O Olheiros (melhor site de futebol sub 20 do Brasil) fez uma análise de cada jogador bem legal.
Coerência na convocação
Assine nosso RSS
Marcus Alves - 3/9/2009
Podemos reclamar da ausência dos “estrangeiros”. Podemos reclamar também do excesso de volantes no meio-campo ou ainda da escassez de atacantes. Mas não podemos reclamar de falta de coerência. Definitivamente, não faltou isso. No anúncio da convocação para o Mundial Sub-20 na segunda-feira, Rogério Lourenço privilegiou a base que o acompanha desde que assumiu o comando da seleção, no fim de 2007. E como havia sugerido no início do trabalho, preferiu deixar os atletas que atuam fora do país de lado.
>>> Fique por dentro do Mundial Sub-20
>>> Confira a edição de setembro do Ranking Olheiros de categorias de base
Perto de completar dois anos como treinador da equipe, o ex-zagueiro do Flamengo chamou apenas um “estrangeiro” durante esse período. Ex-companheiro de Guilherme nas categorias de base do Cruzeiro, Jonathas, hoje no AZ Alkmaar, foi a exceção à regra. No Mundial do Egito, a ser disputado a partir deste mês, ainda assim, teremos um jogador que atua no futebol europeu. No mesmo dia em que a lista de convocados foi divulgada, a revelação do Vitória, Victor Ramos, acertou sua transferência para o Standard Liège, da Bélgica.
Essa é uma das particularidades apresentada pela relação Rogério Lourenço. Excepcionalmente hoje, a coluna não será feita de forma corrida, optando-se por uma análise separada de cada posição, como modo de deixar mais evidente a coerência do técnico brasileiro na escolha de nomes. Por fim, será indicado ainda o clube que mais cedeu atletas no processo de formação desse elenco. Nenhuma surpresa.
Goleiros
Convocados: Rafael-Cruzeiro (4 convocações), Renan Ribeiro-Atlético-MG (2) e Saulo-Sport (2)
Outros: Agenor-Inter (3), Wladimir-Santos (3), Leonardo-São Paulo (2) e Renan-Botafogo (1)
A convocação de Rafael e Renan Ribeiro não surpreende. Foram campeões do Sul-Americano no início do ano. O mesmo não se pode dizer a respeito de Saulo, que, desde junho, vinha sendo chamado, num período que coincidiu com o crescimento de Agenor na equipe. Existia a expectativa em torno da ida da promessa colocada, mas ela foi frustrada pela revelação rubro-negra. O desempenho dos dois nos amistosos no Mato Grosso do Sul se mostrou decisivo. Wladimir, do Santos, é outro que ficou pelo caminho. Não era lembrado há um ano.
Laterais
Convocados: Douglas-Goiás (5 convocações), Wellington Junior-Botafogo (5) e Diogo-São Paulo (6)
Outros: Everton Ribeiro-São Caetano (3), Raul-Atlético-PR (2), Patric-Cruzeiro (2), Fágner-Vasco (1), Caju-Corinthians (1), Michel-Almería (1), Bruno Bertucci-Corinthians (2), Diego Renan-Cruzeiro (1) e Alex Sandro-Atlético-PR (1)
Até pouco tempo atrás, não era comum enfrentarmos problemas nas laterais, mas hoje essa é a realidade. E diante disso, não restou outra saída a Rogério Lourenço senão escolher dois nomes e seguir com eles até o fim. Reservas no início do Sul-Americano, Douglas e Diogo agora são titulares na seleção. Wellington Junior, que atuou improvisado na direita recentemente, surge como alternativa. Everton Ribeiro e Patric perderam espaço depois da classificação para o Mundial.
Zagueiros
Convocados: Dalton-Fluminense (5 convocações), Rafael Tolói-Goiás (4), Victor Ramos-Standard Liège (1) e Fabrício-Flamengo (0)
Outros: Welinton Souza-Flamengo (4), Wellington Reis-Cruzeiro (3), Juan-Internacional (2), Saimon-Grêmio (2), Renato-Corinthians (2), Leandro-Coritiba (2), Murilo-Palmeiras (1), Mário-Grêmio (1) e Bruno Uvini-São Paulo (1)
Dalton e Rafael Tolói reinaram praticamente absolutos no atual trabalho. Só encontraram, nesse período, a concorrência de Welinton, que decepcionou como titular no Sul-Americano e, em seu retorno ao Flamengo, virou alvo da torcida. Foi preterido na seleção pelo seu companheiro de clube Fabrício, que, até a convocação para o Mundial, nunca havia sido chamado. Um caso raro na lista. Outra surpresa é Victor Ramos. O ex-zagueiro do Vitória foi titular nos amistosos no Mato Grosso do Sul e se destacou no Brasileiro. São bons nomes que devem fazer sombra a Dalton e Tolói no Egito.
Volantes
Convocados: Maylson-Grêmio (4 convocações), Sandro-Internacional (2), Renan-Atlético-PR (2) e Souza-Vasco (0)
Outros: Tiago Dutra-Grêmio (3), Zé Eduardo-Cruzeiro (3), Tinga-Ponte Preta (2), Diego Faria-Santos (2), Antônio-Flamengo (1), Wellington-São Paulo (1), Anselmo-Palmeiras (1) e Bruno Formigoni-São Paulo (1)
Assim como no caso de Fabrício, a convocação de Souza, em excelente fase no Vasco, era uma oportunidade que Rogério Lourenço não poderia deixar passar. No mais, o treinador se manteve fiel aos atletas que vinham fazendo parte de suas listas. Renan se firmou nos últimos compromissos e venceu a briga com Tinga, Sandro cresceu muito depois do Sul-Americano e Maylson é o nome mais requisitado da posição. Possíveis alternativas, Tiago Dutra e Zé Eduardo viveram problemas contratuais recentemente.
Meias
Convocados: Boquita-Corinthians (2 convocações), Giuliano-Internacional (2), Alex Teixeira-Vasco (1) e Paulo Henrique Ganso-Santos (0)
Outros: Gabriel Pimba-Atlético-PR (4), Douglas Costa-Grêmio (3), Tales-Internacional (3), Roberson-Grêmio (3), Douglas Maia-Atlético-PR (2), Talhetti-Figueirense (2), Camacho-Flamengo (2), Eric Flores-Flamengo (2), Marinho-Internacional (1), Wendel-Atlético-MG (1), Oscar-São Paulo (1), Felipe-Palmeiras (1) e Bernardo-Cruzeiro (1)
O setor de criação brasileiro decepcionou no Sul-Americano. Natural, portanto, que fossem chamados novos nomes. Giuliano, que brilhou na Venezuela e atravessa bom momento no Inter, porém, está mais uma vez presente. Terá a companhia de Alex Teixeira e Paulo Henrique Ganso na armação. Os dois são destaques de Vasco e Santos. Boquita, por sua versatilidade e experiência, pode acrescentar mais que as opções que foram deixadas de fora. Ganhou a vaga na reta final da preparação.
Atacantes
Convocados: Ciro-Sport (3), Alan Kardec-Vasco (3) e Maicon-Fluminense (2)
Outros: Renan Oliveira-Atlético-MG (4), Walter –Internacional (3), Talles Cunha-Internacional (3), Alan-Fluminense (1), Eric-São Paulo (1), Dentinho-Corinthians (1), Marquinhos-Vitória (1), Jonathas-AZ Alkmaar (1), Tiago Luís-Santos (1), Roni-São Paulo (1), Marcus Vinícius-Goiás (1), Paulo Sérgio-Flamengo (1) e Marquinhos-Figueirense (1)
Maior alvo de críticas na convocação, o ataque foi renovado em relação ao Sul-Americano. Dentre os atacantes que viajaram para a Venezuela , somente Alan Kardec terá a chance de conhecer o Egito. Salvo Walter, contundido, os demais não mereciam mesmo. Com essa constatação, Rogério Lourenço foi, então, obrigado a buscar alternativas para a linha de frente. Encontrou em Ciro seu goleador, mas terá dificuldade para se acertar com Maicon, em baixa no Fluminense. Ainda assim, melhor que Talles Cunha, que pintava como opção para o pesadelo de muitos torcedores. Uma surpresa viria a calhar no setor.
Curtas
- São Paulo e Inter foram os clubes que mais cederam jogadores durante a preparação. Confira: São Paulo (8 atletas), Inter (8), Flamengo (7), Grêmio (6), Atlético-PR (5), Cruzeiro (5), Corinthians (5), Santos (4), Vasco (4), Atlético-MG (3), Fluminense (3), Goiás (3), Palmeiras (3), Botafogo (2), Vitória (2), Sport (2), Figueirense (2), Criciúma (1), São Caetano (1), Coritiba (1), Ponte Preta (1) e AZ Alkmaar (1).
- As convocações consideradas nos números foram as seguintes: período de treinamentos no Mato Grosso do Sul; Hexagonal Internacional da Venezuela; período de treinamentos em Cuiabá; Sul-Americano Sub-20; Copa Sendai; Torneio de L’Alcudia; amistosos no Canadá; Copa Internacional do Mediterrâneo.
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1442