coelhinhos. Gothmog deu o "golpe final".

Andrëas The Blind_Noldo disse:
Também acho que não foram sete, mas pelo menos uns quatro ele segurou.

Se no texto estivesse escrito que Fëanor lutava contra "4 balrogs de Angband", tudo bem, mas o texto diz com todas as palavras "os balrogs de Angband". Isso implica, necessariamente e por uma simples questão de lingüística, que eram todos os balrogs que estavam ali.
 
Tenho de discordar de você! Dizer "os balrogs de Angband" não implica de maneira nenhuma TODOS os balrogs de Angband. Não seria a primeira vez em que eu leria algo assim sem que significasse totalidade...Se eu dissesse, por exemplo, que "Lula foi criticado pelos moradores de Queimados", isso quer dizer, no máximo, que muitos moradores dessa cidade o criticaram, mas não que os 180.000 habitantes da cidade o fizeram...O que Tolkien pode ter querido dizer foi:
-que os Balrogs que naquele momento estavam em Angband saíram para atacá-lo;
-pode ter apenas caracterizado os balrogs que atacaram Fëanor como sendo de Angband.
 
Concordo com o Cësa, a frase não implica totalidade, apenas diz que os Balrogs que estavam em Angband saíram para matá-lo...

Mesmo assim, eu não me lembro, mas Fëanor não derrotou eles, derrotou?
 
Isso mesmo, bem lembrado Aldamar, temos ainda o fato de que Fëanor não os derrotou, apenas resistiu a eles por bastante tempo...
 
Cësárin disse:
Tenho de discordar de você! Dizer "os balrogs de Angband" não implica de maneira nenhuma TODOS os balrogs de Angband. Não seria a primeira vez em que eu leria algo assim sem que significasse totalidade...Se eu dissesse, por exemplo, que "Lula foi criticado pelos moradores de Queimados", isso quer dizer, no máximo, que muitos moradores dessa cidade o criticaram, mas não que os 180.000 habitantes da cidade o fizeram...

Significa sim, pela língua, nessa frase sobre o Lula você está dizendo que todos os moradores criticaram Lula, não está parcelando, dividindo nem nada; é justamente por isso que "os" é um artigo definido, porque ele define sem erro alguma coisa. Se disse "os balrogs de Angband", são "os balrogs de Angband", todos eles, não importa que sejam 3 ou 50 mil.

No caso do exemplo da cidade, você pode pensar que é óbvio que não são todos pela sua carga ideológica, mas a língua por si só, a maneira como foi posto em palavras, como foi escrito, implica, explicitamente, que todos fizeram a crítica, e não alguns, a minoria ou a maioria, e sim todos.

E nesse caso em que você diz: "isso quer dizer, no máximo, que muitos moradores dessa cidade o criticaram, mas não que os 180.000 habitantes da cidade o fizeram..." essa é uma suposição sua, porque a frase diz que foram todos, não muitos ou poucos, pois essa formação lingüística se refere à totalidade.

Simples questão de língua portuguesa.

Cësárin disse:
O que Tolkien pode ter querido dizer foi:
-que os Balrogs que naquele momento estavam em Angband saíram para atacá-lo;
-pode ter apenas caracterizado os balrogs que atacaram Fëanor como sendo de Angband.

Independemente dele ter querido dizer outra coisa, não foi o que ele disse. Da maneira como formulou a frase, ele deixou claro que foram todos. Todo e qualquer balrog a serviço de Melkor na Primeira Era era de Angband, logo, dizer "Balrog de Angband" só por caracterizar, é redundância. Os balrogs estavam em Angband, todos eles, quando Fëanor avançou, Melkor mandou todos os seus balrogs para interceptá-lo. E pronto, foi isso que aconteceu, o texto deixa isso claro.


Ninguém disse que Fëanor derrotou os balrogs, agora, se vocês acham pouca coisa ele resistir durante um bom tempo (como diz no livro), envolto em chamas e ferimentos, lutando contra vários balrogs, bom, então eu acho que está faltando um pouco de noção de dificuldade em batalha para vocês... :roll:
 
Tem que olhar a obra em inglês para conferir a tadução...

Mesmo assim:

1º - Ele não estava sozinho no início, haviam alguns companheiros ao seu lado...

2º - Os elfos da primeira Era eram muito mais poderosos, tanto que Ecthelion matou Gothmog, coisa que o Fëanor não conseguiria, na minha opinião...

3º - Fëanor foi sim o mais poderoso, o que não implica em ser o mais forte...
 
Não tem nada a ver com o assunto do tópico, mas se puderem me responder... o que aconteceu com Maglor, filho de Fëanor? Pois li um texto agora que diza que todos os outros morreram, e ele?
 
Aldamar disse:
2º - Os elfos da primeira Era eram muito mais poderosos, tanto que Ecthelion matou Gothmog, coisa que o Fëanor não conseguiria, na minha opinião...

Fëanor só teve a infelicidade de ser atacado por TODOS os balrogs de Angband AO MESMO TEMPO... se ele tivesse enfrentado um de cada vez, com certeza teria ganhado de todos, inclusive de Gothmog...
 
Aldamar disse:
Tem que olhar a obra em inglês para conferir a tadução...

Mesmo assim:

1º - Ele não estava sozinho no início, haviam alguns companheiros ao seu lado...

2º - Os elfos da primeira Era eram muito mais poderosos, tanto que Ecthelion matou Gothmog, coisa que o Fëanor não conseguiria, na minha opinião...

3º - Fëanor foi sim o mais poderoso, o que não implica em ser o mais forte...

Em inglês a formação é a mesma, a tradução, ensse ponto, é exata.

1º - "Alguns companheiros" numa luta contra 7 balrogs não significa absolutamente nada. Ainda assim, todos os companheiros morreram enquanto ele continuou.

2º - O fato de elfos serem mais poderosos na Primeira Era não significa muita coisa nessa discussão. TODOS os personagens que se envolveram em conflitos contra balrogs morreram, inclusive Gandalf, que era, em essência, mais poderoso que qualquer elfo, por ser um Maia. Ecthelion matou Gothmog mas morreu no processo, e só conseguiu matar Gothmog porque lutaram um contra um. E se você quer saber, eu acho que Fingon já teria matado Gothmog antes, se não tivesse sido atacado por outro balrog. Eu tenho certeza absoluta, plena convicção que, num combate homem a homem, mano a mano, Fëanor venceria Gothmog, assim como Fingolfin também o faria, ou Finarfin, ou Fingon, ou Finrod, ou Turgon, ainda que morressem no processo. Negar isso é negar em absoluto a força da Casa de Finwë.

3º - "Pois em todas as partes do corpo e da mente, em valentia, em resistência, em beleza, em compreensão, em talento, em força e em sutileza, Fëanor havia sido o mais poderoso de todos os Filhos de Ilúvatar, e nele ardia uma chama brilhante."
- O Silmarillion

Esse trecho implica que Fëanor era o mais resistente de todos os Filhos de Ilúvatar, inclusive fisicamente.; ele foi o mais valente, o mais resistente, o mais belo, o de maior compreensão, o mais talentoso, o mais forte e o mais sutil de todos os Filhos de Ilúvatar. É isso que o trecho diz.

E ainda que ele não fosse o mais forte fisicamente, ele não era nenhum fracote. Pelo bafo de Manwë!, cara lutou contra vários balrogs ao mesmo tempo e agüentou um bom tempo mesmo depois de toda a sua guarda estar morta! Isso está escrito no livro.


Shantideva disse:
Não tem nada a ver com o assunto do tópico, mas se puderem me responder... o que aconteceu com Maglor, filho de Fëanor? Pois li um texto agora que diza que todos os outros morreram, e ele?

Diz-se que Maglor ficou vagando pelas praias, lamentando seus atos e cantando, sozinho.
 
O número máximo de Balrogs que já existiu foi de 7, incluindo o próprio Gothmog.

Informação essa dada pelo próprio Tolkien e registrada duas vezes na HoMe.
 
"Pois em todas as partes do corpo e da mente, em valentia, em resistência, em beleza, em compreensão, em talento, em força e em sutileza, Fëanor havia sido o mais poderoso de todos os Filhos de Ilúvatar, e nele ardia uma chama brilhante."

Hmmm, isso não serve para muita coisa, pois olha esse trecho falando de Fingolfin:

"Assim morreu Fingolfin, Rei Supremo dos Noldor, o mais altivo e destemido dos Reis élficos de outrora."

Por acaso isso não é uma contradição?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo