1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que Gollum fazia com o um anel?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Aragorn Vs. Sauron, 8 Abr 2004.

  1. Pergunto isso, sim, mesmo, pois afinal, que graça tinha pra ele ficar só olhando o anel e usar seus poderes de invisibilidade?O que eu pergunto também é como ele se deixou corromper tanto pelo anel em tão pouco tempo (Quando estava pescando com seu primo), será que ele e o anél foram, de certa forma, ´´digamos´´, feitos um para o outro?
     
  2. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Acho que não. Acho que ele simplesmente tinha muito pouca força de vontade e por isso foi corrompido tão fácil.

    E ele fazia exatamente o que vc falou. O que mais dá pra fazer com um anel? Ele ficava apreciando e usava os poderes de invisibilidade pra caçar. Ele não gostava do anel por sua utilidade, mas sim pelos seus poderes de sedução.
     
  3. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Gollum havia sido torturado e corrompido por aquele anel, mesmo sem saber disso.
    Seu corpo e sua mente estavam destruídos, dilacerados, existiam apenas "vivos", sem vontade própria, apenas com um desejo mortal de simplesmente adimirar aquela jóia.
    Claro que Gollum não tinha perdido seus instintos naturais. Para continuar vivo, ele precisava caçar, e usava o Um para fazê-lo.
    E, junto a Frodo e Sam, livre da posse do Anel (apesar deste estar bem perto dele, dizendo-o "Pegue-me, Sméagol"), ele começou a reviver um pouco. Não tinah chances dele ser completamente curado, é claro, mas, se não fosse Sam e sua ignorância, talvez Gollum não os tivesse levado até Laracna. Talvez ele os ajudasse.

    Enfim, Gollum tinha se tornado, enquanto possuia o Um Anel, uma coisa parecida com um robô, "programado" apenas para olhar e adorar o Anel. Poderia ter permanecido assim.
    Mesmo com os órgãos "vivos", ele já estava morto, sem vontade própria.
     
  4. Kyo

    Kyo Big bad wolf

    Devido a personalidade que o Gollum tinha antes de encontrar o Um Anel, eh possivel notar o porque de ele ter sido corrompido tão facilmente... inicialmente ele usava o anel para caçar orcs no escuro, mas com o passar do tempo ele passou a mante-lo guardado na sua ilha, pois não precisava mais dele para caçar, mas tambem naum suportava a idéia de perde-lo.
     
  5. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Gollum já possuia alguma falha de carater quando encontrou o anel , mas nào se pode esquecer q seu primo tambem foi fortemente atraido pelo anel
     
  6. JilsephLopes

    JilsephLopes Usuário

    Sim, no próprio livro (não lembro qual passagem mas vou procurar) diz, em outras palavras, que esta falha de carater se acentou quando ele conseguiu o Um Anel. Os seus conterrâneos passaram a desprezá-lo e foi chamado de Gollum pois vivia gorgolejando, ou coisa assim... vou averiguar melhor.
     
  7. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Gollum usava seu anel para pegar orcs destraidos na montanha quando se cansava de comer peixes para assim come-los..... pelo menos é o que diz no livro O Hobbit......
     
  8. Ephemera

    Ephemera Usuário

    E galera naum esqueçam que o anel tinha vontade propria, a quanto tempo ele ja era tido como desaparecido descançando ali no fundo do rio? Ele quis ser encontrado e usou toda sua "força" para conseguir isso, achou que aquele era o momento certo, tb nao é toda hora que um Hobbitzinho que esta pescando cai no lago do lado do Um anel né? Então o que eu acho é que ele quis ser encontrado naquele momento aproveitando a oportunidade, jogou td seu "poder de seduçao" que estava adormecido que foi tao forte que deu no que deu, seduziu tanto o deagol quanto o smeagol que fez o que fez
     
  9. pelego

    pelego Usuário

    aham, e era só, pegar orcs distraidos. ele nao tinha nenhum poder alem desse. ao mesmo tempo em que era util, o anel era destruidor. e assim ele foi vivendo, até perder o anel nas montanhas cinzenta.!!!
     
  10. Gilpharaz

    Gilpharaz Usuário

    Gollum foi corrompido tão rapidamente pois o Um Anel possui vontade propria, ele queria Gollum pois naum aguentava mais ficar esquecido no fundo daque lago, e Gollum por possuir um pessimo carater se corrompeu rapidamente.
     
  11. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    e Bilbo foi corompido pelo anel??? tipo eu sei que ele acabou sendo corrompido, mas pq ele foi menos do que Gollum???? por ter um coração mais bondoso???
     
  12. Gilpharaz

    Gilpharaz Usuário

    Acho que por ter mais o que fazer, mas ele naum consegia mais imaginar como fazer certas coisas sem ter o Um Anel, por isso que foi muito dificil para ele ficar sem o Anel, ele teve que exigir de mita boa vantade para fazer isso.
     
  13. FrOdO_dO_cOnDaDo

    FrOdO_dO_cOnDaDo Usuário

    ele nao tinha outro pensamento alem do anell


    o anel da prazer a ele por isso ele so queria o anel
     
  14. Smaug

    Smaug Cacho

    Gollum com o anel

    No inicio do RdR, Sméagol quando esta brigando pelo anel com seu irmão Déagol ele diz: De pra nós, hoje é nosso aniversário!

    Sméagol já tinha dupla personalidade antes mesmo de possuir o anel ? :o?: ?


    8-)
     
  15. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    De certo modo foi. É o que ele fala com Gandalf no inicio do livro. Mas Bilbo ficou muito menos tempo com o Anel que Gollum , e por isso não tinha sido TÃO corrompido como Smeagol foi.
     
  16. Helluin

    Helluin Usuário

    Bilbo foi seduzido pelo anél, mas não tanto quanto gollum porque:
    - Tinha um coração mais bondoso,
    - Tinha maior força de vontade (é o que eu própria concluo),
    -Gollum já naum era um cara "bonzinho" muito antes de achar o anél. Lembre-se que na Sociedade do anel Gandalf fala que antes de encontrá-lo seus olhos começaram a olhar para baixo (ou coisa parecida). Aí o anél só fez piorar isso nele.
     
  17. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Re: Gollum com o anel

    Nossa, vc viu isso no livro mesmo ou no filme? Eu nao me lembro se isso ocorre no livro porque se ocorre realmente eu nao sei a resposta pra sua pergunta...interessante...
     
  18. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie



    sim sim, tem no filme essa parte... e tem no livro tambem.. dah uma olhada no capitulo em q gandalf fala a frodo q o anel q ele herdou eh o anel do poder... uma sobra do passado se eu naum me engano... eu tbem me fiz essa pergunta sobre a dupla personalidade de gollum, pq ele fala exatamente isso antes de matar Deagol: "De isso para nos, Deagol..." e depois fala q eh aniversario dele e tal... minha conclusao eh q ele jah era meio loquinho da cabeça :lol: :lol: !
    hehehe

    bom falando serio... nenhuma parte q eu me lembre indica q ele começou a ter esse disturbio de personalidade soh depois do anel... acho q ele jah tinha essa dupla personalidade, q a culpa eh do anel, soh foi botado em evidencia pelo PJ... entao a nao ser q tenhamos um erro de traduçao ele tinha jah disturbio de personalidade dissociativa :lol: :lol: ops... dupla personalidade antes de encontrar o precioso!
     
  19. Ephemera

    Ephemera Usuário

    É mesmo, eu me lembrava disso no filme entao pensei que PJ pudesse ter viajado mais se tem tb no livro a coisa complica pro nosso lado
    A coisa ta ficando confusa ... sera que Smeagol já possuia dupla personalidade? Bem muito normal acho que ele realmente nao era, se ele fosse normal acho que teria acontecido com ele o que aconteceu com Bilbo.
    O que aconteceu com bilbo - quando ele pega o anel sente forte atração por ele mais nao sai fazendo coisas terriveis, depois ele sente dificuldades para se desfazer do anel
    O que aconteceu com Smeagol- Ficou desde que viu o anel totalmente atordoado, logo de inicio já mata seu melhor amigo, e depois se distancia de sua sociedade, onde ninguem se aproximava dele e o temia (ou coisa do tipo). Qnt a se separar do anel, era uma coisa impossivel, ele nao suportava a hipotese, já bilbo teve dificuldade de encarar os fatos mais acabou encarando.
    Ta vendo a diferença entre os dois com o anel? Smeagol já devia ser meio louquinho mesmo antes de possuir o anel ou entao encararia os fatos como Bilbo o fez. Sera :o?:
     
  20. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    louquinho de pedra e fraco na minha opiniao... :lol: mas comparando Bilbo... este fikou menos tempo com o dito cujo... logo nao sentiu tanta falta assim, pelo menos nao como gollum... :D
     

Compartilhar