• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nós: os Técnicos!

Ramalokion

Mecha-de-Folha
Pessoal gostaria de abrir um espaço pra discutirmos uma das coisas que mais gosto em futebol: a análise tática do times! Esquemas, posicionamentos, etc...

Comentem de seus times do coração ou dos adversários, bem como de times de fora!
Começo com o atual melhor time do mundo.

São Paulo:

"O 3-5-2 que funciona"
Muitas pessoas identioficam o 3-5-2 como um esquema retranqueiro que não permite outro ataque que não o CONTRA-ataque. Aconetce que o São de 2005 mostrou ter uma taque forte que muitas vezes sufucou os adversários em suas metas, por que isso aconteceu?

Dois motivos:
1) Alas que são "alas" na melhor acepção da palavra, e
2) Volantes que aparecem na frente.

Cicinho e Junior são alas que usam de sua técnica apurada não só pra dribles e cruzamentos precisos na área, mas por criarem jogadas de ataque fechando em diagonal para o meio. Os jogos do São Paulo no Paulistão/05 e Libertadores mostraram várias vezes que o Danilo (único meia armador de oficio que entra como titular) muitas vezes "sumia" do jogo, ou por ajudar a marcação (o tipico jogador que joga "pro time e não pra torcida!") ou por um mal momento mesmo; isso causaria (normalemnte) um ataque desordenado pelas laterais, ams que o SP combatia com as entradas em diagonal (vejam em especial o gol do Cicinho contra o Palmeiras no 1º jogo pela Libertadores). isdso aconteceu muitas e muitas vezes! Alas são joagdores que atuam pela lateral, ams não APENAS por lá, indo para o meio e armando joagdas como "camisas 10".

Mineiro e Josué formam (como dito muitas vezes ano pasado) a melhor dupla de volantes no Brasil, e o motivo é simples: ambos são excelentes marcadores e ladrões de bola e NÃO fazem muitas faltas. Ora, isso aliado ao fato que ambos tem uma certa habilidade em sair jogando e distribuir passes, muitas vezes proporcionam ao SP ótimos contra-ataques que resultam em gols! isso sem contar o efeito "homem surpresa" que causam: ora são os alas que atacam, e quando marcam os atacantes, o meia armador, os alas ainda vem um dos 2...

Agora a defesa do SP tem uma dependência crônica do Lugano, o Edcarlos é um zagueiro raoável mas não alguém pronto; o Alex pode ser uma boa opção como líbero (ele é muito técnico). Talvez a volta do Rodrigo (que jogava no SP) possa melhorar isso, mas qdo o Lugano sair...

O Danilo é bom jogador, mas no 3-5-2 a responsabilidade de criar e organizar o jogo acaba por pesar muito!! O jogador ideal pra atuar como emia armador nesse esquema teria que reunir uma técinca apurada e uma disposição para o jogo durante TODO o tempo! Roger do Corinthians, Petkovic do Fluminense, Juninho Paulista do Palmeiras (apesar de que é mais meia-atacante que meia-armador) seriam exemplos de jogadores ideais pra essa posição.

Bom vou parar e aguardar! Conforme for volto com mais do SP (hheheheheh) e sobre os outros times de São Paulo.
 
Bom, vou falar do meu time né, que é um dos poucos que eu conheço bem.

Vasco: 4-4-2

O Vasco joga no 4-4-2 clássico.

Na defesa: Diego e Wagner Diniz são laterais que apoiam bem embora ainda não tenham a mesma disposição de marcar. Os dois revezam na subida de acordo com o lado de criação. Diego joga ao lado do Morais enquanto o Wagner se aproxima mais do Alex Diaz. Na zaga Fábio Braz joga pela direita e Eder pela esquerda. Bem plantados.

No meio: O Vasco joga com o Ygor, irmão de Diego, como 1º homem de meio de campo. Andrade e Fabio Baiano por enquanto revezam na posição de 2o e 3o homem sendo que normalmente o Fábio Baiano joga mais avançado, mas isso varia durante o jogo. O Fábio Baiano quando joga como 3o homem cai mais pela esquerda, junto com o Morais, 4o homem do meio que tem a característica de dribles curtos. Normalmente o time muda no 2o tempo com a entrada do Ernane que ao contrário do Fábio Baiano cai mais pela direita e inverte bem as bolas. O time ainda se prepara para a chegada do Ramon que em tempos passados jogava pela meia-esquerda do Vasco mas não sei como será hoje uma vez que o Morais ocupa aquele local no campo.

Ataque: Normalmente o Alex Diaz corre por todo o campo caindo mais pelo lado direito mas não apenas enquanto o Romário fica mais preso na área.
 
alguem aki sabe a tática do time C do Mengão dirigido por Adílio? :mrgreen:
Axo q nem o Espinosa deve saber, já q ele naum foi aos jogos.....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
alguem aki sabe a tática do time C do Mengão dirigido por Adílio? :mrgreen:
Axo q nem o Espinosa deve saber, já q ele naum foi aos jogos.....

Se bobear nem o Adílio sabe.
 
Toda essa história de posicionamento e configuração tática depende de um fator complexo: a habilidade e aptidão dos jogadores disponíveis no plantel.
Não dá pra dizer que 3-5-2 é melhor que 4-4-2, e que sempre funciona. Depende da qualidade dos volantes, das características de quem serão os alas/laterais, do poder de fogo dos homens da frente, e de quantos zagueiros vamos precisar.

Antes de adotar um esquema tático, é preciso conhecer os fortes de nossos jogadores, e também os fracos. Quem são as peças indispensáveis? O time vai precisar jogar em função de um "Romário" ou "Ronaldo"? Nossos atacantes são habilidosos, tanques, matadores ou criativos?

Bem, em todo caso, esse tópico remete a Championship Manager. :mrgreen:
 
Varatar
mas a idéia do tópico não é dizer qual o melhor esquema tático, mas sim que o torcedor possa comentar o usado no seu time (concordar, discordar, propor mudanças...). Além de colher opniões sobre torcedores de outros times.
 
Vou fazer outro post pq o de cima era só pra esclarecer o Varatar!
Já que nenhum gamb...errr. corinthiano apareceu, vou dar uma colher de chá e mostrar pro Antonio Lopes como ele deve armar o Corithians esse ano ;-)

****************************************************************
É simples Delegado!

O Corinthians vem atuando num 4-4-2 comum, sendo o único diferencial o fato de não possuir no ataque um centroavante, já que o argentino Teves e o jovem Nilmar tem por melhores carcteristicas a movimentação. A questão é que pra este ano a chegada do Ricardinho e a volta do Mascherano vão forçar o Delegado a "criar" uma posição para o primeiro. Qual posição e quem sai?

Quem sai é (relativamente) simples: Rosinei. Por ser o mais jovem e por não ser um dos "galácticos" deve ser o sacado do time.

A posição do Ricardinho é que é a grande questão. Por ser um jogador muito versátil no meio de campo, já atuou (e bem!) como 2º volante e como 3º homem de meio de campo além de meia armador que é sua posição mais comum, acaba por trazer várias opções ao treinador.

Em minha opinião o melhor para o Corinthians seria manter o 4-4-2 mas com uma alteração pouco comum no Brasil, mas muito usada na Europa: Em vez do quadrado no meio de campo Y X (sendo Y volantes de contenção e X meias armadores) o time
Y X
pode adotar o meio em "balão" Z (sendo: Y volante de contenção, X meia-
Y X
Z
armador e Z o que na Italia é chamado "centrocampista").

Justamente o centrocampista é o que no Brasil temos como um volante com grande poder de armação de jogadas. Lembram do Vagner que jogou no Santos e foi muito bem no São Paulo? O Rincon (no auge), Vampeta, Falcão, Seedorf (não estou dizendo que os 4 são iguais, apenas que as caracteriscas são parecidas!), enfim jogadores que saibam marcar e sabem chegar na frente dão um equilibrio na marcação de jogadas e uma grande possibilidade de criação de chances de gol.

Ora se considerarmos que o Corinthians poderá dispor de um volante raçudo e ótimo ladrão de bolas como o Marcelo Mattos, um meia armador habilidoso, com passes precisos e driblador como o Roger "Galisteu" e dois "centro campistas" como Ricardinho e Mascherano! Sim o jovem argentino é um marcador nato, porém quem viu jogos dele pela Seleção Argentina e pelo River sabe do que estou falando: ele tem uma visão de jogo e habilidade em dar passes incrivel!

O Corinthians armando seu meio de campo dessa forma e contratando pelo menos mais um bom zagueiro será um time (ainda) mais forte esse ano.

Honrarão seu 2º lugar na Libertadores (Tá, vcs acharam mesmo que eu não iria sacanear? ;-0 )
 
O Corinthians poderia contratar mais 1 bom zagueiro e jogar num 3-5-2.....
Unico problema é q 3-5-2 é um eskema q ou todos os jogadores se adaptam MTO rapidamente ou vai se precisar de mto treinamento.....

Poderia-se ter 2 zagueiros e o Marcelo Mattos fazendo o terceiro homem de marcação.....Ou colocar 3 zagueiros mesmo e deixar o Marcelo no banco.....
Com o Nery pela eskerda e alguem pela ala direita (Sei lá....Kem xega melhor no fundo pela direita no Corinthians?).....Mascherano e Ricardinho como akeles 2 segundos volantes q ficam na frente da zaga mas q são os iniciadores de todas as jogadas.....E o Roger como o meia armador.....
 
Hummm.... sim ótima opção! Apesar de que eu não gosto do Gustavo Nery é fato que ele apoia melhor que defende, pela direita o lateral (que seria então um ala) é um garoto que vem jogando desde o ano passado chamado Eduardo Ratinho.
Ele é das categorias de base do Corinthians e é muito bom jogador, inclusive jogou muito bem contra os grandes daqui! O problema é que o Corinthians tem uma baita mania de quimar jovens talentos... Mas ele é uma espécie de Cicinho bem jovem. Pra mim se bem trabalhado ele terá um belo futuro!

O marcelo Mattos no bnco eu não concordo. Ele já jogou nessa função e foi bem... mas como vc falou? tem que adaptar rápido senão...
 
Última edição:
Bem, desconsiderando contusões e falta de ritmo de jogo, eu escalaria o Corinthians assim:

Esquema:4-4-2(na verdade seria um 4-3-1-2)
Goleiro: ainda indefinido quem realmente será, mas taticamente não influencia em nada quem vai assumir.

Zaga: Betão e Sebá. O Argentino ainda não teve muita chance de mostrar serviço, e como zagueiros argentinos normalmente pelo menos raça tem(quando falta técnica), prefiro apostar nele. O Betão não precisa falar, é o xerife do time lá atrás.

Laterais: obviamente gustavo que vem de uma ótima temporada em 2005 e o luciano ratinho que é uma revelação de futuro do Corinthians, além de bom futebol não se intimidou em nenhum jogo(inclusive classicos) apesar de ser jovem.

Meio: Marcelo Mattos como primeiro volante, praticamente um zagueiro um pouco avançado. Mascherano na direita um pouco mais avançado mas ainda com função principal de marcação. Ricardinho na esquerda sendo o ponto de distribuição de jogadas do time e Roger fazendo mais ou menos a função que o Ronaldinho Gaúcho faz na seleção, quase um terceiro atacante.

Ataque: Tevez e Nilmar. Tentar segurar mais o Nilmar na área, ele já mostrou que é bastante oportunista com a bola ali perto do gol.

Um problema desse time que ele vai "pender" pra esquerda com certeza, ali terá o Nery, o Ricardinho e Roger e na direita só o Ratinho e Mascherano que não tem muito habito de atacar. Por isso é interessante deixar o Roger livre em campo pra jogar na direita e esquerda, conforme a necessidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo