Bem, eu ja coloquei no outro tópico, e nesse insisto em repetir, ja q minha especialidade e criatuars do mal, orcs e Uruk-hai principalmente.
Orc não são imortais não, imortalidade e um dom de luz! Pode ate ser q os orcs la do começo dos tempos q foram gerados apartir de elfos, tenham possuido a imortalidade por um tempo. Mas com certesa eles a perderam. Criatura do mal, num carregam dons de luz, por causa de sua aproximaçao com a escuridão. Então mesmo q algum tenha por um evento estrarodinario, o perde com o tempo.
Segundo indicio e evidencias mostradas na obra de
Tolkien.I mportante ressaltar isso, pois devemos discutir e é proposto aqui no forumq se discuta os as duvidas desse generao apenas baseado noq ele escreveu a principio, outros autores com outras origem de criaturas como em RPG, não nos interessa. A não ser para a area de RPG, ams lembrando sempre de não citar cois q Tolkien não escreveu para defender teorias basadas nas criaturas da terra-media e toda Arda...
Outra fator q por ventura seria uma certa imortalidade, e o motivo de alguns Orcs serem originados de algum Maia menor... Sim, Orcs Maia, consequentemente imortais, ate alguem mais poderoso o matar claro.
Como e visto no texto de Tolkien sobre Orcs q a Valinor colocou...
http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=70
E eu explico com argumentos na palavra do próprio Tolkien.
Sim, os um Maia menor corrompido se tornavam Orcs. Os Grandes Orcs, os Orcs generais, os q em relatos os homenes e elfos viam em batalha geralmente como lideres, e em batalhas seculos seguintes, esses mesmo eram vistos lidrando exercito de Orcs novamente.
Mas sabe-se q na epoca da Guerra do Anel provavelmente num existem mais esses Orcs, provavelmente... sem certesa de algum se esconde pora ai ainda ne? Mas esses orcs num podes se reprodusir como os outrps, por motivos de sua origem de Maia.
Agora vem minha defessa pessoal,
Po essa mania de fala q os orcs num podem ser tão poderosos e mania de RPGista q acha q eles so são burros e fraquinhos.
Em varios estudos de Tolkien ja se viu q existiram orcs q faziam ate os Elfos tremer nas bases, e orcs q lutavam com varios humanos ao mesmo tempo e se dava bem.
Tolkien criou inimigos temerarios para seus mocinhos tb. Ele sempre descreve os orcs como criaturas medonhas, com um ar de medo. Ou seja não como viloes imbecis de filmes de comedia.
Mas depois oos livros de RPG fizeram o serviso sujo.
Eles não saum altamente poderosos e nem todos eles saum altamente competentes. Mas muitos deles eram muito bons na arte de matar, e de uma inteligencia cruel de pura madade. Prova disso era os Orcs Maia q duraram ceculos para cair em batalha.
... e tem gente q diz q e capricho meu, q eu num sou fã dos orcs...
So uma coisa sobre a imortalidade. O segredo esta na alma, Elfos são imortais fisicamente, e mesmo deposi de morrer em fisico continuam vivos em alma. Essa dadiva os homens tb tem, porem eles morrem fisicamente. Uam dadiva tb, pois viver para sempre no fisico seria muita tortura para esses. Porem sua alma tb era eterna, eis a dadiva.
Orc não tem mais alma, portanto sua morte num e uma dadiva, pois diferente dos homens ele e exterminado para sempre. Cai somente a casca podre.
Eu creio q a questão da Dadiva da imortalidade e Dadiva da morte estão ai.
Elfos sabios, conseguems er imortais e viver muito bem, com sua forma fisica. Ja os homens, enloqueceriam, por isso a Dadiva da morte. POrem ambos tem vida enterna em suas almas. Coisa q criaturas da escuridão não tem.