• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova técnica promete explodir pedra nos rins com ondas sonoras

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Nova técnica promete explodir pedra nos rins com ondas sonoras​


Nova técnica promete explodir pedra nos rins com ondas sonoras



Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos criou um pequeno dispositivo que permite quebrar pedra nos rins usando ondas sonoras. A novidade foi publicada nesta semana na revista científica Journal of Urology.

O nome da técnica não é nada bonito: litotripsia por ondas de explosão (ou BWL, na sigla em inglês). A tecnologia se mostrou promissora, prometendo uma maneira de tratar as pessoas com a condição, sem que elas precisem passar por um procedimento cirúrgico.

Durante a pesquisa, 19 pessoas foram tratadas com o método, que consiste em transmitir pulsos de ultrassom através da pele. O estudo aponta que o procedimento fragmentou uma média de 90% do volume total do cálculo renal em 10 minutos de exposição às ondas sonoras. As pedras restantes foram expelidas sem a necessidade de outra intervenção.

Explodindo pedra nos rins​


Estima-se que 15% das pessoas terão pedras nos rins em algum momento de suas vidas. Geralmente, a maioria delas são curadas de forma espontânea, sem a necessidade de qualquer intervenção. Porém, há casos em que a cirurgia é necessária para evitar danos permanentes aos rins.

Vale lembrar que o uso de ondas sonoras para quebrar pedras nos rins não é algo novo. Há décadas, médicos utilizam outra técnica — a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (ESWL) — que envolve pulsos acústicos de alta intensidade. Porém, aqui, o paciente precisa estar sedado ou mesmo anestesiado.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo