1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nunca Vai Embora (Chico Mattoso)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Pips, 14 Mai 2011.

  1. Pips

    Pips Old School.

    Quantas pessoas em Cuba realmente gostam do governo e nutrem certa admiração para o partido de Fidel Castro? Quantas pessoas contam com orgulho os dias de revolução e de ajuda da URSS? Em certo momento a pergunta “E o Fidel?” vem a tona na narrativa do novo romance de Chico Mattoso, Nunca Vai Embora, sexto volume da Coleção Amores Expressos, lançado pela Companhia das Letras no começo de Maio. Essa pergunta é quase retórica, cubanos e moradores da ilha vindos de fora não respondem tal questão (a não ser com um silêncio completo seguido de uma risada abafada) ou mesmo refletem para responde-la. Através dessa simples citação é possível descrever os cubanos que Mattoso quer mostrar. Mais do que o país com uma história mundialmente conhecida de luta contra ditadura e, coincidentemente, ainda vive em uma e seus admiradores não são filhos de uma salvação, mas de um esquecimento e paranóia.

    Os sentimentos são diversos, migrando de um lado para o outro, evitando uma descrição ilusória de Cuba ao enumerar os monumentos ou a situação do povo através dos olhos de um brasileiro, Renato Polidoro, um dentista frustrado que embarcou na aventura cinematográfica de sua namorada Camila. Antes de conhecer a namorada em seu consultório durante uma filmagem, Renato vivia à mercê de seu pai autoritário (também dentista) que não nutre um orgulho mínimo por ele desde a mais tenra idade. Ao conhecer a cativante e efusiva estudante que centraliza às atenções em si, o jovem dentista encontra sua salvação, pode falar de suas lamurias e traumas, sobre o quanto seu pai é terrível e sobre cinema. Após algum tempo morando juntos, Camila convence Renato a viajar com ela a Cuba e realizar o desejo recorrente de rodar um documentário em Havana.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    A coleção Amores Expressos da editora Companhia das Letras é uma viagem literária e sentimental. O projeto consiste em autores de diferentes gerações escreverem histórias de amor inspiradas em cidades de vários lugares do mundo, a partir das suas percepções particulares nas mesmas. Dessa vez, viajamos com Chico Mattoso para a inóspita Havana sob a perspectiva apaixonada de Renato, um homem normal. Até demais.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar