1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

passe pra portugues plz

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por RonkBúrz, 24 Abr 2002.

1. RonkBúrz

RonkBúrz Usuário

vo por aki uns trechos em quenya num sei c ta certo eh q eu so um poco novato nesse ramo mas eh errando q c aprende ai vai:

halla tussa culuina
    eldar harya hendu helwa
    naúco sará

bem eh isso aew traduzem pra mim v c ta certo oq eu tentei faze

abração vlw

2. Vamos lá...
    Halla: Alto
    tussa: ?
    culuina: cul é dourado-vermelho, ui é sempre e na quer dizer é... Mas não tá certo, vc misturou complementos de Sindarin com quenya, fica feio...

Eldar são os elfos, as pessoas das estrelas, harya é sul(nao sei oq é ya) e helwa eu não consegui entender...

Naúco vem de na, q quer dizer é, ú é não, e co eu não sei...
    Sará nao entendi nem a pau... Vc tem certeza q isso é quenya e/ou sindarin? Não parece viu?

3. Drizzet

Drizzet On vacation forever

Três palavras no caso disso ser Quenya:
    Eu sou Papai Noel

Abraços.

4. Tilion

Tilion Administrador

Está tudo em quenya:

halla = "alto"
    tussa = "arbusto"
    culuina = "laranja" (adjetivo)

Logo, "halla tussa culuina" deve ser algo como "alto arbusto laranja"(???)

eldar = "elfos"
    harya = "possuir"
    hendu = "olhos"
    helwa = "azul"

Logo, "os elfos possuem olhos azuis", embora existam erros aí de flexão e concordância.

nauco = "anão" (sem acento no "u")
    sará = sar é "pedra pequena"... seria algo como "pedra de anão" (???)

Tem que se tomar cuidado para não tentar achar o significado das palavras "destrinchando-as", se elas já possuírem um significado próprio inteiras. :wink:

Compartilhar