• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Não diga as crianças, mas...

Orion

Jonas
Estudo comprova efeito positivo dos videogames sobre a capacidade de atenção visual

Retirado de Ciência Hoje. Site

cn31.jpg


Você que tem uns 30 anos ou menos: lembra de todas aquelas horas passadas defronte do Atari, Sega, Nintendo ou seja qual for o nome da versão mais nova dos videogames? Seus pais não tinham razão. Você não estava bestando diante da TV. Dois pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, acabam de demonstrar que, na verdade, você estava aguçando suas capacidades de atenção visual. Mas é claro que você já sabia disso.

Treze rapazes de 18 a 23 anos de idade fissurados em jogos de ação como Grand Theft Auto3 e Crazy Taxi serviram de voluntários para o estudo da dupla, que se interessou em determinar se os efeitos da prática com videogames de ação se estendiam a outras tarefas. A preocupação era que geralmente os efeitos do treino com tarefas puramente visuais são muito específicos: se você pratica a detecção de tracinhos verticais à direita do olhar, você ficará muito bom nisso -- e somente nisso. E, nesse caso, todas aquelas horas de prática com os joguinhos não teriam servido para grande coisa.

Mas, para a alegria dos videomaníacos, a prática faz muito mais do que deixar o cérebro e os dedos craques apenas no jogo predileto. Em quatro testes diferentes de atenção visual, os voluntários do estudo que jogavam videogames de ação ao menos quatro horas por semana tinham um desempenho muito acima daquele dos voluntários sem nenhum treino.

Quem jogava videogame tinha aumentada a capacidade de atenção, definida pela tendência a se deixar distrair por objetos fora do foco da atenção; era capaz de contar 'automaticamente', no foco da atenção, até cinco coisas, e não apenas três como os não-jogadores; e, fora do foco de atenção, era muito melhor do que não-jogadores na habilidade de detectar objetos-alvo, não importa se posicionados perto do foco da visão ou bem longe -- aliás, muito mais longe do que o limite usual do campo de visão treinado nos joguinhos.

Ou seja: jogar videogame aumenta tanto a capacidade da atenção visual quanto o número de coisas que podem ser 'absorvidas' visualmente de modo automático e a habilidade de detectar objetos interessantes na periferia do campo de visão. Também, pudera. Ou você consegue fazer isso tudo logo ou nunca vai passar do nível 1...

A não ser, é claro, que diferenças na capacidade de atenção visual existam naturalmente entre pessoas (o que é bastante provável), e por causa delas quem já tinha boa capacidade de atenção visual pra começo de conversa é que teria motivação suficiente para perseverar no jogo. Para determinar se o treino de fato muda alguma coisa, os pesquisadores pediram a um grupo de jovens não-jogadores, tanto moças quanto rapazes, para jogarem o videogame de ação Medal of Honor por uma hora diária ao longo de 10 dias.

Enquanto isso, outro grupo de não-jogadores passou a jogar Tetris (esse eu conheço!), que demanda atenção focalizada em um objeto de cada vez, mas não atenção distribuída por toda a tela, como nos jogos de ação. A expectativa, portanto, era que todos os novos jogadores mostrassem melhoras na coordenação visuo-motora, mas somente os recém-treinados no Medal of Honor deveriam ter melhoras na atenção distribuída.

Testes feitos antes e depois do treino não deixaram dúvidas: o videogame de ação melhorou a capacidade dos voluntários de detectar alvos 'automaticamente' e ainda aumentou a extensão espacial da atenção visual. Jogar Tetris, por outro lado, não fez diferença nenhuma (oooooh…). E tudo isso com apenas 10 dias de treino!

Só resta concluir que fazer seu personagem no videogame pular, bater e correr ao mesmo tempo que você fica de olho em inimigos virtuais que surgem do nada está muito longe de ser uma atividade inútil. Mas como, exatamente, isso melhora a capacidade de atenção visual? Mistééério… Para descobrir isso muita gente ainda terá que jogar videogame em laboratórios de neurofisiologia da atenção, sob os olhares de um bando de cientistas admirados com o que você -- e seu cérebro -- estarão fazendo. Alguém se habilita?
 
Bowser disse:
Po, eles deviam pegar uns jogos decentes pra testar, em vez de Metal of Honor e Tetris :lol: :lol: :lol: :lol:

Ambos são super decentes po!
Tetris é um clássico maravilhoso! Mó passatempo!

Quanto a materia, bom saber disso, vou usar essa desculpa pra voltar a jogar Cs e War III pra minha mãe! :mrgreen:
 
po descordo de Ti Caro Gandalf !!! acho tetris horrivel .. uma super dor de cabeça !!
 
Soh que quando foi lançado Tetris era muito bom... eu ateh acho ele legalzinho, mas naum chega a ser O jogo.
 
Claro né ... vocês querem comparar Tetris (que foi lançado a muito, um jogo simples e divertido) com Final Fantasy X, por exemplo (complexidade, gráficos, estilo diferente .... enfim, tecnologicamente avançado) ....
Tetris melhora e muito o pensamento rápido e reflexos, assim como jogos de tiro, RPGs etc ... claro que també tem seus pontos negativos, nem tudo são flores .... crianças muito novas podem se tornar mais violentas, perderalgum senso de certo ou errado, mas fazer o que ..... pelo menos um ponto de vista oficial a favor dos jogos eletrônicos
 
Kyo disse:
Soh que quando foi lançado Tetris era muito bom... eu ateh acho ele legalzinho, mas naum chega a ser O jogo

Eu não disse que é um jogo, mas tetris não legal só qnd lançou não, até hj é um sucesso...
 
Tetris requer muito mais raciocínio do que jogos como Metal Gear Solid ou Medal of Honor. 8-)

Essa matéria é interessante, mas não se comprova coisa nenhuma pegando uns gatos pingados e fazendo testes apenas com eles.

É óbvio que se desenvolvem certas áreas do raciocínio lógico jogando certos tipos de jogos. Não precisa de teste científico pra notar isso. :P

O que não pode é ser extremo ao ponto de louvar o consumo compulsório de tais jogos, porque existe uma coisinha chamada vida, que não é saudável de ser ignorada. :roll:
 
Fox disse:
Tetris requer muito mais raciocínio do que jogos como Metal Gear Solid ou Medal of Honor. 8-)


Isso é verdade... vi até na Superinteressante que o Tetris é um dos jogos mais difíceis que existem. Sem contar que não exite uma equação matemática que possa resolver esse problema...
 
Fox disse:
tolkien_onering disse:
Sem contar que não exite uma equação matemática que possa resolver esse problema...

Do que que você tá falando? :eek:


Eu li na Superinteressante que o Tetris é um dos jogos mais complicados que existem... Ele é tão complicado que não existe uma equação (fórmula) matemática que possa resolve-lô...

Entendeu? :wink:
 
tolkien_onering disse:
Eu li na Superinteressante que o Tetris é um dos jogos mais complicados que existem... Ele é tão complicado que não existe uma equação (fórmula) matemática que possa resolve-lô...

Entendi e não entendi.

Tetris é um jogo, que pode ser resolvido dentro de si mesmo.

Sei que ele foi feito por um matemático russo. Mas não foi feito pra "se resolver com uma equação matemática". Porque é um jogo, compreende?
 
Fox disse:
tolkien_onering disse:
Eu li na Superinteressante que o Tetris é um dos jogos mais complicados que existem... Ele é tão complicado que não existe uma equação (fórmula) matemática que possa resolve-lô...

Entendi e não entendi.

Tetris é um jogo, que pode ser resolvido dentro de si mesmo.

Sei que ele foi feito por um matemático russo. Mas não foi feito pra "se resolver com uma equação matemática". Porque é um jogo, compreende?


Comcordo... jogos não são feitos para serem resolvidos por equações matemáticas... mas tem gente que quer decobrir, mesmo ele sendo um jogo... acho que isso é meio perda de tempo... a graça do tetris está justamente em jogar milhares de vezes...
 
Tetris é uma equação impossível de ser resolvida por que não se sabe qual a peça que vai vir em seguida.
 
Tetris tem final? :o?: :o?: :o?: :o?:
pra mim eh ujm jogo pra bater recordes.. nãos e tem um objetivo claro, um x como numa ekuação e sim eh um jogo q se joga ateh q se canse, sem se chegar a um resultado
 
bLaCk_oRiOn disse:
Tetris é uma equação impossível de ser resolvida por que não se sabe qual a peça que vai vir em seguida.

Black orion, tem alguns tetris q mostra a peça seguinte sim, eu tinha um tetris q mostrava a seguinte!
 
Na verdade Mesmo Mostrando 3 peças seguintes não ah como programar um computador para jogar tetris...
Ou seja... aquelas demonstrações nãoão randomicas são todas pré-gravadas!
Computador nenhum sabe jogar tetris!
 
Bowser disse:
Um computador pode jogar tetris, como tambem outros puzzles no mesmo estilo.
Essa conversa de buscar equação pra resolver um jogo eh uma daquelas viagens rediculas de matematicos que não tem o que fazer, e ficam querendo provar coisas impossiveis. Tetris não pode ser resumido numa eequação, mas um programa baseado em condicoes pode jogá-lo sim

correto, basta para isso fazer com que o programa tome decisões somente baseado na peça que está vendo no momento e o seu melhor encaixe nas outras peças, sem precisar prever qual será a seguinte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo