Não vou citar todos os favoritos de cada ano, mas os que foram mais difíceis deixar de fora, ou a justificação por tal filme não estar ali ^:
1994: Pulp Fiction quase foi... mas quando lembrei de Vermelho...
1996: Ondas do Destino, do Trier, entraria, não fosse por Fargo.
1997: Ah, Contato... pena ter ficado de fora... e ainda quero ver esse Los Angeles
1999: De Olhos foi porque amo o filme visual e sonoramente e para representar o Kubrick (
). Foi TRISTÍSSIMO deixar Magnolia, obeveo, ainda mais por ter me apresentado ao diretor, mas como o filme perdeu um pouco da carga emocional para mim - continua sendo super fascinante e intelectual e envolvente em cada minuto - ainda acho que (por mais que só tenha visto o do kubrick uma vez) Eyes Wide Shut vai sempre me envolver mais em sua atmosfera de sonho e cores azul e amarela ( minhas favoritas, nos tons exatos do filme, quando juntas
) e tocando ligeti (
)... então foi pra esse. E se os dois não estivessem nesse ano, Quero ser John Malkovich entraria, certeza!
2000: foi briga entre o do trier, O tigre e o dragão e código desconhecido, do Haneke... Para representar o Trier, o filme com a linda da Björk entrou
.
2001: Mulholland Dr é talvez meu favorito de todos os tempos, então não teve disputa séria
2002: as horas, embriagado de amor e arca russa poderiam ter entrado, mas adaptação. rules!
2004: queria ter posto Steve Zissou para representar o Wes Anderson com meu favorito dele, mas não deu :/
2005: já sabia que o posto seria de cache, mas ainda assim queria muito que tivesse espaço para O novo mundo e Flores partidas
2006: labirinto do fauno, pequena miss sunshine e marie antoinette foram todos muito pensados para a vaga, mas meu segundo favorito do Lynch assumiu com facilidade.
2007: Talvez eu coloque No country for old men aqui... quando eu assistir... estou para ler o livro e tal =P
2008: Amo Sinédoque, Nova York, mas, talvez por causa dessa ter sido a estréia na diração de Charlie Kaufman, a impressão que dá é que os visuais todos poderiam ter sido melhores... O Lutador quase entrou tbm...
2009: Um homem serio, happy-go-lucky, bastardos inglorios e anticristo batalharam forte, mas outro do Haneke entrou
2010: ficou entre o do Godard e Social Network, dái fui para representar o diretor francês.
2011: esse ano foi TEMÇO (quer dizer, eu já sabia que o do Malick é o que ficaria, mas) queria muito que houvesse espaço pra esses - melancolia, shame, hugo cabret, cavalo de turin e killer joe.
2012: Ficou entre o do PTA e o do Haneke, mas este só vi uma vez e na época que saiu por aqui, e aquele eu revi umas duas vezes recentemente e na última vez me caí aiiiiiiinda mais de amores por ele, então...
2013: Ai, meus dois favoritos recentes num embate desafiador: Only Lovers Left Alive ou Sob a Pele? fui naquele por ter sido o que mais me tocou... mais foi difícil deixar o outro de fora :'(