1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O despertar dos homens

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Cësárin, 20 Mai 2005.

  1. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Gente, sabe aquele texto que fala do despertar dos homens em Hildórien? Esse texto diz que os homens, ao despertarem, foram quase que imediatamente acometidos por uma certa sombra, que se dizia Deus e seu criador. O texto deixava dúvida sobre se essa sombra era ou não Melkor, mas acho que uma passagem no CI, num diálogo em Húrin e Melkor, deixa bem claro que era ele sim:

    Húrin: "...esquece a quem fala? Tudo isso você disse muito tempo atrás a nossos antepassados; mas escapamos de sua sombra. E agora temos conhecimento de você, pois contemplamos os rostos que viram a luz..."
    Posso estar enganado, o texto não é exato (pois realmente, esse primeiro encontro não é necessariamente aquele entre a sombra e os primeiros homens), mas devido ao peso da informação, queria saber o que vocês acham. Essa passagem está na página 62 do CI, 4º parágrafo.
     
  2. Gwen

    Gwen Usuário

    Penso que o texto a que te referes é o Conto de Adanel, não é assim??? :P É um texto muito bonito 8-)

    A ideia que eu fiquei, ao ler esse texto, foi que quem apareceu aos Homens em primeiro lugar foi Eru 8-) mas depois apareceu Morgoth, e ele conseguiu enganar os Homens, que renegaram Eru, ou deixaram de acreditar Nele :( e assim se deu a Queda dos Homens, como povo :?

    Vou ter de ler o texto novamente, assim que puder 8-) Quais as vossas impressões???
     
  3. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Eu não tenho certeza se era Eru, isso porque essa atitude é diferente demais da que Ele tivera para com os elfos; quer dizer, Ele, com os homens, fez contato de uma forma misteriosa (pois não deu grandes detalhes sobre quem era), enquanto os elfos, apesar de não o terem encontrado, logo souberam da existência d'Ele por meio dos valar. Acho estranho que Eru tenha se apresenttado aos homens quando do seu despertar, e mais ainda a maneira como Ele o fez. Agora, se realmente foi assim, isso provaria que os desígnios d'Ele para os homens era ainda mais diferentes daqueles dos elfos do que pensávamos.
     
  4. Proview

    Proview Go

    Eu gosto desse conto porque mostra o decaimento dos homens.
    No Silmarillion e no Atrabeth acho, deixa claro que os homens tem memória curto e suas lendas são passadas de boca a boca podem ter sido deturpadas com o tempo.

    Então acho que o conto de Adanel, é uma lenda, uma deturpação de algo semelhante que ocorreu no passado. O interessante sobre esse texto é que mostra claramente a "inveja" dos homens para com os elfos, já que de acordo com esse conto, os homens eram originalmente imortais.
     
  5. Sálata

    Sálata Princesa da Talácia

    A primeira voz me aparenta ser mesmo Eru falando aos Homens, mas isso não me soa estranho por que vocês devem lembrar que quando os Elfos despertaram eles receberam o auxílio dos Valar, até porque eram imortais e poderiam ir para Aman, e assim os Elfos tomaram conhecimento de Eru.
    Mas os Homens despertaram em um tempo em que a discórdia entre os Elfos exilado e os Valar estava cravada, os Valar não queriam repetir o mesmo erro da primeira vez, além do mais os Homens eram mortais e não deviam se apegar as coisas de Aman. Por isso os Valar não foram em seu auxílio e sendo assim Eru tentou auxilia-los indiretamente instigando seus corações a evoluírem.

    Em relação a segunda voz, aponto dois personagens: Ou é realmente Melkor que falara aos Homens ou, o seu arauto, Sauron - o mais provável- já que a mesma identidade usada por esta segunda voz sendo "Provedor dos Presentes", Sauron usou mais tarde para conseguir a amizade de alguns Elfos como Celebrimbor e Azevim, autodenominando-se Annatar o Senhor dos Presentes.
     
  6. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    A segunda voz com certeza é Melkor. Tolkien diz explicitamente em um texto, a respeito da ausência de Melkor em Beleriand, que ele estava no leste distante, época que teria ocorrido a tal corrupção dos homens na Primeira Era. Segundo que o conto é uma versão tolkienriana da queda de Adão e Eva, a segunda voz é o demônio, e o demônio tolkienriano é Melkor. A semelhança entre a segunda voz e Annatar deve-se ao fato de que Sauron é uma versão diminuta do próprio Melkor, em especial a aliança entre Annatar e os noldor da Segunda Era emula a aliança entre Melkor e os noldor (em especial, os fëanorianos) na estadia de Melkor em Valinor; e a aliança entre Sauron e os numenorianos emula também essa aliança entre os edain e a segunda voz (se não me engano há também um comentário do próprio Tolkien, que mostra espanto pelos numenorianos serem seduzidos por Sauron, ainda que conhecessem a lenda do despertar dos homens).
     

Compartilhar