• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moeda na terra Média

<TR><TD width="85%" valign="top" height="50%">Olá pessoas!
Recentemente me interessei por moedas, e uma questão me veio à mente: até onde eu sei, em nenhum dos livros, uma unidade monetária é mencionada.Alguém sabe me dizer se estou errado, se em alguma região havia uma moeda oficial?
</TD></TR><TR><TD class=smalltext width="85%" valign="bottom"><TABLE style="TABLE-LAYOUT: fixed" border=0 width="100%"><TBODY><TR></TR></TBODY></TABLE></TD></TR>
 
Eu dei uma pequena pesquisada no Livro vermelho (google) e encontrei uma menção a moedas na Terra-média em um texto que diz que retira essa informação de Peoples of Middle-earth: O “tharni”, ra a moeda de prata, a quarta parte de um “castar”. O equivalente élfico para “tharni” e “castar” eram “canath” (do kanat-, ‘four’) e “mirian” (do mir, ‘uma jóia ou preciosidade’).


Mas nos livros de Tolkien acho que nada se fala...
 
Bom, não há menção no cânone, fora da PM, me parece. Acho estranho um mundo tão detalhado apresentar tão pouco de algo tão importante, diferente de Harry Potter. Devia ser uma convicção forte de Tolkien, algo assim.
 
A única coisa que lembro de falar algo a respeito é no livro O Hobbit traz menções sobre moedas correntes e dinheiro, lucro, fabricação de artefatos, o enriqucimento dos povos de Valle e Erebor, onde os mais pobres artíficies tinham dinheiro de sobra para gastar. Nada mais além disto...
 
Legal esse seu questionamento, Fada.

Eu acho que não havia uma moeda corrente oficial com nome específico e tals (do tipo o "marco gondoriano", por exemplo). Mas o tesouro e as riquezas de um reino talvez fossem cunhadas, como as moedas Romanas, afinal há toda uma burocracia e uma questão de impostos - assim penso.


Eu imagino o câmbio na época da seguinte forma: existem, joias, pedras preciosas, ouro e outros metais preciosos, objetos manufaturados, ou qualquer outra coisa...

Aquilo que se tinha interesse e era possível se conseguir por meio de uma troca simples, ótimo. Ex.: uma família que criava galinhas, trocava com uma outra por um leitão, algo do tipo.

Mas existem coisas que são um pouco difícil de se arrumar, pois são 'raros', preciosos, resistentes... essas é claro tinham um valor maior. Aí entra as pedras, ouro e outros metais preciosos, que eram usados com um peso maior nas trocas já que podiam se transformar por meio de um artífice em ornamentos diferentes. Só que por questão de praticidade, os metais brutos eram transformados em formas discóides pra facilitar o câmbio e transporte... formando moedas.

É curioso que mesmo n'O Hobbit, um livro mais 'infantil', Tolkien não fale em moedas de ouro ao caracterizar o tesouro de Smaug e etc. Ele diz apenas "riquezas, ouro, jóias" mas não moedas.
Já no Senhor dos Anéis é mencionado moedas de prata, como forma generica.


P.S.: não acho que tenha uma relação entre o ouro de Gondor, que poderia ser diferente do ouro de Rohan. É tudo ouro e as trocas deviam ser feitas com base na massa, volume (ex.: 1 baú cheio de ouro), quantidade (10 moedas de prata) e etc.

Edit:
Fada, dê uma olhada nesses tópicos aqui, são bem legais.
-Como era o comércio na Terra-Média?
-Comercio
- A Economia na Terra-Média!!!

 
Última edição:
Sem consultar os livros, lembro da menção de moedas de ouro e de prata em alguma parte com relação ao tesouro do Bilbo ou herança de Frodo.
Mas sim, Tolkien não dá nomes para elas no SDA (a informação que o Roderick postou era totalmente desconhecida por mim).

No Hobbit Tolkien diz que o comércio entre Valle e o Reino da Floresta era na base do escambo.
Nunca pensei muito no assunto, mas imagino que houvera uma moeda númenoriana no passado, talvez em desuso na 3a Era.

Continuando a discussão, ainda há esse e esse tópico sobre o comércio na TM.
 
Última edição:
Mas nos livros de Tolkien acho que nada se fala...
Bem, o Peoples of Middle-earth é um livro de Tolkien, então, se está no Peoples está num livro de Tolkien.

Eu procurei a passagem referida no Peoples, e aqui está:
Similarly farthing has been used for the four divisions of the Shire, because the Hobbit word tharni was an old word for 'quarter' seldom used in ordinary language, where the word for 'quarter' was tharantin 'fourth part'. In Gondor tharni was used for a silver coin, the fourth part of the castar (in Noldorin the canath or fourth part of the mirian).

Achei desnecessário tradizor, já que diz basicamente o que o Roderick postou acima.

Essa moeda de prata foi a única referência que eu achei, pelo menos no Peoples.
 
Bem, o Peoples of Middle-earth é um livro de Tolkien, então, se está no Peoples está num livro de Tolkien.
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> Me expressei errado, quis dizer que em nenhum outro livro de Tolkien se acha referência a moeda...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo