• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre o cantor Tinoco, aos 91 anos...

Mercúcio

Usuário
O corpo do cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, era velado desde as 10h desta sexta-feira (4) no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, Zona Leste de São Paulo. O enterro está programado para às 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste. Tinoco morreu nesta madrugada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos. Por volta das 11h30, familiares, amigos e fãs de Tinoco velavam o corpo do artista.


1932265.jpg







Ainda de acordo com a secretaria, Tinoco foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratório que sofreu.

Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.



Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.

Tinoco se apresentaria neste domingo (6) na Virada Cutural de São Paulo, no palco Arouche, no Centro. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, que organiza o evento, lamentou a morte do artista que, segundo a Prefeitura, "contribuiu expressivamente para a história da música sertaneja."

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/notic...-velado-em-cemiterio-da-zona-leste-de-sp.html
 
Notícia triste, ainda mais porque ele ainda estava em atividade e tinha até apresentações marcadas para o final de semana. Mas o que fica é a bonita história dele e de seu irmão para a nossa cultura. Longa vida à Tonico & Tinoco.
 
Bom, sertanejo é algo muito cultural em minha cidade (as pessoas costumam brincar que é um pedacinho de Goiás no sul de Minas).
Cresci ouvindo a boa música sertaneja e sou apaixonado por viola caipira (embora nunca tenha me aventurado a estudar). E as canções da dupla, por eles mesmos e por diversas vozes, estiveram presentes em minha casa desde que eu era criança. Fica uma singela homenagem:

Chora viola, em notas tristes,
Que silencia um canto de passarinho.
Chora, viola, em notas tristes,
Tonico já tinha ido, Tinoco está a caminho.
 
"Viola está chorando
Chorando está meu coração
Meu desespero meu sufoco
Desabavam pouco a pouco na magia da canção"


a%2BSAUDADE%2BVAI.jpg


E agora me bateu foi uma saudade da minha vovózinha materna, com quem aprendi a ouvri música caipira... :sad:
 
Partiu uma das últimas e maiores lendas-vivas do sertanejo brasileiro.

Meu falecido e saudoso avô materno que nasceu mais ou menos próximo onde a dupla T&T surgiu era um fã incondicional da dupla. Era extremamente zeloso com seus bolachões, alguns autografados por eles e que tocava com muito gosto na sua antiga vitrola "3 em um" dos anos 50 que era acima de tudo um móvel enorme.

Já foi triste que por uma fatalidade em 1994 num acidente na escadaria de casa seu irmão Tonico se acidentou e partiu quando a dupla já tinha atingido 60 anos de carreira e de parceria o que já era uma marca pra lá de histórica.

E agora infelizmente chegou a vez do parceiro Tinoco que esteve recentemente no programa da Inezita Barroso que mantém um dos pouquíssimos programas que valorizam o sertanejo de raiz e que podemos chamar de verdadeiro sertanejo e não certas coisas que aparecem hoje que dizem ser.

Mas tão triste da partida do Tinoco foi saber que recentemente ele vivia com dificuldades, já que tanto ele quanto seu parceiro eram pessoas humildes e que apesar de terem vendidos muitos discos e um número de apresentações enorme pelo país todo, durante muito tempo tiveram que ralar muito para finalmente ter um ganho que garantisse a eles uma vida confortável, muito diferente do que acontece com os artistas de hoje.

De qualquer maneira tomara que o legado dele e da dupla deixou é eterno.

Descanse em paz Tinoco.
 
Última edição:
O meu pai e meu avô também são super fãs dessa fantástica dupla, uma das melhores do século passado no mundo da música caipira. Eu tenho várias músicas sertanejas antigas, entre elas algumas do Tonico e Tinoco.

Que descanse em paz. Um dos grandes ícones da cultura brasileira.
 
Realmente uma perda =/

Bom, não tem tanto do que reclamar. Ele viveu bastante, e as pessoas morrem. Só espero que nasçam mais como ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo