• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MERP VS SdA RPG (coda): Com qual ficar??

Arcanjo[SK]

Spartan Supersoldier
Olá pessoal!!! Num sei se jah tem um tópico assim, mas de qualquer jeito, lá vou eu!!! Pelo que vi e li o MERP é o melhor (e mais difícil) rpg de senhor dos aneis q rolava por ae. Dizem, dizem, q é super descritivo, tem muitos suplementos e que valem a pena e q realmente fez juz a Terra-Media... jah o SdA RPG tá apenas começando, com alguns poucos suplmentos, enfim, nascendo ainda. Infelizmente, esse não chega nem aos pés do MERP pelo q ouvi falar (nunca joguei ou li, pois achar isso por aki no brasil acho um poko impossivel...), mas como é o q temos por aki vamus ter q ficar com esse mesmo.... Pow, quando ouço falar de MERP e suas qualidades imagino algo realmente ixtimulanti... pow, podia terum livro de SdA RPG descritível como o Forgotten Realms... mesmo nós temos os livros mesmo para ler seria mais fácil e pratico ter um livro de RPG organizado dakela forma quem tem o FR sabe doke falo... mas faze oq é o q temos né... vamos ter q esperar mais...
Agora vamos lá: Se fosse possivel trazer o MERP para atualiade, em portugues, revisado e talvez mais fácil e simples de entender, valeria a pena???? Com qual iriamos ficar??? Qual é o melhor, levando em consideração não só visual, explicação etc, mas como mobilidade, facilidade, diversão etc: Qual é melhor???
E curiosidade: Alguem sabe onde encontrar o MERP por ae???? Tipo, um resumo em netbook serve...

O MERP era ruim pelo sistema (se naum me engano, com um acerto crítico, vc conseguia matar um dragão com uma faca....) e tbm pq eles inventaram muita coisa q o Tolkien nunca escreveu pra deixar o cenário mais "completo", como o Leste e o Sul.....

E como o cenário naum depende de qm lança o livro e só do q o Tolkien escreveu, entaum só sobra mesmo pra diferenciar os dois jogos o sistema, q é mto melhor no CODA.....

acho q o CODA tem regras boas e coisas e tal..... mas como vc jah disse ele tah apenas começando..... ele eh muito incompleto e alguns de seus suplementos (a sociedade do anel) eh fraco na hora de descrever alguns personagens, o bom do livro são os "mapas"...
ainda não vi o livro "novo": Mapas da Terra Media, mas acho q ele vai completar bastante o livro basico....
naum sei sobre o MERP, mas acho q o CODA tem futuro.......

Jogo e mestro MERP e acho ele completo no que diz respeito a ambientação, porem tambem jogo e mestro o CODA e acho seu sistema de regras mais simples e dinamico, o ideal seria ter o melhor dos dois em um so, mas pra isso teriamos quer ter uma boa tradução do MERP, e uma otima versatilidade do CODA para que pudesse dar certo.

Ter o melhor dos dois num só é difícil, mas não custa nada sonhar... se o MERP tivesse regras revisadas e atualizadas para a situação RPGista da atualidade poderia ser bom... talvez um MERP fastplay....mas eu acho difícil o MERP voltar, mesmo porque jah q tem o coda, as editoras naum iriam querer voltar kom algo pré-histórico, mesmo q fosse bom. Resta resar para q a Decipher melhore com alguns lançamentos utéis e q possa completar melhor o cenário.... mas para isso o sistema ter q estar bem vendido, bem aceito... depende de o quanto eles iriam faturar... infelizmente é assim. Espero q o sistema naum seja esquecido e largado para lá... tem q esar sempre atualizado ou vai para o limbo... como o MERP...

Agoa uma perguntinha: será q O Senhor dos Aneis irá atrair mais jogadores ou será algo de momento???? Porque tipo: se não fosse pelos filmes ele taria meio esquecido... pelo menos no rpg. Bem q poderia ter um sucesso como D&D e durar muitos e muitos anos, com suplementos e mais suplementos mas o problema q pode ocorrer é q o pessoal pode enjoar de ficar perambulando pelo mesmo lugar, msmo sendo a Terra-Media um lugar tão vasto... D&D tem sempre coisa nova, lugares novos... tá sempre kom algo para lhe prender atenção. Será q foi o fato de ficar repetitivo ou sem novidades q fizeram o MERP praticamente sumir???? :o?:

acho q o CODA vai durar um bom tempo..... um dos motivos do MERP ter desaparecido foi o fato dele naum ter sido traduzido..... os jogadores tem mais acesso ao CODA por isso ele porvavelmente naum vai desaparecer.... acho q daki um tempo quem curte tolkien pode até passar a jogar rpg pelo sistema CODA
o sda vai continuar por um bom tempo, mas ele provavelmente vai continuar meio q despercebido, com poucos jogadores

Pois é. Mas bem q eu gostaria q o SdA RPG fosse mais divulgado, q dessem mais atenção a ele. Assim teríamos mais jogadores, mais fãs, mais suplementos, mais diversão... e para não ficarmos limitado a D&D se quizermos jogar jogos medievais. Mas a devir não colabora, tá enrolando ko lançamentos...
Lá nos EUA já tem o livro de referencia das Duas Torres e mais outros suplementos, como o de Moria... mas num lançam por aki!!!!! Q Raiva!!!

tem que ver a grande habilidade estupidamente ignornte de deixar os livros de que todo mundo quer FORA da lista. Olahem o caso od GURPS, anos e anos sem um lançamento decente, e olha que ele ainda vende.
E sempre brindadocom coisas como Illuminate, IMPERIO ROMANO e etc. E o GURPS Compedin, bestiary outros nunca.
Usei o GURPS como esxemplo principametne para descarregar minha raiva.

tem que ver a grande habilidade estupidamente ignornte de deixar os livros de que todo mundo quer FORA da lista. Olahem o caso od GURPS, anos e anos sem um lançamento decente, e olha que ele ainda vende.
E sempre brindadocom coisas como Illuminate, IMPERIO ROMANO e etc. E o GURPS Compedin, bestiary outros nunca.

Pararam de lançar coisa pra GURPS exatamente pq ele naum vendia...... Te desafio a achar qquer grupo com jogadores q joguem a menos de 5 anos e q jogue GURPS........ E olha q GURPS é o jogo com mais suplemento no Brasil......

Naum pensem q a Devir faz isso pq gosta de fazer os RPGistas sofrerem..... Pode ter certeza q se desse muito dinheiro, eles naum teriam parado de lançar coisa de GURPS..... Tá certo q eles já fizeram algumas escolhas erradas, mas só qm trabalha com RPG aqui no Brasil sabe como é difícil lançar qquer coisa...... Por isso, a gente devia ficar satisfeito por ter o SdA RPG traduzido em seis meses aqui no Brasil ao invés de ficar reclamando de tudo......

Bom, eu sou jogador, e ocasionalmente mestro alguma coisa, mas o que eu vejo do GURPS por aqui, é que ele ainda vende...e a sua nova edição ainda vai vender muito...eu mesmo, só notei quando fui comprar uns livros de Gurps, uns 5, reparei que tem livros que estão sempre aparecendo ou sumindo das prateleiras por lá, em compenssasão, tem alguns outros títulos que eu tenho visto parados por lá, há anos.

Voltando ao assunto, eu não conheço o MERPS, infelizmente, e não posso dizer muito sobre ele, mas o CODA, está passando por uma reformulação, e quem visita outros tópicos daqui sabe disso, que devem mudar muitas coisas...
Além de que, existem muitos outros suplementos que não estão em português, o "Bestas Selvagens e Magia Prodigiosa"(?), por exemplo, é um ótimo suplemento, que por acaso, já está em português(e por algum motivo "do mau", não apareceu aqui por Joinville).

Acho que o CODA é bem interessante, e versátil, minha crítica fica apenas no que tangencia as raças. Sim, Tolkien nunca se preocupou em equilibra-las, porém, ele estava escrevendo um livro, e não um sistema de regras. "O que vocês esperavam?" hehe

Isso foi uma das coisas que dificultaram a minha primeira e ultima aventura de CODA, mas um dia eu tento novamente.

Não sei no MERP como funciona, mas no CODA esse desequilibrio pode não fazer tão mal. Pois o jogador apelã super overpower q faz seu elfo qualquer-coisa-foda-pra-cacete para matar geral quase num vai ganhar xp... o bom do coda é q ele valoriza interpretação... talvez jogadores acostumados com D&D possam achar apelão e absurdo, mas dentro dos sistema e pelo ponto de vista geral no sistema (?) eu acho q isso passa. tá de acordo com o livro. Mas e no MERP?? Como funciona?? É bom??

Olha, vou te dizer a minha opinião geral sobre o assunto: Eu ODEIO o MERP. Acho um dos piores sistemas que já inventaram. Isso sem falar nas liberalidades tomadas em relação ao cenário da TM em si (a não ser que tu ache possível escreverem um livro de cento e poucas páginas sobre Fangorn.... :eek: ). Também não sou muito fã do CODA, acho um sistema meio "frouxo". Mas com um ótimo sistema de magia. Entre os dois, grito CODA, sem pensar. Mas não creio que dure muito. Não tem muita coisa pra falar sobre a TM. Não dou 5 anos pro sistema se acabar.

Barlach disse:

Pararam de lançar coisa pra GURPS exatamente pq ele naum vendia...... Te desafio a achar qquer grupo com jogadores q joguem a menos de 5 anos e q jogue GURPS........ E olha q GURPS é o jogo com mais suplemento no Brasil......

Naum pensem q a Devir faz isso pq gosta de fazer os RPGistas sofrerem..... Pode ter certeza q se desse muito dinheiro, eles naum teriam parado de lançar coisa de GURPS..... Tá certo q eles já fizeram algumas escolhas erradas, mas só qm trabalha com RPG aqui no Brasil sabe como é difícil lançar qquer coisa...... Por isso, a gente devia ficar satisfeito por ter o SdA RPG traduzido em seis meses aqui no Brasil ao invés de ficar reclamando de tudo......

Olha Tche, o MEU grupo, recem formado, por jogadores inesperientes (menos eu), que joga GURPS regularmente.

Dyeison disse:
Barlach disse:

Olha Tche, o MEU grupo, recem formado, por jogadores inesperientes (menos eu), que joga GURPS regularmente.

Eu acho que o Barlach não quis dar o tom de complexidade do sistema no post dele.. é mais no sentido do GURPS ser um sistema "old school"...

Realmente, mas que é um sistema dificil é...
É bem mais facil começar com o Mini GURPS, bem mais facil.
E agora o procimo é D&D, contra minha vontade mais...

Olha o MERP, tem varios problemas em questão de regras assim como todos os sistemas, mas uma coisa deve se adimitir, ele de certa forma equilibra o jogo com relação as raças, claro q Tolken quando escreveu os livros, puxou o saco de certas raças, mas numa mesa acho q o q vale e o grupo e naum o individuo, com relação a a MERP ser liberal as escrituras originais, acho q o fato de ele te dar masi opções de jogo, o torna melhor, uma vez q te faz imaginar e bolar novas situações q naum estao nos livros, afinal de contas é melhor jogar com personagens ja conhecidos por todos ou com personagens q tem algo de novo :o?:

Thurill disse:
Olha o MERP, tem varios problemas em questão de regras assim como todos os sistemas, mas uma coisa deve se adimitir, ele de certa forma equilibra o jogo com relação as raças, claro q Tolken quando escreveu os livros, puxou o saco de certas raças, mas numa mesa acho q o q vale e o grupo e naum o individuo, com relação a a MERP ser liberal as escrituras originais, acho q o fato de ele te dar masi opções de jogo, o torna melhor, uma vez q te faz imaginar e bolar novas situações q naum estao nos livros, afinal de contas é melhor jogar com personagens ja conhecidos por todos ou com personagens q tem algo de novo :o?:

Não me leva a mal, mas eu discordo TOTALMENTE de ti. As raças da TM foram criadas desequilibradas e devem permanecer desequilibradas, para não descaracterizar o cenário. Isso sem falar no fato que tu decidir a tua raça com base em uma rolada de dados é ridículo. A liberalidade não é uma qualidade. Se eu compro um livro que adapta determinada obra, eu quero ver A OBRA, o conteúdo intelectual que o autor colocou no livro, não as invenções que autor do livro de RPG criou só pra deixar o livro mais grosso ou pra vender determinado suplemento.

Bem então vc devia comprar a obra e naum um livro de RPG, pq meu kro vc joga RPG ou ou segue um roteiro ja determinado, pq se vc segue esse roteiro, é melhor vc fazer teatro e naum exercitar sua imaginção!

Thurill disse:
Bem então vc devia comprar a obra e naum um livro de RPG, pq meu kro vc joga RPG ou ou segue um roteiro ja determinado, pq se vc segue esse roteiro, é melhor vc fazer teatro e naum exercitar sua imaginção!

Discordo novamente. Qual é a graça de se comprar um livro de RPG que adapta uma obra e ver essa obra modificada? E não admitir liberalidades não tem nada a ver com seguir roteiros pré estabelecidos. Eu posso fazer uma campanha do Senhor dos Anéis onde um dos PC's é o portador do Anel, mas nem por isso eu tenho que considerar as muitas liberalidades que o MERP apresenta.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back