1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nomes bíblicos citados no legendarium de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Oakshield, 7 Mai 2004.

  1. Oakshield

    Oakshield Usuário

    bom, já se perguntaram qual a origem do nome MORIA? pois MORIA é um local citado na biblia, é o monte onde os anjos mandaram Abraão levar o único filho de seu casamento, Isaac, ---- que nasceu como dádiva de Deus pois a esposa de Abraão era estéril, tendo dado luz a isaac em idade nada fértil---- para que lá o pai sacrificasse o próprio filho em homenagem a Deus.

    Abro esse tópico, para ver que outros nomes biblicos são citados no legendarium, e qual seria a possível intensão do autor com essas citaçoes. Exemplo, na biblia, Moria é um local de sacrifício, no sda eh o local onde Gandalf se sacrifica, alguma relação? o que vcs acham?

     
  2. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Eu já li um texto sobre isso em algum lugar... Vou tentar achar e coloco o link aqui. :)
     
  3. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Se eu não me engano, Mor é um radical usado para escuridão. Será que ele criou eese radical em cima de Moria, e não vice-versa?
     
  4. Nob

    Nob Usuário

    E Iâ é "abismo". Logo, Moria seria "Abismo Negro". É provável que Tolkien tenha utilizado o nome Moria para decompor nos radicais, ou não. É necessário algum trecho para provar isto.
     
  5. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Hum... pode ser que o Professor tenha se baseado na Moria biblica( ele era catolico se nao me engano..). E talvez tenha mesmo associado a ideia de sacrificio, a diferença basica seria que Gandalf se sacrificou espontaneamente para salvar a vida dos amigos e Abraao foi sacrificar o filho pela ordem de Deus pelo que eu entendi.. :think:
     
  6. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não há nenhuma relação entre os dois nomes. O Tolkien negou essa relação entre as Minas e a terra bíblica de Moria na Carta 297.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  7. Mesmo sem esse texto do Tolkien, essa carta, eu acho que é só coincidência mesmo, até porque, como já disseram, o radical mor- escuro, foi usado para várias outras palavras, mordor, morgul etc. E todas com um sentido nefasto. Como Tolkien era filólogo, acho q a preocupação maior dele sempre foi com as palavras, criá-las e atribuir-lhes um sentido.
    Em relação a nomes eu acho que o que ocorre é mesmo coincidência, mas que há VÁRIAS passagens tanto do Senhor dos Anéis quanto do Silmarillion que lembram MUITO algumas passagens bíblicas, isso há! E eu não acho que tenha sido "sem querer" :wink:
     
  8. Idril

    Idril Usuário

    Da mesma forma como Gandalf é um nome de anão (lí isso no Valhöl e aqui, em um tópico), Moria é de um local sagrado que surge na Bíblia.

    Isso me soa como uma discussão que poderia levar a dois rumos:

    1 - Ao criar suas línguas, Tolkien criou "Moria" como sendo o nome de um local (Mor - ia : "Abismo Negro"). O nome pode ser apenas uma coincidência, assim como Amon (esse nome surge em algum lugar do nosso mundo....não lembro aonde; posso estar confundindo com Amun também...). Ou seja: mais uma coincidência vista em excesso nas obras de Tolkien que foi aparentemente desmentida em uma carta já citada.

    2 - Tolkien era um cristão e, pelo que tudo indica, um tanto fervoroso. Pode ser que ele criou a Moria de Varda e quis insinuar algo alí, relacionando Isaac a Gandalf. Acho impossível isso.
     
  9. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    Realmente eu acho que Moria poderia ter muito que ver com a Bíblia, pois Tolkien baseou praticamente tudo na suas obras em coisas que já existiam, apenas modificando-as a seu bel-prazer. Querem exemplos? Só pedir.

    A propósito, Idril porque não discutes conosco lá no Línguas?
     
  10. Idril

    Idril Usuário

    Porque ultimamente ando meio atolada com criação de banners, administração e manutanção do meu site, cinema, música, atualidades, etc.

    Mas começarei a freqüentar mais a área sobre Línguas. :wink:


    Manda alguns exemplos aí pra refrescar a minha mente. Eu sei alguns, mas eles fugiram da minha mente.
     
  11. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    Ah começar pelo próprio alfabeto Tengwar, a semelhança entre os símbolos é muito grande.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (Eita sitezinho útil esse em Idril? Brigadão)

    Otra é a própria história de Túrin Turambar.

    Quer um resumão só olhar aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Foi bastante, mas eu acho que "praticamente tudo" eu acho um exagero.

    E realmente na carta 297 Tolkien desmente essa probabilidade do tópico:

     
  13. É natural que acha coicidencias, mas penso q não passam disso, ñ são propositadas, tal como o Professor disse. Portanto não vale a pena iventar pararelismos onde não os há.
     

Compartilhar