• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Netflix] 1899

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
A série promete ser uma espécie de substituta espiritual de "Dark", mas antes de estreiar já temos uma treta daquelas:


Bora esperar pra ver se a série satisfaz as expectativas criadas. Quem verá?
:hihihi:


Ah sim:
O trailer oficial:
 
A série é muito boa. Sobre o suposto plágio, só lendo a HQ. As imagens em si não são evidência de nada.
 
Ah já saiu? Estava achando que ainda não.
Vou conferir. Sobre o plágio...
Isso lá é problema dos envolvidos.
Se tiver havido plágio mesmo, espero que a mulher consiga uma boa indenização financeira e nome dos créditos. Se não, não. XD
 
Esse caso parece que vai render...

1669001918251.png
darth vader GIF
 
Última edição:

Thais Linhares ·

·


"ESTOU EM CHOQUE"
A SEMELHANÇAS SÃO GRANDES DEMAIS
PARA SER APENAS COINCIDÊNCIA
(vou editando na medida em que for avaliando o caso com mais profundidade)
Amanheci com a denúncia de que a nova série da Netflix "1899" tem seu plot idêntico à premiada HQ / BD de Mary Cagnin "Black Silence". A autora está bem preocupada, pois tudo leva a crer em plágio. Há por exemplo o fato de que a obra em quadrinhos foi amplamente divulgada e distribuída em sua versão em inglês em um evento europeu de pitching para editores e produtores, há também uma semelhança evidente nos elementos diegéticos da narrativa (algo é é como uma galeria de imagens e símbolos que são especificamente escolhidos para fazer o roteiro avançar e se conectar à percepção da audiência, isso NÃO é aleatório, é algo super pessoal na escolha pelo roteirista). Em sua conta no Twitter (Mary Cagnin) desabafa: "ESTOU EM CHOQUE. O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016. Segue o fio." Sugestão aqui da equipe Grimoire: leia a HQ e depois veja a série e vai marcando as semelhanças.
Uma NOTA breve porém: conheço roteiristas que SE RECUSAM a receber pitchings exatamente para não caírem no risco de serem acusados de plágio. Era o caso do criador do Bob Esponja! Ele não lia NADA e jogava no lixo o que lhe fosse enviado. Já vi colega meu acusando colega de plágio e não reparando que as semelhanças apontadas estavam não no que era original do roteiro, mas antes no óbvio universal (não era plágio, naquele caso). Por isso penso que tem de ter uma divisão bem clara entre produtor e roteirista. O produtor tem o compromisso ético de respeitar o autor da obra original e torna-lo parte da produção, o roteirista não deve se meter a avaliar projetos de colegas!
Dito isso: é muito importante saber separar o que pode ser o caso de autores bebendo nas mesmas fontes de inspiração. A citar diretamente das palavras da Mary: pirâmides e tripulação multiétnica não são novidade em histórias de ficção e ou terror. Em poucos minutos conseguimos apontar meia dúzia de obras com estrutura similar a Black Silence (a primeira que veio-me a mente foi o monolito negro achado em 2001, depois pensei em algumas outras obras dos anos 60, 80 e 90, em HQ as sagas piramidais do Enki Bilal, Moebius, Alien...) Mas... só assisti 20 minutos de 1899 (ainda sem match significativo, sigo até o final pra conferir pq pode ser que role algo grave, mas só saberei quando terminar). PS. Quando adolescente escrevi um saga em HQ onde elementos colocados em Black Silence apareciam em torno de uma dúzia de aventuras. Lá as pirâmides, a multi etnicidade (e no caso havia muitas relações de apelo ao LGBTQI+) viagem no tempo, aliens inseminando planetas etc etc etc... Porque bebi nas fontes que desde os anos 60 são prevalente na literatura. Eu me sentiria mais plagiadora do que plagiada se visse esses elementos numa série de outros colegas autores. Mas é importante que avaliem e decidam por si mesmos. Se for o caso de plágio após pitching, é fato grave e tem de ser investigado! A Mary disponibiliza suas obras online para leitura gratuita aqui: https://marycagnin.com/publicacoes/black-silence/
 
Até que os argumentos do Greene são interessantes e fazem ecos dos usados por outras pessoas.

Ainda tentando evitar os spoilers aqui mas pena que, no processo, ele passa pano em cima de Rei Leão e Kimba.

 
Última edição:
to tentado a assistir logo pq Dark é minha série preferida da Netflix, mas como Dark, esta 1899 parece ser complexa, até chegar a segunda temporada eu já terei esquecido o que aconteceu, aí tô pensando em esperar acabar tudo pra ver... e tbm tem esse troço do possível plágio... vai que por isso e por talvez não ter visualização o suficiente cancelem...
 
Terminei a série e gostei também, apesar de que ela tem vários defeitinhos (e não poucos defeitões haha). Também quero ver se vai ter uma segunda temporada, mesmo...

Sobre a Boscov e o vídeo acima...
Sendo honesto: nunca tinha ouvido falar dessa mulher antes de Rings of Power, e de repente agora era é a guru da crítica audiovisual... Peguei um ranço. :timido: Esse vídeo em particular não diz nada. Ela quis se esquivar de dar spoiler e não saiu da superfície. Análise que qualquer youtuber jovem sem muita bagagem poderia ter feito.

Acho que a série cumpre a função de divertir por algumas horinhas e é isso. Não dá pra esperar nenhum insight sobre a vida, o universo e tudo o mais. É série pipoca. Do jeito que nóis gosta. :pipoca:
 
Que palhaçada isso.
Não perco mais tempo começando nenhuma série da Netflix até que eu saiba o destino que ela teve. Falta de respeito com quem investe seu tempo vendo. :raiva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo