• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nunca Vai Embora (Chico Mattoso)

Pips

Old School.
Quantas pessoas em Cuba realmente gostam do governo e nutrem certa admiração para o partido de Fidel Castro? Quantas pessoas contam com orgulho os dias de revolução e de ajuda da URSS? Em certo momento a pergunta “E o Fidel?” vem a tona na narrativa do novo romance de Chico Mattoso, Nunca Vai Embora, sexto volume da Coleção Amores Expressos, lançado pela Companhia das Letras no começo de Maio. Essa pergunta é quase retórica, cubanos e moradores da ilha vindos de fora não respondem tal questão (a não ser com um silêncio completo seguido de uma risada abafada) ou mesmo refletem para responde-la. Através dessa simples citação é possível descrever os cubanos que Mattoso quer mostrar. Mais do que o país com uma história mundialmente conhecida de luta contra ditadura e, coincidentemente, ainda vive em uma e seus admiradores não são filhos de uma salvação, mas de um esquecimento e paranóia.

Os sentimentos são diversos, migrando de um lado para o outro, evitando uma descrição ilusória de Cuba ao enumerar os monumentos ou a situação do povo através dos olhos de um brasileiro, Renato Polidoro, um dentista frustrado que embarcou na aventura cinematográfica de sua namorada Camila. Antes de conhecer a namorada em seu consultório durante uma filmagem, Renato vivia à mercê de seu pai autoritário (também dentista) que não nutre um orgulho mínimo por ele desde a mais tenra idade. Ao conhecer a cativante e efusiva estudante que centraliza às atenções em si, o jovem dentista encontra sua salvação, pode falar de suas lamurias e traumas, sobre o quanto seu pai é terrível e sobre cinema. Após algum tempo morando juntos, Camila convence Renato a viajar com ela a Cuba e realizar o desejo recorrente de rodar um documentário em Havana.

CONTINUE LENDO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
A coleção Amores Expressos da editora Companhia das Letras é uma viagem literária e sentimental. O projeto consiste em autores de diferentes gerações escreverem histórias de amor inspiradas em cidades de vários lugares do mundo, a partir das suas percepções particulares nas mesmas. Dessa vez, viajamos com Chico Mattoso para a inóspita Havana sob a perspectiva apaixonada de Renato, um homem normal. Até demais.

CONTINUE LENDO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo