Legal esse seu questionamento, Fada.
Eu acho que não havia uma moeda corrente oficial com nome específico e tals (do tipo o "marco gondoriano", por exemplo). Mas o tesouro e as riquezas de um reino talvez fossem cunhadas, como as moedas Romanas, afinal há toda uma burocracia e uma questão de impostos - assim penso.
Eu imagino o câmbio na época da seguinte forma: existem, joias, pedras preciosas, ouro e outros metais preciosos, objetos manufaturados, ou qualquer outra coisa...
Aquilo que se tinha interesse e era possível se conseguir por meio de uma troca simples, ótimo. Ex.: uma família que criava galinhas, trocava com uma outra por um leitão, algo do tipo.
Mas existem coisas que são um pouco difícil de se arrumar, pois são 'raros', preciosos, resistentes... essas é claro tinham um valor maior. Aí entra as pedras, ouro e outros metais preciosos, que eram usados com um peso maior nas trocas já que podiam se transformar por meio de um artífice em ornamentos diferentes. Só que por questão de praticidade, os metais brutos eram transformados em formas discóides pra facilitar o câmbio e transporte... formando moedas.
É curioso que mesmo n'O Hobbit, um livro mais 'infantil', Tolkien não fale em moedas de ouro ao caracterizar o tesouro de Smaug e etc. Ele diz apenas "riquezas, ouro, jóias" mas não moedas.
Já no Senhor dos Anéis é mencionado moedas de prata, como forma generica.
P.S.: não acho que tenha uma relação entre o ouro de Gondor, que poderia ser diferente do ouro de Rohan. É tudo ouro e as trocas deviam ser feitas com base na massa, volume (ex.: 1 baú cheio de ouro), quantidade (10 moedas de prata) e etc.
Edit:
Fada, dê uma olhada nesses tópicos aqui, são bem legais.
-
Como era o comércio na Terra-Média?
-
Comercio
-
A Economia na Terra-Média!!!