• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fantasma da Ópera (Phantom of the Opera, 2004)

Eu devia ter prestado atenção nisso, o Webber tá na produção.

Ele é bom, mas é bom como bons filmes de Hollywood. Aquele bom meio genérico, como pão de supermercado.

Isso já me desanima um pouco, queria alguma coisa um pouco mais criativa.
 
Isso já me desanima um pouco, queria alguma coisa um pouco mais criativa

Eu acho que o Luhrmann faria um bom filme.

Mas essa coisa de ser bom genérico também é relativa. Chicago é quadradinho, certinho, mas é um bom filme.
 
Peregrin disse:
Mas essa coisa de ser bom genérico também é relativa. Chicago é quadradinho, certinho, mas é um bom filme.

Ou seja, pão de supermercado, exatamente o que eu acabei de dizer.
 
Dragus disse:
O fantasma ter[a detalhes para realçar sua sexualidade, como os mamilos do Batman? :roll: :roll: :wink: :wink:

Eu realmente acho que o Fantasma da Ópera e o Batman têm muito pouco a ver pra esse perigo existir. :lol:
 
Eu acabei de ver o filme. Como disseram eh um filme bem certinho. Igual a peca. Algumas cenas (na verdade eu lembro de so uma a do Baile de Mascaras, que eu lembro de nao ter gostado na peca) ficaram melhores que na peca.

Mas sei la perde muito em relacao a peca, sabe como eh, na peca algumas cenas sao magnificas por causa dos efeitos, e no filme co0mo sao cenas simples de serem feitas perdem a forca. Um bom exemplo disso eh a cena que eles descem para o esconderijo. Simplesmente foda na peca, as escadas, o barco, as velas, no filme perde totalmente a forca.

Outro detalhe eh que eu gostei bem mais do pessoal cantando na peca do que no filme.

Tiveram coisas boas no filme, eu entendi mais coisa, e finalmente descobri quem era o velhinho do inicio (sim, eu sou cego).
 
vi o filme ontem msm...
Eu nunca vi a peça... o único contacto anterior com "O fantasma da ópera" tinha sido msm uma partitura de uma música... olha, a história é boa e td... mas eu n gostei do filme...algumas gralhas são perdoáveis (ex: penso k Christine kuando entra na mascarada a falar com Raoul n tem nd na mão mas de repente já tem uma máscara...etc)... mas n gostei...sei k é musical, mas um filme, mesmo sendo musical deve continuar como filme, e este passou quase a ópera ao vivo...só existiram para aí 3 diálogos "não-musicados" no filme...foi só o problema, na minha opinião...
 
Fiwen disse:
vi o filme ontem msm...
Eu nunca vi a peça... o único contacto anterior com "O fantasma da ópera" tinha sido msm uma partitura de uma música... olha, a história é boa e td... mas eu n gostei do filme...algumas gralhas são perdoáveis (ex: penso k Christine kuando entra na mascarada a falar com Raoul n tem nd na mão mas de repente já tem uma máscara...etc)... mas n gostei...sei k é musical, mas um filme, mesmo sendo musical deve continuar como filme, e este passou quase a ópera ao vivo...só existiram para aí 3 diálogos "não-musicados" no filme...foi só o problema, na minha opinião...

O filme eh baseado na peca que eh um musical, nao muda quase nada, as cenas perdem um pouco da sua forca e da sua magica, na peca como os efeitos sao muito mais legais (quando o fantasma pula do negocio pro exemplo ele cai e desaparece na sua frente, a cena que eles entram no esconderijo dele peala primeira vez eh simplesmente magnifica).

Se voce nao gosta de musicais, nao vai gostar do filme. Eu acho que soh gostei do filme porque adoro as musicas, e adoro a peca, mesmo assim as musicas nao estao tao legais quanto na peca.
 
Joseph Slater disse:
Fiwen disse:
vi o filme ontem msm...
Eu nunca vi a peça... o único contacto anterior com "O fantasma da ópera" tinha sido msm uma partitura de uma música... olha, a história é boa e td... mas eu n gostei do filme...algumas gralhas são perdoáveis (ex: penso k Christine kuando entra na mascarada a falar com Raoul n tem nd na mão mas de repente já tem uma máscara...etc)... mas n gostei...sei k é musical, mas um filme, mesmo sendo musical deve continuar como filme, e este passou quase a ópera ao vivo...só existiram para aí 3 diálogos "não-musicados" no filme...foi só o problema, na minha opinião...

O filme eh baseado na peca que eh um musical, nao muda quase nada, as cenas perdem um pouco da sua forca e da sua magica, na peca como os efeitos sao muito mais legais (quando o fantasma pula do negocio pro exemplo ele cai e desaparece na sua frente, a cena que eles entram no esconderijo dele peala primeira vez eh simplesmente magnifica).

Se voce nao gosta de musicais, nao vai gostar do filme. Eu acho que soh gostei do filme porque adoro as musicas, e adoro a peca, mesmo assim as musicas nao estao tao legais quanto na peca.

Mas sabe, eu gosto de musicais... pelo menos gostei de "Chicago" e de "Moulin Rouge", mas n sei... esse filme eu n gostei... eu estava á espera d um musical mas de qualquer forma, esperava mais diálogos... Foi uma questão e não corresponder ás minhas expectativas...
Por exemplo, tou criando boas expectativas quanto a "Vanityfair" ou "Feira das vaidades" que pelo que percebi é tb 1 musical...
 
O filme não chega a ser ruim, mas a direção do Schumacher quase consegue essa proeza.

O visual e as músicas salvam. E algumas cenas são ótimas, como a do "Masquerade" e quando eles representam "Don Juan". Por outro lado, em alguns momentos as canções soavam extrememante artificiais e acabou dando a impressão de que os atores cantavam em playback.

As atuações estão ok, com exceção do Gerard Butler (Fantasma), que está acima da média e em alguns momentos consegue quase comover o espectador.

Em geral, é um filme apenas bom, que poderia ter sido muito melhor se tivesse caído nas mãos de um diretor decente. =/
 
Sim Ristow... o filme fede e a culpa é do Joel Schumacher q segundo um amigo meu quase acabou com a franquia Batman(oq eu retruquei com um "como assim quase? Ele acabou!!!).

A história do Fantasma da Opera é provavelmente a mais consagrada da história do teatro moderno(talvez a mais consagrada tirando Shakespeare). As musicas já são sucessos a anos e traduzidas pro mundo inteiro(quem aqui não se lembra do Emilio Santiago cantando com a Veronica Sabino?). Então será que é dificil fazer um filme que seja no mínimo aceitável? Não, é fácil, eu sinceramente acho q eu conseguiria. Dava o roteiro da peça pros atores, pegava uma camera e falava... faz isso aí q tá escrito. Aposto que sairia melhor.

No entanto, o filme não é ruim de se ver, pq? pq as musicas são maravilhosas quer Joel Schumacher queira ou não. Além disso a história do Fantasma é boa... então vá lá... não é lixo total.

Engraçado que eu descobri aqui que tenho 2 filmes do Joel Schumacher na minha coleção(1º ano do resto de nossas vidas e tempo de matar) e nenhum dos dois é um dos q eu costumo elogiar (tigerland e por um fio).

PS: antes q digam que eu esqueci Garotos Perdidos, eu não esqueci não. Não gosto deste filme.

PS2: Eu tinha comentado com o Alf hoje mais cedo justamente que tava na cara q eles cantaram em playback. Q bom q outro alguém tb percebeu isso.
 
Mas Fingol, musical é cantado em playback mesmo, todos são. A diferença é que nesse ficou parecendo que a voz não era deles...

Pois é, eu tava inquieto na cadeira vendo o filme. Tecnicamente ele é um desastre. Em primeiro lugar, pra adaptar uma peça musical pro Cinema não basta só transpor os números da mesma forma pra tela. Pra isso existem movimentos de câmera, edição, arranjos novos. Se eu quiser ver uma tela parada com tudo acontecendo, eu vou ao teatro, onde pelo menos eu posso ouvir o elenco cantando ao vivo.

O cinegrafista parece que tinha preguiça de se mexer. Deve ter largado a câmera lá no tripé, gravando, e saía pra tomar um cafezinho. O filme é cansativo, enfadonho, e os grandes culpados são a fotografia e a edição. Era sempre aquela câmera preguiçooooooooosa, se mexendo devagar, com tomadas longas, totalmente em desacordo com as músicas que tavam rolando. Faltou o vigor de Moulin Rouge e Chicago, só pra citar os exemplos mais conhecidos.

Outro grande problema é o roteiro. Não vi a peça, mas me parece que praticamente não foi adaptado. O que é um grande problema, já que deve funcionar muito bem no teatro, mas no cinema ficou um samba do crioulo doido. As coisas importantes aconteciam muito rápido e com pouca explicação. E eu tiraria tranquilamente uns três ou quatro números musicais do filme... isso funcionou muito bem em Chicago.

Nas atuações, nenhuma de destaque. A Emmy Rossum, aliás, é bem fraquinha. A voz não é muito boa, a atuação idem, e além de tudo ela não é bonita.

E pra piorar, o que era aquela maquiagem? O Fantasma usava umas máscaras microscópicas, e quando revela a deformação do rosto, ocupa quase um lado inteiro. Isso sem falar no cabelo... :eek:

Com relação à edição, a segunda parte melhora um pouquinho, a partir de "Masquerade", mas só um pouquinho. A parte do Don Juan é um ds poucos momentos melhores do filme. Mesmo assim, melhor que a porcaria do resto, pois continua inferior a um nível aceitável.

Enfim, o filme só é bom pra quem gostar de sofrer imaginando onde ele poderia melhorar. A cada cena eu visualizava mentalmente uma muito melhor... e continuo o coro: que falta faz um Baz Luhrmann.
 
Vi ontem o filme...

Ah, eu achei lindo. Eu sei que parecia uma ópera ao vivo, eu também pensei isso. Mas a história dele é tão linda, as músicas tão perfeitas... Foi um grande prazer VER e OUVIR o filme.

Sobre a adaptação, acho que nao tenho nada a adicionar. Eles pegaram a peça e enfiaram no filme. E, como disseram, algumas coisas fucionam no teatro, outras no cinema. O diretor foi infeliz aí... Por exemplo, já vi uma versão com um fim lindo, diferente do desse último filme... Porque mantiveram o fim da peça? A impressão que eu tenho é que fizeram isso pra aproveitar as músicas prontas do Webber (que compõs especialmente pro filme aquela música horrível dos créditos, pelo que li hoje).


A melhor cena, sem dúvida, é a primeira. Nunca fiquei tão arrepiado... Minha barba ficou na horizontal... 8O

Aquele lustre ruleia muito, não nessa versão, mas ruleia.

Bah, vejam, se querem sentir prazer por uma coisa bonita e tocante... Mas, se vc não gosta de música, desiste, SÓ tem música.



PS: Alguém sabe se eles reaproveitaram alguma música da gravação da peça?
 
Bah, vejam, se querem sentir prazer por uma coisa bonita e tocante... Mas, se vc não gosta de música, desiste, SÓ tem música.

:eek: :tsc: :gotinha: :doido:

Existe uma diferença gritante entre quantidade e qualidade nesse filme. Realmente, só tem música, mas até ela está mal executada. A Emmy Rossum desafina mais que a Madonninha - ok, isso é quase uma heresia -.
 
Eu gostei, não foi o que poderia ter sido e com certeza se tivesse caido nas mão de um diretor mais competente o filme poderia ser muito mais, mas tb não foi um desastre total eu amo as musicas e isso é claro me torna mais benevolente mesmo que tenham cenas onde elas são descaradamente dubladas...
Mas p/ contrabalançar Masquerade e principalmente Don Juan valem todo o filme, a cena de Don Juan é quente é desesperada, gostei muito. Gostei tb do cara que faz o fantasma, a interpretação foi boa e convincente se sente o por que dede toda aquela "atração" da Cristine por ele mesmo com o bonitão do Rauol por perto e a voz apesar de em alguns momentos não ser tão possante quanto eu imaginava é muito boa... E achei a fotografia muito bonita sim apesar de um um pouco parada... mas bonita...
 
Eu vi agora.


É, o filme não é ruim, mas é bem abaixo do que poderia ter sido. A tradução da peça para o cinema não funcionou: A quantidade de músicas ficou muito grande, o que comprometeu o ritmo do filme. Ele começa bem, perde o ritmo, e só recupera no Don Juan, salvos raros casos. O que acontecia é que a música se desconectava da imagem, como se fosse um cd no fundo apenas. Não flui tão bem como Moulin Rouge, mas é melhor do que a bomba Chicago.

Dos atores, sem grandes destaques: a Emmy Rossum é boa atriz, bonita, só que tinha horas que cantava sem expressão, apenas movendo os lábios. O Gerard Butler e o cara que fazia o Raoul estavam ambos bem no filme.

Bom, pelo menos a música continou tão maravilhosa quanto já era, ficando na cabeça por um tempão.
 
Concordo com todos. O filme se salva pelas músicas. Tecnicamente, é uma bosta. A direção é ridícula. Dá pra ver o Joel Schumacher tremendo atrás das câmeras, sem saber o que fazer, como um filme promissor desses nas mãos. Ele tinha potencialmente tudo pra fazer um grande filme, mas não, fez uma coisa horrenda. Só é assistível pelas músicas e por algumas poucas cenas que se salvam, eg., a transformação do 'futuro' pro 'passado' atráves do lustre e da, que coisa!, música.

Teatro e filme tem coisas em comum, mas o cinema tem vários artifícios pra deixar melhorar a narrativa, etc. A linguagem entre um e outro é diferente. O filme tem que ficar diferente da peça, embora capte o mesmo espítiro/clima/etc. Não vi a peça, provavelmente deve ser melhor que o filme, senão as pessoas aclamam todo esse tempo a pior coisa do mundo, IMO.
 
Não acho que o Joel Shumacher tremia atrás das câmeras. Na minha opinião, ele achava que estava fazendo tudo direitinho sem se render à criatividades, o que acabou condenando boa parte do ritmo do filme.

Mas em termos visuais, o filme é bem marcante, e o Shumacher consegue acertar em alguns momentos, fazendo imagens difíceis de esquecer.



P.S(pode conter !SPOILERS!): O pior que fizeram foi mudar a origem do Fantasma, que na peça é um compositor que tem a música roubada e tem seu rosto manchado por ácido. No filme, ele foi reduzido à uma cria de "ciganos", que nasceu com uma infecção na cara e era mostrado em um "show de horrores". Eles não deviam saber que essa mudança não apenas esvazia a figura do Fantasma, como tira asjustificativas para o seu comportamento de dono do teatro e de pedir salário para os novos donos aqueles. É a própria explicação rasteira que Hollywood dá para a platéia que não quer pensar muito: "ah, ele foi escondido no porão do teatro, e pum!, virou um gênio da música, arquitetura, etc...".



Ora, tenha vergonha, Andrew Lloyd Webber! :eek:
 
Mas dá pra sentir uma insegurança na direção do filme sim. Ele não consegue se manter emm uma linha constante, alternando apenas algumas cenas 'inspiradas'. Muitas vezes se percebe uma dúvida em relação onde colocar a câmera, os atores, a movimentação, como o Peregrin disse. Ora de um jeito, ora de outro, aleatório, sei lá.
 
Só eu vi ou no baile de máscaras além do Zorro, tem um cara com a máscara INDÊNTICA a do Batman?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo