• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

OVNIs, ETs, entre outros......

eu vi um GVNI ( Gnomo Voador Não-Identificado ) ca caiu do predio da frente de onde eu trabalhava, até hoje não identificamos da onde ele veio hehe.

eu tambem vi um risco verde e amarelo cortar o ceu uma vez, ate que foi legal pois teve mais fente que viu em outros lugares e ninguem soube falar o que era.
 
Vela disse:
PS: O termo "Alienígena" sim, é um termo preconceituoso. Alienígena é derivado da palavra Alienado/Alienação. Significa algo como "Criado por um alienado" ou "Que gera alienação", não estou bem certo. De ambas as formas, é preconceitouso, já que sujeito alienado é aquele que não tem a menor noção da realidade.

Cara, "alienígena" é sinônimo de extrangeiro. :D
Claro que, pelo uso, nós automaticamente relacionamos a ET's, e nem duvido que nos dicionários mais recentes já seja até considerado com esse sentido, mas no meu Aurélio de 1900-e-vovô-surfista ( :mrgreen: )está "estrangeiro", hehehe

E, coincidência, ontem eu via um documentário do Discovery em que o sujeito tirava fotos de frysby's (como diabo se escreve isso? - são aqueles discos de plástico que a gente joga para um outro pegar) envoltos em papel alumínio que ele mesmo atirava.
O negócio é que todas as fotos de "discos voadores" eram tão iguais, mas tão iguais, que não se diferenciam em nada. :P

Mas eu confesso que essa coisa de o universo ser "infinito" e de ser provável que haja mais algum outro lugar habitado me intriga.
Só que há quem diga que as condições para a vida na Terra são tão especiais que não é nenhum absurdo crer que estamos sozinhos mesmo.
 
Maglor disse:
Mas eu confesso que essa coisa de o universo ser "infinito" e de ser provável que haja mais algum outro lugar habitado me intriga.
Só que há quem diga que as condições para a vida na Terra são tão especiais que não é nenhum absurdo crer que estamos sozinhos mesmo.

Maglor, sabemos tão pouco que é praticamente infundado dizer que não há vida fora daqui.

Se o universo não é infinito, é muito grande, realmente muito grande, e o que conhecemos é uma parcela ínfima dele.

Quer dizer, do que a gente conhece, realmente não existe outro planeta com condições iguais às da Terra. Mas se existe vida fora daqui, não significa que tem que ser na forma humana. Não sabemos que tipo de inteligência pode se desenvolver em condições extremas.

Desse modo, considerando as dimensões do universo, eu acho muito mais provável que haja vida fora daqui do que o contrário.
 
O negócio é que algumas coisas são provadas, como a necessidade de água, de alguns gases, de macromoléculas... algumas coisas são essenciais para a vida.
Eu não sou nenhum físico nem tenho essa pretensão, mas ouvi sim que é perfeitamente possível que estejamos sozinhos e sejamos uma incrível coincidência.

É tudo milimitricamente perfeito aqui, desde a distância da Terra ao Sol quanto a formação geológica da Terra.
Ao mesmo tmepo em que eu acho possível, acho improvável; e dadas as nossas condições de avaliar isso, tecnologicamente falando, não acredito que alguém que queria crer em algo concreto possa ir além disso.
 
Mas não é tão fácil dizer isso, Maglor. Qual é a parcela de planetas que conhecemos razoalvemente pra afirmar que não pode conter vida?

Editando: esqueci de dizer, também não podemos descartar a possibilidade de vida abaixo das camadas mais exteriores dos globos.
 
Mas não é tão fácil dizer isso, Maglor. Qual é a parcela de planetas que conhecemos razoalvemente pra afirmar que não pode conter vida?
Por isso, cara. Por isso eu disse, não sou físico, não tenho como responder isso, nunca pesquisei. Só posso acreditar no que me dizem.
E por isso também eu disse que não podemos afirmar muito, nem que há, e nem que não há. Qualquer afirmação, nesse instante, é irresponsável e sem provas.

E a vida sem sol necessita indiretamente da superfície, então nada de alienígenas nas cavernas subterrâneas de Marte. :mrgreen:
 
Maglor disse:
Por isso, cara. Por isso eu disse, não sou físico, não tenho como responder isso, nunca pesquisei. Só posso acreditar no que me dizem.

Também não é assim. O fato de cientistas ou ufólogos afirmarem alguma coisa não impede você de analisar a situação (mesmo com escassez de informações, lembre-se de que eles também sofrem disso) e tirar suas próprias conclusões, deixando de ser apenas "mais uma ovelha", como você diz.
smile.gif


Maglor disse:
E a vida sem sol necessita indiretamente da superfície, então nada de alienígenas nas cavernas subterrâneas de Marte. :mrgreen:

Creio que não entendi... você está falando das condições internas? Nesse caso, também não é certo. Afinal, desconhecemos o interior do nosso próprio planeta.
 
Também não é assim. O fato de cientistas ou ufólogos afirmarem alguma coisa não impede você de analisar a situação (mesmo com escassez de informações, lembre-se de que eles também sofrem disso) e tirar suas próprias conclusões, deixando de ser apenas "mais uma ovelha", como você diz.
Qual o nível de credibilidade que você daria a... mim? Com todo o respeito e amor-próprio que eu ainda tenho, nem eu mesmo acreditaria em alguma coisa que eu tente dizer sobre astro-física ou coisa que o valha. Não tenho know-how. Eu posso meditar sobre o que dizem, se forem fontes "confiáveis" dos dois lados.
Na minha condição de "não-ovelha", o que eu concluí é que concluir qualquer coisa é errado, pelo menos sobre isso. E estou seriamente inclinado a acreditar que, se há vida fora daqui, ela nunc anem chegou perto do Sistema Solar.

Os seres vivos em condições mais "extremas" que conhecemos são bactérias, se não me engano, que fazem fermentação(autotrofismo) e vivem próximas a fontes de água quente em regiões abissais dos oceanos. Qualquer organismo mais desenvolvido necessita, de alguma forma, da superfície.
Há algumas certezas sobre condições necessárias para a vida. Isso há sim.
 
Maglor disse:
Na minha condição de "não-ovelha", o que eu concluí é que concluir qualquer coisa é errado, pelo menos sobre isso.

Mas não é concluir, no sentido literal da palavra. É o mesmo que você faz, pensar que é mais provável que seja de um jeito do que de outro, admitindo sempre a possibilidade de estar completamente errado.

Maglor disse:
Os seres vivos em condições mais "extremas" que conhecemos são bactérias, se não me engano, que fazem fermentação(autotrofismo) e vivem próximas a fontes de água quente em regiões abissais dos oceanos. Qualquer organismo mais desenvolvido necessita, de alguma forma, da superfície.
Há algumas certezas sobre condições necessárias para a vida. Isso há sim.

Mas então, essa certeza não seria fruto de uma conclusão?

E sobre a dependência da superfície, também não existe nada certo. Quer dizer, a gente depende sim, mas não sabemos que tipo de vida pode acontecer.
 
Agora vc foi mais plausível. ("plauzível" ? Ah, o que quer que seja)

Acreditar que vida extraterrestre não nos alcançou é sensato, pois essa probabilidade é realmente ínfima.

Mas...

considerando a idade da humanidade como algo em torno de 0,0001 % da idade do universo, imagine que seria perfeitamente possível, se existe vida em outro planeta, que esta tenha 0,0002% da idade do universo (0,0001% a mais). isso significaria que eles estariam a uns 10 mil anos à nossa frente ! 8O

Quanto a humanidade evoluiu no último milênio ? Da idade média até a Apollo 11 ?

Imagine como teríamos evoluido com mais 10 mil anos. Isso representaria o 0,0001% a mais ? Assim, eu concluo que, se existe vida inteligente fora da terra, é bastante provável que seja mais evoluída que nós.

Qual a idade do universo ? Os números me falham na memória, mas é algo em torno de 10 bilhões de anos ? Se assim o for, então suponhamos que sejam necessários 9.900.000.000 de anos para formar, num planeta, as condições para supotar vida e surgirem algumas espécies eucariontes.

Assim, temos mais 100 milhões de anos. entre 10.000 anos, e 99.990.000 anos, eu acho que uma espécie específica surgir no segundo intervalo beeeem mais provável. O que os tornariam mais velhos que nós. Evolução costuma ser proporcional ao tempo, e assim, mais evoluídos que nós.

E o universo não é infinito. Se for verdade a teoria do Big Bang, e os números acima aproximadamente corretos, ele teria em torno de 20 bilhões de anos-luz de diâmetro.
 
:D Bem tb. não sou fisica, mas sei que por exemplo alguns dos meteoros que caem na terra contém minerais iguais ao da terra e tb. mesmo no nosso planeta foi descoberto uma especie de peixe que vive sem luz solar num lago subterraneo, tb. os seres que vivem no chamado reino abissal (não sei se é assim o nome) criaturas super estranhas q vivem s/luz solar
Acredito que se, aqui mesmo desconhecemos esses seres e pouco sabemos de como eles sobrevivem, imagine no universo afora?
Claro que muita coisa é embuste e fantasia no que diz respeito a ovnis, mas, certas coisas podem bem ser reais. Não conhecemos todos os sistemas de vida no fundo de nosso oceano e nos subterraneos, quanto mais as centenas de sistemas solares afora.
Marte, por exemplo poderia ter sido tão habitável quanto a Terra, se já descobriram algumas formas de vida por lá...vi num doc. na discovery.
 
Eu, particularmente, não confio tanto assim na Discovery.

Tendenciam muito os documentários por interesses dos que patrocinam.

Parece a Veja no Brasil. Só que nem tanto.
 
Gente, eu penso assim: os seres que vivem no planeta Terra dependem das condições que esta fornece... mas os possíveis seres de outros planetas talvez dependam de outras condições, que não sejam água, luz etc, etc... não conhecemos, ñ sabemos =P

Gosto de expandir minha imaginação... (às vezes até d+)
 
De fato. Existem teorias de que o Silício poderia ser um bom substituto ao carbono.

Moléculas baseadas em silício. É que o carbono é especial por formar cadeias carbônicas. O silício é o único outro material que consegue o mesmo tipo de ligação.

Mas cadeias de silício são mais frágeis, e não conseguem ter o mesmo tamanho que as carbônicas: elas ficam instáveis demais, e acabam se decompondo em compostos menores, de forma que suas cadeias acabam só com dois átomos.
Então, infelizmente a teoria foi por água a baixo.

Mas já serve, indiretamente, para mostrar que outras formas químicas podem, em outras condições, ajudarem a dar suporte à vida. Não seria preciso um planeta idêntico a Terra. Apenas parecido, com água líquida (0ºC - 100ºC) talvez já seja o suficiente.
 
Bem eu tb costumo dar asas enormes a minha imaginação, por exemplo, nós os seres humanos vamos mudando biológicamente (isso ao longo de anos), imagine como seremos daqui 300 anos? Já não mastigamos tanto os alimentos, nasceremos com menos dentes 8O ? Já não caçamos animais p/comer e usamos um pouco menos os músculos, seremos mais
fragéis e menos fortes? Nossa altura como será? Se vivessemos na Lua p/exemplo por um tempo nossos musculos desapareceriam!!
Se tivessemos vivendo na época dos dino, seríamos "gigantes" e viveriamos quanto tempo?? Por essas viagens eu não me admiraria em aceitar a possibilidade de um ser de forma diferente....viajei :mrgreen:
 
Eu acredito em Ets.E morro de medo.
Aliás,é a coisa q mais tenho medo no mundo......imagina se um ET aparecesse na minha frente.Acho q eu morria.
Filmes como Sinais por exemplo..nossa.Eu gelo só d pensar!!!

E quanto a OVNI,nunca vi (com a graça d Deus pq se eu visse tb morria!)

Pode ser bobeira minha,mas tenho medo mesmo!! :(
 
Balbo Bolseiro disse:
Se o universo não é infinito, é muito grande, realmente muito grande, e o que conhecemos é uma parcela ínfima dele.

Desse modo, considerando as dimensões do universo, eu acho muito mais provável que haja vida fora daqui do que o contrário.

Eu me baseio exatamente nisso para demonstrar quão provável de existir a vida extraterrena é.

Mesmo se estamos falando de vários fatores se coincidindo ao mesmo tempo para que a vida se manifeste, em primeiro lugar, talvez a Terra Primordial nem tenha sido o ambiente mais favorável, e depois necessariamente a vida não precisa se originar em planetas com condições semelhantes à nossa Era Pré-Cambriana.

E depois... Não interessa quantas condições você queira impor para justificar a presença da vida; o universo é tão absurdamente gigantesco que a probabilidade sempre será relevante.

O resultado da Equação de Drake é de que na nossa galáxia, a Via Láctea, existam mais de 2000 civilizações comunicativas ( por meios de ondas de rádio ).

Fonte: http://www.activemind.com/Mysterious/Topics/SETI/drake_equation.html

Por outro lado, muitos declaram que tal suposição é otimimista demais. De qualquer maneira, não é uma prova.

Balbo Bolseiro disse:
Quer dizer, do que a gente conhece, realmente não existe outro planeta com condições iguais às da Terra. Mas se existe vida fora daqui, não significa que tem que ser na forma humana. Não sabemos que tipo de inteligência pode se desenvolver em condições extremas.

Dizer que o topo da escala evolutiva em todos os planetas com vida inteligente é humanóide é antropocêntrico demais. Imagina se somente os Arcossauros tivessem causado a extinção dos Pantoteros, nossos ancestrais? Adeus primatas, adeus humanóides.

Maglor disse:
O negócio é que algumas coisas são provadas, como a necessidade de água, de alguns gases, de macromoléculas... algumas coisas são essenciais para a vida.

Indispensável para nós, reles compostos de Carbono. Sabe-se lá o que pode vir a ser a estrutura matriz de formas de vida extraterrenas bizarras?

Maglor disse:
É tudo milimitricamente perfeito aqui, desde a distância da Terra ao Sol quanto a formação geológica da Terra.
Ao mesmo tmepo em que eu acho possível, acho improvável; e dadas as nossas condições de avaliar isso, tecnologicamente falando, não acredito que alguém que queria crer em algo concreto possa ir além disso.

Você está sendo pessimista; as condições não precisam ser reproduzidas exatamente como aqui para originar vida.

Maglor disse:
Os seres vivos em condições mais "extremas" que conhecemos são bactérias, se não me engano, que fazem fermentação(autotrofismo) e vivem próximas a fontes de água quente em regiões abissais dos oceanos. Qualquer organismo mais desenvolvido necessita, de alguma forma, da superfície.
Há algumas certezas sobre condições necessárias para a vida. Isso há sim.

Desde nas calotas polares até fossas abissais ao lado de vulcões submarinos, lá estão as malditas bactérias. Para o segundo caso, elas são quimiossintetizantes, autotróficas.

Na zona afótica dos oceanos vivem criaturas bizarras nunca documentadas pela ciência. Nosso conhecimento da fauna da região onde a luz não penetra é insignificante.

Isso inclui peixes cegos, lulas gigantescas, seres com bioluminescência natural e lá vai pedra.

Isso apareceu essa semana no Chile ( hipótese de polvo gigantes, porém pode ser uma colônia de plâncton um carcaça de baleia ):
1057259122.3960021041.jpg


Portanto, seres incrivelmente complexos podem se desenvolver no oceano.

Um projeto da NASA é perfurar a crosta de gelo do satélite de Júpiter, Io, a procura de seres vivos que possam ter se desenvolvido nas profundidades abissais, assim como você vê na Terra.

patrah disse:
Marte, por exemplo poderia ter sido tão habitável quanto a Terra, se já descobriram algumas formas de vida por lá...vi num doc. na discovery

É uma controvérsia à respeito de um meteorito originado de Marte. Resta saber se as bactérias eram de lá ou daqui.

patrah disse:
Bem eu tb costumo dar asas enormes a minha imaginação, por exemplo, nós os seres humanos vamos mudando biológicamente (isso ao longo de anos), imagine como seremos daqui 300 anos? Já não mastigamos tanto os alimentos, nasceremos com menos dentes ? Já não caçamos animais p/comer e usamos um pouco menos os músculos, seremos mais
fragéis e menos fortes? Nossa altura como será? Se vivessemos na Lua p/exemplo por um tempo nossos musculos desapareceriam!!

Bem, isso é atrofia e hipertrofia de membros e órgãos. Irrelevante para o processo evolutivo, mudanças fenotípicas não afetam o genótipo.

Aqueles que demonstrarem características assim ( por meio de mutações ) e sobreviverem no ambiente retransmitirão suas características aos seus descendentes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo