• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mundial Sub-20 2009

Mundial Sub-20 2009

O técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Rogério Lourenço, convocou nesta segunda-feira a equipe que disputará o Mundial da categoria, no Egito, de 24 de setembro a 16 de outubro. Na lista, apareceram os jogadores Sandro e Giuliano, do Inter, e Maylson, do Grêmio.

A equipe fará um período de preparação na Granja Comary, em Teresópolis, de 8 a 21 de setembro, quando segue para o Egito. Na Copa do Mundo Sub-20, o Brasil está no grupo F e estréia no dia 27 de setembro contra a Costa Rica.
As semifinais serão no dia 13 de outubro, e a final e a decisão de terceiro e quarto lugares no dia 16 de outubro.

Veja os jogadores convocados
Goleiros: Rafael (Cruzeiro), Renan (Atlético-MG), e Saulo (Sport)
Laterais: Diogo (São Paulo), Douglas (Goiás) e Wellington Júnior (Botafogo),
Zagueiros: Victor Ramos (Vitória), Dalton (Fluminense), Fabrício (Flamengo) e Rafael Tolói (Goiás)
Meias: Boquita (Corinthians), Maylson (Grêmio), Renan Rodrigues (Atlético-PR), Paulo Henrique (Santos), Alex Teixeira (Vasco), Giuliano (Inter), Sandro (Inter) e Souza (Vasco)
Atacantes: Alan Kardec (Vasco), Ciro (Sport) e Maicon (Fluminense).





E aí, o que vocês acham?
 
Não gostei. Tem algo estranho. Boquita < Dentinho. E então porque não chamaram Dentinho? Taisson e Dentinho de fora, e Alan Kardec e Maicon dentro?

Só uma coisa boa: O Vasco está com uma boa base. Algo extremamente importante para um clube que está renascendo. O Vasco vai ter que contar com bons garotos para se reafirmar na série A. Assim como Corinthians que teve Dentinho e Boquita.

O Vasco teve 3 convocados, ele pode solicitar mudança de data no seu calendário, se eu não me engano.

PS: Giuliano não é da base do Inter, para aqueles que pensam que a base colorada é milagrosa. Ele veio do Parana. Mas foi uma ótima contratação do Inter, o garoto tem futuro.
 
A única coisa que me incomodou foi ter só 3 atacante, mas o Alex Teireira pode jogar se 2º atacante, então td bem.

E Neithan, ele claramente evitou prejudicar times que estão em boas condições pra disputa do título ou primeiros lugares. Por isso não deve ter chamado o Dentinho e o Taisson.

Edit. Aparentemente pesou tb a boa relação de clubes com a seleção, explico: é mais fácil pra seleção pedir pro Santos liberar o Ganso do que o Inter liberar o Taisson (que nunca tinha sido convocado e seria um tiro no escuro).

Mas o que me causou surpresa foi o Raul do Atl Pr não ter sido convocado, ele está machucado? Pq eu sei que o reserva imediato dele seria o Fagner do Vasco, que está machucado. O Agenor era 3º goleiro e tava disputando a vaga com o Saulo, que foi a surpresa dos goleiros.

Ah, eu esqueci que o Dentinho foi ridículo no sulamericano, jogou mt mal e só conseguiu jogar bem no esquema de 3 atacantes do Corinthians, por isso não deve ter sido convocado.

Na rádio disseram que quem iria ser convocado era o Alan, do Flu, que o vetou, e que por isso o Maicon foi convocado. Já que jogadores como Henrique e Marquinhos são inexperientes ainda.
 
Última edição:
Peraí Fusa, se fosse pra ajudar Paulistas, então levassem o Taisson também. Aliás, achei extremamente injusto não o levarem. É um dos grandes destaques de 2009, no cenário nacional, mesmo entre os mais velhos. O Giuliano já estava indo pra sub-20, e o Sandro até o Dunga quer, óbvios que irião pro Mundial.

E outra, quem do Palmeiras ou do SPFC, com menos de 20 anos, merece ir pra seleção?
 
Ufa, só levaram o Victor Ramos (que já não estava mais incorporado ao elenco). Só me faltaria essa: nos desmanchar na situação em que estamos.
 
Em primeiro lugar o taison nao tem mais idade para jogar na sub20. a nao ser que jogadores com 21 anos possam participar. e pesa o fato de que ele nunca foi convocado e sim quem era para o ataque o Walter, que está lesionado.

E o Dentinho nao foi convocado para nao desfalcar o corinthians claro. E se o Ganso é sub20 eu tambem nao entendo como. Ele é tao importante para o Santos quanto o Sandro é para o Inter. Apesar que parece qu3e vao conseguir a dispensa do sandro já que ele está na principal.

Acho que o Pierre nao joga mais este ano.
 
Po, se não convocaram o dentinho pra não atrapalhar o Corinthians q não disputa mais nada nesse 2o semestre pq convocaram o Souza e o Alex Teixeira, ambos titulares do Vasco que precisa deles pra garantir a volta a série A?
 
Eu sou absolutamente contra essa história de deixar de convocar pra não prejudicar o time A, B ou C.

Os convocados, em tese, deveriam ser os jogadores que estão em melhor fase ou possuem a confiança do treinador. Não deveria ser levado em conta o que o clube desses jogadores estão disputando.

Como vimos nesse tópico, os torcedores vêm aqui e dizem coisas do tipo: "ufa, não convocaram o fulano!" ou "por que convocaram 2 jogadores do meu time e nenhum do meu arqui-rival?"

Essa convocação não deveria ser vista como um "castigo", mas como um reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo jogador e uma valorização do próprio patrimônio do clube.

By the way, Ciro vai fazer falta ao Sport na luta contra o quase inevitável...
 
E eu me esqueci de dizer, ainda convocaram o novo craque colorado: Alan Kardec. 3 jogadores convocados de um mesmo clube!
 
O clube que revelou três aí é o Vasco. Da base do Inter, só o Sandro. Giuliano disputou com a sub-20 esse ano ainda no Paraná...

E outra, "Deuses do futebol justos" é piada. Só porque o Palmeiras não tem nenhum garoto com menos de 20 anos bom pra estar na seleção, é beneficiado?! Que coisinha mais ridícula, hein? É bem o que o Paraiba disse: ter o jogador convocado pela seleção deveria ser orgulho, não causar revolta.
 
Eu sou absolutamente contra essa história de deixar de convocar pra não prejudicar o time A, B ou C.

Os convocados, em tese, deveriam ser os jogadores que estão em melhor fase ou possuem a confiança do treinador. Não deveria ser levado em conta o que o clube desses jogadores estão disputando.

Como vimos nesse tópico, os torcedores vêm aqui e dizem coisas do tipo: "ufa, não convocaram o fulano!" ou "por que convocaram 2 jogadores do meu time e nenhum do meu arqui-rival?"

Essa convocação não deveria ser vista como um "castigo", mas como um reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo jogador e uma valorização do próprio patrimônio do clube.

By the way, Ciro vai fazer falta ao Sport na luta contra o quase inevitável...

Olha Paraíba, eu concordo com isso qdo falamos de futebol profissional e seleção brasileira. Qdo entramos em mundial sub-20 eu começo a achar um pouco exagero. O futebol profissional deve vir a frente do amador. Mundial Sub-20 vale tanto qto Mundial de Beach Soccer. A gente quer ganhar lá da Argentina, mas se perder ninguém fica triste.

Diga-se de passagem, esse é o pior time sub-20 q eu vejo jogar há muito tempo. O ultimo tinha Lucas, Pato, Jo, Breno entre outros já consagrados. Esse tem o Alex Teixeira q até um mes atrás eu xingava no Vasco. Mas bem, o time de Lucas, Pato e Cia jogou mal pra caramba e perdeu tudo oq podia.

O clube que revelou três aí é o Vasco. Da base do Inter, só o Sandro. Giuliano disputou com a sub-20 esse ano ainda no Paraná...

O inter comemorar a convocação do Alan Kardec é foda. É até ruim pro time pois é um jogador q qdo convocado era do Vasco, tem um empréstimo curto e já vai ficar fora do time, provavelmente só chega pra ajudar o time em outubro e se valorizar o time não ganha nada com isso.

Aliás, o Alan Kardec é horroroso!!!!
 
O Olheiros (melhor site de futebol sub 20 do Brasil) fez uma análise de cada jogador bem legal.


Coerência na convocação
Assine nosso RSS

Marcus Alves - 3/9/2009

Podemos reclamar da ausência dos “estrangeiros”. Podemos reclamar também do excesso de volantes no meio-campo ou ainda da escassez de atacantes. Mas não podemos reclamar de falta de coerência. Definitivamente, não faltou isso. No anúncio da convocação para o Mundial Sub-20 na segunda-feira, Rogério Lourenço privilegiou a base que o acompanha desde que assumiu o comando da seleção, no fim de 2007. E como havia sugerido no início do trabalho, preferiu deixar os atletas que atuam fora do país de lado.

>>> Fique por dentro do Mundial Sub-20
>>> Confira a edição de setembro do Ranking Olheiros de categorias de base

Perto de completar dois anos como treinador da equipe, o ex-zagueiro do Flamengo chamou apenas um “estrangeiro” durante esse período. Ex-companheiro de Guilherme nas categorias de base do Cruzeiro, Jonathas, hoje no AZ Alkmaar, foi a exceção à regra. No Mundial do Egito, a ser disputado a partir deste mês, ainda assim, teremos um jogador que atua no futebol europeu. No mesmo dia em que a lista de convocados foi divulgada, a revelação do Vitória, Victor Ramos, acertou sua transferência para o Standard Liège, da Bélgica.

Essa é uma das particularidades apresentada pela relação Rogério Lourenço. Excepcionalmente hoje, a coluna não será feita de forma corrida, optando-se por uma análise separada de cada posição, como modo de deixar mais evidente a coerência do técnico brasileiro na escolha de nomes. Por fim, será indicado ainda o clube que mais cedeu atletas no processo de formação desse elenco. Nenhuma surpresa.

Goleiros

Convocados: Rafael-Cruzeiro (4 convocações), Renan Ribeiro-Atlético-MG (2) e Saulo-Sport (2)
Outros: Agenor-Inter (3), Wladimir-Santos (3), Leonardo-São Paulo (2) e Renan-Botafogo (1)

A convocação de Rafael e Renan Ribeiro não surpreende. Foram campeões do Sul-Americano no início do ano. O mesmo não se pode dizer a respeito de Saulo, que, desde junho, vinha sendo chamado, num período que coincidiu com o crescimento de Agenor na equipe. Existia a expectativa em torno da ida da promessa colocada, mas ela foi frustrada pela revelação rubro-negra. O desempenho dos dois nos amistosos no Mato Grosso do Sul se mostrou decisivo. Wladimir, do Santos, é outro que ficou pelo caminho. Não era lembrado há um ano.

Laterais

Convocados: Douglas-Goiás (5 convocações), Wellington Junior-Botafogo (5) e Diogo-São Paulo (6)
Outros: Everton Ribeiro-São Caetano (3), Raul-Atlético-PR (2), Patric-Cruzeiro (2), Fágner-Vasco (1), Caju-Corinthians (1), Michel-Almería (1), Bruno Bertucci-Corinthians (2), Diego Renan-Cruzeiro (1) e Alex Sandro-Atlético-PR (1)

Até pouco tempo atrás, não era comum enfrentarmos problemas nas laterais, mas hoje essa é a realidade. E diante disso, não restou outra saída a Rogério Lourenço senão escolher dois nomes e seguir com eles até o fim. Reservas no início do Sul-Americano, Douglas e Diogo agora são titulares na seleção. Wellington Junior, que atuou improvisado na direita recentemente, surge como alternativa. Everton Ribeiro e Patric perderam espaço depois da classificação para o Mundial.

Zagueiros

Convocados: Dalton-Fluminense (5 convocações), Rafael Tolói-Goiás (4), Victor Ramos-Standard Liège (1) e Fabrício-Flamengo (0)
Outros: Welinton Souza-Flamengo (4), Wellington Reis-Cruzeiro (3), Juan-Internacional (2), Saimon-Grêmio (2), Renato-Corinthians (2), Leandro-Coritiba (2), Murilo-Palmeiras (1), Mário-Grêmio (1) e Bruno Uvini-São Paulo (1)

Dalton e Rafael Tolói reinaram praticamente absolutos no atual trabalho. Só encontraram, nesse período, a concorrência de Welinton, que decepcionou como titular no Sul-Americano e, em seu retorno ao Flamengo, virou alvo da torcida. Foi preterido na seleção pelo seu companheiro de clube Fabrício, que, até a convocação para o Mundial, nunca havia sido chamado. Um caso raro na lista. Outra surpresa é Victor Ramos. O ex-zagueiro do Vitória foi titular nos amistosos no Mato Grosso do Sul e se destacou no Brasileiro. São bons nomes que devem fazer sombra a Dalton e Tolói no Egito.

Volantes

Convocados: Maylson-Grêmio (4 convocações), Sandro-Internacional (2), Renan-Atlético-PR (2) e Souza-Vasco (0)
Outros: Tiago Dutra-Grêmio (3), Zé Eduardo-Cruzeiro (3), Tinga-Ponte Preta (2), Diego Faria-Santos (2), Antônio-Flamengo (1), Wellington-São Paulo (1), Anselmo-Palmeiras (1) e Bruno Formigoni-São Paulo (1)

Assim como no caso de Fabrício, a convocação de Souza, em excelente fase no Vasco, era uma oportunidade que Rogério Lourenço não poderia deixar passar. No mais, o treinador se manteve fiel aos atletas que vinham fazendo parte de suas listas. Renan se firmou nos últimos compromissos e venceu a briga com Tinga, Sandro cresceu muito depois do Sul-Americano e Maylson é o nome mais requisitado da posição. Possíveis alternativas, Tiago Dutra e Zé Eduardo viveram problemas contratuais recentemente.

Meias

Convocados: Boquita-Corinthians (2 convocações), Giuliano-Internacional (2), Alex Teixeira-Vasco (1) e Paulo Henrique Ganso-Santos (0)
Outros: Gabriel Pimba-Atlético-PR (4), Douglas Costa-Grêmio (3), Tales-Internacional (3), Roberson-Grêmio (3), Douglas Maia-Atlético-PR (2), Talhetti-Figueirense (2), Camacho-Flamengo (2), Eric Flores-Flamengo (2), Marinho-Internacional (1), Wendel-Atlético-MG (1), Oscar-São Paulo (1), Felipe-Palmeiras (1) e Bernardo-Cruzeiro (1)

O setor de criação brasileiro decepcionou no Sul-Americano. Natural, portanto, que fossem chamados novos nomes. Giuliano, que brilhou na Venezuela e atravessa bom momento no Inter, porém, está mais uma vez presente. Terá a companhia de Alex Teixeira e Paulo Henrique Ganso na armação. Os dois são destaques de Vasco e Santos. Boquita, por sua versatilidade e experiência, pode acrescentar mais que as opções que foram deixadas de fora. Ganhou a vaga na reta final da preparação.

Atacantes

Convocados: Ciro-Sport (3), Alan Kardec-Vasco (3) e Maicon-Fluminense (2)
Outros: Renan Oliveira-Atlético-MG (4), Walter –Internacional (3), Talles Cunha-Internacional (3), Alan-Fluminense (1), Eric-São Paulo (1), Dentinho-Corinthians (1), Marquinhos-Vitória (1), Jonathas-AZ Alkmaar (1), Tiago Luís-Santos (1), Roni-São Paulo (1), Marcus Vinícius-Goiás (1), Paulo Sérgio-Flamengo (1) e Marquinhos-Figueirense (1)

Maior alvo de críticas na convocação, o ataque foi renovado em relação ao Sul-Americano. Dentre os atacantes que viajaram para a Venezuela , somente Alan Kardec terá a chance de conhecer o Egito. Salvo Walter, contundido, os demais não mereciam mesmo. Com essa constatação, Rogério Lourenço foi, então, obrigado a buscar alternativas para a linha de frente. Encontrou em Ciro seu goleador, mas terá dificuldade para se acertar com Maicon, em baixa no Fluminense. Ainda assim, melhor que Talles Cunha, que pintava como opção para o pesadelo de muitos torcedores. Uma surpresa viria a calhar no setor.

Curtas

- São Paulo e Inter foram os clubes que mais cederam jogadores durante a preparação. Confira: São Paulo (8 atletas), Inter (8), Flamengo (7), Grêmio (6), Atlético-PR (5), Cruzeiro (5), Corinthians (5), Santos (4), Vasco (4), Atlético-MG (3), Fluminense (3), Goiás (3), Palmeiras (3), Botafogo (2), Vitória (2), Sport (2), Figueirense (2), Criciúma (1), São Caetano (1), Coritiba (1), Ponte Preta (1) e AZ Alkmaar (1).

- As convocações consideradas nos números foram as seguintes: período de treinamentos no Mato Grosso do Sul; Hexagonal Internacional da Venezuela; período de treinamentos em Cuiabá; Sul-Americano Sub-20; Copa Sendai; Torneio de L’Alcudia; amistosos no Canadá; Copa Internacional do Mediterrâneo.


http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1442
 
Depois reclamam porque as seleções européias não chegam nas finais e nem conquistam esse mundial.. é porque é disputado numa época totalmente inoportuna com a temporada em andamento atrapalhando os clubes.... É uma pena porque se todos jogasse com força maxima seria uma grande competição... uma verdadeira copa do mundo numa versão mais jovem
 
Eles simplesmente não se importam com a competição, por issso vão tão mal!
 
Eu sou absolutamente contra essa história de deixar de convocar pra não prejudicar o time A, B ou C.

Os convocados, em tese, deveriam ser os jogadores que estão em melhor fase ou possuem a confiança do treinador. Não deveria ser levado em conta o que o clube desses jogadores estão disputando.

Como vimos nesse tópico, os torcedores vêm aqui e dizem coisas do tipo: "ufa, não convocaram o fulano!" ou "por que convocaram 2 jogadores do meu time e nenhum do meu arqui-rival?"

Essa convocação não deveria ser vista como um "castigo", mas como um reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo jogador e uma valorização do próprio patrimônio do clube.

By the way, Ciro vai fazer falta ao Sport na luta contra o quase inevitável...
No mundo ideal concordo contigo.
Mas esses mundiais sub-17, sub-20, etc, funcionavam nas épocas antigas quando eram campeonatos semi-amadores, disputados por jogadores juniores dos clubes. Quando não atrapalhavam o planejamento profissional do clube e até ajudava na formação do jogador.
A importância dessas seleções sub-X era nesse sentido de começar a dar experiencia e responsabilidades para um jogador jovem.
Mas hoje todos esses jogadores já são profissionais e mais da metade são titulares e importantes no time principal. Foram obrigados a cortarem caminho sem passar por esses passos.
Infelizmente o futebol brasileiro chegou nesse ponto.



Peraí Fusa, se fosse pra ajudar Paulistas, então levassem o Taisson também. Aliás, achei extremamente injusto não o levarem. É um dos grandes destaques de 2009, no cenário nacional, mesmo entre os mais velhos. O Giuliano já estava indo pra sub-20, e o Sandro até o Dunga quer, óbvios que irião pro Mundial.

E outra, quem do Palmeiras ou do SPFC, com menos de 20 anos, merece ir pra seleção?
E os queridinhos meias do Ramalokion? Oscar, Motta, etc?
Por coincidencia ou não, o Hernanes se machucou e eles provavelmente serão mais utilizados.
 
Motta tem 21 (se não me engano) e o Oscar não vem jogando...

E NUNCA um deles entra no lugar do Hernanes que voltou qa jogar onde sempre quis: volante!

Logo os 2 só vão entrar se o Gomes for iluminado e resolver que os 2 podem ir entrando aos poucos....
 
Estreia do Brasil e Alex Teixeira, Allan Kardec e Souza, 3 jogadores do Vasco, estão no time titular. To considerando o Allan do Vasco pq ele foi pro Inter num empréstimo de 3 meses no qual 1,5 ele vai passar na seleção.

No final do 1o tempo da estreia tá 3 a 0 em cima da Costa Rica com 2 gols do Allan. Muito bom, tomara que eles detonem, se valorizem, e sejam vendidos pra europa. Nenhum dos 3 fazem falta ao time. Quer dizer, o Souza e o Alex fazem, mas isso é hoje na série B. Depois de subir, o Vasco vai precisar de jogadores melhores. Ainda que eles despontem lá e passem a jogar um bolão depois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo