1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Planilha excel para controle de leituras (quer ajudar?)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por JLM, 17 Jan 2011.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    bem, descaradamente digo que me baseei no modelo de algumas que vi pela internet e resolvi criar uma "código livre", para compartilharmos e melhorarmos.

    a versão anexa seria a 0.1, e gostaria de saber o que vocês acharam dela. oq ficaria legal colocar e sugestões de melhora para q fique usável.

    lembrando q é a minha primeira tentativa em bolar algo assim, então ela não tá perfeita ainda, ok?

    eu tava pensando em colocar algumas estatísticas e gráficos automáticos, q retornassem por exemplo a sua média de leitura por dia, mês, ano, ou em que décadas as suas leituras andam se concentrando, ou até qual autor vc tá lendo mais.

    enfim, uma planilhazinha excel à toa q acho q só quem curta ler deve apreciar.

    ah, se alguém ae for fera no excel e quiser contribuir, sinta-se a vontade.

    PS: a relação de livros dentro dela é a minha, só pra exemplificar.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. imported_Rafa

    imported_Rafa Usuário

    Hmm, é interessante tua iniciativa, mas se eu fosse tu, usaria o Google Docs ou até o Open Office, embora esse não seja tão comum entre usuários domésticos, se é que dá para fazer algo assim. Tenho pavor do Excel e coisas relacionadas ao Microsoft Office, pois aqui na faculdade, nos laboratórios tem uma versão, aí tem professor que tem uma mais nova, tem professor que tem uma mais velha, você salva na do laboratório, não sabe a versão do deles, aí vai lá mostrar o trabalho, etc, e quando vê tem que voltar só para converter para uma versão que o programa abra. É o c*, me desculpem. Opinião própria.

    E não sei se teria "saco" pra preencher tudo isso haha. =p
     
  3. Cérbero

    Cérbero Usuário

    Nossa, pelo que está na planilha você anda lendo pelo menos uns 5 livros ao mesmo tempo, é isso mesmo??

    Aliás, a ideia de incluir os cálculos de média de leitura e alguns gráficos desse tipo é interessante - e eu que estava achando a minha humilde planilha de catalogação o máximo...
     
  4. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    rafa, eu sou um usuário costumeiro do google docs. e oq me proponho fazer aqui lá ñ é possível (sim, o sistema deles ainda tem muuuuuitas limitações e eu conheço a maioria). e a referência a planilha ser do excel é simbólica, já q o importante é o arquivo com extensão .xlxs, q abre no open office entre outros.

    mas como eu já disse, ñ se trata de uma proposta pra agradar a todos. mesmo assim, valeu pelo comentário.

    ñ, hehehe, apesar de já ter feito isso, note q todos os livros, com exceção do último já mostram a data de término da leitura. ou seja, atualmente to lendo só 1 por vez.
     
  5. Cérbero

    Cérbero Usuário

    Tive uma ideia, mas como não sou muito bom em Excel vou deixá-la aqui para caso você ou mais alguém já quiser colocá-la em prática: acho que seria legal um gráfico mensal mostrando pelo menos duas curvas: uma com quantos livros foram adquiridos por mês (considerando por adquiridos tanto os comprados como ganhados, ou achados (?!)); e outra curva com quantos livros foram lidos por mês.

    O problema é definir "livro lido por mês". Deve-se usar apenas a data de término da leitura? E se alguém começou a ler dois livros ao mesmo tempo, porém terminou de ler o primeiro livro em um mês e o segundo em uns 4 meses? Incluir outra curva com as datas de início da leitura também não ajuda porque como é um gráfico de quantidade vs. tempo, então não haveria como distinguir quais livros foram lidos rapidamente e quais levaram meses. Enfim, só pensei na semente da ideia (e estou com sono agora), mas acho que deu pra captar o espírito da coisa - só não sei se será possível desenvolvê-la e realizá-la...
     
  6. Lilian Sinfronio

    Lilian Sinfronio Usuário

    Só pra entender, o que significado inicial, final, saldo e atual??

    Não acompanhei...
     
  7. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    lilian, basta olhar a linha imediatamente superior q vc 'pega' a coisa:

    inicial e final são as páginas em q começa e termina o livro. atual é em q página vc parou na leitura. o saldo (e todas as outras colunas em background cinza vc ñ preenche, pois são automáticas) são qtas pgs faltam pra vc terminar o livro.

    são ideias interessantes, mas acho a 1ª complicada. deixa eu explicar o pq mostrando o meu caso em particular. eu considero q leio mto, variando entre 3 livros até 15 (nas férias) por mês. esses números por si só já dão um gráfico legal. mas eu compro 3, 4, 5x e até + dq eu leio. e como é uma lista de leituras, acabaria confundindo as duas coisas, pq o número de livros comprados encheria a lista eqto o de livros lidos ficaria pequeno em comparação.

    já a 2ª ideia é algo q eu pensei sim. e isso baseado em como já computo as minhas leituras. independente de qto tempo levo para ler 1 livro, marco ele como lido qdo finalizo ele. posso ter levado 2 dias ou 2 anos, mas terminei ele, marco como lido. assim, apesar de ñ ser perfeccionistamente preciso, dá pra vc fazer boas estatísticas. e tb dá uma forçada no término das leituras q deixei em aberto, pois sei q ñ vou poder contar como lido 1 livros q ñ terminei ainda. oq acha dessa tática?
     
  8. Lilian Sinfronio

    Lilian Sinfronio Usuário

    Entendi como funciona... Vou experimentar pra ver se eu me adapto.

    Depois respondo se consegui usar no cotidiano. Mas gostei muito da ideia.

    Quando ao auxilio, sinto não poder por nao entender muito de excel, mas vou ser uma boa usuaria. prometo. :)
     
  9. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Eu achei muito interessante. Eu faço a minha em um caderno, mas não coloco tantos detalhes assim, só o nome do livro, do autor, o mês que li, o que achei e de quem era o livro. Não gosto de coisas salvas em pc, vai que dá piti nele e perco tudo! Confio mais em algo palpável, como meus cadernos, que guardo com todo o zelo!
     
  10. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Dizem que a gente só vira adulto quando admite que o Excel é uma coisa boa, né? =P
    Achei bem bacana, JLM, mas confesso que a interface é meio malinha. Não por culpa sua, é que Excel não é uma coisa muito excitante. Se tivesse como deixar menos agreste, como o Access fazia nos idos do Windows 95, seria bem mais agradável e divertido, hein? Útil já está.=)
     
  11. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    alguma sugestão? esse ponto q vc citou, interface, eu ñ entendo mto. é aquela velha coisa dq escolher roupas e cortinas sempre as mulheres manjarem + q os homens brutos como eu.
     
  12. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]JLM, errr...desculpe minha ignorância digital, mas esse arquivo (.xlsx) é para o Office 2007? É que tenho o Office 2003 aqui no PC e não estou conseguindo abrir.[/align]
     
  13. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    é 2007. mas já salvei ela em formato 2003 e adicionei no post inicial. só ñ sei se todas as funcionalidades vão funcionar direitinho. me diz aí caso vc perceba algo estranho.
     
  14. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Acho que está tudo nos conformes sim. Aviso caso perceba algo fora do normal.
     
  15. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    formatação condicional

    uma das incrementações q estou colocando, usando a tal da formatação condicional de célula (recurso infelizmente só disponível no 2007 e 2010) é a barra de progresso de leitura, como aparece na imagem. só dá trabalho pq essas regras de formatação condicional são célula à célula.

    tae 1 recurso q eu desconhecia no excel, mas q já tô craque.
     
  16. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    hmmmm não sei se é o mesmo recurso, mas as versões anteriores já possuem formatação condicional... meu pai que saberia dizer melhor...
     
  17. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    pode até ser, kika, como eu disse é 1 recurso q comecei a usar agora. só digo q ele vale só pro 2007 em diante pq é o aviso q consta nos tutorias pela internet. vou tentar salvar a planilha como 2003 pra ver se roda blz nela tb e depois comento aqui.
     
  18. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    eu sei que a função condicional existe...e talvez não seja uma função simples, envolva macros e tal, mas sei que dá pra fazer
     
  19. Tataran

    Tataran Usuário

    Interessante... mas nunca daria certo para mim, com a minha leitura caótica, saltando parágrafos, páginas, perdendo a paciência e pulando ao final...
     
  20. Tayana

    Tayana Usuário

    Eu leio mais de 1 geralmente, mas acabo deixando e ficando com um dps termino o outro...hehe
     

Compartilhar