Memes Literários [OFICIAL]

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Não canso de sugerir... mas vamos lá.

Se alguém não quiser ler o Beowulf mas gostar de ouvir (e souber inglês rs), tem no YouTube o audiolivro gravado pelo próprio Seamus Heaney, que o traduziu para o inglês moderno. E ele tem um puta vozeirão de personagem de RPG. Não é 100% integral porque alguns trechos foram omitidos mas é tipo uns 90%.

Selo Béla de Topzera :joinha:
Depende. Posso botar no Censo?
 
eu concordava com a ideia de que todo mundo precisa começar de um ponto mais simples para partir para um mais complexo, mas depois entendi que o objetivo de aula de literatura na escola não é o de ensinar fruição. fruição é bônus. aula de literatura é para dar ferramentas para o aluno conseguir ler/interpretar obras literárias por conta própria e aí nesse caso não tem melhor exemplo do que os clássicos.

além disso: mesmo que pensemos na ideia de começar de algo mais simples para partir para algo mais complexo, o currículo escolar FAZ isso. ninguém começa com machado no primeiro ano do fundamental 1. as crianças leem eva furnari, pedro bandeira, ziraldo, ruth rocha e vão progredindo. essa coisa de que machado de assis é empurrado como primeiro contato de literatura é lorota que anda de mão dada com a de que a linguagem usada pelo machado é arcaica e pede uma tradução para os tempos atuais.
 
eu concordava com a ideia de que todo mundo precisa começar de um ponto mais simples para partir para um mais complexo, mas depois entendi que o objetivo de aula de literatura na escola não é o de ensinar fruição. fruição é bônus. aula de literatura é para dar ferramentas para o aluno conseguir ler/interpretar obras literárias por conta própria e aí nesse caso não tem melhor exemplo do que os clássicos.

além disso: mesmo que pensemos na ideia de começar de algo mais simples para partir para algo mais complexo, o currículo escolar FAZ isso. ninguém começa com machado no primeiro ano do fundamental 1. as crianças leem eva furnari, pedro bandeira, ziraldo, ruth rocha e vão progredindo. essa coisa de que machado de assis é empurrado como primeiro contato de literatura é lorota que anda de mão dada com a de que a linguagem usada pelo machado é arcaica e pede uma tradução para os tempos atuais.
Ok, faz sentido. :dente:
Mas acho que as escolas podiam apostar mais em livros como Harry Potter nessa transição dos infantis para os clássicos.
 
Ok, faz sentido. :dente:
Mas acho que as escolas podiam apostar mais em livros como Harry Potter nessa transição dos infantis para os clássicos.

ué, o que eu disse é que justamente há essa transição durante o fundamental. o fato de harry potter não ser leitura obrigatória* em várias escolas não quer dizer que ninguém esteja lendo harry potter na escola, muito menos que o pessoal sai da ruth rocha para o machado sem passar por nenhum infantojuvenil.

o que não dá é para chegar marmanjo no ensino médio (quando os professores começam a trabalhar os romances do machado) pedindo livro do harry potter, né. até porque se o aluno não conhecer os clássicos da literatura nacional durante o ensino médio, vão conhecer quando? vão pedir harry potter no enem e no vestibular tb?

eu fico com a sensação que esse negócio de "queria harry potter, tive que ler machado" é meio coisa de quem espera que literatura, por ser de humanas, tenha que ser necessariamente uma distração, um passeio, fácil.

____________
* eu sempre fico pensando no coitado do professor que pense em agradar o eleitorado e colocar harry potter na lista de leitura obrigatória nesse crentequistão que é o brasil atual. não dá uma semana já tem gente pedindo a cabeça do sujeito.
 
ué, o que eu disse é que justamente há essa transição durante o fundamental. o fato de harry potter não ser leitura obrigatória* em várias escolas não quer dizer que ninguém esteja lendo harry potter na escola, muito menos que o pessoal sai da ruth rocha para o machado sem passar por nenhum infantojuvenil.

o que não dá é para chegar marmanjo no ensino médio (quando os professores começam a trabalhar os romances do machado) pedindo livro do harry potter, né. até porque se o aluno não conhecer os clássicos da literatura nacional durante o ensino médio, vão conhecer quando? vão pedir harry potter no enem e no vestibular tb?

eu fico com a sensação que esse negócio de "queria harry potter, tive que ler machado" é meio coisa de quem espera que literatura, por ser de humanas, tenha que ser necessariamente uma distração, um passeio, fácil.

____________
* eu sempre fico pensando no coitado do professor que pense em agradar o eleitorado e colocar harry potter na lista de leitura obrigatória nesse crentequistão que é o brasil atual. não dá uma semana já tem gente pedindo a cabeça do sujeito.
Ah mas o que eu quero dizer é que as escolas podiam apostar um pouco nessa literatura mundial mais catchy, sabe? Jamais deixando de explorar os clássicos, mas também usando os livros que as crianças acabam se interessando com mais facilidade como um catalisador da leitura, que aumente as chances de elas explorarem outros livros mais avançados, tendo acumulado experiências muito prazerosas antes de chegar lá.
Sei que já é essa a ideia que tenta ser aplicada. Mas não me lembro, na bibliografia escolar, nada que tenha tido um impacto tão grande no desenvolvimento do meu gosto pela leitura como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. É bastante improvável que eu tivesse apreciado Guimarães Rosa sem essa faísca, que não encontrei com os demais livros escolares.
Mas também pode ser que o fator obrigatoriedade pese.
 
Ah mas o que eu quero dizer é que as escolas podiam apostar um pouco nessa literatura mundial mais catchy, sabe? Jamais deixando de explorar os clássicos, mas também usando os livros que as crianças acabam se interessando com mais facilidade como um catalisador da leitura, que aumente as chances de elas explorarem outros livros mais avançados, tendo acumulado experiências muito prazerosas antes de chegar lá.
Sei que já é essa a ideia que tenta ser aplicada. Mas não me lembro, na bibliografia escolar, nada que tenha tido um impacto tão grande no desenvolvimento do meu gosto pela leitura como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. É bastante improvável que eu tivesse apreciado Guimarães Rosa sem essa faísca, que não encontrei com os demais livros escolares.
Mas também pode ser que o fator obrigatoriedade pese.

mas aí você está pensando no que seria o ideal partindo de memória pessoal, não de realidade de sala de aula, eriadan. no ensino médio o currículo que precisa ser trabalhado é enorme e tem professor que se atropela para conseguir dar conta, o número de horas para as humanidades cada vez menor. quase não há tempo para leitura em sala (que era uma coisa que deveria acontecer), e quando a leitura obrigatória é pedida fora de sala, ninguém lê. e não porque é machado ao invés de algum livro catchy, é, de novo, a ideia de que literatura deveria ser passeio e não deveria "dar trabalho". estudar é só para "disciplina séria" tipo física, biologia e matemática. meu ponto é mais que o problema não é o livro solicitado pelo professor, mas a visão que o aluno tem de aula de literatura.

e sim, fator obrigatoriedade pesa demais. e eu sei que você está usando harry potter como um exemplo de livro mais moderno e portanto mais atraente para os jovens, mas o tanto de ataque de pelanca que os pais tem quando um enzovalentino aparece com a porcaria de um trecho de livro que nem leu, olha, não tá mole. qualquer livro com bruxa, fada, vampiro é coisa do demo. qualquer coisa que implique um mínimo de sensualidade é coisa do demo. qualquer palavrão é coisa do demo. acaba que os clássicos são território neutro e seguro nesses tempos doidos, até porque tem justamente o fato de ser um clássico (nenhum pai vai reclamar do machado mesmo que os anjinhos de luz deles descubram o que as reticências do capítulo o velho diálogo de adão e eva no memórias póstumas querem dizer, porque quem é insano de ir contra o machado, sabe como?

tl,dr: ser professor é foda, num mundo ideal o salário seria bem maior.
 
eu sei lá onde foi que perdemos o rumo, talvez quando a gente deu de ombros e pensou "são uns doidos, deixa que a natureza se encarrega" na época que apareceram as primeiras acusações contra harry potter e sda lá na época dos filmes.

[agente do caos]inclusive pensando aqui no surto coletivo se algum professor falasse de brás cubas ou dom casmurro em sala de aula sem mencionar machado uma única vez, só usando a alcunha "bruxo do cosme velho". tá aí um experimento interessante para os tempos atuais.[/agente do caos]

Tanto que tô aparecendo só para curtir seus posts. O esgotamento mental que a sala de aula tá me causando não me permite elaborar nada mais complexo do que o tweet que fiz falando que os alunos não leem nem enunciado de questão. :cry:

e é nisso que eu insisto, professor poderia trazer o livro mais legal do mundo, fazer a melhor aula e ainda teria aluno que reviraria os olhos dizendo que "é chatoooo" sem nem abrir o livro. é difícil, uma tarefa ingrata e note - sempre cai no cu do professor. é o professor que escolhe livro chato, é o professor que não sabe apresentar clássicos de forma divertida, é o professor que tem que ser palhaço para 40 crianças porque se ele não for palhaço por 50 minutos (menos, né, tem chamada, tem o tempo de fazer todo mundo ficar quieto e ouvir, etc.) ele é culpado direto por uma geração de enzovalentino que não gosta de ler. 🤷‍♀️
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em: