• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que mais te incomoda na história de Tolkien? (Passagem do tempo e tecnologia)

Agora fiquei curioso sobre a existência dos outros anéis, além dos 20 principais. Há algum texto explicando isso? Talvez eles fizeram testes com estes, e destruíram alguns durante os testes.
 
Eu encontrei duas falas em A Sociedade do Anel, ambas de Gandalf:

In Eregion long ago many Elven-rings were made, magic rings as you call them, and they were,
of course, of various kinds: some more potent and some less. The lesser rings were only essays in
the craft before it was full-grown, and to the Elven-smiths they were but trifles – yet still to my
mind dangerous for mortals
. But the Great Rings, the Rings of Power, they were perilous.

The Nine, the Seven, and the Three," he said, "had each their proper gem. Not so the One. It
was round and unadorned, as it were one of the lesser rings; but its maker set marks upon it that the
skilled, maybe, could still see and read.
 
Exceto quando

0169d8ee4863e1a746c260a378e36f34784aaeea6855b93e020f702edf367a8a.jpg
 
- Jamais teria conseguido sem Passolargo - disse Frodo. - Mas precisávamos de você. Eu não sabia o que fazer sem sua ajuda.
- Eu me atrasei - disse Gandalf. - E isso quase foi nossa ruína. Mas, mesmo assim, não tenho certeza. Talvez tenha sido melhor assim.
- Gostaria que me contasse o que aconteceu.

Muitos Encontros, A Sociedade do Anel.
 
Eu confesso que gostei bastante da interpretação dessa cena pelo PJ (ou seria mais mérito do Ian M?). No livro, quando eu leio parece uma frase muito casual, sem emoção ou importância, uma conversa comum. No filme, a interpretação do ator ficou mais comovente, mostrou bastante da personalidade do Gandalf, que apesar de Maia, era humilde e sincero.

Esses pequenos detalhes que me fizeram amar o filme.

Já a do cajado eu achei estranha mesmo. O começo da cena é fenomenal, o Nazgul alado chegando imponente, os dois se encarando... mas o desenrolar dela ficou meio estranho, tanto pelo que aconteceu, como do jeito que terminou.
 
A cena do cajado é podre. E a edição pior ainda, já que o Nazgûl fala para o general orc que vai "quebrar" o mago branco, não aparece mais nada durante o cerco de Gondor, e quando Gandalf vai salvar Faramir, ele misteriosamente está sem o cajado.

E no final fica a dúvida: Seria Gandalf, O Branco, mais fraco do que o Rei Bruxo. No final pareceu que sim e que ele ia rodar. De novo.
 
Enquanto isso Aragorn lutou e venceu 5 espectros facilmente em whethertop... ficou inconsistente tudo isso
 
Aliás, isso ficou esquisito. Um dos espectros que estavam lá era o Rei Bruxo. Se Aragorn lutou contra ele, então o negócio fica bem tosco.

Enfim, acho que a cena do cajado foi uma lambança. Bastava fazer algo parecido com o livro, ou seja, o Rei Bruxo aparecendo e ameaçando (no livro, a cena dele tirando o capuz é muito foda, descrevendo apenas a coroa no ar) e depois recuando ao som da tropa de Rohan.
 
A história da Terra-média e dos Elfos é baseada em fantasia, se eles evoluíssem tanto, a história poderia perder esta fantasia e essa magia que a história carrega.
Outra coisa que você deve levar em conta é que Tolkien tinha uma certa aversão a evolução científica, porque apesar de seus benefícios ela também significava poder bélico em massa. Tolkien havia servido na Primeira Guerra Mundial e depois viu seus filhos lutaram também na Segunda. Assim ele criou uma aversão a esse mundo tecnocientífico, e a história da Terra-Média era uma maneira de refugiar-se em um mundo mais fantástico fugindo dessa realidade.
Vaja por exemplo que na sua história, em O Senhor dos Anéis, o anel representa todo o poder, mas o poder é ruim porque ele corrompe e destrói, cabe a Frodo e aos demais decidir em ficar ou destruir este poder.
Os Valar eram poderosos e não precisavam de tecnologia. Ulmo por exemplo era o Vala que controlava as águas nem por isso ele andaria em um submarino, e se Manwe quisesse dar um passeio pelos céus não precisava de comprar passagem aérea pela TAM, só precisava que uma de suas águias o levasse. Muito desse poder dos Valar e Maiar, Galadriel aprendeu e tornou-se poderosa, assim acredito que qualquer outro Elfo se for instruído e apresentar força de vontade pode aprender. Eu por exemplo não lutaria com uma metralhadora se pudesse usar alta magia.
Os Elfos são seres que estariam em constante equilíbrio com a natureza diferentemente dos homens, e isso se percebe quando os Elfos de Ossiriand reclamam a Finrond sobre a invasão dos Homens do Leste as suas terras, de sua caça e o corte de árvores. Caça e corte de árvores já é um início da evolução dos homens quando começam aprender técnicas de fazer barcos, fogueiras, casas sem se preocuparem em repor o que retiraram da natureza. Ou seja os Elfos também tinha certa aversão a essa evolução.
 
Acho que primeiro tem q pensar a obra de Tolkien como Estória/Literatura. Tem neguin que lê Tolkien e acha que realmente houve um desembarque de numenorianos na Terra-Média (uma espécie de prelúdio da batalha da Normandia) ou uma aventura pra destruir um anel.

É literatura. a coisa toda tem um certos limites.

Compartilho do mesmo ponto de vista. Não dá pra querer levar tudo totalmente ao pé da letra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo