• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cachorro que morreu de fome em nome da "arte"

Eu não entendi mesmo. Desde quando cachorros de rua morrem de fome?

Na verdade, a "melhor" justificativa dele foi essa:


[...] sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad.
Patético.
 
A intenção até que é boa, denunciar o descaso e a hipocrisia. O erro foi ter apelado para esse lado empírico extremo. O que torna a "obra" dele desumana, cruel e desvirtuada do objetivo principal. Esse cara é um idiota, em suma.

Eu sempre sinto pena e angústia quando vejo mendigos ou animais de rua maltratados. Mas isso deve ser culpa do meu coração de manteiga...

Nhó, mas eles continuam lá...
 
a sacanagem é que ele deixou o cachorro morrer, ele poderia deixar o cachorro vivo, ou sei la, dava sedativo e fingia que tava morto, mais falava depois que ele tava vivo. :mrgreen:
e como falaram aqui, cachorros de rua raramente morrem de fome, e pouquissimos adquirem doenças facilmente, isso porque eles são muito mais resistentes do que os que nós damos comida, remédios, lugar quentinho para durmir e etc, não que isso seja ruim, fazemos isso para eles terem mais conforto e porque achamos eles fofuxos!! :grinlove: (8-O)

nem o artista nem a mãe dele mercem o sofrimento que esse cachorro teve antes da morte.
MINTIRAAAAA!!! VAMO QUEBRA O MALDITO ARTISTA!!!!!!!

obs.: eu fui o unico que votou para ele não ir na bienal de não sei onde?
 
*Ainda se recuperando do choque*

É por essas e outras que eu me pergunto: o que é arte? O que pode ser considerado "arte"? É claro que uma "obra" desse tipo NUNCA será arte pra mim. Geralmente algo "artistico" é o que nos toca, nos sensibiliza, nos encanta, nos cativa...também há arte que nos faz ficar enojados, revoltados, chocados. Mas, até que ponto?

Gente, o ponto aqui é que artistas ditos como "modernos", como esse aí, fazem essas barbaridades em nome de uma arte que nem eles mesmo respeitam. Um ser vivo agonizando é considerado arte? Desde quando??

Não sei como um cara desses ainda não foi preso (ou no mínimo multado) por violar uma das leis de auxilio aos animais. Deve ter uma lei que fale sobre isso, não é possível!
 
*Ainda se recuperando do choque*

É por essas e outras que eu me pergunto: o que é arte? O que pode ser considerado "arte"? É claro que uma "obra" desse tipo NUNCA será arte pra mim. Geralmente algo "artistico" é o que nos toca, nos sensibiliza, nos encanta, nos cativa...também há arte que nos faz ficar enojados, revoltados, chocados. Mas, até que ponto?

Gente, o ponto aqui é que artistas ditos como "modernos", como esse aí, fazem essas barbaridades em nome de uma arte que nem eles mesmo respeitam. Um ser vivo agonizando é considerado arte? Desde quando??

Não sei como um cara desses ainda não foi preso (ou no mínimo multado) por violar uma das leis de auxilio aos animais. Deve ter uma lei que fale sobre isso, não é possível!
Sendo simplista, arte é qualquer forma de expressão humana através de um meio. Aquilo que ele fez não deixa de ser arte, já que expressa a opinião dele. Mas não é por ser arte que é certo, ou belo, etc.
 
[...] sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad.
,,
Isso seria uma justifiktiva?
q q isso, ua cara desse naum deveriam nem levar a sériu. Uma pessoa dessa naum merece nem respeito..
sem mais comentarios, deprimente.
 
Muito bom.. Poderiamos amarrar mendigos nas portas dos shopping e espera-los morrer também. Seria uma forma de eternizar aquela pessoa que morreu pra passar a mensagem de como todos são hipócritas para ignorar quando milhares de pessoas morrem de fome e frio na rua.
Ou melhor, amarrar um artista até que definhe na sua galeria de arte para passar a mensagem de que não valorizamos nossos artistas antes que eles morram ou coisa parecida..

Pelo amor heim :disgusti:

"não seremos capazes de respeitarmos a nós mesmos se não respeitarmos os demais seres vivos".
 
Última edição:
A reportagem dá a resposta GG:

"Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"

Não tem nem o que dizer. É só mais um cachorro que morreu, só que esse foi pro jornal porque não morreu na rua. Coitado? Sim, como todo cachorro que morre por algo que chega a ser patético como FOME (já que no mundo teoricamente não falta alimento), com comida grudada na parede. Mas há SERES humanos morrendo de fome e gente que pode fazer muito por essas pessoas mas que preferem chorar a morte do cachorro de rua que morreu na exposição.

Se bobear ele ainda recebe algum tipo de processo de alguma organização defensora dos animais ou coisa do tipo. Tanto faz, ainda acho que ele foi corajoso em se expor a tantas críticas negativas esperando que alguém pensasse mais sobre o assunto. Você ficou triste com o que ele fez? Pega um cachorro no canil antes que morram de fome, sejam sacrificados de forma muito mais cruel ou fiquem lá presos em grades, piores que prisões humanas.

Falando um pouco de arte. Isso é sim pós-modernismo. E muito mais produtivo e de reação rápido no contexto social do que muitas exposições pointless pra gente fútil às quais fui. Em uma época onde a morte faz parte do cotidiano é bom receber uma mensagem de que ela pode ser mais chocante e está mais perto do que, em um exemplo contemporâneo, aqueles iraquianos inocentes mostrados na TV que parecem estar (e estão) tão distantes perdendo partes do corpo sem nem saber o porquê em uma guerra contra gente que veio de tão longe e parece não ter fim.

Eu não teria tanta ousadia quanto esse artista, mas não o condeno e até bato palmas. O espetáculo não é a morte do cachorro, ou a crueldade envolvida, mas o que ela buscou representar com, NATURALMENTE, horror e realismo.
 
Última edição:
A reportagem dá a resposta GG:

etc.

Não Shazan. Esse foi, na verdade, um dos motivos mais idiotas pelo qual eu já vi um indivíduo praticar um ato de crueldade contra um animal.

E NADA justifica a prática de tal ato.

O cara não representou nada com realismo. Um cachorro não morre daquela maneira na rua. Um cachorro de rua não morre para servir de espetáculo. O único realismo que ele representou foi a crueldade humana sem limites.
 
Eu não tenho palavras. Passei mal lendo a notícia. Literalmente. Passei muito mal.
 
A reportagem dá a resposta GG:

"Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"

Não tem nem o que dizer. etc...

Pow pelo menos um ta concordando comigo, sou totalmente contra o que fizeram com o cachorro, mas como o Shazan escreveu ali tem gente que sente mais pena da morte de um cachorro, do que de uma criança de rua que não tem culpa de ter nascido é agora ta sofrendo. Poxa esse moralismo e fogo em, sentir pena dessa atrocidade so porque virou noticia, tem muito mais criança morrendo de fome no sertão e ninguem fica chorando ou passando mal por isso. Porquê? simplismente porque não "escancararam" a realidade.
O que o "artista" fez foi cruel com o cachorro? Sim.
Eu concordo com o ato? Não.

Mas achei muito bom o que se pode tirar de proveito nisso, a justificativa dos rottweiler e ridícula, mas o que podemos tirar de proveito e que sentimos pena quando isso nos atinge de alguma forma, fala a real, vocês choram a noite por uma criança iraquiana que perdeu os pais? Ou pensa na hora de comer uma feijoada nos seres humanos que não tem absolutamente nada para comer?
Não sei vocês mas eu nunca chorei por isso, pelo simples fato de nunca ter me afetado. Pensamento egoísta? sim muito mas e da natureza do homem, e quem me conhece sabe que eu tenho sentimentos e tal. Esta reportagem abriu meus olhos na boa, to levando ela como um aprendizado, e não defendo o cara, mas uma coisa e verdade, as vezes algo ruim tem que acontecer para que possamos ver além, ou mudarmos alguma coisa.

(espero não ofender ninguém)

Sim Déor. Mas é como se eu trouxesse um menino passando fome na África e fizesse o mesmo.

PS: Sem comentários do tipo "É só um cachorro", etc.

Eu sei Cad, mas acho que já respondi ali em cima. :P preguiça de escreve de novo.
 
ta neithan não entendesse a essência do que ele quis dizer, mas mesmo assim não concordo com o que ele fez.

Volto mais tarde, mas uma coisa é certa. Se ele queria fazer algo do gênero, porque ele não filmou Cidade de Deus ou Tropa de Elite? Alguém lá morreu de verdade?

O ponto é que ele não retratou um cão morrendo de fome, mas ele mesmo cometeu o crime. Isso não é justificável, mesmo porque ARTISTA não fica justificando sua arte, o significado da arte quem vê é o público, como disse o poeta. (e tem masturbações mentais no processo durante, diga-se de passagem, exemplo : eu)
 
Acho que tudo já foi dito sobre essa babaquice de deixar o cão morrer. Só estou postando pra expressar minha indignação e falar que também achei isso um absurdo.
 
É de cortar o coração.

É muito fácil, pra ele, deixar um cachorro morrer de fome. Se ele queria causar polêmica, por que não se amarrou num canto da galeria e não ficou sem comer e beber água até morrer, pra simbolizar os milhões de seres humanos que morrem de fome (como disse o Shazan) e não saem no jornal?

"Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome"
E então, talvez ele devesse dizer:
"Um ser humano torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde as pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome."

Ahh, mas pimenta no olho dos outros é refresco, né? :roll:
 
Mas há SERES humanos morrendo de fome e gente que pode fazer muito por essas pessoas mas que preferem chorar a morte do cachorro de rua que morreu na exposição.

É certo que sentir peninha não adianta nada, a não ser a constatação de que a minha vida ridícula é melhor que a vida ridícula do mendigo (em termos de conforto pelo menos).

Mas veja, querer impor valores que não são intrinsecamente humanos também é uma espécie de hipocrisia. O ser humano não é naturalmente solidário, altruísta e abnegado.

O espetáculo não é a morte do cachorro, ou a crueldade envolvida, mas o que ela buscou representar com, NATURALMENTE, horror e realismo.

Demonstrar tem uma grande distância do acontecer. Denunciar o que ele quis denunciar é uma grande atitude. Mas até onde podemos ir por algo sem perturbar outrem?: esse é princípio da Ética.
 
Não vou copiar o post aqui, mas sugiro a leitura de O cachorro que morreu de fome em nome da "arte", publicado no blog Pensar Enlouquece.

Para quem está com preguiça de ir lá ler ( :chibata: ), é basicamente isso: um "artista" amarrou um cachorro doente e o deixou morrer de fome em uma galeria, como parte de uma instalação ou seja lá qual for o nome que os artistas modernos dão para isso (nesse caso eu chamaria de "atrocidade").

Enfim, é revoltante, mas o que me deixa ainda mais abismada é o fato de pessoas terem visto a tal da instalação e não terem feito nada. :eek:


Pra quem tem cachorre principalmente isso é no mínimo bem mínimo atrocidade:fire:, por falta de palavra no dicionário que possa chegar a qualificação que eu tenho em mente, imagina, como uma pessoa pode fazer isso? matar um cachorro e pior de fome, imagina o que le fez, o cachorrinho achava que poderia confiar nele não é a toa que o deixou pegar e aprisionar, esse FDP:fire:, desgraçado:fire:, traidor:fire: aproveitou da inocência e da confiaça do animal para trai-lo dessa forma tão baixa revoltante, merecia morrer do mesmo jeito ou pior, confesso que logo que li mesu olhos encheram de lágrima só lembrei das minhas cachorrinhas..., e ainda por cima o pessoal passva e não fazia nada, queria que fosse com um um animal de estimação deles pra ve se agiam assim... .

Sequer li a reportagem o resumo ja me disse tudo...
 
Última edição:
Chamam isso de arte??? Isso é revoltante!!! Haviam de apanhar esse sujeito e fazer o mesmo com ele... Tadinho do aninal...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo