• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs Imortais?

Status
Fechado para novas mensagens.
Akinendel disse:
Não entendi muito bem esse negócio, pra mim nem os elfos são imortais, eles morrem, eu sei que só se assassinados mas eles morrem de qualquer jeito. Então não são imortais, pois morrem! São mortais! Pra mim que morre é mortal e quem não morre de jeito nenhum é imortal... algo assim.

Imortal é quem vive indefinidamente, se não houver influências fisicas externas (ferimentos, doenças...). Ou seja, não morre de velhice.

Elfos são imortais. Mas não possuem vida eterna que é o que seria o mais correto pra definir os que não podem morrer de forma alguma.
 
Os únicos orcs imortais são aqueles Maiar que assumiram formas órquicas para comandar as hostes de Morgoth.

Akinendel a discussão é sobre a imortalidade em Tolkien, não no Highlander.
 
Não existe morte definitiva para um elfo já que ele pode renascer na Terra dos Imortais com as mesmas memórias e os mesmos conhecimentos. Portanto eles são imortais no sentido de que as almas deles estão para sempre presas à Terra-Média e para ela eles podem retornar se desejarem, ao contrário dos homens por exemplo que depois que morrem é finito.
 
Que eu saiba os elfos não podem voltar à TM depois que morrem. Eu sempre achei que nos palácios de Mandos eles tinham que ficar trancados.
 
Se forem considerados merecedores, eles podem retornar à vida. Seus corpos são restaurados e eles revivem.

Como vc acha que Glorfindel retornou à Terra-média depois que morreu na fuga de Gondolin?
 
Assim, como os elfos reencarnam? Eles renascem, aparecem ou saem andando de Mandos? Em nehnum lugar aparece isso (a não ser dos casos especiais, como Glorfindel e Lúthien).
 
Não diz, mas deixa implicito que esses dois "apareceram" na Terra-Média. Eu queria saber dos outros, como eles saem de Mandos. Eu acho q saem andando, ja com o corpo novo.
 
Os elfos que reencarnam eles nascem de novo. Literalmente. A não ser em casos especiais que o corpo anterior esteja intacto como no caso da mãe do Fëanor que morreu no parto. Aqui o fëa dela, depois de ter passado algum tempo nos salões de Mandos, retornou pra o se antigo hroa.
Agora, quando o hroa de um elfo é destruído ou danificado irreversivelmente ou quando o elfo morre na Terra-Média, o fëa dele é obrigado a encarnar em um novo hroa. E assim ele nasce de novo, com uma mãe e um pai totalmente diferentes se necessário. A questão aqui é que o fëa é o mesmo, ou seja, o elfo é o mesmo. Então quando ele atinge uma idade adulta as suas lembranças de sua antiga vida começam a ressurgir. E na cabeça dele é como se tudo isso fosse uma única lembrança linear, ou seja, a vida dele antes da morte e a vida dele depois da morte.
O legal é que este elfo reencarnado passa a ter, digamos, duas infâncias distintas, uma pré-morte outra pós-morte, dois pais e duas mães verdadeiras, duas famílias e etc.... :lol: :lol: :lol:

Prime Nazgûl disse:
Não diz, mas deixa implicito que esses dois "apareceram" na Terra-Média. Eu queria saber dos outros, como eles saem de Mandos. Eu acho q saem andando, ja com o corpo novo.

O Glorfindel foi desse jeito que eu falei, ele provavelmente renasceu em Aman e voltou pra Terra-Média junto com os Magos na Terceira Era. Agora a Luthien não reencarnou não, isso porque ela virou uma humana e partilhou do destino dos homens junto com o seu amor, Beren, e morreu no fim da Primeira Era.
 
Elrond, quanto a isso há outras especulações. A mais creditada, e também a mais aceita, é que os elfos considerados dignos têm seu antigo corpo restaurado, para ser habitado pelo hröa.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Elrond, quanto a isso há outras especulações. A mais creditada, e também a mais aceita, é que os elfos considerados dignos têm seu antigo corpo restaurado, para ser habitado pelo hröa.

Isso não é especulação, foi o próprio Tolkien quem escreveu. Os elfos renasciam depois que eles morriam e eles só voltavam para o antigo corpo em casos muito especiais e muito raros como quando o corpo morto não sofre nenhum dano físico.
 
Quando/onde ele disse isso?
Então quer dizer que o Thingol, o Fingolfin, Fingon, Fëanor, etc. voltaram todos a viver?
Eu acho que não são todos que reencarnam. Acho que são só os que tem o corpo intacto.
 
Fëanor não. Ele foi sentenciado a permanecer em Mandos até quando Morgoth voltar e começar a ultima batalha do fim.
Mas acho (acho, nao tenho certeza... tenho que reler o silmarillion) que todos que entraram em contato com as silmarils caíram sob a maldição dos noldore os noldor nao foram/são permitidos voltar, mas nao lembro direito.
 
vamos do principio...

Orc nenhum viveu mtu tempo pra contar historia, tmb pq eles viviam numa sociedade militarizada... ker dizer, sempre tinham lutas pelo poder, sempre... os mais fortes se mantinham, os mais fracos morrian.
os Orcs eram o oposto dos elfos, sendo assim, fica facil supor q palacio de mandos... nem pensar... e caso eles tivessem almas, elas concerteza iriam para "a noite"... quanto a imortalidade... bein, soh Eru Ilúvatar eh q podia conceder realmente essa dadiva ( se eh q realemnte eh uma dadiva ), bom, Morgoth ao corrompelos, ao certo naum podia lhes retirar essa dadiva, mesmo sendo o oposto, eram eles imortais...

eu axo
se alguem tem outra linha de raciocinio... manda ver
 
Galera.... os orcs não são imortais porque Melkor simplesmente retalhou as almas deles quando os criou. Existe um pequeno detalhe, segundo Tolkien, que diz que o fëa (alma) tem que se sentir confortado quando ele habita um hröa (corpo). Se esse hröa não for agradável pro fëa ele não fica nele. É assim que acontece quando o corpo de um elfo morre. O hröa se torna incapaz de sustentar o fëa (morre) então este simplesmente vai embora.
No caso dos orcs, Melkor utilizou de magia escura para criá-los a partir de elfos. Ele os deformou, os torturou, os privou de luz, de comida, de carinho e contato social. Ele provavelmente teve que mantê-los vivos enquanto fazia tudo isso. Então os fëar desses elfos ficaram presos a corpos destruídos e deformados. Esses fëar foram assim destruídos pois não podiam existir em corpos tão terríveis. Desse jeito Melkor conseguiu fazer uma coisa incrível, "matar" algo que supostamente deveria ser imortal. Não é por menos que de todas as coisas terríveis que Melkor fez, a criação da raça dos orcs foi o ato mais vil e maléfico que a ele foi atribuído.

Isso tudo tá escrito e explicado em qualquer ensaio de Tolkien não só na Valinor mas como em qualquer bom site sobre o assunto.

P.S.: e a imortalidade não é uma dádiva mas sim a mortalidade é que é a verdadeira dádiva de Ilúvatar.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo