1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Os 25 livros preferidos dos brasileiros

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 23 Abr 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O Top 3 é formado por livros religiosos [sim, A Cabana é religioso]. Vemos a ascensão de dois livros que não existiam em 2007 e foram direto para a memória do povo. Uma interessantíssima informação é que Ágape havia acabado de ser lançado quando a pesquisa foi realizada. E ainda assim, figurou no 3º livro mais “marcante”. A Bíblia estar em primeiro não é nenhuma surpresa. A Cabana, sim. Não esperava. Eu li o livro há muito tempo e não havia compreendido o seu poder sobre as pessoas. Acho que por toda a humanidade dada à Deus na obra, ela tornou-se referência no assunto.

    O Sítio do Picapau amarelo também não é nenhuma surpresa estar entre os cinco primeiros. Já O Pequeno Príncipe é. Uma surpresa extremamente positiva. Afinal, foi um marco mundial. Dom Casmurro, ok. E uma das maiores surpresas dessa lista, pra mim; Crepúsculo. Não que eu duvidasse do impacto que o livro causou em toda uma geração, mas jamais havia pensado que ocuparia o lugar entre os 25 livros. Ingenuidade minha, talvez. Ainda mais que ficaria na frente de Harry Potter [que em 2007 ocupava a quarta posição]. No lugar um romance que nunca ouvi falar “Violetas Na Janela”, de cunho espírita. O interessante é que essa obra mantém a mesma posição que possuía na pesquisa de 2007. E fechando o top 10, “A Moreninha”, outra obra que entre os “clássicos” eu jamais imaginaria entre os dez.

    Clássicos X Best-sellers

    Fazem parte da lista catorze clássicos e onze best-sellers. Dos 11 best-sellers que eu considerei, apenas seis não estavam em 2007. Dos clássicos, apenas Vidas Secas não fazia parte do top.

    É interessante notar que alguns livros aparentemente não tão conhecidos ou rapidamente esquecidos pela mídia e pelos compradores fazem parte desse top. No entanto, a explicação é o quão a obra marcou seus leitores. E não estamos entrando aqui no mérito de qualidade, necessariamente. Mas no poder de ocupar um lugar eterno dentro do leitor. Algumas dessas obras são de caráter transformador e por isso é mais aceitável a sua presença. No entanto, outras são surpreendentes e interessantes. O que um livro como Violetas na Janela fez para seu público para merecer a nona posição? Pouca coisa certamente não foi.

    Há muito o que se aprender com essas obras. Há algo nelas que pode ser aproveitado e analisado. Lembrem-se, não estou, necessariamente, falando de “qualidade literária”. É algo diferente. Algo que perpetua no leitor. E isso deve ser aproveitado por nós, tanto leitores como escritores. Afinal, o que “Moreninha” tem de tão diferente entre os clássicos pra ficar a cima das obras de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Shakespeare?

    Esse estudo certamente foi um dos mais interessantes da pesquisa. Por isso, deixe sua opinião para criarmos uma discussão bacana acerca dos temas. O que você acha que eles livros fizeram aos seus leitores que outra, talvez, mesmo sendo melhores obras, não conseguiram?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    Última edição por um moderador: 7 Nov 2012
  2. Lu Meyn

    Lu Meyn Usuário

    Vejo uma galerinha se preparando pro vestibular todo santo ano naquela lista =)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Só vi Dom Casmurro :grinlove: em sexto. Nada mais importa. Abs.
     
    • LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Se a pergunta aos leitores foi "qual o livro mais marcante pra você?", talvez a lista reflita mais o que foi interpretado como "marcante" pelas pessoas que responderam. Muitos provavelmente remeteram "marcante" à infância, nostalgia (o que pra mim explica os tantos contos infantis listados) e outros podem ter pensado em "marcante" como o primeiro (ou os primeiros) que vêm à mente. Não necessariamente que tenha marcado a vida, no sentido de mudar algo nela ou influenciar um pensamento e tal.

    Levar em conta que muitas das pesquisas mostram que os brasileiros não lêem muito, então ter tantos clássicos pode não ser de se espantar, já que podem ter sido os únicos livros que a pessoa leu na vida, de que já tenha ouvido falar ou que se lembre espontaneamente numa pergunta repentina.

    No site da fonte a pessoa diz que viu as informações no G1, mas não coloca o link pra informar mais detalhes da pesquisa. Eu acho que faz diferença saber se foi uma pesquisa feita nas ruas, num site ou dentro de uma livraria =]
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Dom Casmurro na frente de Crepúsculo e Harry Potter se deve muito ao vestibular mesmo, IMO.

    Achei estranho o terceiro lugar.
     
  6. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    A lista é uma mistura de auto-ajuda, com moda teen e vestiba.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  7. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Vestiba na veia, mas me entristece ver Crepúsculo na frente de Harry Potter e esse monte de bosta que é Código da Vinci aparecer aí.

    Mas fico feliz com o Pequeno Príncipe junto com outros livros infantis.

    E graças a Deus que a Bíblia não perde seu posto. Que seja uma leitura bem utilizada.
     
  8. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    é daquela pesquisa que saiu pelo instituto pró-livro, a retratos da leitura no brasil.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. A pesquisa não me surpreendeu muito. Trabalho com venda de livros e a maioria dos títulos que consta na lista são constantemente procurados, apesar de não serem novidades.

    Ia comentar sobre isso. Em grande parte, os clássicos são lembrados por serem cobrados na escola e nos vestibulares. Muitas pessoas nunca mais tocam em um livro quando saem da escola, então é natural que se lembrem daqueles que precisaram ler ou que ouviram o professor comentar.

    Algo que uma professora minha destacou, sobre a edição anterior da pesquisa: o livro "O sítio do Pica-pau amarelo" não existe. Existe um livro de Monteiro Lobato chamado "O pica-pau amarelo", mas o sítio serve de cenário a vários livros como "Reinações de narizinho". Essa distorção seria ocasionada pelos seriados inspirados na obra do Lobato?! :think:
     
  10. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Eu ia comentar isto. Acho que na verdade muitas pessoas colocam todos os livros de uma série em um mesmo saco. Da mesma forma, 'Harry Potter' não é um livro, e eu apostaria que as pessoas que falaram 'crepusculo' estão pensando na trilogia como um todo e não no primeiro livro em especial.
     

Compartilhar